Conferência sobre complexidade dos saberes encerra o 16º SENPE
29/06/2011
|
Professora Dra Silvana Sidney Costa Santos - Universidade Federal do Rio Grande |
|
Com o tema "A complexidade e a religação de saberes interdisciplinares: contribuição do pensamento de Edgar Morin", a palestrante Silvana Sidney Costa Santos, a Professora da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande, finalizou o 16º SENPE.
A Professora Dra Silvana explicou que toda construção teórica implica na história de vida de quem a construiu, a partir dos seus pensamentos, percepções, interpretações e compreensões da realidade.
Ela destacou que a complexidade visa mover, conjugar, articular os diversos saberes compartimentados nos mais variados campos de conhecimento, sem perder a essência e a particularidade de cada fenômeno. Para ela, a complexidade e a ligação dos saberes podem ser alcançadas por meio de três princípios básicos: o dialógico, que tem como objetivo unir conhecimentos contrários; o recursivo, que considera que os produtos e os efeitos são ao mesmo tempo causas e produtores daquilo que os produziu; o
hologramático, que defende que não apenas a parte está no todo, mas que o todo está na parte.
Segundo a conferencista, a Enfermagem precisa direcionar o pensamento para a complexidade e para a religação dos saberes.
"Os saberes e experiências precisam ser compartilhados de maneira que não exista o domínio de nenhuma disciplina sobre as outras, de nenhum profissional sobre o outro; para assim, poder proporcionar um cuidado mais adequado, segundo as necessidades dos usuários, respeitando e aceitando as diferenças, tanto entre os trabalhadores da saúde como entre esses e os usuários", finaliza Silvana, observando ser esse um grande desafio.