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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 9428948

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9428948

CURSO DE ATUALIZAÇÃO PARA A ASSISTÊNCIA EM PSIQUIATRIA

Autores:
Luciara Fabiane Sebold5 ; Ana Belmira Padilha Tadielo ; Michelle Machado Fortunato ; Shaiane Salvador da Luz

Resumo:
CURSO DE ATUALIZAÇÃO PARA A ASSISTÊNCIA EM PSIQUIATRIA Shaiane Salvador da Luz1; Michelle Machado Fortunato2; Ana Belmira Padilha Tadielo3; Lucia Nazareth Amante4; Luciara Fabiane Sebold5. INTRODUÇÃO: Educação continuada é definida pela Organización Panamericana de Salud como um processo permanente de educação, complementando a formação básica, objetivando atualização e melhor capacitação de pessoas e grupos, frente às mudanças técnicas e científicas1. Nas últimas décadas, muito se tem discutido sobre a questão de que a graduação, qualquer que seja a área do conhecimento, não gera profissionais totalmente capacitados para todas as áreas do saber. Essa consideração evidencia que complementações e atualizações futuras tornam-se necessárias e fala a favor da integração de conhecimentos no nível de graduação2. Dessa formação, resulta um enfermeiro que não pode assumir o compromisso com a assistência psiquiátrica em seus diferentes níveis de atendimento, pois é exigido dele que conheça todos os serviços que compõem o continuum desta assistência3. A promoção de cursos de capacitação e educação continuada aos profissionais de saúde, são instrumentos essenciais para a qualificação dos trabalhadores, centrada nas necessidades de transformação da prática. São ferramentas utilizadas para promover o desenvolvimento das pessoas e assegurar qualidade na prestação dos serviços. A Unidade de Psiquiatria do Hospital Regional Hans Dieter Schimidt (HRHDS) destina-se ao atendimento de pacientes portadores de transtorno mental grave em caráter de urgência/ emergência, com risco de auto e hetero agressão, proporcionando uma assistência integral, contínua e especializada com emprego de condutas diferenciadas. Neste sentido, o pessoal precisa ser altamente capacitado para assistir o paciente nas diversas situações que ofereçam risco a sua integridade física, bem como de seus familiares e acompanhantes. OBJETIVO: Capacitar os profissionais da área da saúde de nível superior e de nível médio para atuar de forma segura no atendimento de pacientes portadores de transtorno mental grave em caráter de urgência/ emergência, com risco de auto e hetero agressão. DESCRIÇÃO METODOLÓGICA: Inicialmente foi identificada a necessidade de aprimorar o conhecimento técnico e prático dos profissionais, garantindo qualidade no atendimento aos pacientes. Sendo assim, como enfermeira responsável técnica da Unidade de Psiquiatria, com a colaboração de outra enfermeira da instituição, resolvemos nos reunir e escrever o projeto de educação continuada para submeter a Diretoria de Desenvolvimento Humano da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina. O cronograma prevê o desenvolvimento de atividades durante a jornada de trabalho da equipe de saúde da Psiquiatria/HRHDS conforme planejamento exposto em cronograma e divulgado para equipe. Os encontros do curso ocorrem mensalmente, coordenados pela enfermeira da unidade, com palestras programadas e ofertadas por profissionais convidados, sendo o público alvo a equipe de enfermagem. Foram realizados dois encontros com o mesmo tema a fim de proporcionar oportunidade de participação aos servidores, totalizando vinte encontros presenciais de duas horas cada um. As datas poderiam sofrer alterações conforme necessidade da equipe de enfermagem da unidade, desde que comunicadas com antecedência no mural da Psiquiatria. Os temos foram os seguintes, encontro 1º: A. História da saúde mental e reforma psiquiátrica, B. Legislação, C. Internação voluntária/involuntária/judicial; encontro 2°: A. Vendo o paciente como um todo, B. Ética, bioética e empatia, C. Modelos de atenção; encontro 3º: A. Funções mentais, B. Anamnese psiquiátrica; encontro 4°: A. Crise, B. Abordagem do paciente com agitação psicomotora e agressividade (contenção física e química); encontro 5°: Comorbidades clínicas em psiquiatria: esquizofrenia e transtorno bipolar; encontro 6°: Comorbidades clínicas em psiquiatria: depressão e suicídio (avaliação do paciente com ideação suicida e tentativa de suicídio/ prevenção de suicídio/ abordagem clínica nas intoxicações medicamentosas); encontro 7°: Comorbidades clínicas em psiquiatria: transtorno de ansiedade (TOC/pânico) e transtorno de personalidade (boderline/conversivo, dentre outros); encontro 8°: Comorbidades clínicas em psiquiatria: transtornos psicossexuais e transtornos de alimentação (anorexia/bulemia/obesidade); encontro 9°: Medicações psiquiátricas e suas interações; encontro 10°: Álcool e drogas (avaliação do paciente dependente químico); encontro 11°: Suporte nutricional em psiquiatria; encontro 12°: Mobilidade do paciente na psiquiatria. Segurança do paciente; encontro 13°: A. Visita de pacientes, B. Atendimento familiar; encontro 14°: A. Treinamento frente à parada cardiorrespiratória (PCR) in loco; encontro 15°: A. Sistematização da assistência de enfermagem, B. Atenção com prontuário e checagem, C. Anotações de enfermagem; 16°: Projeto terapêutico psiquiatria; encontro 17°: Projeto terapêutico psiquiatria; encontro 18°: Projeto terapêutico psiquiatria; encontro 19°: Projeto terapêutico psiquiatria; encontro 20°: Procedimento Operacional Padrão (POP) da unidade de psiquiatria; encontro 21°: POP da unidade de psiquiatria. Os procedimentos metodológicos empregados foram o de aula expositiva dialogada: exposição de aula pré-elaborada pelo professor e estratégias de discussão entre alunos e professor a fim de construir um conjunto de conhecimento. Socialização de conhecimento: exercício de revisão de conhecimentos adquiridos durante a aula por meio de discussão entre alunos e professor. Braim Storm para direcionar a aula a partir do conhecimento prévio dos alunos. Verificação de aprendizagem: atividade de avaliação de conhecimento adquirido com emprego de uma situação problema ou de questões específicas. Participaram vinte e dois profissionais de enfermagem da unidade e em alguns encontros quatro membros da equipe multidisciplinar. Com a finalização do curso de atualização para a assistência em psiquiatria, os servidores que participaram assiduamente das aulas receberam certificação que pode ser utilizada para progressão de carreira do hospital. Houve momentos de aulas teóricas e práticas in loco como, por exemplo, nos temas de contenção física/mecânica e PCR. Este curso foi ministrado nas dependências do (HRHDS), não havendo custos para os organizadores nem para a instituição. RESULTADOS: Com a finalização do curso toda a equipe de enfermagem foi preparada para exercer suas atribuições com excelência profissional. A promoção da educação em saúde amplia o ambiente, tornando-o apropriado de maneira que venha a reorientar a prática do serviço na Unidade de Psiquiatria do (HRHDS), agregando propostas pedagógicas trabalhadas de maneira libertadora e comprometida com o desenvolvimento da equipe. CONCLUSÃO: Esta capacitação possibilitou aprimorar o conhecimento teórico e prático, melhorando consideravelmente a assistência de enfermagem na unidade de psiquiatria. Transformou saberes existente, desenvolveu no sentido mais amplo a compreensão da situação das práticas em saúde no Hospital Regional Hans Dieter Schimitd. O curso passou a fazer parte dos planejamentos anuais do serviço. CONTRIBUIÇÕES/IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: Acredita-se que a atualização dos profissionais de enfermagem proporciona conhecimentos que direcionam a uma assistência mais eficiente, planejada, contínua e segura, além de promover o enaltecimento da categoria profissional. DESCRITORES: Educação em Saúde; Enfermagem; Psiquiatria. TEMA 2: Integração ensino-serviço-comunidade como estratégia para a formação profissional e consolidação da Sistematização da Assistência de Enfermagem


Referências:
1. Ministério da Educação (Br). Resolução CNE/CES Nº 3, 07 / 11 / 2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em enfermagem. Disponível em: Acesso em 01-03-18. 2. BRASIL. A Declaração dos direitos humanos. Disponível em: Acesso em: 26 de maio de 2017. 3. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. São Paulo, agosto de 2015. Disponível em: < https://www.imprensaoficial.com.br> Acesso em: 26 de maio de 2017. 4. BRASIL. Relatório Final sobre a efetividade da Lei de Cotas nas Universidades estadual. Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro. 2017. Disponível em: https://www.pge.rj.gov.br/. Acesso em 20-11-17 5. Matos, Uilma Rodrigues e Barbosa, Idenilton Mário de Jesus. Políticas de Permanência como Determinantes da Equidade no Ensino Superior na UERJ e na UFBA. Observatório da Educação - OBEDUC da CAPES. Disponível em http://www.equidade.faced.ufba.br/ Acesso em 20-11-17