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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 9949253

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9949253

INSTRUMENTO DE RESGATE DE CONTEÚDO E BRAINSTORMING COMO ESTRATÉGIA OTIMIZADORA DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM

Autores:
Eliete Aparecida Teodoro da Silva ; Bruna Dutra da Costa ; Katherine Kristinne de Oliveira Moraes ; Danilo da Silva Amaral

Resumo:
Introdução O processo de formação de profissionais na área da saúde é um processo complexo que requer o alinhamento de múltiplas habilidades em diversas áreas de conhecimento para dar origem aos profissionais generalistas. Não obstante, a formação do profissional de Enfermagem objetiva a formação do Enfermeiro Generalista, fornecendo-lhe, ainda que em teoria, preparação cientifico-prática para atuar frente às diferentes necessidades de saúde, seja em caráter preventivo, curativo ou reabilitativo (Pizzinato et al, 2012). No contexto das transformações que o ensino superior tem sofrido e no atendimento às exigências do mercado, é recorrente a ênfase do conhecimento prático em detrimento da teoria, nos cursos de formação ( Moreira e Ferreira, 2014). Consoante as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem (Ministério da Educação, 2009) cujas instruções deverão ser instituídas em todas as Instituições de Ensino Superior do Brasil, a formação em Enfermagem perpassa entre o desenvolvimento de habilidades e competências gerais e específicas, entre ciências biológicas, humanas e sociais, embasando por fim os conhecimentos acerca dos processos fundamentais que incorporam a Profissão Enfermeiro. No entanto, a integração curricular entre as matrizes teóricas e práticas exige adequação gradual e cronológica, a fim de atingir os objetivos propostos para a formação desse profissional. Em um estudo qualitativo acerca dos desafios e dificuldades enfrentados por profissionais de Enfermagem em início de carreira desenvolvido com egressos de Enfermagem na cidade de Maringá - PR, Souza e Paiano (2011) trouxeram dentre as dificuldades relacionadas à instituição a existência de conteúdos pendentes e a ausência  de correlação entre a teoria e a prática. O Ministério da Educação em suas diretrizes curriculares dispõe sobre as matérias fundamentais para a construção de matrizes curriculares das Instituições de Ensino Superior, dando-lhes autonomia da disposição do conteúdo teórico e prática, estipulando apenas as cargas horárias mínimas em modalidade presencial. Logo, correlação teórico-prática é uma atribuição de cada Instituição de Ensino Superior, seja ela de regime público ou privado. O propósito da elaboração deste instrumento surgiu diante da observação direta de situações onde as atividades práticas antecediam as disciplinas teóricas dificultando o processo de aprendizado bem como situações onde o conteúdo absorvido (ou mal absorvido) era abstraído entre curtos espaços de tempo durante o curso de graduação. Questionamo-nos: como poderíamos fomentar a apreensão do conteúdo teórico sem que o mesmo não se perca nos curtos ou longos períodos de tempo nos quais não estavam sendo utilizados de modo a favorecer a relação entre teoria e atividades práticas? Diante disso, foi elaborado um instrumento denominado “Instrumento de Resgate de Conteúdo” objetivando que, a cada período, fossem realizados compêndios acerca atividades teóricas para melhor desenvolvimento e compreensão das atividades práticas desenvolvidas. Vale ressaltar que, os resgates propostos idealizam anteceder à prática os conceitos teóricos fornecidos pela instituição de ensino, para adequada relação entre teoria e prática. A aplicação do instrumento envolverá a técnica de _Brainstorming_. Traduzida do inglês como “tempestade cerebral” a técnica consiste na reunião de ideias, conceitos, experiências sugerindo qualquer pensamento ou ideia que vier à mente a respeito do tema tratado seja colocado em pauta. Com isso, espera-se reunir o maior número possível de ideias, visões, possibilidades que levem a um denominador comum. Descrição Metodológica Para a elaboração do instrumento foram utilizadas produções científicas que contornaram os conceitos-chave da pesquisa, sendo eles: “Formação profissional”; “Preceptoria” e “Enfermagem”. Entre os conceitos foi introduzido o indicador _booleano_ “AND”, e posteriormente,  restritos a textos completos em português. A análise dos escritos científicos foi dada após a busca resultar em 07 artigos cuja temática foi abordada em apenas 06. A leitura e reflexão dos escritos científicos foi complementar ao conteúdo das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem disponibilizadas pelo Ministério da Educação. Resultados e Discussão O instrumento elaborado contemplou as principais áreas de conhecimento abordadas durante o processo de formação, sendo elas: 1-  Fundamentos de Enfermagem; 2 - Assistência de Enfermagem; 3 - Administração de Enfermagem; e 4 - Ensino de Enfermagem. Tais áreas, tendo sua aplicabilidade teórica em todas as etapas do curso de graduação em Enfermagem, serão resgatadas em folha apenas contendo o título da área de conhecimento, utilizando posteriormente o espaço em branco para a atividade de _brainstorming _relativo à área. A aplicação do instrumento e sua interpretação será dada em todo início de período letivo, em dois momentos: sendo o primeiro a realização do _brainstorming _e o segundo momento o de sua interpretação. A interpretação do _brainstorming_ no instrumento será realizado por uma equipe designada para tal finalidade, constando professores e instrutores da graduação em Enfermagem. A técnica, mesmo que de maneira indireta, salientará a apreensão do conteúdo ofertado pela Instituição de Ensino Superior ao alunado, facilitando o reconhecimento de lacunas de conhecimento. Diante destes resultados, pontos positivos poderão ser reforçados e negativos poderão ser reparados. Novas estratégias didáticas de disseminação e apreensão de conhecimento poderão ser cogitadas a fim de otimizar a introdução teórica previamente à inserção ao campo prático. A proposta de implementação do instrumento será indispensavelmente anterior às atividades práticas desenvolvidas pela Instituição de Ensino Superior. Conclusão e Contribuições Este estudo visou a elaboração de um instrumento capaz de reunir conteúdos teóricos prévios à implementação das atividades práticas com a finalidade de fixar conceitos, reviver aprendizados e propiciar um bom desenvolvimento prático. A compreensão da importância de uma formação harmoniosa no ensino superior significa permitir o equilíbrio entre uma formação que valorize, em simultâneo, as dimensões teórica e  prática, em sua integralidade. A contribuição para a categoria pauta-se em dois níveis: 1 - Nivelamento de conhecimentos teóricos e prático; e 2 – auxílio para a gestão acadêmica, ao apontar uma possível necessidade de mudanças na disposição de disciplinas teóricas e práticas, bem como das estratégias de disseminação do conhecimento. A contribuição do Instrumento de Resgate de Conteúdo aliado à técnica de _brainstorming _trará como _feedback _o resultado do empenho da gestão acadêmica, salientando pontos que podem ser modificados. A correlação e nivelamento teórico-prático é o produto de uma formação comprometida com a assistência segura e de qualidade. É a base para formação de um profissional seguro de suas atribuições e de seus atos.


Referências:
1. Brasil. Conselho Federal de Enfermagem. Resolução Nº 358 do Conselho Federal de Enfermagem, de 15 de outubro de 2009. Available from: http://www.cofen.gov.br/resoluo-cofen-3582009_4384.html 2. Garcia TR, Nóbrega MML. Processo de enfermagem: da teoria à prática assistencial e de pesquisa. Esc Anna Nery Rev Enferm. 2009;13(1):188-93.