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9580272 | REFLEXÕES SOBRE O PROGRAMA DE EXTENSÃO “APRENDENDO E ENSINANDO NO MORRO”: UMA POSSIBILIDADE DE REINVENTAR INTERVENÇÕES NO CAMPO DA SAÚDE | Autores: Edna Taís Jeremias Martins ; Vilma Constancia Fioravante dos Santos ; Claudia Capellari ; Tamires Viviane Aparecida Diehl ; Gímerson Erick Ferreira |
Resumo: Introdução: A abertura de espaços que possam dar vazão para a reflexão acerca
dos processos formativos no campo da saúde ganha novos sentidos quando a
complexidade do processo saúde-doença é colocada em voga, ainda mais quando se
soma a isso a demanda dos cenários de prática por profissionais que sejam
propositivos diante de realidades como aquelas permeadas pela vulnerabilidade
social. Disso emerge a reflexão de Paulo Freire1 que versa sobre o
entendimento de que, se os indivíduos não participam de sua história, da
sociedade e não tem consciência de sua realidade, mais distantes estar-se-á
das possibilidades de transformar situações e condições de injustiça e de
desigualdades sociais. Assim, traz-se para o debate a relevância das práticas
que possam favorecer ao futuro profissional a vivência de atividades que
possam colocá-lo em contato com a realidade e problematizá-la como aquelas
voltadas para a educação popular e a extensão universitária. A importância da
educação popular em saúde é inegável no âmbito do Sistema Único de Saúde
(SUS), este tema tem espaço importante nas discussões sobre as práticas dos
serviços de saúde e, não seria diferente, para a formação acadêmica dos
Enfermeiros. Assim como a extensão, que tem como interesse principal a
participação em processos de desenvolvimento da sociedade, de forma dinâmica
buscando caminhos que possam atender as demandas de territórios. A extensão é
dar a mão, mas estender conhecimentos e técnicas que de forma a beneficiar a
vida em sociedade2. Logo, a valorização de diferentes saberes é uma postura
que, além de ser uma virtude dos espaços formativos, deve ser uma competência
atitudinal a ser desenvolvida e fortalecida no meio acadêmico. Objetivo:
Relatar a experiência de desenvolvimento de um programa de extensão que tem o
objetivo de aproximar ensino-serviço-comunidade a partir da integração entre
disciplinas de ensino de graduação, envolvimento de serviços de saúde e
território da periferia de um Município do vale do Paranhana no Rio Grande do
Sul, promovido pelo Curso de Enfermagem-Bacharelado das Faculdades Integradas
de Taquara (FACCAT), uma Instituição de Ensino Superior (IES) comunitária.
Descrição Metodológica: Desde o ano de 2013 são realizadas atividades de modo
a congregar práticas curriculares de disciplinas que se voltam para atividades
assistenciais, norteadas pelos preceitos da Educação Popular; atividades de
extensão que se dão de forma transversal às disciplinas teóricas e práticas do
curso; projetos de intervenção desenvolvidos por acadêmicos em fase de
finalização da graduação em Enfermagem e projetos de pesquisa no formato de
Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). As atividades estão circunscritas em um
programa permanente de extensão promovido pelo curso de Enfermagem, voltadas
ao compartilhamento das atividades de ensino, educação popular e extensão
universitária, sendo este o fio condutor que aproxima a comunidade, o serviço
de saúde e as disciplinas que envolvem imersão no contexto das práticas em
saúde e enfermagem. O interesse em desenvolver atividades neste território
partiu da possibilidade de ser um espaço profícuo para o exercício prático da
produção do cuidado em um contexto em que é imprescindível colocar em prática
a reflexão e a ação voltados a conceitos como a Vulnerabilidade Social,
relações entre Saúde e Ambiente, Territorialização em Saúde, haja vista que a
Equipe de Saúde da Família referência do território está afastada da
comunidade em função de barreiras geográficas, como a distância geográfica,
território acidentado e a inexistência de Agente Comunitário de Saúde que faça
o atendimento local. O território em questão se constituiu a partir da
ocupação pelos moradores na década de 1980 de uma área verde e construíram as
primeiras casas na localidade, o fornecimento de água por empresa pública se
deu somente no início dos anos 2000, mas muitas famílias ainda utilizam água
de poço para consumo humano, ainda não há rede de esgoto e poucas famílias
possuem fossas sépticas. Atualmente, moram no território, aproximadamente, 100
famílias, não há linhas de transporte público, iluminação pública e
calçamento. Resultados: Até o presente momento, foram realizadas atividades no
âmbito dos componentes curriculares de Práticas do Cuidado III, Saúde da
Família e Urbanização e Estágio Curricular na Atenção Básica. E, também,
atividades voltadas a Terapia Comunitária em parceria com o curso de
Psicologia da mesma Instituição, intervenção voltada para a Saúde e Bem-Estar
em parceria com uma das Organizações Não Governamentais (ONG) que atua no
território. No que tange o estabelecimento de comunicação com os serviços de
saúde, já foi realizado uma intervenção juntamente com a Equipe de Saúde da
Família de referência da comunidade para dar início ao processo de
cadastramento das famílias e está planejado um encontro com o Secretário
Municipal de Saúde e representantes do poder legislativo para que se
estabeleça espaços de debate e escuta da população local. A partir da promoção
de encontros e vivências no território descrito está sendo construído um
projeto de pesquisa, ainda não submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da
Instituição, que se utilizará de metodologias participativas, como o
photovoice, com a intenção de dar espaço para o diálogo entre os sujeitos
envolvidos com o fazer do projeto, ou seja, os moradores, estudantes,
profissionais da saúde e professores. Considerações Finais: O envolvimento de
diferentes componentes curriculares, docentes e atores da Rede de Atenção em
Saúde e de outras instituições importantes para a sociedade como as ONGs tem
como pano de fundo a convicção de que é possível dar visibilidade à comunidade
e sujeitos que nela residem e sua percepção acerca dos recursos comunitários
relacionados à saúde e como esta é produzida, produzindo inquietações entre
aqueles que participam das atividades. E, sobretudo instigando os acadêmicos a
refletirem sobre a processo saúde e doença, incubando processos formativos e
de aprendizagem que sejam problematizadores e promotores de profissionais em
saúde críticos e reflexivos. Contribuições para a Enfermagem: Até o momento,
verifica-se que se está ativando um importante processo de integração entre
ensino, serviço e comunidade, promovendo intensa conexão entre conhecimento e
intervenções centradas na realidade social, além das repercussões no processo
formativo dos acadêmicos de Enfermagem. Além disso, este processo tem
constituído importantes espaços de diálogo no âmbito da mobilização de ações
que fortalecem o território local e reinventam intervenções no campo da saúde,
buscando caminhos alternativos que atendam aos interesses e necessidades das
comunidades.
Referências: 1 Brasil. Ministério da Saúde. Saúde Mental em Dados, ano 10, nº 12. Informativo eletrônico. Brasília: outubro de 2015 acesso em 05/01/18.
2 Mendes Karina Dal Sasso, Silveira Renata Cristina de Campos Pereira, Galvão Cristina Maria. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto contexto - enferm. [Internet]. 2008 Dec [Acesso em: 16 jan. 2018.]; 17(4): 758-764. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010407072008000400018&lng=en.
3 Pillon Sandra Cristina, Luis Margarita Antonia Villar. Modelos explicativos para o uso de álcool e drogas e prática da enfermagem. Rev. Latino-Am. Enfermagem [Internet]. 2004 ago [Acesso em: 08 fev. de 2018]; 12 (4): 676-682. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692004000400014&lng=pt.
4 Anziliero, F; Corrêa, APA; Batassini, E.; Soler, BED; Silva, BA.; Begetto, MG Implementação de diagnósticos e cuidados de enfermagem pós sonda nasoenteral em serviço de emergência. Cogitare enfermagem [Internet]. 2017, out [Acesso em: 08 fev. de 2018]; 22 (4): 1-9. Disponível em: http://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/50870.
5 Chaves, ECL; Carvalho, EC; Rossi, LA Validação de diagnósticos de enfermagem: tipos, modelos e componentes validados. Rev Eletrônica Enfermagem [Internet]. 2008 [Acesso em: 08 de fev. 2018]; 10 (2): 513-515. Disponível em: .DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM PARA O ALCOOLISTA: |