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9653429 | DIAGNÓSTICOS SOBRE CONHECIMENTO DEFICIENTE NA ASSISTÊNCIA AO PRÉ-NATAL | Autores: Luciana Virginia de Paula E Silva Santana ; Jackelina de Lima Rodrigues ; Caroliny Oviedo Fernandes ; Sandra Luzinete Felix de Freitas ; Gislaine Recaldes de Abreu |
Resumo: **Introdução:**A consulta de enfermagem a gestante possui como objetivo contribuir para a promoção da saúde e propiciar condições para melhoria na sua qualidade de vida, sendo uma atividade independente e realizada privativamente pelo enfermeiro, que, de acordo com a Lei do Exercício Profissional, regulamentada pelo Decreto nº 94.406/97, pode acompanhar inteiramente o pré-natal de baixo risco na rede básica de saúde. Durante as consultas de enfermagem no pré-natal, cabe ao enfermeiro demonstrar interesse pela gestante e pelo seu modo de vida com o objetivo de reproduzir mudanças concretas que garantirão uma gestação saudável. Em razão da gestação ser um período de grandes mudanças fisiológicas e psicossociais, é de extrema importância a aplicação do processo de enfermagem com o objetivo de identificar e atender as diversas necessidades do período gestacional. O processo de enfermagem, realizado a partir da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), possui etapas como investigação (entrevistas e exame físico), diagnósticos de enfermagem, planejamento da assistência de enfermagem, implementação da assistência de enfermagem e avaliação da assistência de enfermagem. Os diagnósticos de enfermagem~~,~~ são realizados a partir das informações previamente coletadas e com posterior julgamento clínico, tendo como finalidade a identificação de respostas humanas ou problemas de saúde a condições de saúde ou processos de vida, dando também sustentação para o planejamento das intervenções necessárias para os problemas identificados.Sendo assim, durante as consultas de pré-natal, cabe ao enfermeiro, a partir de uma escuta qualificada, a identificação das necessidades e os conhecimentos da gestante em relação ao período gestacional no intuito de planejar as intervenções de enfermagem que possam esclarecer e fornecer informações capazes de gerar mudanças em suas ações, garantindo assim melhorias do seu estado de saúde e uma gestação sem intercorrências. **Objetivos:** Identificar os diagnósticos de enfermagem “_conhecimento deficiente”_em gestantes atendidas em uma clínica escola. **Descrição Metodológica:** Trata-se de um relato de experiência, realizado na Clínica Escola Integrada da UFMS, através da coleta de dados e análise de 19 evoluções de enfermagem das gestantes atendidas para consultas de pré-natal. Justifica-se a escolha da clínica escola em virtude de possuir um bom número de atendimentos mensais e de ser utilizada como campo de estágio para os acadêmicos de enfermagem, podendo assim servir como incentivo para realização de pesquisas e relatos de experiência em relação ao trabalho desenvolvido. As evoluções analisadas foram referentes aos atendimentos dos meses de agosto a dezembro de 2017. Foram incluídos no estudo as todas as evoluções das gestantes de risco habitual e alto risco preenchidos completamente, atendidas e acompanhadas na unidade em algum período do pré-natal. Os diagnósticos encontrados foram elaborados de acordo com a taxonomia da North American NursingDiagnosisAssociation(NANDA), a partir das informações preenchidas no instrumento de coleta de dados fundamentado na Teoria das Necessidades Humanas Básicas de Wanda Horta, aplicado durante as consultas de enfermagem. **Resultados:** Ao longo do acompanhamento pré-natal, em 47 consultas com 19 gestantes, foram identificados 17 diagnósticos de conhecimento deficiente com um ou mais temáticas: colposcopia oncótica (8/47,1%), auto-exame das mamas (7/41,2%), métodos contraceptivos (4/23,5%), trabalho de parto/parto (3/17,6%), ingestão de líquidos (1/5,9%) e preparo das mamas para amamentação (1/ 5,9%). **Conclusão: **A partir dos diagnósticos descritos, é possível identificar que as gestantes possuem informações insuficientes quanto ao auto-exame das mamas e o exame papanicolau, pois, apesar de saberem a suas finalidades, muitas delas não possuem conhecimento suficiente capaz de reproduzir mudanças nos seus hábitos de saúde, demonstrando a necessidade de orientação quanto a sua importância, periodicidade, e como são realizados. O desconhecimento sobre os métodos contraceptivos também foi algo identificado nas gestantes, pois sabe-se que em razão de um modelo biomédico que ainda vem sendo desconstruído, grande parte das mulheres adotam um modelo preponderante de anticoncepção, como as pílulas anticoncepcionais e o preservativo masculino, desconsiderando assim as outras opções existentes de métodos contraceptivos, o que evidencia a importância da orientação da gestante em relação às possibilidades de métodos de contracepção. Denota-se que durante as consultas, as gestantes apresentaram dúvidas relacionadas ao parto, pois este é um processo que causa insegurança durante o período gestacional em razão do desconhecimento de como será a experiência. Tal achado nos chama a atenção para a necessidade de orientações desde o pré-natal sobre os procedimentos que serão realizados no processo de parturição, com objetivo de reduzir a ansiedade e garantir maior segurança e empoderamento a gestante. A falta de conhecimento quanto ao sulfato ferroso também foi algo encontrado nos diagnósticos, sugerindo a responsabilidade do enfermeiro em orientar a gestante em relação a sua função no organismo materno bem como sobre a maneira correta de utilizá-lo. Foi evidenciado com menor frequência o conhecimento deficiente sobre a ingestão hídrica e o preparo das mamas para amamentação, demonstrando também a necessidade de orientações relacionadas a tais temas. **Contribuições/implicações para a enfermagem: **Os diagnósticos de enfermagem durante o período do pré-natal contribuem para identificação do déficit de conhecimento das gestantes em relação a diversos assuntos. Sendo assim, esperamos que o trabalho evidencie a importância dos diagnósticos de enfermagem para a prática profissional como suporte para o planejamento das ações de saúde com suas respectivas intervenções, durante as consultas ao pré-natal a nível ambulatorial.
Referências: 1 CUMMINGS, E; SHIN, EH; MATHER, C; HOVENGA, E. Embedding Nursing Informatics Education into an Australian Undergraduate Nursing Degree. Stud Health Technol Inform, 2016 [citado em 15 dez 2017]; 225 (1): 329-33.Disponível em: http://ebooks.iospress.nl/publication/43061
2 BRASIL. Conselho nacional de educação. Resolução CNES/CES n° 3, de 7 de novembro de 2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. In: Diário Oficial da União, Brasília, 2001 [citado 05 ago. 2016]; 1-6. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES03.pdf.
3 MARIN, H.F. Nursing informatics education in the south: a Brazilian experience. IMIA Yearbook, 2010 [citado 12 dez 2017]; 68-71. Disponível em: https://imia.schattauer.de/en/contents/archive/issue/2348/manuscript/13545.html.
4 SANCHES, L. M. P et al. Ensino de informática na graduação em Enfermagem de instituições públicas brasileiras. Rev Latino-Am Enfermagem (Internet). 2011 [citado 16 nov 2016]; 19(6):1385-1390. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4455..
5 REVOREDO, L. S. et al. O uso da técnica Delphi em saúde: revisão integrativa de estudos brasileiros. Arq. Ciênc. Saúde(Internet). 2015 [citado em 29 set.2016]; 22 (2):16-21. Disponível em: http://www.cienciasdasaude.famerp.br/index.php/racs/article/view/136. |