Conferência de abertura do 16º SENPE traz palestrante internacional
22/06/2011
“Ciência da Enfermagem em tempos de interdisciplinaridade”, tema central do 16º SENPE, foi também o foco da conferência de abertura do Seminário, que teve como palestrante o Dr. Franco Carnevale, professor da Universidade McGill, no Canadá.
O conferencista falou sobre como um trabalho que integra várias profissões pode contribuir para uma atuação mais completa do profissional da Enfermagem, resultando numa abordagem mais eficiente. Carnevale relatou experiências vividas por ele no Canadá, onde implementa diversos estudos interdisciplinares.
Ressaltou que para a efetivação de um trabalho interdisciplinar é preciso existir uma colaboração entre os profissionais das diversas áreas de atuação. Assim, enfermeiros, médicos, psicólogos e antropólogos podem realizar um trabalho sinérgico, enxergando o indivíduo de forma completa.
O professou apontou os benefícios de uma pesquisa interdisciplinar. Segundo ele, esse tipo de pesquisa apresenta uma maior diversidade intelectual, porque utiliza diversas orientações teóricas e metodológicas, identificando os problemas de investigação de diversas áreas, contribuindo para realização de análises mais sofisticadas e enriquecendo as disciplinas individuais.
O conferencista falou também das dificuldades enfrentadas na pesquisa interdisciplinar devido ao fato dos pesquisadores às vezes falarem diferentes linguagens intelectuais e possuírem diferentes paradigmas, prioridades e valores. Destacou que para realizar um trabalho interdisciplinar é preciso ter uma colaboração autêntica entre os diversos indivíduos envolvidos e que é preciso ter um equilíbrio ideal de atenção para si e atenção aos outros. É necessário existir uma colaboração e criar oportunidades para os participantes terem benefícios de acordo com suas próprias preferências.
Para Carnevale, as pesquisas em enfermagem devem promover o enriquecimento e desenvolvimento de cuidados da área.
“Temos de garantir que continuamos focados nos objetivos de Enfermagem, na promoção da saúde, do bem-estar e do respeito pela dignidade humana, por meio da ação de Enfermagem”, encerrou ele.