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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 9553872

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9553872

CORRESPONDÊNCIA ENTRE AÇÕES DE EDUCAÇÃO DE PACIENTES E FAMILIARES E A CLASSIFICAÇÃO DAS INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM

Autores:
Miriam de Abreu Almeida ; Marina Raffin Buffon ; Giovana Ely Flores ; Maria do Carmo Rocha Laurent ; Elisabeth de Fatima da Silva Lopes

Resumo:
**Introdução:** Os direitos e responsabilidades do paciente são prerrogativas da assistência em saúde. Nesta perspectiva, é importante a identificação de necessidades educativas do paciente e família durante a hospitalização ou atendimento ambulatorial, o planejamento e implementação de ações que oportunizem a mudança de comportamento, seja para pacientes com diagnóstico recente ou crônico (1-2). No hospital deste estudo foram priorizadas ações de educação de acordo com linhas de cuidado estabelecidas para populações específicas e realizadas pela equipe multiprofissional, a partir das suas avaliações, junto ao paciente e família de forma participativa. Diferentemente da orientação, que compreende o conjunto de informações repassadas aos pacientes com o intuito de esclarecimentos e referenciamento, a educação é entendida como um processo que compreende as orientações e ações sistematizadas ao longo do tratamento do paciente, evidenciadas nos registros em prontuário (1-2). A fim de padronizar as ações, facilitar a comunicação e a documentação sistematizada e informatizada de intervenções de enfermagem independentes e colaborativas, dentre outras funções, vem sendo desenvolvida a _Nursing Interventions Classification_ – Classificação das Intervenções de Enfermagem (NIC) por um grupo de pesquisadores da Universidade de Iowa-EUA(3). A classificação na sua totalidade representa o domínio da enfermagem, todavia algumas das intervenções descritas também são implementadas por outros cuidadores e contidas em seus tratamentos. A NIC é estruturada em três niveis: domínios, classes e intervenções.  Em nível mais abstrato situam-se sete domínios, e ligadas a eles estão 31 classes. Ligadas às classes estão distribuídas 554 intervenções de enfermagem. Cada intervenção possui um código, título, definição e uma lista de atividades, que corresponde ao nível mais concreto da ação (3). **Objetivo: **Identificar as intervenções da NIC correspondentes às ações educativas prioritárias para pacientes e familiares, de acordo com as linhas de cuidado estabelecidas em um hospital universitário. **Descrição metodológica: **Trata-se de um estudo descritivo e de mapeamento das ações educativas contidas na Política e no Plano de Educação de Pacientes e Familiares de um hospital público universitário com as Intervenções da NIC. Este hospital é acreditado pela _Joint Commission International_ desde 2013 e possui um Grupo Multiprofissional de Discussão do Capítulo de Educação de Pacientes e Familiares (PFE). No hospital todo o paciente e/ou familiares é avaliado em relação as suas necessidades de educação. Deste modo, todo paciente e/ou familiares que precisar de educação receberá atendimento de acordo com suas necessidades individuais. Estas ações são acompanhadas e reavaliadas de forma contínua desde a admissão do paciente até sua alta, a fim de que tenha condições de apropriar-se do tratamento proposto realizar seu autocuidado (2). O mapeamento foi realizado considerando-se a similaridade do conteúdo das ações educativas instituídas no hospital e das intervenções de enfermagem contidas na classificação, bem como suas definições e as atividades que as compõem. Os aspectos éticos foram respeitados ao serem referenciados os documentos utilizados.**Resultados: **O plano de educação do hospital é direcionado aos pacientes internados nas diversas unidades do hospital, em atendimento ambulatorial, e participantes de pesquisas científicas, submetidos a procedimentos e exames diagnósticos e/ou terapêuticos, de acordo com as linhas de cuidado estabelecidas, quais sejam: - Pacientes em uso dos seguintes medicamentos: anticoagulantes, insulina e quimioterápicos específicos; - Pacientes em situação de transplante; - Pacientes portadores de doenças crônico-evolutivas (Insuficiência Cardíaca Congestiva – ICC e Acidente Vascular Cerebral – AVC); - Pacientes em uso de oxigênio domiciliar, ventilação não invasiva e invasiva, próteses, sondas, cateteres e equipamentos biomédicos; - Pacientes com doenças infectocontagiosas, especificamente portadores de Germes Multirresistentes – GMR; - Pacientes crianças e idosos com risco de abuso e ou negligência(2). A partir do mapeamento realizado destacam-se as principais e mais abrangentes intervenções da NIC e suas definições. São elas: ENSINO: processo de doença (5602) definida como “assistência ao paciente para compreenda as informações relativas a determinado processo de doença”; ENSINO: indivíduo (5606) definida como “planejamento, implementação e avaliação de um programa de ensino criado para atender a necessidades específicas do paciente; ENSINO: pré-operatório (5610) com a definição “assistência ao paciente para que compreenda e se prepare mentalmente para a cirurgia e o período de recuperação pós-operatório”; ENSINO: procedimento/tratamento (5618) definida como “preparo do paciente para compreender e preparar-se mentalmente para procedimento ou tratamento prescrito”; ENSINO: medicamentos prescritos (5616) definida como “preparo de um paciente para, com segurança, tomar os medicamentos prescritos e monitorar seus efeitos; ENSINO: habilidades psicomotoras (5620) definida como “preparação do paciente para desempenhar uma habilidade psicomotora”; ENSINO: Facilitação da aprendizagem (5520); definida como “promoção da capacidade de processar e entender informações; ENSINO: dieta prescrita (5614) definida como “preparo do paciente para seguir corretamente uma dieta prescrita”; ENSINO: grupo (5604) definida como “desenvolvimento, implementação e avaliação de programa de ensino do paciente por um grupo de indivíduos com a mesma condição de saúde”.**Conclusão: **O mapeamento realizado neste estudo possibilitou identificar similaridades entre as ações educativas prioritárias para pacientes e familiares, de acordo com as linhas de cuidado do hospital do estudo e as intervenções de enfermagem da NIC. Estas intervenções, em sua maioria, situam-se no Domínio 3 - Comportamental, que representam cuidados que dão suporte ao funcionamento psicossocial e facilitam mudanças no estilo de vida, e na Classe S – Educação do Paciente, que incluem intervenções para facilitar a aprendizagem. Estas intervenções são pela equipe multiprofissional.**Contribuições/implicações para a Enfermagem**: O processo de educação de pacientes e familiares compreende uma série de ações que estão descritas de forma sistematizada e em linguagem padronizada na Classificação das Intervenções de Enfermagem. Desta forma, a NIC pode auxiliar na identificação das necessidades educativas, implementação e acompanhamento destas ações, bem como na sua documentação em prontuário. Também pode favorecer o ensino de estudantes de graduação em Enfermagem e a pesquisa acerca da necessária mudança de comportamentos e atitudes de pacientes e familiares frente à situação de saúde.


Referências:
1. Siqueira, MM. (Org.) Álcool, Tabaco e outras Drogas na Atenção Básica. 1ª. ed. Vitória-ES: EDUFES, 2016. 284p. 2 Altoé, MN; Cortes, PR; Ambrosio, BT; Siqueira, MM. PAA: 20 anos de ensino, extensão e pesquisa. Revista Guara. 2013, (1):81-87. 3. Siqueira, MM. (Org.). Síndrome de Dependência Alcoólica: Da Teoria à Prática do Cuidar. 1ª. ed. Vitória-ES: EDUFES, 2013. 150p. 4. Wandekoken, KD; Siqueira, MM. Discursos Políticos e a Rede de Atenção aos Usuários de Substâncias Psicoativas. Saude em Debate, 2011, (35):105-112. 5. George, JB. Teorias de enfermagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.