Conferência destaca uso de pesquisa quantitativa
22/06/2011
Com o tema “A pesquisa quantitativa na produção social do conhecimento em saúde”, a professora Kazuko Uchikawa Graziano, do Departamento de Enfermagem Médico Cirúrgica da Escola de Enfermagem da USP, abriu as conferências da terça-feira no 16º SENPE. A palestrante falou sobre as principais pesquisas desenvolvidas por ela e destacou o modelo de abordagem quantitativa na pesquisa de enfermagem.
Para ela, pesquisar significa produzir conhecimentos inovadores, com métodos plausíveis, rigorosamente sustentáveis. Assim, as pesquisas servem para ordenar e sistematizar a produção de conhecimentos e ampliar a base de informações, exercendo uma prática transformadora.
Kazuko comentou as diferenças entre pesquisas com abordagens quantitativa e qualitativa. Na investigaçãoquantitativa se atua em níveis de realidade e se tem o objetivo de trazer à luz dados, indicadores e tendências observáveis e mensuráveis. Diferente da pesquisa qualitativa, que trabalha com valores, crenças, representações, hábitos, atitudes e percepções.
“Não há supremacia de uma abordagem sobre a outra e a opção deve ser guiada pela abordagem que melhor aproximar da realidade estudada”, ressalva.
Um destaque apresentado pela conferencista foi que o pesquisador precisa ter um espírito observador e estar atento às polêmicas. Também precisa ser capaz de perceber os dilemas e as lacunas na prática assistencial. Ela também ressaltou que o pesquisador precisa dominar o tema de investigação e fazer uma boa revisão bibliográfica.