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9500498 | INTEGRAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENFERMAGEM | Autores: Daniela do Carmo Kabengele ; Ana Paula Miyazawa ; Tânia Maria Alves Bento |
Resumo: **INTEGRAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENFERMAGEM**
_Ana Paula Miyazawa_
Tânia Maria Alves Bento
Daniela do Carmo Kabengele
**INTRODUÇÃO: **Desde a década de 1980 com a regulamentação do Sistema Único de Saúde através da Constituição Federal de 1988 e da Lei 8.080 de 1990, as diretrizes para a formação dos profissionais de saúde vêm se tornando foco de debates e gerando mudanças significativas nos serviços de ensino e de saúde. Atualmente, as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Enfermagem – DCNs1 propõem a formação de profissionais capazes de atuar com qualidade, eficiência e resolutividade, dentro do Sistema Único de Saúde, e cuja autonomia e discernimento assegurem a integralidade da atenção e a qualidade e a humanização do atendimento prestado aos indivíduos, famílias e comunidades. Entretanto, se por um lado as escolas de ensino superior avançaram na concepção crítico-reflexiva em relação à sociedade, por outro, ainda se revelam conservadoras na maneira como ensinam e operam os conteúdos, adotando grades curriculares estanques, que levam à formação de um estudante comparável a uma colcha de retalhos.2 Neste contexto, o estágio curricular obrigatório desenvolvido nos Cursos de Enfermagem pode se constituir em um momento de integração entre o conhecimento teórico-científico com a realidade social e econômica de uma localidade, de modo a estimular a relação ensino-serviço e colocar o futuro profissional em contato com as diversas necessidades da sociedade assistida, o que possibilita ao estudante ser um agente transformador desta realidade.3 Coliselli et al4 desdobram o argumento ao afirmar que o estágio pode representar não apenas uma fase da graduação onde são desenvolvidas atividades práticas procedimentais, mas principalmente um espaço que possibilite a inter-relação entre os sujeitos envolvidos, os conteúdos, as práticas e as vivências, as tecnologias e as habilidades no sentido de contribuir com a re-significação do papel dos profissionais enquanto co-protagonistas na construção da saúde. Diante desta situação, esta pesquisa teve por objetivo identificar a potencialidade do estágio curricular obrigatório na integração teoria-prática e na problematização das situações de saúde na visão do estudante do Curso de Graduação em Enfermagem. **METODOLOGIA: **Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, de abordagem quantitativa desenvolvido em uma instituição particular de ensino superior onde o estágio curricular do Curso de Enfermagem é desenvolvido nos dois últimos períodos letivos, totalizando 840 horas. As disciplinas se dividem em Estágio Curricular Supervisionado I e II, e são realizadas respectivamente na Atenção Básica (440 horas) e na Unidade Hospitalar (400 horas). A amostra de participantes da pesquisa se constituiu de 47 estudantes matriculados no Curso de Enfermagem que realizaram o estágio curricular em Atenção Básica no segundo semestre do ano de 2016, em Unidades de Saúde da Família. O instrumento para coleta de dados foi composto por um formulário com oito itens no formato de Escala de Likert de 5 pontos (variando do extremo 1, concordo totalmente ao 5, discordo totalmente) relacionados aos objetivos da pesquisa. O Estudo foi iniciado após a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa do Centro Universitário Tiradentes – UNIT/AL, conforme CAAE 55960116.3.0000.5013. **RESULTADO E DISCUSSÃO: **A amostra se caracterizou como predominantemente feminina (91,48%), com idades entre 20 e 49 anos e 42,55% dos participantes da amostra já exerceram ou exercem atividade profissional na área da saúde. No que se refere à integração entre teoria e prática, percebeu-se que a maior parte dos participantes da pesquisa (59,57%) concordou que houve relação entre os conteúdos trabalhados em sala de aula e a realidade encontrada nos serviços de saúde. Para 61,70% dos participantes da pesquisa, o estágio também oportunizou espaços para a problematização da situação de saúde da população, de forma que o estudante teve autonomia para definir a conduta mais adequada para cada caso, conferindo um novo significado a sua atuação, transformando o sucesso individual em uma conquista também da equipe de saúde. Assim, o estágio curricular do Curso de Enfermagem pode ser considerado um ambiente de aprendizagem, no qual o estudante não se capacita apenas profissionalmente, mas cria também possibilidades para o desenvolvimento e o fortalecimento da sua autonomia e da visão social voltada para a integração dos múltiplos determinantes do processo saúde-doença. Ao serem indagados sobre a participação dos profissionais das equipes de saúde ao longo do estágio, 78,72% dos participantes da pesquisa concordaram ou concordaram totalmente que o estágio lhes oportunizou compartilhar com a equipe, o planejamento das ações a serem desenvolvidas. Paralelamente, 40% dos participantes da pesquisa afirmaram concordar que o acolhimento da equipe de saúde onde se realizaram os estágios curriculares foi fundamental para o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem, pois quando existe aproximação entre estudantes, profissionais e população, os estagiários adquirem uma nova percepção do processo saúde-doença, que permeia questões sociais, econômicas e culturais, favorecendo o aproveitamento do estágio como prática pedagógica. Em todos os itens avaliados, houve maior concordância dos participantes da pesquisa que já atuam ou atuaram como profissionais da área de saúde. O maior nível de concordância pode ser explicado pelo fato de que esses estudantes se depararam durante sua trajetória extracurricular, com situações reais do cotidiano propícias para o desenvolvimento de atitudes e valores condizentes com a prática profissional. A compreensão da operacionalidade do sistema de saúde e das fragilidades de cada cenário de prática acadêmica pode contribuir para o melhor desenvolvimento do processo ensino e aprendizagem durante a realização do estágio. **CONCLUSÃO: **Esta pesquisa evidencia a potencialidade do estágio curricular no processo de aprendizagem do estudante do Curso de Enfermagem, constituindo um espaço privilegiado para a reflexão e transformação da realidade dos serviços de saúde. Evidencia-se a importância da equipe de saúde na formação de novos profissionais para que estes sejam capazes de atuar com qualidade, eficiência e resolutividade, autonomia e discernimento que assegurem a qualidade e humanização do atendimento.
PALAVRAS CHAVE: Enfermagem, Estágio Clínico, Competências.
**1 **Ministério da Educação (Brasil). Parecer CNE/CES nº. 1133, de 07 agosto de 2001. Diretrizes curriculares nacionais dos cursos de graduação em enfermagem, medicina e nutrição. Diário Oficial da União 03 out 2001.
**2 **SILVA, Kênia Lara; SENA, Roseni Rosângela de. Integralidade do cuidado na saúde: indicações a partir da formação do enfermeiro.** Rev. esc. enferm. USP**, São Paulo , v. 42, n. 1, p. 48-56, Mar. 2008
**3 **COSTA, Lauriana Medeiros e; GERMANO, Raimunda Medeiros. Estágio curricular supervisionado na Graduação em Enfermagem: revisitando a história.** Rev. bras. enferm.**, Brasília, v. 60, n. 6, p. 706-710, Dec. 2007 .
**4 **COLLISELLI, Liane et al . Estágio curricular supervisionado: diversificando cenários e fortalecendo a interação ensino-serviço.** Rev. bras. enferm.**, Brasília , v. 62, n. 6, p. 932-937, Dec. 2009 .
Referências: Venâncio ICT. Brasileiro M.E, França RV. Sistematização da assistência de Enfermagem em Saúde do Trabalhador. Revista eletrônica de Enfermagem do Centro de Estudos de Enfermagem e Nutrição, 2011. (2) p. 1-15.
Valle ARMC,Moura MEB,Nunes BMVT, Figueiredo MLF. A biossegurança sob o olhar de enfermeiros. Rev. enferm. UERJ. 2012 jul/set; 20(3):361-7.
Sarquis LMM, Felli VEA. The feelings experienced after occupational exposure among health care workers: fulcrum approach to work in health institutions. Rev. bras. enferm. [Internet] 2009; 62(5) [acesso em 15 fev 2018]. Disponível: http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672009000500008. |