História de Mato Grosso do Sul
08/06/2011
Resultante da divisão de Mato Grosso em dois Estados, em 1977, Mato Grosso do Sul está situado na Região Centro-Oeste do país. As principais cidades, e onde se concentra mais que a metade da população, são Campo Grande, Dourados, Corumbá, Três Lagoas, Ponta Porá e Aquidauana. O Estado recebe milhares de turistas, todos os anos, que seguem principalmente para as regiões do Planalto da Bodoquena, Pantanal e Campo Grande.
Dois terços do Pantanal Mato-Grossense, um dos ecossistemas mais importantes do planeta, estão localizados a oeste do Estado. A região do Pantanal é a maior área alagada do mundo com uma fauna e flora rica e diversificada. Um forte atrativo para os visitantes são as cavernas pré-históricas e as grutas como a do lago Azul.
SOBRE DOURADOS
Antes da colonização do homem branco o município de Dourados era habitado pelas tribos Terena e Kaiwa cuja presença dos descendentes é marcante até os dias atuais constituindo uma das maiores populações indígenas do Brasil. Fundada em 10 de maio de 1.861, a Colônia Militar de Dourados, sob o comando de Antônio João Ribeiro, quando ocorreu a invasão paraguaia. Por este fato, a região tornou-se lendária. No final do século XIX vieram para Mato Grosso, algumas famílias originárias dos Estados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo em busca de novas terras no oeste do país.
Dado o acentuado progresso verificado na região e pelas notícias sobre a fertilidade da terra, aluíram novos colonizadores em demanda da exploração dos extensos ervais nativos impulsionado pela ação da Companhia Mate Laranjeira S/A, que deteve o monopólio da exploração dos ervais em toda a região, entre os anos de 1882 e 1924, destacou-se também o desenvolvimento da cultura pastoril e da construção da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, entre 1904 a 1914. Entre os colonizadores, se destacava Marcelino Pires, homem resoluto, dotado de uma coragem extrema e possuidor de grande ardor pelo trabalho da lavoura e pecuária. Marcelino Pires se dedicou com maior intensidade à criação de gado, ocupando vastíssima área de terras, onde se localiza atualmente a cidade de Dourados.
Em 20 de dezembro de 1935, com áreas desmembradas do município de Ponta Porã, através do Decreto nº 30 do então Governador do Estado, Sr. Mário Corrêa da Costa foi criado o município de Dourados. A colônia agrícola de Dourados, criada em 1943, com uma área de 50.000 hectares, reservado em 1923 para a colonização, passou a integrar Dourados pelo Decreto de elevação à categoria de município em 1935 atraindo para a região tantas levas de imigrantes brasileiros e estrangeiros, principalmente japoneses, que se dedicaram notadamente ao cultivo de café.
VEJA MAIS em
www.ms.gov.br