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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 9931277

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9931277

REFLEXÃO SOBRE AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS NOS CURSOS DE ENFERMAGEM

Autores:
Rosângela Marion da Silva

Resumo:
**Introdução: **A área de educação em enfermagem, no contexto brasileiro, está em constate mudança devido as exigências na formação de novos profissionais da saúde. Nesta perspectiva, é importante haver reflexão sobre a profissão, seus ensinamentos, objetivos e finalidades do serviço de saúde, além da instrumentalização do ensino para que assim os futuros profissionais consigam compreender criticamente e de forma contextualizada as particularidades e a complexidade que envolve a prática da profissão. A reflexão sobre novas formas de aprendizagem tem sido um grande desafio para as escolas de enfermagem, sendo necessário um trabalho conjunto que envolva discentes, docentes e profissionais dos cenários das práticas em saúde, dispostos a enfrentar os desafios da mudança. Sobre isso, cita-se que a  qualidade da formação precisa contemplar as dimensões do aprender a aprender, do aprender a fazer, do aprender a ser e do aprender a conviver, implicadas com o papel social e político do trabalho em saúde1.Com a perspectiva da implantação de novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e novos Projetos Pedagógicos nas instituições de educação superior, muitos aspectos do currículo são formulados e reformulados, trazendo uma forma diferente de trabalho. **Objetivo:** Relatar a experiência de um amplo debate em uma disciplina vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem acerca das Diretrizes Curriculares Nacionais na disciplina de Referenciais Teórico-Metodológicos para a Práxis da Docência. **Método**: O trabalho é um relato de experiência onde expõe as atividades desenvolvidas na disciplina Referenciais Teórico-Metodológicos para a Práxis da Docência, onde o corpo discente recebeu como atividade discutir os Projetos Pedagógicos de Cursos de Enfermagem de Instituições de Ensino Superior para que fossem analisadas em conjunto com as Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes. O curso de Pós-Graduação em Enfermagem da instituição em que foi realizada a disciplina possui como objetivo a qualificação de enfermeiros e outros profissionais da área da saúde aptos à construção do conhecimento de maneira científica, apresentando domínio acerca de concepções metodológicas, teóricas e tecnológicas de cuidado, de educação e de trabalho em enfermagem e em saúde. O Programa abarca os cursos de Mestrado e Doutorado Acadêmico, e possui a área de concentração: Cuidado, Educação e Trabalho em Enfermagem e Saúde. O curso de Mestrado Acadêmico possui duração de no mínimo um ano e no máximo dois anos2. A disciplina Referenciais Teórico-Metodológicos para a Práxis da Docência é obrigatória para o curso de Mestrado, possui carga horária de 45 horas e 3 créditos. Durante o primeiro semestre do ano de 2017, nesta disciplina, foram problematizados assuntos referentes à educação, como a discussão sobre o seu conceito, desafios nos dias atuais e futuros, o papel do educador e o papel do educando no que concerne ao processo de ensino-aprendizagem, as teorias da educação, métodos, tecnologias e materiais para o ensino, o desafio da aprendizagem, da avaliação e das condições de ensino, a avaliação no ensino, a Lei de Diretrizes e Bases e o ensino de enfermagem e Projetos Pedagógicos de Cursos de Enfermagem. Uma das propostas apresentadas durante a disciplina incluiu a discussão ampliada sobre os projetos pedagógicos e as Diretrizes Curriculares Nacionais. Inicialmente,  os mestrandos foram divididos em grupos de 5 pessoas, sendo que cada membro trouxe para discussão um projeto pedagógico de um curso de enfermagem. No grupo, foi escolhido o projeto que seria discutido a luz das DCN. Após a análise e discussão coletiva, foi solicitado aos discentes que fizessem alterações nos documentos de forma a contemplar a diretriz. Posteriormente o produto foi apresentado ao grande grupo. **Resultados: **Foram analisados projetos de 5 cursos de graduação, incluindo um realizado a distância.  Esta atividade oportunizou o debate sobre a graduação como ensino a distância. O curso de graduação em enfermagem forma profissionais com capacidade de planejar, organizar, supervisionar e executar assistência de enfermagem ao cliente e à comunidade, preparando-o para atuar com eficiência em diferentes áreas de atenção à saúde e capacitando-o para intervir em problemas/situações de saúde fornecendo assistência necessária aos indivíduos e grupos de indivíduos no processo saúde e doença3. Os mestrandos após analisarem os Projetos e as Diretrizes, entenderam que um Curso de Graduação totalmente com Ensino a Distância se torna inviável, pois este curso necessita de aulas práticas em laboratórios e nos serviços de saúde para que consiga atingir os objetivos da formação profissional, porém este tipo de modalidade pode ser utilizado na aplicação de disciplinas nos cursos de graduação em enfermagem presencial, como uma maneira de complementar o conteúdo ofertado nas disciplinas. A vigente Diretriz Curricular Nacional para o Curso de Graduação em Enfermagem (CNE/CES nº 3/2001)4 não admite esta modalidade no nível da graduação, aceitando-a sob caráter complementar nas atividades que favoreçam domínio da valorização da iniciativa do educando, em buscar por complementação de seus estudos. Sobre isso, cita-se a carta de Brasília, redigida no 68º Congresso Brasileiro de Enfermagem, momento em que foram discutidas as novas diretrizes curriculares para o curso de enfermagem. Esta carta traz como uma das propostas formuladas em relação ao eixo formação e produção do conhecimento - mobilizar-se contrariamente aos cursos de graduação e formação técnica em Enfermagem na modalidade da educação à distância, sendo que contrariam as Diretrizes Curriculares Nacionais. A discussão sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais em Enfermagem vem sendo promovida desde 2015 pela Associação Brasileira de Enfermagem e Conselho Federal de Enfermagem, e já contempla a obrigatoriedade do ensino presencial em disciplinas práticas e laboratoriais, ao longo de toda a formação. **Conclusão: **A realização desta atividade auxiliou os mestrandos a refletir tanto sobre a própria formação como a dos novos profissionais de enfermagem, além de compreender a complexidade de organizar um Projeto Pedagógico para um curso de graduação. Foi destaque a necessidade de estimular os alunos durante a graduação a participar de debates sobre a avaliação curricular, estimulando-os a expressar suas opiniões e a refletir sobre o perfil esperado. **Contribuições para a Enfermagem. **Ratifica-se a necessidade de discussões acerca das DCN’s na pós graduação na perspectiva de contribuir para a formação profissional dos enfermeiros.


Referências:
1. Organização Mundial da Saúde (OMS). World Health Organization. World Alliance for Patient Safety: forward programme. Genebra; 2005. 2.Facione PA, Gittens CA. Think Critically. Boston: Pearson; 2016. 3.Facione PA, Crossetti MGO, Riegel F Pensamento Crítico Holístico no Processo Diagnóstico de Enfermagem Rev Gaúcha Enferm. 2017;38(3):e75576 doi: http://dx.doi.org/10.1590/1983-1447.2017.03.75576. 4.Herdman TH. Diagnósticos de enfermagem da NANDA Internacional: definições e classificação 2015-2017. 10 ed. Porto Alegre: Artmed; 2015.