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9412717 | SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO ENSINO TÉCNICO: REFLEXÕES PARA O CUIDADO TRANSCULTURAL | Autores: Deisiane da Silva Mesquita ; Nadile Juliane Costa de Castro |
Resumo: Introdução: Estudos apontam a necessidade de adaptações de instrumentos
utilizados para ao ensino de enfermagem para as realidades que incluem
aspectos culturais diferenciados12. Tendo em vista que a Sistematização da
Assistência de Enfermagem (SAE) é necessária para qualificar o cuidado de
enfermagem, pois organiza o trabalho por meio de instrumentos validados3, é
notório que esta necessidade também inclui o profissional de formação técnica.
Deste modo é importante refletir acerca do ensino do cuidado transcultural em
cursos técnicos de enfermagem, pois estes profissionais estão diretamente
conectados com a sistematização do cuidado. Ainda, considerando as diretrizes
do Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente a equidade, se faz necessário
repensar sobre esses direcionamentos dentro da formação profissionalizante,
haja vista que é um profissional atuante em equipes direcionadas grupos
étnicos. Percebendo este contexto, incluindo o fato de que há as
particularidades da Amazônia, o presente relato se justifica tanto pela
escassez de informações nesta área, sobretudo pela possibilidade que poderá
contribuir para melhores intervenções na assistência direta a populações
especificas. Não obstante a isso, relatar realidades do ensino técnico implica
em refletir sobre a atual situação desta formação quanto as habilidades e
competências inseridas nesse contexto.
Objetivo: Reflexão acerca das potencialidades e limites do ensino do cuidado
transcultural em cursos técnicos de enfermagem, a partir das correlações entre
essa teoria e a sistematização do cuidado.
Descrição Metodológica: Relato de experiencia sobre o ensino de bases da
teoria transcultural na aprendizagem da sistematização de enfermagem adotada
em uma escola de formação de técnicos de enfermagem na região metropolitana de
Belém, no estado do Pará. O cenário da experiencia é pertencente ao município
de Castanhal, estado do Pará. Este município compõe-se como um grande fluxo de
pessoas em virtude de sua malha viária e serve de referência para diversos
serviços de saúde para outros municípios vizinhos. O relato se compõe de duas
fontes: disciplinas ministradas pelo docente e o projeto pedagógico. As
disciplinas analisadas foram: Saúde da Mulher e obstetrícia, Saúde da criança,
Centro Cirúrgico e Saúde Mental, ministradas no período de fevereiro de 2017 a
fevereiro de 2018. No que tange ao projeto pedagógico, foram avaliadas suas
ementas e objetivos. Todas as disciplinas fazem parte do tronco de
conhecimentos específicos e tinham como um dos objetivos proporcionar os
discentes conhecimentos técnico e cientifico para o cuidado técnico
sistematizado, nas diversas situações clínicas de acordo com sua área de
atuação. Para identificação dos recortes da teoria transcultural foram usados
os seguintes descritores: diversidade cultural, diversidade étnica, cultura,
cuidado transcultural e cuidado universal, que foram coletados diretamente no
projeto pedagógico. Assim como da observação dos instrumentos utilizados para
a ensino técnico da sistematização em enfermagem durante e ensino teórico e
prático. As questões norteadoras para a reflexão da experiencia foram: O
ensino técnico tem utilizado as bases da teoria transcultural nas diversas
disciplinas? A equidade tem sido evidenciada no cuidado técnico sistematizado?
Quais são os limites do ensino técnico quanto o cuidado transcultural? O
trabalho não necessitou de avaliação ética, haja vista que é um relato baseado
na experiencia do docente em sala de aula e da avaliação das ementas das
disciplinas.
Resultado: Os preceitos da teoria do cuidado universal e cultural
proporcionaram a reflexão sobre a inserção desta teoria no campo da prática de
ensino. Todas as disciplinas possuem em sua ementa o direcionamento para a
assistência da família considerando as políticas públicas de saúde. Conduto,
não há inferências especificas quanto as habilidades que a formação técnica
dever possuir para prestar assistência a populações tradicionais como previsto
na lei orgânica da saúde, o que poderá implicar em não obrigatoriedade deste
tema, a não ser em disciplinas especificas como de políticas públicas. Não foi
também identificado nenhuma disciplina técnica especifica para a assistência a
populações indígenas ou quilombolas, assim como para populações do campo ou da
floresta. Foi possível identificar pelas práticas do ensino que não há
instrumentos da assistência direcionadas para essas possibilidades, sendo,
portanto, uma limitação. Contudo, pontua-se que o ensino é realizado em zona
urbana, assim como de seus estágios curriculares, o que direciona para
cuidados a populações não especificas. Afirma-se, entretanto, que é possível
aplicar essa dimensão ao aluno, pela experiencia e formação do enfermeiro,
haja vista que recebeu este conhecimento na formação acadêmica, criando assim
possibilidades dentro dos instrumentos utilizados pela instituição dentro da
sala de aula, e por meio de metodologias ativas direcionadas para esse fim. No
que tange ao pilar do ensino, é possível realizar praticas pedagógicas que
envolvam bases teóricas e as necessidades regionais, desde que hajam mudanças
significativas nos instrumentos utilizados, haja vista que os materiais
ilustrativos utilizados nesta escola são dos serviços urbanos.
Conclusão: As atividades dentro do ensino técnico em enfermagem devem ser
direcionadas seguindo a realidade regional, a fim de prever as habilidades e
competências o qual os futuros técnicos de enfermagem vão atuar. Por meio dos
instrumentos utilizados no ensino da sistematização da assistência é possível
diminuir tais déficits e instituir competências. As disciplinas que não
contemplam o cuidado transcultural podem fazê-la pela inserção de elementos
neste campo por meio dos instrumentos usados para a assistência. Tal evidência
aponta que ao estabelecer uma base sólida para entendimento de instrumentos
direcionados para grupos específicos, evita-se transtornos na assistência
direta.
Contribuições para a enfermagem: Ao difundir o conhecimento da teoria
transcultural por meio da sistematização da assistência de enfermagem
estimula-se o cuidado que considera as diretrizes do SUS, principalmente a
equidade. Deste modo além de habilitar estes profissionais para uma
assistência que considera a diversidades culturais, insere as diversas
dimensões do cuidado, principalmente pelos instrumentos utilizados para a
sistematização dos serviços. Considera-se aqui a importância do docente nesse
processo, pois por meio de sua sensibilidade poderá identificar falhas e
instituir adaptações pro meio de metodologias ativas. Espera-se que esse
relato estimule a criação de atividades e ações pedagógicas na formação de
técnica em enfermagem, contribuindo assim para novas reflexões, pesquisas
sobre sistematização da enfermagem em com cursos técnicos e com populações
tradicionais, assim como de projetos pedagógicos baseados nessas premissas. É
necessário, portanto, que sejam feitas pesquisas diretamente sobre o que
entendem os técnicos de enfermagem sobre a sistematização inclusa as
necessidades regionais nestas discussões objetivando sempre a melhora da
assistência da equipe de enfermagem.
Referências: 1.Oliveira TC, Pinto LC, Silva MA. O enfermeiro na atenção à saúde sexual e reprodutiva dos adolescentes. Rev Bras Enf. maio/jun 2008; 61(3): 307. 2. Teixeira E, Mota VMSS. Tecnologias educacionais em foco. São Caetano do Sul: Difusão; 2011. |