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9786204 | PROJETO INTERDISCIPLINAR DA SAÚDE DO IDOSO, UMA EXPERIÊNCIA INTERGERACIONAL NA PROMOÇÃO DO CUIDADO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Tânia Maria Alves Bento ; Ana Paula Miyazawa |
Resumo: PROJETO INTERDISCIPLINAR DA SAÚDE DO IDOSO, UMA EXPERIÊNCIA INTERGERACIONAL NA
PROMOÇÃO DO CUIDADO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Tânia Maria Alves Bento1
Ana Paula Miyazawa 2
** Introdução**: O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial que tem gerado reflexão e discussão no meio acadêmico, nos serviços de saúde, nas instâncias governamentais e não governamentais. Esse fenômeno demonstra uma questão demográfica, que exige reflexão, planejamento e conhecimento do cuidado com o idoso, requerendo transformações nas ações de planejamento e prática de cuidado, para assim oportunizar qualidade de vida aos idosos. Embora o envelhecimento já seja foco de políticas públicas, ainda há carência de recursos humanos especializados e de produção de conhecimento sobre o tema. Assim, subsiste a necessidade de se investirem recursos de todo o tipo nesta área. Desta forma se garantirá o avanço nas questões relativas ao envelhecer e no entendimento da velhice, propiciando então novas formas de encarar e lidar com esta temática. Observa-se que a qualidade de vida desse grupo social pressupõe a presença como condição fundamental para a prática do cuidado intergeracional com o idoso. A presença, como cuidado, caracteriza-se pelo convívio entre as pessoas, por meio do qual se aprende a cuidar. Neste contexto, os programas intergeracionais são veículos sociais que, por meio de atividades contínuas, propiciam trocas de experiências, construção de laços significativos e de reciprocidade entre os participantes. O que aproxima diferentes gerações ao criarem momentos de convivência. Refletindo sobre essa demanda um grupo de docentes do curso de enfermagem através de encontros períodos planejou e elaborou o Projeto de extensão Cuidaidoso que de forma interdisciplinar aproximasse estudantes dos diversos cursos da área da saúde de uma instituição particular de ensino superior localizada no município de Maceió. Assim, o projeto propõe o favorecimento do Cuidado Interdisciplinar ao Idoso atuando com alunos dos cursos das áreas de saúde como Medicina, Enfermagem, Psicologia, Nutrição e odontologia com o intuito de desenvolver ações de promoção, proteção da saúde e bem estar, assim como a identificação e acompanhamento de agravos já existentes a fim de favorecer a melhoria da qualidade de vida dos Idosos na comunidade circunvizinha a instituição. Esse processo possibilitou aos alunos mediante as atividades propostas realizar troca de experiências e saberes promovendo as relações intergeracionais. **Objetivo:** Descrever AS AÇÕES DESENVOLVIDAS do projeto de extensão interdisciplinar da saúde do idoso para o desenvolvimento de relações intergeracionais entre idosos e alunos. **Metodologia**: Trata-se de um relato de experiência tipo descritivo sobre as vivências ocorridas no decorrer do projeto de extensão interdisciplinar Cuidadoso com idosos inseridos no projeto através de uma associação de bairro no entorno do Centro Universitário Tiradentes. **Resultados:** No período de 12 meses, foram realizados 12 encontros que objetivaram a princípio, selecionar alunos para o projeto utilizando curso introdutório , e processo seletivo e entrevista.Com o grupo definido iniciamos o alinhamento teórico com oficinas, rodas de conversa e palestras abordando epidemiologia e fisiologia do envelhecimento, sexualidade, autonomia, cuidados nutricionais entre outros temas . Concluída a primeira etapa foi elaborado junto com os alunos um roteiro de entrevista para o cadastro e coleta de dados com idosos na sede da associação de bairro. Para melhor desenvolvimento dessa etapa, criamos estações com alunos e professores na sala da associação para conseguir um atendimento mais adequado, como, verificação de sinais vitais, índice de massa corpórea, avaliação bucal e verificação de glicemia capilar. Concluído o cadastro, foi efetivado compilação dos dados para traçar o perfil da comunidade atendida e propor atividades pertinentes aos achados. Na etapa final aconteceram atividades práticas na sede, como alongamento, bingo, massoterapia, dançoterapia e educação em saúde abordando hipertensão e diabetes e alimentação saudável. Com a conclusão dessas atividades encerramos a primeira etapa do projeto com visitas a uma Instituição de Longa Permanência (ILPI) onde os alunos interagiram com os idosos por meio do diálogo, distribuição de lanche e atividades lúdicas como jogos e desenhos. A importância da intergeracionalidade está exatamente no intercâmbio entre grupos etários e na troca que se estabelece entre as gerações, difusão de saberes, na transmissão da memória sócio-histórica e/ou tradições e passagens de rituais sociais, na perspectiva do fortalecimento dos grupos ou da sociedade. O que equivale compreender que o processo intergeracional deve requerer o aprendizado realizado em reciprocidade, ou seja, num percurso de mão dupla. Através de ações ocorridas nas práticas com alunos e idosos na comunidade , no caso, na sede da associação de bairro, como cadastro, atividades recreativas, bingo, educação em saúde, podemos perceber essa troca de informação e saberes entre alunos e idosos diálogo entre alunos e idosos que trocavam informações e vivências em um ambiente de tranquilidade e respeito mútuo que caracterizando relações entre as duas gerações. Situação similar observada na visita a ILPI. Antes, durante e na finalização das atividades sempre sobrava espaço para o diálogo, quando os alunos forneciam informações e ouviam histórias e experiências e em muitas vezes expressão de afeto e sentimentos por ambas as partes. Essa troca favoreceu aos envolvidos no projeto efeitos positivos na percepção e nas atitudes quanto aos idosos. **Conclusão:** A aplicação do conhecimento sobre saúde do idoso é imprescindível para formação dos acadêmicos da área de saúde quer trabalhem em gestão, prestação de serviços, ensino e pesquisa em instituição publica ou privada. Desta forma o projeto cuidado interdisciplinar ao idoso favoreceu nessa primeira etapa, aquisição de conhecimento extracurricular sobre o processo do envelhecimento, desenvolveu ações voltadas à saúde sob o ponto de vista interdisciplinar junto aos idosos na comunidade proposta, com ações educativas e preventivas buscando a melhoria da qualidade de vida dessa população. Durante o decorrer do projeto ficou caracterizado as relações interpessoais entre os alunos, equipe de professores e usuário de forma bastante significativa. O convívio intergeracional foi visto como importante, o que também denota uma mudança no modo de pensar dos envolvidos . Isto indica uma nova visão do velho, pautada em outros valores sociais e marcada por características que não são somente negativas, que começam a configurar um idoso mais participativo e possuidor de direitos e desejos, assim como qualquer outro cidadão. **Contribuições/ Implicações para a enfermagem:** Esse relato demonstra que através do contato com as gerações mais velhas, os discentes podem buscar uma base afetiva, um aprendizado com a experiência e competência, além de conhecer uma visão de mundo diferente deles, trocando emoções, afetos e experiências.
**Descritores:** relação entre gerações, envelhecimento, saúde do idoso.
TEMA 2: Integração ensino-serviço-comunidade como estratégia para a formação
profissional e consolidação da Sistematização da Assistência de Enfermagem
1.Caldas, C. P. & Thomaz, A. F. A Velhice no Olhar do Outro: Uma perspectiva
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2176-901X, São Paulo, novembro 2010: 75-89.
2. Flores GC, Borges ZN, Denardin-Budó ML, Mattioni FC. Cuidado
intergeracional com o idoso: autonomia do idoso e presença do cuidador. Rev
Gaúcha Enferm., Porto Alegre (RS) 2010 set;31(3):467-74
3. Newman S. Histórico, modelos, resultados e melhores práticas dos programas
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4.Tarallo,R. dos S.,Neri, A. L.,Cachioni, M. C. Atitudes de
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2 Agra G, Soares MJGO, Costa MML. O Papel do Enfermeiro frente às Feridas Neoplásicas. In: Malagutti W. Feridas: conceitos e atualidades. São Paulo: Martinari; 2015. P. 109-119.
3 Brasil. Conselho Federal de Enfermagem. Resolução COFEN-358/2009. Dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem em ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem, e dá outras providências [internet]. Brasília, DF; 2009. [acesso em 2016 out. 10]. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/resoluo-cofen-3582009_4384.html.
4 Ponte D, Ferreira K, Costa N. O controlo do odor na ferida maligna. Jounal of Tissue Reggeneration & Healing: ATPFeridas [internet]. 2012 [acesso em 2016 set 05]; 38-43. Disponível em: https://issuu.com/trh-journal/docs/o_controlo_do_odor.
5 Silva PN, Almeida OAE, Rocha IC. Terapia Tópica no Tratamento de Feridas Crônicas. Enfermería Global [internet]. 2014 [acesso em 2016 set 20]; (33): 46-58. Disponível em: http://scielo.isciii.es/pdf/eg/v13n33/pt_clinica3.pdf. |