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9921422 | REVISÃO INTEGRATIVA: A CONTRIBUIÇÃO DO USO DA SIMULAÇÃO CLÍNICA ACERCA DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS (DCNs) NA GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM. | Autores: Yngrid Santos de Souza ; Adriano da Silva Acosta ; Rita de Cassia Teixeira Rangel |
Resumo: **RESUMO: Introdução:** As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), são definidas como normas obrigatórias para a Educação básica que direciona o planejamento curricular do ensino, as quais são discutidas, concebidas e fixadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) com o objetivo de promover a equidade de aprendizado independente do contexto em que os alunos estejam inseridos e, para cada modalidade (Ensino fundamental, Ensino médio e Ensino Superior), são formuladas diretrizes específicas. Desta forma, as DCNs na educação superior oferecem subsidio para formular a matriz curricular, através de um processo continuo, autônomo e permanente, a fim de assegurar ao egresso uma formação básica fundamentada na competência teórico-prática¹. Assim, na graduação de enfermagem as DCNs buscam ajustar o projeto pedagógico para alcançar o perfil de um enfermeiro generalista, humanizado, crítico e reflexivo, e para tanto, no decorrer do curso devem ser ofertados estágios supervisionados, com vistas ao desenvolvimento das competências esperadas para o enfermeiro se tornar apto ao desenvolvimento de ações para prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde¹. Visando atender estas demandas, as DCNs, ressaltam a necessidade da utilização de estratégias pedagógicas que ofereçam a proximidade da realidade para atender as atribuições necessárias de um profissional enfermeiro, sendo capazes de promover a integração e construção de saberes ao aluno de modo ativo¹. Neste contexto, metodologias ativas como a simulação clínica que permite o estudante a vivenciar situações inusitadas, executando procedimentos através de simulações em um ambiente controlado, contribui no aperfeiçoamento de técnicas, competências e habilidades. Além disto, está metodologia tem como finalidade estimular uma análise e reflexão do aluno sobre as ações executadas durante a simulação, associando a teoria à prática, fortalecendo a compreensão e resolução do problema, ao qual proporciona ao educando construir e controlar seu próprio conhecimento, corroborando para atingir um perfil profissional determinado pelas DCNs¹, ². Portanto, a utilização da simulação clínica como um método envolvido no processo de aprendizagem, alcança de forma positiva os objetivos estabelecidos pela DCNs na graduação de enfermagem. **Objetivos:** Realizar um levantamento bibliográfico acerca das publicações relacionadas as potencialidades do uso da simulação clínica para o ensino na graduação de enfermagem conforme as DCNs. **Metodologia: **Trata-se de uma revisão integrativa de literatura dos últimos cinco anos (2012 – 2017), pesquisadas nas seguintes bases de dados: SCIELO; LILACS, MEDLINE, indexados na BIREME. Para o levantamento do tema utilizou-se os descritores: Simulação, Ensino de enfermagem, Enfermagem, em que foram selecionados artigos disponíveis na íntegra em português, inglês e espanhol. A seleção dos artigos foi realizada por duas pesquisadoras, e a análise dos selecionados se deu a partir das etapas propostas por Gil (2007), que consiste em leitura exploratória, leitura interpretativa e leitura analítica. **Resultados**: Após o levantamento do tema, foram encontrados 22 artigos, destes, restaram 14 artigos que atendiam aos critérios de inclusão do estudo. Decorrente a revisão realizada, notou-se que as DCNs estabelecem metodologias inovadoras de ensino que ofereçam ao egresso uma aprendizagem que possibilite o sujeito a se transformar e transformar o contexto, através de situações problemas que necessitem de resoluções, ação e reflexão, buscando uma formação integral ao aluno, com estratégias de articulação entre o ensino, pesquisa e extensão a fim de proporcionar o desenvolvimento de criatividade e análise crítica para potencializar a formação de um profissional crítico-reflexivo¹. Assim, dentre estes métodos, encontra-se as metodologias ativas que desenvolvem a construção de conhecimento de forma coletiva, ao qual o docente utiliza ferramentas que possibilite ampliar o campo teórico-prático através de uma problematização que ocorre por meio de uma situação autêntica de experiência, estimulando o pensamento do sujeito a observar o contexto, possibilitando-o a identificar uma resposta por meio da reflexão, que oportuniza-o a buscar soluções para a realidade que se encontra³. Nessa direção, a simulação clínica torna-se uma estratégia que atende os propósitos de metodologias de ensino das DCNs na graduação de enfermagem, pois cria um ambiente com situações problemas reais simuladas em um âmbito controlado, que geralmente podem ocorrer na prática diária do profissional, fazendo-o refletir sobre as ações e decisões que precisam ser realizadas para solucionar a situação problema, preparando o estudante para enfrentar suas atividades4. Além disto, através deste método, pode-se elaborar cenários com situações inusitadas que não ocorrem durante o período de estágio e formação acadêmica, potencializando e expandindo o conhecimento e experiência do discente em diferentes áreas integrando o cuidado clinico para atender o paciente em múltiplas esferas4. Ainda, no decorrer da estratégia os estudantes podem analisar e refletir sobre suas condutas e decisões, os fazendo-os pensar sobre seus domínios referente ao processo de cuidado, associando a teoria à prática, que auxilia na identificação de falhas que podem ser otimizadas, aperfeiçoando seus cuidados com o domínio do conhecimento, além de estimular a execução dos procedimentos promovendo agilidade e habilidade. Assim, a simulação clínica fortalece a formação de profissionais empoderados, protagonistas e crítico-reflexivo para realizarem as competências estabelecidas pelas DCNs1,4.**Conclusão: **Portanto, nota-se que a simulação clinica como metodologia de ensino na graduação de enfermagem, contribui de forma significativa com as DCNs, pois aproxima o discente de situações reais de forma ativa, promovendo a integração e construção dos saberes durante a atividade, ao qual fortalece a fundamentação teórico-prática, através de reflexões sobres suas ações, além de, aperfeiçoar a destreza nas técnicas, fazendo-o alcançar as competências precisas para ser um profissional critico-reflexivo capacitado e qualificado pra desempenhar suas funções e se inserir no mercado de trabalho. **Contribuição para a prática do cuidado:** Neste contexto, percebe-se que estratégias como a simulação clinica que alcança os objetivos estabelecidos pelas DCNs, são métodos necessários que otimizam a qualidade do ensino na graduação de enfermagem a fim de formar profissionais capacitados para desenvolver a assistência do cuidado. Sabendo-se que os discentes de enfermagem serão os futuros profissionais da saúde que realização a assistência do cuidado, a precisão de estratégias, como a simulação clínica, que facilita o processo de ensino-aprendizagem no período de formação, o capacitando integralmente além do que as DCNs determinam, tornam-se ferramentas essenciais para modificar a prática do cuidado com a finalidade de otimizar o processo de cuidar, pois a base de um profissional que desempenhe a prática do cuidado com qualidade, é o conhecimento que passa a ser adquirido e aprimorado durante a graduação. Assim, a utilização da simulação clínica como metodologia de ensino, contribui positivamente para a prática do cuidado.
Referências: 1. Santarem D. A enfermagem e o processo de educação permanente em saúde no contexto hospitalar. Dissertação (Mestrado Profissional em Enfermagem). Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. São Leopoldo, RS, 2016.
2. Balarin CS, Zerbini T, Martins LB. A relação entre suporte à aprendizagem e impacto de treinamento no trabalho. Revista Eletrônica de Administração. Porto Alegre. N. 2, Vol. 20. pp 341 – 370., janeiro de 2014. Acesso em 16/03/2018.
3. Bastos LFL, Ciampone MHT, Mira VL. Assessment of evaluation of transference support and training impact on the work of nurses. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto. N. 6, Vol. 21. pp. 1274-1281., dezembro de 2013. Acesso em 16/03/2018.
4. Alavarce DC. Desenvolvimento e avaliação da reação, aprendizagem e impacto de treinamento on line para profissionais da saúde. Tese (Doutorado em Enfermagem). Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2014.
5. ChizzottI A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis: Vozes, 2006. |