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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 9647114

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9647114

EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS: SERÃO POSSÍVEIS NOVOS CAMINHOS METODOLÓGICOS PARA ENSINAR E APRENDER?

Autores:
Andréa Ferraz Coscelli ; Caio Luisi ; Marcos Antonio Campoy ; Arthur Bittes Junior ; Estela Mara Nicolau

Resumo:
INTRODUÇÃO: Desde as Diretrizes Curriculares Nacionais em 2001, os cursos de graduação em Enfermagem foram chamados para concretizar mudanças na formação profissional. Essa proposta de reformulação visa, essencialmente, formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, além de competência científica e técnica1. Diante disso, os espaços universitários de formação procuram desenvolver tecnologias de ensino de modo a atender amplamente este modelo de formação. OBJETIVO: Neste intuito uma oficina para discussão sobre metodologias ativas para ensino-aprendizagem foi criada no âmbito de uma faculdade particular da cidade de São Paulo, com o objetivo de apoiar os docentes no desenvolvimento de metodologias de ensino. Foi incrementado pela direção um programa de educação permanente em métodos ativos de aprendizagem2 como forma de capacitação. MÉTODO: As reuniões foram agendadas a partir de fevereiro de 2016 e orientadas por docentes com experiência prática em metodologias ativas. Foram abordados os métodos educacionais como a Narrativa, onde fazemos recortes necessários e reconstruímos experiências ligadas às práticas profissionais, consideradas críticas para uma reflexão aprimorada nas intervenções. A problematização utilizando o Arco de Maguerez, com a observação da realidade, identificação dos problemas, teoriza as hipóteses de soluções e em seguida aplica as intervenções na realidade2. O uso da sala de aula invertida (FLIPPED CLASSROOM), onde o aluno recebe o material anteriormente, recorre à tecnologia e partilha dúvidas reconhecendo pontos relevantes para discussão junto ao professor.  O Ensino Baseado em Problemas (PBL) que é um estudo de problemas propostos, com a finalidade de fazer com que o aluno estude determinados conteúdos. Esta metodologia é formativa à medida que estimula uma atitude ativa do aluno em busca do conhecimento e não meramente informativa como é o caso da prática pedagógica tradicional. O Ensino Baseando em Times (TBL) é uma estratégia que procura criar oportunidades e obter benefícios do trabalho em equipe, por meio da utilização de pequenos grupos de aprendizagem5. O portfólio é mais uma estratégia oriunda do que se tem chamado de educação do séc. XXI, ou educação alicerçada nos pilares da Unesco, expressas no Relatório Jaccques Delors, também denominada de educação para aprender a aprender3. O mapa conceitual é uma estrutura esquemática que representam conjuntos de ideias e conceitos dispostos em uma espécie de rede de proposições, de modo a apresentar mais claramente a exposição do conhecimento e organizá-los segundo compreensão cognitiva do seu idealizador3. O projeto curricular do curso trás no seu interior diversos elementos que facilitaram esse momento de educação permanente dos docentes4. Há uma preocupação de formação ancorada no perfil de competências e habilidades explicitado na DCN de Enfermagem¹. As reuniões foram implementadas quinzenalmente e amplamente enriquecidas por orientações e estudos das Metodologias Ativas, que ajudaram os docentes a pensar experiências novas nos ambientes de sala de aula, laboratórios de prática e em situações de ensino prático fora da instituição5. Esse estudo possibilitou uma maior integração docente com ampliação de caminhos para uma melhor prática cotidiana professor e aluno. RESULTADOS/CONTRIBUIÇÕES: Os docentes participantes mostraram-se motivados e engajados a estudar de forma regular e constante autores e pesquisadores que militam nessa área pedagógica ativa e transformadora. A maior relevância desse trabalho docente foi a aplicação das metodologias ativas estudadas, o que tem se mostrado como um caminho transformador na formação, permitindo maior interatividade, conhecimento das várias problemáticas que podem desestimular a permanência no curso, melhor desenvoltura no reconhecimento e resolução dos problemas. Isto comprovado pelo qualidade dos egressos das três primeiras turmas da instituição em questão que obtiveram absorção no mercado de trabalho e no aproveitamento dos alunos em curso que ao final do ano letivo apresentam seus Portfólios na jornada científica da Faculdade e narram a melhora na performance acadêmica estimulando e reafirmando a melhor interatividade com os Professores e atividades diversas. Desde então o Portfólio foi incorporado ao processo de desenvolvimento, aprendizagem e avaliação de aproveitamento, é desenvolvido ao longo da graduação sempre sob mentoria, onde pequenos grupos de alunos são acompanhados por professores/mentores que, além de acompanhar o desenvolvimento do portfólio, promovem a interdisciplinaridade e apoio ao processo de ensino-aprendizagem dos discentes.


Referências:
REFERÊNCIAS: 1 UDESC. Universidade do Estado de Santa Catarina: Centro de Educação Superior do Oeste. 2017. Disponível em: . Acesso em: 07 Out. 2017. 2 CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM. RESOLUÇÃO COFEN – 358/2009: Sistematização da Assistência de Enfermagem e a Implementação do Processo de Enfermagem. Brasília: Copyright, 2009. 3 MACHADO, Ítala Barbosa et al. PROCESSO DE ENFERMAGEM: OPINIÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM DO INTERIOR DO CEARÁ. Revista Expressão Católica, [S.l.], v. 3, n. 1, jun. 2017. ISSN 2357-8483. Disponível em: . Acesso em: 29 Dez. 2017. 4 BRASIL. Supera. 2017. Disponível em: https://www.supera.senad.gov.br/material-aberto/. Acesso no dia: 20 out. 2017.