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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 9735260

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9735260

UM APLICATIVO MÓVEL COMO PROPOSTA PARA QUALIFICAR O CUIDADO DE ENFERMAGEM

Autores:
Márcia Betana Cargnin ; Jane Conceição Perin Lucca ; Rosane Teresinha Fontana ; Francisco Pinto Rodrigues ; Zaléia Prado de Brum

Resumo:
**Introdução**: A tecnologia é um conceito que vem se inserindo em vários espaços, sendo crescente o uso de aplicativos e _softwares_ na área da saúde. Desenvolver habilidade tecnológica é um desafio ao docente da enfermagem, que tem no exercício da profissão seu campo de construção do saber, e nas Tecnologias da informação e Comunicação uma estratégia inovadora a ser mais amplamente explorada no processo de ensino/aprendizagem_. _Considerando que os profissionais e estudantes da área da saúde se deslocam constantemente pelas instituições e localidades de atuação e ensino/estágio, suas atividades podem ser dinamizadas com a utilização de aplicativos móveis. A busca por aplicativos na área da saúde está em crescente expansão e sua utilização contribui como um meio de apoio, eficaz na resolução de problemas, tomada de decisões, apoio ao diagnóstico e monitoramento remoto1. Adotar estratégias mais dinâmicas, interativas e inovadoras é indispensável para a aprendizagem significativa na formação em enfermagem, na tentativa de reduzir a prática engessada de memorização de conceitos. **Objetivos****:** Relatar sobre o desenvolvimento de um aplicativo para _smartphone_ compatível com o sistema operacional _android,_ no intuito de contribuir com o processo de ensino/aprendizagem e para a prática profissional da enfermagem**.**** Descrição metodológica**: Inicialmente, foi realizada uma investigação a docentes e discentes de cursos de enfermagem, por meio de uma ferramenta gratuita da _Web_ 2.0, o _Google Docs - Google Forms3_, cujos resultados serviram de alicerce para a definição do conteúdo a ser desenvolvido em um aplicativo para celular, com vistas a atender as lacunas no conhecimento dos participantes, as quais envolveram construtos sobre o Processo de Enfermagem e sobre procedimentos mais realizados no cuidado. Como o estudo envolveu seres humanos foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, sob protocolo n.1296550. **Resultados**: O aplicativo foi desenvolvido com o _framework __Intel_ XDK, que permite o desenvolvimento de aplicações híbridas ou multiplataforma. Isso implica que, para o desenvolvedor, o aplicativo pode ser construído utilizando um código-fonte único, que será processado e compilado em diferentes pacotes, próprios de cada sistema operacional móvel, tais como: _Android, iOS,_ Windows UAP (_Universal App Package_), BlackBarry, entre outras; porém, nesta aplicação foram empregados somente os recursos para _Android_. Para a codificação, foram utilizadas linguagens voltadas para _web_, dentre elas: _HTML _(_HyperText Markup Language_), _CSS _(_Cascading Style Sheets_) e _JavaScript_. Contudo, utilizando esta ferramenta, o aplicativo ficou com todo seu material disponível, mesmo sem conexão com a _internet. _Para prover uma interface de fácil utilização e navegabilidade, o aplicativo utiliza recursos visuais do _Material Design Lite_, disponibilizado pela _Google_, na qual conta com uma vasta diversidade de componentes como menus, botões e ícones. Ao realizar o _download_ do aplicativo, um ícone que o identifica é fixado na tela inicial do dispositivo móvel, que ao acessá-lo, pode-se visualizar o menu contendo as opções dos itens a serem pesquisados. Cada item apresentado, armazena um arquivo em PDF referente ao seu título. Para compor o conteúdo do aplicativo, foram utilizadas imagens de obras autorizadas pelos seus autores/editores e demais conteúdos devidamente referenciados. Após sua elaboração, o aplicativo foi disponibilizado para os avaliadores através de contato eletrônico. Um arquivo foi enviado por _e-mail,_ sendo necessário que fosse lido no dispositivo móvel, para que o _download_ pudesse ser realizado no mesmo. Para tal procedimento era necessário estar conectado à _internet_, contudo após os _downloads_, o aplicativo pôde ser usado no modo _offline_. Nesta etapa, foi disponibilizado um questionário autoaplicável em formulário do _Google_. Fizeram parte da etapa de avaliação do produto uma amostra de 21 participantes. Destes 7 eram professores e 14 eram alunos, que foram escolhidos por acessibilidade. Pode-se identificar quanto ao _download_ do aplicativo, que 71,4% realizaram facilmente, 81% disseram que a fonte, imagens e documentos estavam adequados para a leitura e os arquivos abriram facilmente. Quanto aos temas propostos no aplicativo, 90,5% dos participantes consideraram ser de utilidade para sua prática. Dentre as sugestões para um melhor aproveitamento e manuseio da ferramenta, seguem algumas das contribuições: disponibilizar a ferramenta de ampliação das imagens, denominada de _zoom;_ disponibilizar mais imagens dos procedimentos; tornar o aplicativo mais leve para que o _download_ seja mais rápido e tornar o alguns conteúdos mais objetivos. Quanto aos eixos temáticos ou assuntos relacionados à prática da Enfermagem sugeridos pelos participantes, para incorporar à ferramenta, emergiram temas como medicamentos; algumas considerações sobre pacientes oncológicos, cirúrgicos e de cuidados intensivos. Algumas alterações já foram inseridas e outras estão em construção. **Conclusão: **Pode-se inferir que o desenvolvimento de aplicativos elaborados sob os alicerces da pesquisa científica e dos saberes advindos de quem vai utilizá-lo pode vir a contribuir para o processo de ensino/aprendizagem na enfermagem e reforça a importância da educação permanente sobre as tecnologias digitais para que se desenvolvam habilidades e melhor utilização das possibilidades que estas ferramentas oferecem ao ensino. Os dados apontam ainda, a importância da disponibilização de áreas abertas de _Internet (WiFi)_ para o meio acadêmico. **Contribuições para a Enfermagem**: O uso de Tecnologias de Informação e Comunicação e de diferentes objetos digitais de aprendizagem, tais como aplicativos móveis devem estar presentes nos processos de educação permanente em saúde a docentes de cursos de enfermagem, de modo a instrumentalizá-los para o ensino contemporâneo da era tecnológica. As habilidades e o conhecimento tecnológico possibilitam ao enfermeiro, tornar-se agente de transformação em seu campo de atuação, seja no ensino, na gestão, na pesquisa ou na assistência. Torna-se relevante o desenvolvimento de pesquisas e produtos na área da tecnologia móvel em enfermagem, bem como de ferramentas tecnológicas para _smatphones_ e/ou outras multimídias na área da saúde que, fundamentadas na metodologia científica, possam contribuir para a formação e prática profissional.


Referências:
1. Abdellah, F.G., & Levine, E. Preparing nursing research for the 21st century. New York: Springer. 1994