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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 9458949

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9458949

RELAÇÕES E SIGNIFICADOS ENTRE AS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO, PRÁTICA DOCENTE E CUIDADO EDUCATIVO NA ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) PRIVADA DE PORTO ALEGRE/RS

Autores:
Ane Isabel Linden ; Rosalia Figueiró Borges ; Denise Antunes de Azambuja Zocche4 ; Aline Aparecida da Silva Pierotto ; Vânia Schneider

Resumo:
**Introdução:** As práticas pedagógicas inovadoras denominadas de metodologias ativas são ferramentas utilizadas no contexto de ensino para a construção do saber em enfermagem. Neste sentido, busca-se uma articulação dialógica entre a prática assistencial e a educacional, considerando que o enfermeiro utiliza  para o desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem,  ações mobilizadoras de cuidado no espaço de ensinagem.1 A proposta do cuidado educativo surgiu a partir da tese de doutorado de uma das autoras 2, no campo da Educação, revelando que o professor constrói seu momento de ensino, por meio de uma teia pedagógica que propicia o desenvolvimento do aluno, sendo  o desfecho o aprendizado. Entretanto, para que essa construção seja viável, ele necessita transitar pelo “cuidado”, para que se estabeleça uma relação de ensino, a qual definiu-se como “Cuidado Educativo”. Ao realizar a composição entre o ensinar e o cuidar denominada de “Cuidado Educativo” a ideia central foi de revelar que, independente da área de conhecimento, os docentes universitários desenvolvem uma prática educativa permeada de comportamentos de cuidar no processo de ensinagem ao longo da formação acadêmica. O ser-aluno é mobilizado através do comportamento do docente no espaço de ensinagem, refletindo em sua~~:~~ aprendizagem, nas posições sobre si e sobre o outro, bem como na constituição de uma responsabilidade social. Considerando a relevância de associar as ações do cuidar na docência universitária, a tese, de cunho qualitativo, foi realizada com professores das áreas das ciências humanas e das exatas de uma instituição de ensino superior privada do RS.  Empreendeu-se  um exercício reflexivo da prática docente, na constituição de uma autoformação do “ser acadêmico” em uma dimensão voltada para o cuidado. Focou-se no processo de conhecimento vinculado a uma dialética de promoção da consciência de si, de cuidado e do saber, em uma proposta de transformação das relações humanas. Neste sentido, a aprendizagem se amplia na medida em que se estabelecem elementos impulsionadores por meio de um ambiente motivador e inspirador que fazem parte da responsabilidade do “Educador cuidador”. Articulando o estudo desta tese de doutorado, questiona-se: Como o Cuidado Educativo está presente no desenvolvimento das metodologias ativas no ensino de enfermagem? Na perspectiva do docente universitário as ferramentas pedagógicas são utilizadas no ensino de forma a mobilizar os futuros profissionais a realizar reflexões críticas acerca do ambiente do cuidado. Para tanto, a perspectiva do Cuidado Educativo poderia intensificar a dinâmica do processo das metodologias ativas, uma vez que pressupõem-se que o comportamento do docente de enfermagem e as práticas educativas desenvolvidas no contexto da aprendizagem representam pilares que mobilizam e potencializam a aprendizagem. Considerando que a Educação é uma forma de intervenção no mundo3, o Cuidado Educativo surge como uma proposta onde o educador e o educando aprendem na troca de saberes e na socialização de experiências e, juntos, contribuem para um contexto real e pleno de valores éticos e de respeito. Ressalta-se ~~que~~ os princípios para a Educação do século XXI~~4~~ aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a viver juntos. Neste sentido, a inclusão do “aprender a cuidar” é fonte de admiração e inspiração, o que representa um elemento integrador na esfera das dimensões dos saberes. A aprendizagem precisa ser inspiradora e motivadora para que o aluno possa ~~se~~ desenvolver as competências esperadas. A motivação para a aprendizagem é referenciada como sendo uma iniciação necessária para a manutenção de um comportamento com objetivo e uma meta determinada.5 Se a Educação é uma forma de intervenção no mundo, no sentido de mudá-lo, então deve-se pensar em uma proposta educativa unificada no ensino universitário. As metodologias ativas são consideradas concepções educativas que mobilizam os processos de ensino e aprendizagem. **Objetivo:** Relatar a experiência dos professores de um curso de enfermagem de uma instituição privada no RS acerca de como o cuidado educativo está presente no desenvolvimento das metodologias ativas no ensino de enfermagem. **Metodologia: **Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo do tipo relato de experiência de um grupo de professores de uma IES privada acerca do desenvolvimento das metodologias ativas de ensino na prática docente de enfermagem e a sua relação com o tema cuidado educativo. Ao longo do ano de 2017, a coordenação da graduação em enfermagem da IES, com apoio da equipe da Formação docente da universidade e do colegiado do mestrado profissional em Enfermagem, realizou atividades de formação com intuito de viabilizar e potencializar as atividades acadêmicas, considerando as políticas públicas e as Diretrizes Curriculares Nacionais que norteiam o processo de ensino e aprendizagem na saúde e por consequência na enfermagem. Os docentes foram estimulados a (re) pensar sobre o desenvolvimento das atividades em sala de aula, enfatizando-se a importância da problematização no contexto de ensino de enfermagem, articulando-se o realinhamento das aulas para uma proposta inovadora e potencializando a aprendizagem significativa, tendo como centro o cuidado. **Resultados:** Na perspectiva do docente universitário, as ferramentas pedagógicas são utilizadas no ensino de forma a mobilizar os futuros profissionais a realizar reflexões críticas acerca do ambiente do cuidado. As discussões críticas e os momentos de reflexão realizados com o colegiado foram fundamentais para os professores ~~e~~ articularem, em suas atividades acadêmicas, aulas interativas e lúdicas como forma de viabilizar uma aprendizagem significativa. As aulas teóricas na enfermagem são mobilizadas e construídas por professores ativos que elaboram situações de ensino que promovem uma aproximação crítica do aluno com a realidade, bem como preparam o ambiente e sala de aula de forma a gerar reflexões acerca dos problemas que ocorrem no contexto da enfermagem, gerando curiosidade e desafiando o aluno a pensar sobre intervenções. Neste contexto de prática educativa o professor deve disponibilizar recursos para pesquisar problemas e soluções**. Conclusão**: Percebeu-se que a continuidade de educação permanente na formação docente para discussão acerca das estratégias pedagógicas são significativas para o desenvolvimento das metodologias ativas. O Cuidado Educativo est~~ar~~á presente quando o professor promove uma prática educativa que envolve atributos do cuidado na relação professor/aluno, sendo importante para a promoção da competência para o cuidado no ensino universitário. O cuidado~~,~~ mobiliza o agir do professor no espaço de sala de aula, o saber-fazer do educador cuidador possui uma intencionalidade subjetiva, criando um ambiente de cuidado que favorece as metodologias ativas. **Contribuições e implicações para a enfermagem: **Considerando o cuidado como essência para a enfermagem, é necessário que a constituição do espaço de sala de aula seja re-criado e re-direcionado para um ambiente universitário inovador. O Cuidado Educativo, na figura do professor – educador - cuidador, e o ser aluno, são peças fundamentais na dialética da filosofia e educação. O educador cuidador deve exercer o seu saber-fazer experienciando novas realidades, problematizando o cenário de saúde e mantendo a mente aberta para as diferenças e dificuldades individuais e coletivas**. **


Referências:
1. Casemiro JP, Fonseca ABC, Secco FVM. Promover saúde na escola: reflexões a partir de uma revisão sobre saúde escolar na América Latina. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro 2014; 19(3): 829-840. 2. Brasil. Ministério da Saúde. Caderno do gestor do PSE. Ministério da Saúde, Ministério da Educação. Brasília: 2015. 3. Machado MFAS, Gubert FA, Meyer APGFV, Sampaio YPCC, Dias MAS, Almeida, AMB, et al. Programa Saúde na Escola: estratégia promotora de saúde na atenção básica no Brasil. Rev. Bras. Crescimento Desenvolvimento Humano. São Paulo 2015; 25(3): 307-312. 4. Silvestre C, Almeida J, Conceição MH, Albuquerque OM. Análise de promoção das práticas corporais e atividade física propostas pelo Programa Saúde na Escola nas escolas de Samambaia/Distrito Federal. Atas CIAIQ2016. 5º Congresso Ibero-americano em Investigação Qualitativa, 2016; 2: 1645-1652. 5. Faial LCM, Silva RMCRA, Pereira ER, Refrande SM, Souza LMC, Faial CSG. A escola como campo de promoção à saúde na adolescência: revisão literária. Revista Pró-UniverSUS. 2016; 7(2): 22-29.