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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 9868992

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9868992

CUIDADO GERONTOLÓGICO DE ENFERMAGEM: GERONTOTECNOLOGIA PARA PREVENÇÃO DE QUEDAS DOS IDOSOS COM PARKINSON

Autores:
Karina da Silveira Almeida Hammerschimdt ; Juliana Martins Ferreira

Resumo:
**Introdução**: Com o envelhecimento populacional, os problemas de saúde dos idosos, tornam-se grandes desafios para os modelos de saúde vigentes, em especial as Doenças Crônicas Não Transmissíveis, com destaque para a Doença de Parkinson. Considerada a segunda doença neurodegnerativa mais prevalente, caracteriza-se pela morte neuronal na substância negra, o que leva redução de dopamina, gerando principalmente as alterações motoras: rigidez, bradicinesia, tremor e alterações da marcha, do equilíbrio e da postura. Esta patologia gera hipocinesia,  característica clínica que inicia-se comprometendo unilateralmente e à medida que a patologia evolui leva ao comprometimento bilateral. Além das alterações motoras, a doença de Parkinson pode levar à fadiga; sintomas autonômicos; dor; congelamento da marcha e demência. Esse conjunto de sinais de sintomas incita a ocorrência de quedas, ocasionando perda de qualidade de vida do idoso, isolamento social; redução da sua independência para o autocuidado; e assim como ocasionar problemas em exercer suas Atividades da Vida Diária. Corroborando com prevenção de quedas o processo de ensino-aprendizado fornece ao idoso a perspectiva de adquirir novas experiência e bem como partilhar as já existentes, o que, fundamenta o idoso olhar de outra forma para seus hábitos, condições de vida, níveis de dependência e autocuidado. Diante disso, faz-se necessário que o enfermeiro, familiares e cuidadores, estimulem a educação em saúde do idoso reforçando a necessidade da adesão de hábitos saudáveis e a importância do compartilhamento do conhecimento. Neste âmbito o uso das gerontotecnologias educacionais fundamentadas em ações de promoção de saúde, são propostas vigentes para auxiliar profissionais; idosos; familiares/cuidadores para desvelar outras formas de cuidado e ensino, embasadas no desenvolvimento de habilidades pessoais, empoderamento e autocuidado. Pois possibilitam reflexão sobre temas, a partir das suas realidades, estimulando o raciocínio, existe a troca de saberes, incitando o idoso a obter autonomia e por consequência empoderamento para ser agente de mudança de sua realidade. **Objetivo:** Desenvolver processo de cuidado gerontológico de enfermagem junto aos idosos com Doença de Parkinson visando a promoção da saúde, por meio da criação de gerontotecnologias para prevenção de quedas. **Método**: Utilizou-se como trajeto metodológico a Pesquisa Convergente Assistencial, para construção e aplicação de material educativo: cartilha e jogos da memória (Não cai istepô; Escorregou de Maduro). A pesquisa seguiu as diretrizes da Resolução 466/2012, ocorreu dos meses de fevereiro a outubro de 2017, contou com a participação de nove idosos com a Doença de Parkinson, integrantes do Grupo de Ajuda Mútua aos Idosos com Doença de Parkinson. A construção das gerontotecnologias desenvolveu-se mediante avaliação clínica, através: Mini Exame do Estado Mental e Teste do Relógio; Escala de Avaliação do Equilíbrio e da Marcha de Tinneti; Atividades da Vida Diária e Atividades Instrumentais de Vida Diária ; entrevista semi-estruturada gravada pré oficina e pós oficina a partir da análise temática de Minayo, discutidos com embasamento na literatura sobre as gerontotecnologias e a promoção da saúde. E a realização de duas oficinas embasadas em conhecimento difundido de modo expositivo e por uso de gerontotecnologias elaboradas a partir do conhecimento prévio das necessidades de saúde dos idosos.  **Resultados**: Participaram nove idosos todos com a DP, sendo quatro do sexo masculino e cinco do sexo feminino, com idades variadas de 68-74 anos; todos aposentados; destes quatro casados e cinco viúvos; renda média entre R$ 1.000,00-3.000,00; nível de escolaridade variável: ensino fundamental incompleto, curso superior completo, e neste grupo dois possuíam ensino superior completo. Com relação aos testes: seis idosos apresentaram dificuldade de memorização no teste do MEEM; todos apresentaram score acima de quatro no teste do relógio; todos apresentaram algum nível de dificuldade na marcha, segundo Avaliação do Equilíbrio e de Marcha de Tinneti, com score médio total de 18,3 pontos; e sete idosos apresentaram pelo menos um auxílio para suas atividades de acordo com AVD e AIVD. A aplicação da gerontotecnologia resultou nos temas:  autocuidado (autocuidado emergiu entre os idosos desde o princípio, visto sua preocupação para consigo e o interesse em apreender para evitar as quedas); empoderamento (gerontotecnologia educacional possibilitou aos idosos tornarem agente de transformação de sua vida) e conhecimento através do jogo (a gerontotecnologia educacional possibilitou aos idosos reflexões sobre seu conhecimento prévio acerca da presença de quedas, o que despertou para novas possibilidades e atitudes frente aos novos aprendizados; além de reconhecer a complexidade e importância dos cuidados abrangendo a integralidade do cuidado). Revelou-se no estudo interesse em mudança de conduta, independência e aprendizagem, além das gerontotecnolgoias servirem como instrumento facilitador do cuidado para os sujeitos do cuidado como o enfermeiro, familiares e cuidadores levando a mudança na prática assistencial. **Conclusão**: As gerontotecnologias apresentaram-se como instrumento lúdico e inovador para o processo de cuidado gerontológico de enfermagem junto aos idoso com Doença de Parkinson, proporcionam interação, socialização, aprendizado, conhecimento, estimulo ao empoderamento e mudança de comportamento.** Contribuição para Prática do Cuidado**: as gerontotecnologias são instrumentos que favorecem o ensino do idoso e corroboram para conhecimento da família/cuidador. Utilizando atividades lúcidas e de entretenimento tornam-se divertido e dinâmico o processo de aprendizado, possibilita-se novo modo de olhar para o processo de cuidado, independendo do seu campo de atuação, deste modo as gerontotecnolgias são instrumentos que complementam o cuidado gerontológico. Somados a isso, proporcionam inovação e aprimoramento de estratégias instrumentais possibilitando transformações nas práticas cotidianas.


Referências:
1.Almeida GAS et al. Perfil de saúde de pacientes acometidos por insuficiência cardíaca. Escola Anna Nery.2013;17(2):414-814. 2.Fini A, Cruz DALM. Características da Fadiga de Pacientes com Insuficiência Cardíaca. Revista Latino Americana de Enfermagem.2009 julho-agosto; 17(4). 3. Horta WA. Processo de Enfermagem. São Paulo: EPU;1979. 4. Tannure MC, Pinheiro AM. SAE: Sistematização da Assistência de Enfermagem.2ªed.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan;2013.