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9428948 | CURSO DE ATUALIZAÇÃO PARA A ASSISTÊNCIA EM PSIQUIATRIA | Autores: Luciara Fabiane Sebold5 ; Ana Belmira Padilha Tadielo ; Michelle Machado Fortunato ; Shaiane Salvador da Luz |
Resumo: CURSO DE ATUALIZAÇÃO PARA A ASSISTÊNCIA EM PSIQUIATRIA
Shaiane Salvador da Luz1; Michelle Machado Fortunato2; Ana Belmira Padilha
Tadielo3; Lucia Nazareth Amante4; Luciara Fabiane Sebold5.
INTRODUÇÃO: Educação continuada é definida pela Organización Panamericana de
Salud como um processo permanente de educação, complementando a formação
básica, objetivando atualização e melhor capacitação de pessoas e grupos,
frente às mudanças técnicas e científicas1. Nas últimas décadas, muito se tem
discutido sobre a questão de que a graduação, qualquer que seja a área do
conhecimento, não gera profissionais totalmente capacitados para todas as
áreas do saber. Essa consideração evidencia que complementações e atualizações
futuras tornam-se necessárias e fala a favor da integração de conhecimentos no
nível de graduação2. Dessa formação, resulta um enfermeiro que não pode
assumir o compromisso com a assistência psiquiátrica em seus diferentes níveis
de atendimento, pois é exigido dele que conheça todos os serviços que compõem
o continuum desta assistência3. A promoção de cursos de capacitação e educação
continuada aos profissionais de saúde, são instrumentos essenciais para a
qualificação dos trabalhadores, centrada nas necessidades de transformação da
prática. São ferramentas utilizadas para promover o desenvolvimento das
pessoas e assegurar qualidade na prestação dos serviços. A Unidade de
Psiquiatria do Hospital Regional Hans Dieter Schimidt (HRHDS) destina-se ao
atendimento de pacientes portadores de transtorno mental grave em caráter de
urgência/ emergência, com risco de auto e hetero agressão, proporcionando uma
assistência integral, contínua e especializada com emprego de condutas
diferenciadas. Neste sentido, o pessoal precisa ser altamente capacitado para
assistir o paciente nas diversas situações que ofereçam risco a sua
integridade física, bem como de seus familiares e acompanhantes. OBJETIVO:
Capacitar os profissionais da área da saúde de nível superior e de nível médio
para atuar de forma segura no atendimento de pacientes portadores de
transtorno mental grave em caráter de urgência/ emergência, com risco de auto
e hetero agressão. DESCRIÇÃO METODOLÓGICA: Inicialmente foi identificada a
necessidade de aprimorar o conhecimento técnico e prático dos profissionais,
garantindo qualidade no atendimento aos pacientes. Sendo assim, como
enfermeira responsável técnica da Unidade de Psiquiatria, com a colaboração de
outra enfermeira da instituição, resolvemos nos reunir e escrever o projeto de
educação continuada para submeter a Diretoria de Desenvolvimento Humano da
Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina. O cronograma prevê o
desenvolvimento de atividades durante a jornada de trabalho da equipe de saúde
da Psiquiatria/HRHDS conforme planejamento exposto em cronograma e divulgado
para equipe. Os encontros do curso ocorrem mensalmente, coordenados pela
enfermeira da unidade, com palestras programadas e ofertadas por profissionais
convidados, sendo o público alvo a equipe de enfermagem. Foram realizados dois
encontros com o mesmo tema a fim de proporcionar oportunidade de participação
aos servidores, totalizando vinte encontros presenciais de duas horas cada um.
As datas poderiam sofrer alterações conforme necessidade da equipe de
enfermagem da unidade, desde que comunicadas com antecedência no mural da
Psiquiatria. Os temos foram os seguintes, encontro 1º: A. História da saúde
mental e reforma psiquiátrica, B. Legislação, C. Internação
voluntária/involuntária/judicial; encontro 2°: A. Vendo o paciente como um
todo, B. Ética, bioética e empatia, C. Modelos de atenção; encontro 3º: A.
Funções mentais, B. Anamnese psiquiátrica; encontro 4°: A. Crise, B. Abordagem
do paciente com agitação psicomotora e agressividade (contenção física e
química); encontro 5°: Comorbidades clínicas em psiquiatria: esquizofrenia e
transtorno bipolar; encontro 6°: Comorbidades clínicas em psiquiatria:
depressão e suicídio (avaliação do paciente com ideação suicida e tentativa de
suicídio/ prevenção de suicídio/ abordagem clínica nas intoxicações
medicamentosas); encontro 7°: Comorbidades clínicas em psiquiatria: transtorno
de ansiedade (TOC/pânico) e transtorno de personalidade (boderline/conversivo,
dentre outros); encontro 8°: Comorbidades clínicas em psiquiatria: transtornos
psicossexuais e transtornos de alimentação (anorexia/bulemia/obesidade);
encontro 9°: Medicações psiquiátricas e suas interações; encontro 10°: Álcool
e drogas (avaliação do paciente dependente químico); encontro 11°: Suporte
nutricional em psiquiatria; encontro 12°: Mobilidade do paciente na
psiquiatria. Segurança do paciente; encontro 13°: A. Visita de pacientes, B.
Atendimento familiar; encontro 14°: A. Treinamento frente à parada
cardiorrespiratória (PCR) in loco; encontro 15°: A. Sistematização da
assistência de enfermagem, B. Atenção com prontuário e checagem, C. Anotações
de enfermagem; 16°: Projeto terapêutico psiquiatria; encontro 17°: Projeto
terapêutico psiquiatria; encontro 18°: Projeto terapêutico psiquiatria;
encontro 19°: Projeto terapêutico psiquiatria; encontro 20°: Procedimento
Operacional Padrão (POP) da unidade de psiquiatria; encontro 21°: POP da
unidade de psiquiatria. Os procedimentos metodológicos empregados foram o de
aula expositiva dialogada: exposição de aula pré-elaborada pelo professor e
estratégias de discussão entre alunos e professor a fim de construir um
conjunto de conhecimento. Socialização de conhecimento: exercício de revisão
de conhecimentos adquiridos durante a aula por meio de discussão entre alunos
e professor. Braim Storm para direcionar a aula a partir do conhecimento
prévio dos alunos. Verificação de aprendizagem: atividade de avaliação de
conhecimento adquirido com emprego de uma situação problema ou de questões
específicas. Participaram vinte e dois profissionais de enfermagem da unidade
e em alguns encontros quatro membros da equipe multidisciplinar. Com a
finalização do curso de atualização para a assistência em psiquiatria, os
servidores que participaram assiduamente das aulas receberam certificação que
pode ser utilizada para progressão de carreira do hospital. Houve momentos de
aulas teóricas e práticas in loco como, por exemplo, nos temas de contenção
física/mecânica e PCR. Este curso foi ministrado nas dependências do (HRHDS),
não havendo custos para os organizadores nem para a instituição. RESULTADOS:
Com a finalização do curso toda a equipe de enfermagem foi preparada para
exercer suas atribuições com excelência profissional. A promoção da educação
em saúde amplia o ambiente, tornando-o apropriado de maneira que venha a
reorientar a prática do serviço na Unidade de Psiquiatria do (HRHDS),
agregando propostas pedagógicas trabalhadas de maneira libertadora e
comprometida com o desenvolvimento da equipe. CONCLUSÃO: Esta capacitação
possibilitou aprimorar o conhecimento teórico e prático, melhorando
consideravelmente a assistência de enfermagem na unidade de psiquiatria.
Transformou saberes existente, desenvolveu no sentido mais amplo a compreensão
da situação das práticas em saúde no Hospital Regional Hans Dieter Schimitd. O
curso passou a fazer parte dos planejamentos anuais do serviço.
CONTRIBUIÇÕES/IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: Acredita-se que a atualização dos
profissionais de enfermagem proporciona conhecimentos que direcionam a uma
assistência mais eficiente, planejada, contínua e segura, além de promover o
enaltecimento da categoria profissional. DESCRITORES: Educação em Saúde;
Enfermagem; Psiquiatria. TEMA 2: Integração ensino-serviço-comunidade como
estratégia para a formação profissional e consolidação da Sistematização da
Assistência de Enfermagem
Referências: 1. Ministério da Educação (Br). Resolução CNE/CES Nº 3, 07 / 11 / 2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em enfermagem. Disponível em: Acesso em 01-03-18.
2. BRASIL. A Declaração dos direitos humanos. Disponível em: Acesso em: 26 de maio de 2017.
3. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. São Paulo, agosto de 2015. Disponível em: < https://www.imprensaoficial.com.br> Acesso em: 26 de maio de 2017.
4. BRASIL. Relatório Final sobre a efetividade da Lei de Cotas nas Universidades estadual. Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro. 2017. Disponível em: https://www.pge.rj.gov.br/. Acesso em 20-11-17
5. Matos, Uilma Rodrigues e Barbosa, Idenilton Mário de Jesus. Políticas de Permanência como Determinantes da Equidade no Ensino Superior na UERJ e na UFBA. Observatório da Educação - OBEDUC da CAPES. Disponível em http://www.equidade.faced.ufba.br/ Acesso em 20-11-17 |