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9412665 | A METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE | Autores: Gabriela Oliveira ; Laís Mara Caetano da Silva ; Priscila de Oliveira Bolzan Bonadiman ; Jennifer Aguilar Leocádio de Menezes ; Silvana de Oliveira Silva |
Resumo: INTRODUÇÃO: As ações de vigilância em saúde no Brasil existem desde a criação
dos primeiros serviços de Saúde Pública do país. Inicialmente, elas pretendiam
conter, mediante ações higienistas, as frequentes epidemias em um cenário
precário de saneamento básico (WALDMAN, 2012). Hoje, com um sistema de saúde
organizado coletivamente e pautado pela integralidade e universalidade da
atenção à saúde, é possível identificar importantes mudanças no que diz
respeito ao direcionamento, planejamento e implementação de ações de
vigilância em saúde. Tem-se, então, a ampliação de sua atuação, incluindo,
além de ações vigilância epidemiológica, atividades de caráter ambiental e
sanitário, com interface às ciências sociais em saúde (OLIVEIRA, CRUZ, 2015).
Para além, há uma atuação multiprofissional, com destaque para o Enfermeiro, o
qual articula e transita pelos distintos níveis de atenção à saúde. Neste
sentido, é preciso refletir acerca do ensino da vigilância em saúde na
Graduação em Enfermagem, no sentido de contemplar as novas Diretrizes
Curriculares Nacionais, as quais reforçam a importância da integração entre
teoria e prática, da relação produtiva e integrada entre ensino e serviços de
saúde e do olhar prioritário às necessidades em saúde da população (TEIXEIRA,
2017). Dessa forma, acredita-se no potencial da metodologia da problematização
enquanto estratégia de promoção de um processo formativo crítico e alinhado ao
contexto no qual se está inserido. A metodologia da problematização consta com
cinco etapas, as quais são desenvolvidas a partir de uma realidade, a saber:
observação, eleição de pontos-chave, teorização, proposta de hipóteses de
solução, e por fim, aplicação à realidade (BERBEL, 1998). Dessa maneira, fica
completo o “Método do Arco”, de Charles Maguerez, objetivando experenciar ao
graduando o exercício da relação “teoria X prática” aplicada diretamente à
realidade social (BERBEL, 1998). DESCRIÇÃO METODOLÓGICA: Trata-se de um relato
de uma experiência ocorrida em uma disciplina do curso de graduação em
Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria/RS. A disciplina “Enfermagem
na Vigilância em Saúde” ocorre no quarto semestre do curso, e possui carga
horária de 105 horas/aula, sendo 45 horas de abordagem teórica e 60 horas de
atividades nos serviços da Atenção Primária à Saúde (Estratégias de Saúde da
Família e Unidades Básicas de Saúde). Para iniciação na prática, os graduandos
foram instrumentalizados com um roteiro facilitador, o qual contemplava etapas
a serem seguidas no decorrer do semestre, a saber: 1. Reconhecimento do campo
e identificação do objeto de investigação; 2. Levantamento bibliográfico; 3.
Levantamento dos dados; 4. Análise dos dados encontrados; 5. Elaboração de
documento final do Diagnóstico e o Plano de intervenção com alternativa de
solução a curto, médio e longo prazo. Assim, inicialmente, os graduandos eram
estimulados a reconhecer a estrutura física do serviço de saúde, bem como as
características da área de abrangência, dimensão do território, das microáreas
e das eventuais necessidades de saúde desse contexto. Após, passou-se à
teorização, com utilização de referências científicas e do Ministério da
Saúde, idealizando identificar se para os problemas levantados já existiam
estratégias de enfrentamento. A seguir, os graduandos verificaram se haviam
dados disponíveis sobre o problema em questão ou se era possível buscar estes
dados e de que maneira. Na próxima etapa ocorreu a sistematização dos dados,
transformando-os em informação, já refletindo sobre possíveis soluções ao(s)
problema(s) encontrado(s). Por fim, o trabalho foi contextualizado nos
serviços, propondo ações a serem desenvolvidas para auxiliar na solução das
questões encontradas, contemplando a importante etapa de devolutiva e troca
entre ensino e serviço de saúde. RESULTADOS: Os estudantes matriculados na
disciplina foram divididos em três grupos, e as atividades iniciaram
concomitantemente, a partir das necessidades identificadas em cada território
e de discussões junto às equipes de saúde. Sendo assim, na Unidade A, elencou-
se o tema da Vulnerabilidade Social, na Unidade B, a Vulnerabilidade Social e
o levantamento de pessoas com Diabetes Mellitus residentes na área de
Abrangência e, na Unidade C, o levantamento de pessoas com Diabetes Mellitus
(etapa 1). A partir desse momento, atendendo a etapa 2, os estudantes
realizaram levantamento bibliográfico para embasar teoricamente a atividade e
elaborar o material a ser utilizado para a coleta das informações, em conjunto
com as supervisoras da disciplina. A partir de então, ocorreram as coletas de
dados conforme estratégia adotada em cada cenário, variando entre a coleta na
Unidade de Saúde e a coleta no território, por meio de visitas domiciliares,
que ocorreram durante três meses (etapa 3). Contemplando a etapa 4, ocorreu um
encontro no qual foram fornecidas informações e demonstrou-se como elaborar um
banco de dados e, após os mesmos estarem completos, foram realizadas as
análises pertinentes. Por fim, cumprindo a etapa 5, os estudantes
sistematizaram as informações em um relatório baseado em todas as etapas
anteriormente apresentadas, planejaram e executaram uma intervenção nos
serviços de saúde. Na Unidade A, foi montada uma composteira, com o intuito de
reaproveitar os resíduos orgânicos produzidos pela comunidade e reutilizá-lo
nas hortas e jardins da área. Na Unidade B, ocorreu intervenção com uma
família em situação de vulnerabilidade e um grupo de promoção da saúde e
prevenção de doenças, tendo como foco o Diabetes Mellitus. Na Unidade C, por
sua vez, ocorreu um grupo voltado à alimentação saudável, tendo como pano de
fundo o manejo do Diabetes Mellitus. CONCLUSÃO: A metodologia da
problematização se constitui enquanto um importante instrumento para o ensino
dos diversos saberes relacionados à Enfermagem, inclusive os relacionados à
Vigilância em Saúde, que exige um profissional sensível às situações
apresentadas no cotidiano da comunidade e dos serviços de saúde. A partir do
momento em que o estudante se insere em um campo, faz o reconhecimento, colhe
informações, as sistematiza, propõe intervenções e as realiza, tem a
oportunidade de passar por um processo formativo permeado por significados que
transcendem a especificidade da Vigilância em Saúde e os despertam para um
olhar mais amplo acerca do processo saúde-doença e da importância da ação do
Enfermeiro nesse contexto. Destaca-se, além disso, a articulação ensino-
serviço-comunidade que é promovida e fortalecida a partir dessas atividades,
visto que no final de cada semestre os estudantes dão um retorno à unidade de
saúde e à população, contribuindo assim para uma permanente ação de
retroalimentação entre as instituições, por meio do compartilhamento de
saberes e práticas. CONTRIBUIÇÕES PARA A ÁREA DA ENFERMAGEM: Sendo a
Vigilância em Saúde uma ação que permeia os diferentes níveis de atenção à
saúde, e tem o profissional enfermeiro como seu articulador e protagonista,
promover uma atividade embasada na metodologia da problematização promove um
aprendizado significativo, que contribui efetivamente para a formação do
enfermeiro generalista, imbuído de diferentes conhecimentos para exercer a
Enfermagem de modo alinhado à realidade social e às políticas de saúde
vigentes.
Referências: 1. Prehospital Trauma Life Support (PHTLS) atendimento pré-hospitalar ao traumatizado, 8ª edição. NAEMT & ACS. 2016, Editora Elsevier.
2. Dorigatti Alcir Escocia, Jimenez Laísa Simakawa, Redondano Barbara Ribeiro, Carvalho Rodrigo Barros de, Calderan Thiago Rodrigues Araujo, Fraga Gustavo Pereira. Importância de programa multiprofissional de prevenção de trauma para jovens. Rev. Col. Bras. Cir. [Internet]. 2014 Aug [cited 2018 Mar 23] ; 41( 4 ): 245-250.
3. Dorigatti Alcir Escocia, Jimenez Laísa Simakawa, Redondano Barbara Ribeiro, Carvalho Rodrigo Barros de, Calderan Thiago Rodrigues Araujo, Fraga Gustavo Pereira. Importância de programa multiprofissional de prevenção de trauma para jovens. Rev. Col. Bras. Cir. [Internet]. 2014 Aug [cited 2018 Mar 23] ; 41( 4 ): 245-250.
4. Pinheiro Ana Karina Bezerra. Enfermagem e Práticas de Educação em Saúde Editorial. Ver Rene [Internet]. 2011. [cited 2018 Mar 23] |