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9949253 | INSTRUMENTO DE RESGATE DE CONTEÚDO E BRAINSTORMING COMO ESTRATÉGIA OTIMIZADORA DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM | Autores: Eliete Aparecida Teodoro da Silva ; Bruna Dutra da Costa ; Katherine Kristinne de Oliveira Moraes ; Danilo da Silva Amaral |
Resumo: Introdução
O processo de formação de profissionais na área da saúde é um processo
complexo que requer o alinhamento de múltiplas habilidades em diversas áreas
de conhecimento para dar origem aos profissionais generalistas.
Não obstante, a formação do profissional de Enfermagem objetiva a formação do
Enfermeiro Generalista, fornecendo-lhe, ainda que em teoria, preparação
cientifico-prática para atuar frente às diferentes necessidades de saúde, seja
em caráter preventivo, curativo ou reabilitativo (Pizzinato et al, 2012).
No contexto das transformações que o ensino superior tem sofrido e no
atendimento às exigências do mercado, é recorrente a ênfase do conhecimento
prático em detrimento da teoria, nos cursos de formação ( Moreira e Ferreira,
2014).
Consoante as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em
Enfermagem (Ministério da Educação, 2009) cujas instruções deverão ser
instituídas em todas as Instituições de Ensino Superior do Brasil, a formação
em Enfermagem perpassa entre o desenvolvimento de habilidades e competências
gerais e específicas, entre ciências biológicas, humanas e sociais, embasando
por fim os conhecimentos acerca dos processos fundamentais que incorporam a
Profissão Enfermeiro.
No entanto, a integração curricular entre as matrizes teóricas e práticas
exige adequação gradual e cronológica, a fim de atingir os objetivos propostos
para a formação desse profissional.
Em um estudo qualitativo acerca dos desafios e dificuldades enfrentados por
profissionais de Enfermagem em início de carreira desenvolvido com egressos de
Enfermagem na cidade de Maringá - PR, Souza e Paiano (2011) trouxeram dentre
as dificuldades relacionadas à instituição a existência de conteúdos pendentes
e a ausência de correlação entre a teoria e a prática.
O Ministério da Educação em suas diretrizes curriculares dispõe sobre as
matérias fundamentais para a construção de matrizes curriculares das
Instituições de Ensino Superior, dando-lhes autonomia da disposição do
conteúdo teórico e prática, estipulando apenas as cargas horárias mínimas em
modalidade presencial. Logo, correlação teórico-prática é uma atribuição de
cada Instituição de Ensino Superior, seja ela de regime público ou privado.
O propósito da elaboração deste instrumento surgiu diante da observação direta
de situações onde as atividades práticas antecediam as disciplinas teóricas
dificultando o processo de aprendizado bem como situações onde o conteúdo
absorvido (ou mal absorvido) era abstraído entre curtos espaços de tempo
durante o curso de graduação. Questionamo-nos: como poderíamos fomentar a
apreensão do conteúdo teórico sem que o mesmo não se perca nos curtos ou
longos períodos de tempo nos quais não estavam sendo utilizados de modo a
favorecer a relação entre teoria e atividades práticas?
Diante disso, foi elaborado um instrumento denominado “Instrumento de Resgate
de Conteúdo” objetivando que, a cada período, fossem realizados compêndios
acerca atividades teóricas para melhor desenvolvimento e compreensão das
atividades práticas desenvolvidas.
Vale ressaltar que, os resgates propostos idealizam anteceder à prática os
conceitos teóricos fornecidos pela instituição de ensino, para adequada
relação entre teoria e prática.
A aplicação do instrumento envolverá a técnica de _Brainstorming_. Traduzida
do inglês como “tempestade cerebral” a técnica consiste na reunião de ideias,
conceitos, experiências sugerindo qualquer pensamento ou ideia que vier à
mente a respeito do tema tratado seja colocado em pauta. Com isso, espera-se
reunir o maior número possível de ideias, visões, possibilidades que levem a
um denominador comum.
Descrição Metodológica
Para a elaboração do instrumento foram utilizadas produções científicas que
contornaram os conceitos-chave da pesquisa, sendo eles: “Formação
profissional”; “Preceptoria” e “Enfermagem”. Entre os conceitos foi
introduzido o indicador _booleano_ “AND”, e posteriormente, restritos a
textos completos em português. A análise dos escritos científicos foi dada
após a busca resultar em 07 artigos cuja temática foi abordada em apenas 06.
A leitura e reflexão dos escritos científicos foi complementar ao conteúdo
das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem
disponibilizadas pelo Ministério da Educação.
Resultados e Discussão
O instrumento elaborado contemplou as principais áreas de conhecimento
abordadas durante o processo de formação, sendo elas: 1- Fundamentos de
Enfermagem; 2 - Assistência de Enfermagem; 3 - Administração de Enfermagem; e
4 - Ensino de Enfermagem.
Tais áreas, tendo sua aplicabilidade teórica em todas as etapas do curso de
graduação em Enfermagem, serão resgatadas em folha apenas contendo o título da
área de conhecimento, utilizando posteriormente o espaço em branco para a
atividade de _brainstorming _relativo à área.
A aplicação do instrumento e sua interpretação será dada em todo início de
período letivo, em dois momentos: sendo o primeiro a realização do
_brainstorming _e o segundo momento o de sua interpretação.
A interpretação do _brainstorming_ no instrumento será realizado por uma
equipe designada para tal finalidade, constando professores e instrutores da
graduação em Enfermagem.
A técnica, mesmo que de maneira indireta, salientará a apreensão do conteúdo
ofertado pela Instituição de Ensino Superior ao alunado, facilitando o
reconhecimento de lacunas de conhecimento.
Diante destes resultados, pontos positivos poderão ser reforçados e negativos
poderão ser reparados.
Novas estratégias didáticas de disseminação e apreensão de conhecimento
poderão ser cogitadas a fim de otimizar a introdução teórica previamente à
inserção ao campo prático.
A proposta de implementação do instrumento será indispensavelmente anterior às
atividades práticas desenvolvidas pela Instituição de Ensino Superior.
Conclusão e Contribuições
Este estudo visou a elaboração de um instrumento capaz de reunir conteúdos
teóricos prévios à implementação das atividades práticas com a finalidade de
fixar conceitos, reviver aprendizados e propiciar um bom desenvolvimento
prático.
A compreensão da importância de uma formação harmoniosa no ensino superior
significa permitir o equilíbrio entre uma formação que valorize, em
simultâneo, as dimensões teórica e prática, em sua integralidade.
A contribuição para a categoria pauta-se em dois níveis: 1 - Nivelamento de
conhecimentos teóricos e prático; e 2 – auxílio para a gestão acadêmica, ao
apontar uma possível necessidade de mudanças na disposição de disciplinas
teóricas e práticas, bem como das estratégias de disseminação do conhecimento.
A contribuição do Instrumento de Resgate de Conteúdo aliado à técnica de
_brainstorming _trará como _feedback _o resultado do empenho da gestão
acadêmica, salientando pontos que podem ser modificados.
A correlação e nivelamento teórico-prático é o produto de uma formação
comprometida com a assistência segura e de qualidade. É a base para formação
de um profissional seguro de suas atribuições e de seus atos.
Referências: 1. Brasil. Conselho Federal de Enfermagem. Resolução Nº 358 do Conselho Federal de Enfermagem, de 15 de outubro de 2009. Available from: http://www.cofen.gov.br/resoluo-cofen-3582009_4384.html
2. Garcia TR, Nóbrega MML. Processo de enfermagem: da teoria à prática assistencial e de pesquisa. Esc Anna Nery Rev Enferm. 2009;13(1):188-93. |