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9704951 | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENFERMAGEM: PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO ACERCA DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM | Autores: Fernanda Ludmilla Rossi Rocha ; Sheila Roberta Fabro Bertolini ; Silvia Matumoto ; Maria Lúcia do Carmo Cruz Robazzi ; Angelina Lettiere |
Resumo: **Introdução**: O mestrado profissional (MP) em enfermagem tem como característica essencial a formação de profissionais engajados no mundo do trabalho. Por meio de formação acadêmica e de pesquisa, espera-se que impactem na qualidade do trabalho em saúde e atenção ofertada à população, dedicando-se à resolução de problemas que emerjam da prática profissional(1). Por se tratar de tema relevante para a prática profissional(2) e por constituir-se a forma de operacionalização do Processo de Enfermagem (PE), a SAE constitui parte do cotidiano do trabalho dos enfermeiros nos serviços de saúde. Como problema da prática, é sabido que, apesar das exigências legais, existem dificuldades na implementação da SAE(3), dentre elas, divergências sobre seu conhecimento conceitual/teórico e processual/prático entre os enfermeiros(4). O PE é um instrumento metodológico utilizado para orientar o trabalho do enfermeiro e contribui para a documentação da assistência organizado em cinco etapas inter-relacionadas, interdependes e recorrentes(2). Desta forma, torna-se necessário o incremento em pesquisas que respondam às dificuldades e fragilidades para a implementação da SAE. Nesse contexto, emergiu o interesse pelo presente estudo, considerando o papel dos programas de pós-graduação modalidade MP como estratégia de promoção da integração universidade-serviço e o fortalecimento da prática de enfermagem por meio da difusão do conhecimento para além dos muros da academia(5). **Objetivo**: Identificar e analisar a produção de conhecimento relacionada ao processo de enfermagem e à SAE nas dissertações geradas em um Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Enfermagem. **Método**: Estudo descritivo, analítico e documental que utilizou como fonte de dados as dissertações de mestrado defendidas no período de 2015 a 2017 pelo Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional Tecnologia e Inovação em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo disponibilizadas para acesso público nas bibliotecas digital e física da universidade. Todos os resumos foram lidos, bem como partes das dissertações, com o intuito de identificar os estudos que investigaram o PE ou a SAE, em todas as suas etapas ou em parte delas (coleta de dados; diagnósticos de enfermagem; planejamento; implementação e avaliação das ações). A análise dos resultados fundamentou-se na síntese descritiva dos achados à luz da literatura pertinente. Por se tratar de material de acesso público, não houve necessidade de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa. **Resultados**: O referido Programa iniciou suas atividades em 2013, e as primeiras defesas ocorram em 2015. No período estudado, 18 dissertações foram defendidas em 2015; 10 em 2016 e 13 em 2107, totalizando 41 estudos. No ano 2015, identificou-se um estudo que analisou a percepção da equipe de enfermagem de uma unidade de emergência psiquiátrica quanto à implementação da SAE; os resultados apontaram que os enfermeiros percebem sua importância, porém encontram dificuldade para sua implementação e consolidação. Outro estudo realizou a validação de instrumento de avaliação da funcionalidade e incapacidade para indivíduos com Lesão Medular Aguda Traumática; discutiu a etapa da coleta de dados na SAE, cujos resultados evidenciaram que este instrumento pode colaborar nas etapas de planejamento da assistência e de implementação de intervenções com foco nas necessidades do indivíduo durante o processo de reabilitação. O estudo "Cuidado oral do paciente adulto entubado em ventilação mecânica: desenvolvimento de um vídeo educativo" ofertou tecnologia para formação de trabalhadores de enfermagem quanto ao cuidado oral baseado no modelo científico do cuidar, por meio do PE e aplicação dos sistemas de classificações NANDA-I®, NOC e NIC. Com relação à fase da implementação de ações ou intervenções, destaca-se o estudo de desenvolvimento e validação de protocolo de prevenção de lesão por pressão para pacientes clínicos no contexto hospitalar, concluído em 2016. Os resultados sugeriram que a utilização deste protocolo pode contribuir para a melhoria da assistência de enfermagem, assegurando o adequado planejamento do cuidado. O estudo "Contribuição da consulta de enfermagem na adesão ao tratamento do diabetes mellitus na estratégia saúde da família do município de Ribeirão Preto, SP" demonstrou a relevância da consulta de enfermagem na adesão ao tratamento de pessoas com diabetes, realizando acompanhamento sistematizado. Já o estudo "Proposição de protocolo assistencial para utilização da Hipodermóclise para pacientes em cuidados paliativos hospitalizados, uma construção coletiva", também defendido em 2016, implementou diretrizes de utilização, manejo e manutenção adequados da punção hipodermóclise, contribuindo com parâmetros para a SAE e prática segura em enfermagem. No ano de 2017, um estudo elaborou roteiro de SAE para a consulta de enfermagem à gestante na atenção básica, utilizou a Classificação Internacional das Práticas de Enfermagem em Saúde Coletiva – CIPESC®, oferecendo instrumento para auxiliar a documentação do trabalho do enfermeiro. Outro estudo, intitulado Avaliação de um protocolo de Acolhimento com Classificação de Risco em relação à Capacidade de predizer o desfecho clínico, dedicou-se especialmente à etapa de coleta de dados orientada por raciocínio clínico para tomada de decisão quanto a prioridade de atendimento. Um estudo comparou a Escala de Quedas de Morse (MFS), que apresenta bons valores de sensibilidade e especificidade para identificação de risco de quedas, com a linguagem padronizada de enfermagem NANDA-I® para subsidiar práticas seguras em unidades de atendimento de urgência pré-hospitalar fixo. Outro estudo relacionado à SAE avaliou a qualidade da assistência de enfermagem segundo o perfil assistencial dos pacientes de uma instituição hospitalar, por meio de instrumento que permitiu mensurar a qualidade do cuidado de enfermagem. O estudo “Protótipo de uma tecnologia móvel para classificação de risco de portadores de hipertensão arterial e diabetes mellitus” ofertou tecnologia para uso por equipes da atenção básica para classificação de risco de portadores de hipertensão arterial e diabetes melitus, sistematizando especialmente a coleta de dados. O estudo “Características das puérperas atendidas em um hospital privado do interior paulista: subsídios para a elaboração de um fluxograma para consulta puerperal de enfermagem” identificou as principais queixas e problemas apresentados pelas puérperas durante a consulta de enfermagem, ofertando um fluxograma voltado às necessidades das puérperas, sistematizando o cuidado de enfermagem. **Conclusão**: O estudo possibilitou identificar os trabalhos que abordaram a SAE e o PE, bem como aqueles que abordaram temas relacionados, demonstrando a relevância do tema para a prática profissional. O PPG-MP-TIE vem cumprindo seu papel de formação de profissionais, contribuindo para o enfrentamento de problemas da realidade dos enfermeiros de serviços de saúde, instrumentalizando os profissionais para o exercício profissional. Assim, o mestrado profissional consolida-se como uma estratégia de formação profissional por meio da integração universidade-serviço. **Contribuições/implicações para a enfermagem**: Apresentar a produção de conhecimento acerca dos temas SAE e PE em um curso de mestrado profissional em enfermagem fomenta discussões urgentes para a área da enfermagem, tais como: as transformações do trabalho do enfermeiro, o processo de formação profissional, o problema da aplicabilidade da SAE como instrumento de trabalho do enfermeiro e as boas práticas de enfermagem. Destaca a responsabilidade dos programas de pós-graduação em enfermagem de dedicar-se a produção de conhecimentos e tecnologias que atendam às prioridades em pesquisa para a consolidação do Sistema Único de Saúde, desenvolvendo, no âmbito dos mestrados e doutorados profissionais, estudos e processos para implementação de práticas profissionais baseadas em evidências científicas e desenvolvimento de tecnologias inovadoras que qualifiquem a atenção à saúde.
Referências: Ministério da Educação (Br). Resolução CNE/CES nº 3, 07/11/2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em enfermagem. Disponível em: Acesso em 10 de fev. de 2018.
Santos MP. Extensão universitária: espaço de aprendizagem profissional e suas relações com o ensino e a pesquisa na educação superior. Revista Conexão UEPG, 2012, 8(2): 154-63.
Silva AFL; Ribeiro CDM; Silva Jr AG. Pensando extensão universitária como campo de formação em saúde: uma experiência na Universidade Federal Fluminense, Brasil. Interface, 2013; 17(45): 371-84. |