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9528656 | MOOC ‘AVALIAÇÃO DE ENFERMAGEM’: PROPOSTA DE CURSO BASEADO NO COMMUNITY OF INQUIRY | Autores: Ana Luísa Petersen Cogo ; Cibele Duarte Parulla |
Resumo: MOOC ‘AVALIAÇÃO DE ENFERMAGEM’: PROPOSTA DE CURSO BASEADO NO _COMMUNITY OF
INQUIRY_
**Introdução:** Com o desenvolvimento de novas modalidades de educação online, surge em 2008 uma nova proposta de EaD chamada MOOC _(Massive Open Online Course)_ que se caracteriza por ser totalmente aberto (sem pré-requisitos para a participação), online e massivo (ofertado a um grande número de participantes).1. No entanto, a avaliação de tais cursos tem sido debatida, especialmente por existirem diferentes modelos pedagógicos e recursos tecnológicos que orientam essas ações. Nessa direção foi desenvolvido um modelo teórico, orientado pelo referencial de John Dewey, o _Community of Inquiry_ (CoI), que propõe a formação de uma comunidade de aprendizagem. O instrumento resultante desse modelo teórico se destina a acompanhar o desenvolvimento de cursos online considerando três elementos, os quais são a presença de ensino, presença social e presença cognitiva. A presença de ensino consiste na concessão, facilitação e direcionamento de processos cognitivos e sociais, com o objetivo de alcançar resultados de aprendizagem com significado pessoal e com valor educacional. Já a presença social é a capacidade dos alunos se projetarem social e emocionalmente, sendo percebidos como "pessoas reais", em comunicação mediada. E a presença cognitiva seria a extensão pela qual os alunos são capazes de construir e confirmar o significado através de uma reflexão e discurso sustentado.2 No ensino de Enfermagem o CoI tem demonstrado contribuir para o planejamento de ações desenvolvidas em ambiente virtual.3 Este instrumento tem sido avaliado na possibilidade de avaliar MOOC, uma vez que foi desenvolvido para cursos no formato de ensino híbrido.4 Em 2016 foi desenvolvido o MOOC denominado “Avaliação de Enfermagem” abordando um tema fundamental para a prática profissional da Enfermagem com aplicabilidade em diferentes contextos de atuação**. **Esse curso utilizou a versão traduzida do instrumento CoI com o objetivo de verificar sua aplicabilidade nesse tipo de curso. ** Objetivo:** Analisar a avaliação de estudantes de graduação em Enfermagem e de enfermeiros sobre o MOOC “Avaliação de Enfermagem” quanto a presença de ensino, social e cognitiva. **Descrição metodológica:** Pesquisa do tipo exploratória com abordagem quantitativa. O MOOC “Avaliação de Enfermagem” foi hospedado na Plataforma Lúmina e abordava os princípios introdutórios da entrevista e exame físico. O curso inicia com vídeo de uma consulta de enfermagem utilizado como ‘disparador’ das discussões, que ao longo dos módulos exemplificou as etapas da avaliação da paciente. Cada módulo apresentava vídeo-aulas, textos de apoio, fórum de discussão e exercícios objetivos. A participação no curso foi gratuita e aberta à comunidade. O curso teve um total de 693 inscritos, sendo que 263 (37,9%) iniciaram o curso e 158 (22,8%) finalizaram todas as atividades. A população do estudo foi constituída pelos participantes do MOOC e os critérios de inclusão foram estar inscrito e ter participado de pelo menos um dos módulos. Foram excluídos os participantes que não eram estudantes de graduação em Enfermagem ou enfermeiros. A coleta de dados foi composta pelo Instrumento Comunidade de Investigação adaptado (tradução do Community of Inquiry Survey). O questionário foi aplicado online, com a utilização do Google Forms. Dos 158 participantes que concluíram o curso, 128 preencheram online o instrumento de avaliação e aplicados os critérios de inclusão e exclusão a amostra final foi composta por 118 participantes. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade (Parecer nº 1.592.853). **Resultados: **A população do estudo foi constituída por 73 (61,6%) enfermeiros e 45 (38,1%) estudantes de graduação em Enfermagem com média de idade de 31,5 anos (± 9,4). O conhecimento de informática dos participantes foi indicado como sendo intermediário por 53 participantes (44,9%) e avançado por 36 (30,5%). A modalidade MOOC não era conhecida por 62 (53%) dos participantes e 69 (58,5%) não realizaram esse tipo de curso previamente. No que se refere à comunicação 93 (79,5%) responderam que não se comunicaram com outros participantes do curso. A maior parte não buscou informações sobre qualquer assunto relacionado ao tema do MOOC em qualquer outra fonte 73 (61,9%). O curso atendeu as expectativas de 94,9% dos participantes e a busca pela realização do curso foi predominantemente estimulada pela aquisição de novos conhecimentos (85,6%). A avaliação do MOOC foi realizada pelos participantes utilizando o instrumento CoI quanto a presença de ensino, social e cognitiva e quando comparados os escores médios das três dimensões do instrumento, houve diferença significativa (p<0,001), sendo que a melhor avaliada foi a dimensão Presença de Ensino com média 4,4 (**± **0,5). As pontuações mais baixas se concentraram na Presença Social. A presença cognitiva, com pontuação média 4,1 (± 0,5) apresentou médias mais altas nos itens relacionados à ‘Resolução’. O grupo que estabeleceu algum tipo de comunicação apresentou maior pontuação no domínio Presença Social (p=0,011) e, a Presença Cognitiva apresentou maior pontuação média na avaliação do grupo que buscou informações sobre o tema do curso em outras fontes (p=0,010). Quando comparado o conhecimento de informática com a avaliação do CoI, pode-se averiguar diferença significativa quanto à avaliação da Presença Social (p=0,044) e Presença Cognitiva (p=0,007), quanto maior o conhecimento em informática, melhor a avaliação das presenças. As dimensões Presença de Ensino e Cognitiva apresentaram médias significativamente mais altas no grupo que avaliou que suas expectativas foram atendidas (p=0,004 e p=<0,001 respectivamente). **Conclusão:** A presença de ensino apresentou a pontuação média mais alta dentre as três presenças avaliadas no MOOC ‘Avaliação de enfermagem’, refletindo a qualidade do planejamento e o desenvolvimento de materiais digitais atrativos e de qualidade. As pontuações apresentadas na presença social se refletem em parte ao formato de curso realizado e a pouca interação entre os participantes nos fóruns de discussão. Os dados encontrados associados à literatura apresentada colocam em pauta a importância e a avaliação da presença social dentro dos MOOCs. A presença cognitiva confirma a utilização do vídeo disparador das discussões como um aspecto positivo, que levou a uma maior compreensão do conteúdo. **Contribuições/implicações para a Enfermagem: **A composição da amostra ser em maior parte constituída por enfermeiros demonstrou o interesse dessa população nesse tipo de curso. A principal motivação para a participação no curso foi o aprendizado/aperfeiçoamento, seguida de crescimento profissional. Esses dados refletem a importância da temática escolhida e a aplicabilidade do conhecimento na prática profissional, devendo ser estimulado o desenvolvimento de outros cursos nessa direção.
Referências: Assis VC, Amaral MPH, Mendonça AE. Análise da qualidade das notificações de dengue informadas no sistema de informação de agravos de notificação, na epidemia de 2010, em uma cidade pólo da zona da mata do Estado de Minas Gerais. Revista APS, 2015; 17 (4): 429-437.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Coordenação Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços. Guia de Vigilância em Saúde. Volume Único. 1 ed. atualizada. Brasília: Ministério da Saúde, 2016.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Guia de Vigilância Epidemiológica. 7 ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2009.
Braz RM, Oliveira PTR, Reis AT, Machado NMS. Avaliação da completude da variável raça/cor nos sistemas nacionais de informação em saúde para aferição da equidade étnico-racial em indicadores usados pelo Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde. Saúde Debate, 2013; 37(99):554-562.
Romero DE, Cunha CB. Avaliação da qualidade das variáveis sócio-econômicas e demográficas dos óbitos de crianças menores de um ano registrados no Sistema de Informações sobre Mortalidade do Brasil (1996/2001). Cad Saúde Pública, 2006; 22(3): 673-84. |