Prêmios
9778931 | PROPOSIÇÃO DIAGNÓSTICA ATRASO NO DESENVOLVIMENTO EM ADOLESCENTES | Autores: Kadyjina Daiane Batista Lúcio ; Millena Freire Delgado ; Isadora Lorenna Alves Nogueira ; Juliane Rangel Dantas ; Marcos Venícios de Oliveira Lopes |
Resumo: **RESUMO: Introdução**: A adolescência é caracterizada por diversas mudanças no crescimento e desenvolvimento. Relativo ao desenvolvimento do adolescente, as interações entre os fatores individuais e ambientais marcam um período de maior vulnerabilidade. Nesse contexto, o adolescente necessita de maior atenção dos profissionais de saúde. Entretanto, os serviços de saúde têm ofertado um atendimento pouco apropriado ao adolescente ocasionado pela especificidade da consulta, inexperiência com a clientela e deficiência na formação de profissional especializado. Na enfermagem, _apesar do seu relevante papel _na promoção da saúde do adolescente e na detecção e prevenção do atraso do crescimento e desenvolvimento, não existem diagnósticos de enfermagem direcionados a tais fenômenos na taxonomia da Nanda Internacional. Assim, torna-se necessário a realização de estudos voltados para a criação dos diagnósticos de enfermagem relativos ao atraso no crescimento e no desenvolvimento. **Objetivo: **Analisar o conceito e conteúdo da proposição diagnóstica Atraso no desenvolvimento em adolescentes. **Método: **Estudo metodológico, desenvolvido em duas etapas, a saber: análise de conceito e análise de conteúdo. A primeira etapa foi fundamentada por um referencial teórico de Walker e Avant e operacionalizada por meio da revisão integrativa da literatura. O conceito selecionado foi Atraso no desenvolvimento em adolescentes. Os objetivos propostos foram: identificar os atributos, antecedentes e consequentes do conceito na literatura; e, construir uma definição para o conceito estudado. A busca na literatura foi realizada por três pesquisadores, no período de fevereiro a abril de 2016, nas bases de dados: SCOPUS, _Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature_, _National Library of Medicine and Nattional Institutes of Health_, _Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da _Saúde, _Web of Science_ e _Science Direct._ Destaca-se que, com o intuito de ampliar a busca, avaliou-se também os artigos publicado no periódico específico da temática, a saber: _Journal of Human Growth and Development_. Não foi estabelecido limite em relação à temporalidade dos artigos. Os critérios de inclusão foram: artigos disponíveis eletronicamente nas bases de dados selecionadas; artigos disponíveis nos idiomas português, inglês ou espanhol sobre a temática. Os critérios de exclusão foram: revisões, resumos, editoriais, teses e dissertações, opiniões de especialistas e cartas ao editor. Para assegurar busca criteriosa, delimitaram-se descritores indexados no _Medical Subject Headings _(MeSH) e palavras-chave, de acordo com cada base de dados. Os cruzamentos foram interligados pelo operador booleano AND e OR, a saber: 1#(“Delay” AND “Growth and Development” AND “Adolescent”); 2#(“Developmental Disabilities” AND “Adolescent”); 3#(“Delay” AND “Cognitive Development” AND “Adolescent”); 4#(“Delay” AND “Physical Development” AND “Adolescent”); 5#(“Delay” AND “Psychosocial Development” AND “Adolescent”); 6#(“Delay” AND “Adolescent” AND “Maturational Development” OR “Sexual Maturation”); e 7#(“Puberal Delay” AND “Adolescent”). Foram identificados um total de 20.402 referências. Na seleção da amostra, os estudos foram submetidos a três fases, a saber: leitura de título e resumo; consenso com o grupo de pesquisadores e leitura na íntegra. A primeira e segunda fases resultaram em 198 estudos, sendo 133 duplicados, finalizando com 65 estudos. Na terceira fase, após leitura na íntegra dos 65 estudos, 14 foram excluídos por não atenderem aos critérios de elegibilidade, resultando na amostra final de 51 artigos. Foram identificados os atributos, antecedentes e consequentes do conceito Atraso no desenvolvimento em adolescentes. A segunda etapa do estudo, análise de conteúdo, contou com nove especialistas. Dentre esses, cinco possuíam experiência clínica com adolescentes e diagnósticos de enfermagem, e quatro trabalhavam com pesquisas envolvendo diagnósticos. Realizaram quatro encontros, com duração máxima de duas horas. As discussões foram norteadas por um instrumento estruturado, entregue a cada especialista, para que houvesse o julgamento dos itens elencados e anotação das modificações necessárias. Os debates propiciaram a adequação da proposta diagnóstica sugerida, além da necessidade de acrescentar novas características definidoras e fatores relacionados. Os questionamentos eram apresentados, um a um, despertando discussões que só cessavam com o consenso dos especialistas. O presente estudo foi encaminhado para apreciação pelo Comitê de Ética da instituição responsável, obtendo parecer favorável, número 1.662.528 e Certificado de Apresentação para Apreciação Ética número 57945016.4.0000.5537.** Resultados: **Os resultados do conceito Atraso no desenvolvimento em adolescentes serão apresentados na perspectiva de três domínios, a saber: biossocial, cognitivo e psicossocial. Ressalta-se que essa divisão é apenas para fins didáticos. Os atributos identificados na literatura do conceito analisado foram: déficit cognitivo, déficit comportamental e atraso puberal. A partir dos atributos, construiu-se a definição do conceito Atraso no desenvolvimento em adolescentes, a saber: Desenvolvimento abaixo do esperado para indivíduos entre 10 e 19 anos, ocasionado por déficit na cognição e/ou comportamento e/ou físico. A análise consensual do grupo focal referente a adequação dos atributos e da definição do conceito manteve o constructo proposto na primeira etapa desse estudo. O grupo focal sucedeu a análise de adequação dos termos elencados propondo a reformulação de algumas nomenclaturas. Deste modo, os termos passaram de 16 para 18 antecedentes. No tocante aos consequentes, a sugestão dos especialistas incluíra a mudança de alguns termos e a definição conceitual. Houve também variações nas nomenclaturas dos consequentes e modificação nos eixos em que foram agrupados, onde a denominação do Domínio Biossocial; Domínio Cognitivo e Domínio Psicossocial passaram a Biossocial; Cognitivo; Psicossocial, respectivamente. O resultado final apresentado demonstra que as características definidoras passaram de 14 termos para 12. **Conclusão: **Conclui-se que o conceito Atraso no desenvolvimento é um fenômeno de enfermagem presente em adolescente, com 12 características definidoras e 18 fatores relacionados representativos dessa resposta. A limitação do estudo foi a utilização de apenas seis bases de dados e um periódico específico à temática para busca do conceito, o que restringiu a busca do conceito. É válido salientar ainda que este estudo se configura como a primeira etapa do processo de construção do diagnóstico de enfermagem Atraso no desenvolvimento no contexto do adolescente. Nessa perspectiva, este estudo servirá de subsidio para o desenvolvimento futuro de estudos de validação clínica. **contribuições para a enfermagem**: Destaca-se a contribuição desta pesquisa no acréscimo para o conhecimento de enfermagem, uma vez que analisou teoricamente um fenômeno do ciclo de vida do ser humano. Estudos dessa natureza subsidiam o crescimento científico da área, proporcionando evidência científica para construção e aprimoramento das classificações de diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem.
Referências: ADOBE. Produtos Adobe. Disponível em: . Acesso em: 15 nov.2017.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA. Investigação de eventos adversos em serviços de saúde. Série: Segurança do paciente e qualidades em serviços de saúde. Módulo 5. Brasília, p.70. [Internet]. 2013. [acesso em 18 fev 2018]. Disponível em: .
REIS, C.T. Cultura em segurança do paciente. In SOUSA, P; MENDES, W (Org). Segurança do Paciente: Criando Organizações de Saúde Seguras. Rio de Janeiro: FioCruz, 2014.p 75-99.
SILVA, F. G. et al. Análise de eventos adversos em um centro cirúrgico ambulatorial. Rev. SOBECC, São Paulo, out./dez. 2015; 20(4): 202-209. Disponível em . Acesso em: 10 fev. 2018.
WEGNER, W. et al., Educação para cultura da segurança do paciente: Implicações para a formação profissional. Escola Anna Nery 20(3) Jul-Set 2016:e20160068. Disponível em . Acesso em: 04 fev. 2018:e20160068. |