Imprimir Resumo


SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 9412665

E-Pôster


9412665

A METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE

Autores:
Gabriela Oliveira ; Laís Mara Caetano da Silva ; Priscila de Oliveira Bolzan Bonadiman ; Jennifer Aguilar Leocádio de Menezes ; Silvana de Oliveira Silva

Resumo:
INTRODUÇÃO: As ações de vigilância em saúde no Brasil existem desde a criação dos primeiros serviços de Saúde Pública do país. Inicialmente, elas pretendiam conter, mediante ações higienistas, as frequentes epidemias em um cenário precário de saneamento básico (WALDMAN, 2012). Hoje, com um sistema de saúde organizado coletivamente e pautado pela integralidade e universalidade da atenção à saúde, é possível identificar importantes mudanças no que diz respeito ao direcionamento, planejamento e implementação de ações de vigilância em saúde. Tem-se, então, a ampliação de sua atuação, incluindo, além de ações vigilância epidemiológica, atividades de caráter ambiental e sanitário, com interface às ciências sociais em saúde (OLIVEIRA, CRUZ, 2015). Para além, há uma atuação multiprofissional, com destaque para o Enfermeiro, o qual articula e transita pelos distintos níveis de atenção à saúde. Neste sentido, é preciso refletir acerca do ensino da vigilância em saúde na Graduação em Enfermagem, no sentido de contemplar as novas Diretrizes Curriculares Nacionais, as quais reforçam a importância da integração entre teoria e prática, da relação produtiva e integrada entre ensino e serviços de saúde e do olhar prioritário às necessidades em saúde da população (TEIXEIRA, 2017). Dessa forma, acredita-se no potencial da metodologia da problematização enquanto estratégia de promoção de um processo formativo crítico e alinhado ao contexto no qual se está inserido. A metodologia da problematização consta com cinco etapas, as quais são desenvolvidas a partir de uma realidade, a saber: observação,  eleição de pontos-chave, teorização, proposta de hipóteses de solução, e por fim, aplicação à realidade (BERBEL, 1998). Dessa maneira, fica completo o “Método do Arco”, de Charles Maguerez, objetivando experenciar ao graduando o exercício da relação “teoria X prática” aplicada diretamente à realidade social (BERBEL, 1998). DESCRIÇÃO METODOLÓGICA: Trata-se de um relato de uma experiência ocorrida em uma disciplina do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria/RS. A disciplina “Enfermagem na Vigilância em Saúde” ocorre no quarto semestre do curso, e possui carga horária de 105 horas/aula, sendo 45 horas de abordagem teórica e 60 horas de atividades nos serviços da Atenção Primária à Saúde (Estratégias de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde). Para iniciação na prática, os graduandos foram instrumentalizados com um roteiro facilitador, o qual contemplava etapas a serem seguidas no decorrer do semestre, a saber: 1. Reconhecimento do campo e identificação do objeto de investigação; 2. Levantamento bibliográfico; 3. Levantamento dos dados; 4. Análise dos dados encontrados; 5. Elaboração de documento final do Diagnóstico e o Plano de intervenção com alternativa de solução a curto, médio e longo prazo. Assim, inicialmente, os graduandos eram estimulados a reconhecer a estrutura física do serviço de saúde, bem como as características da área de abrangência, dimensão do território, das microáreas e das eventuais necessidades de saúde desse contexto. Após, passou-se à teorização, com utilização de referências científicas e do Ministério da Saúde, idealizando identificar se para os problemas levantados já existiam estratégias de enfrentamento. A seguir, os graduandos verificaram se haviam dados disponíveis sobre o problema em questão ou se era possível buscar estes dados e de que maneira. Na próxima etapa ocorreu a sistematização dos dados, transformando-os em informação, já refletindo sobre possíveis soluções ao(s) problema(s) encontrado(s). Por fim, o trabalho foi contextualizado nos serviços, propondo ações a serem desenvolvidas para auxiliar na solução das questões encontradas, contemplando a importante etapa de devolutiva e troca entre ensino e serviço de saúde. RESULTADOS: Os estudantes matriculados na disciplina foram divididos em três grupos, e as atividades iniciaram concomitantemente, a partir das necessidades identificadas em cada território e de discussões junto às equipes de saúde. Sendo assim, na Unidade A, elencou- se o tema da Vulnerabilidade Social, na Unidade B, a Vulnerabilidade Social e o levantamento de pessoas com Diabetes Mellitus residentes na área de Abrangência e, na Unidade C, o levantamento de pessoas com Diabetes Mellitus (etapa 1). A partir desse momento, atendendo a etapa 2, os estudantes realizaram levantamento bibliográfico para embasar teoricamente a atividade e elaborar o material a ser utilizado para a coleta das informações, em conjunto com as supervisoras da disciplina. A partir de então, ocorreram as coletas de dados conforme estratégia adotada em cada cenário, variando entre a coleta na Unidade de Saúde e a coleta no território, por meio de visitas domiciliares, que ocorreram durante três meses (etapa 3). Contemplando a etapa 4, ocorreu um encontro no qual foram fornecidas informações e demonstrou-se como elaborar um banco de dados e, após os mesmos estarem completos, foram realizadas as análises pertinentes. Por fim, cumprindo a etapa 5, os estudantes sistematizaram as informações em um relatório baseado em todas as etapas anteriormente apresentadas, planejaram e executaram uma intervenção nos serviços de saúde. Na Unidade A, foi montada uma composteira, com o intuito de reaproveitar os resíduos orgânicos produzidos pela comunidade e reutilizá-lo nas hortas e jardins da área. Na Unidade B, ocorreu intervenção com uma família em situação de vulnerabilidade e um grupo de promoção da saúde e prevenção de doenças, tendo como foco o Diabetes Mellitus. Na Unidade C, por sua vez, ocorreu um grupo voltado à alimentação saudável, tendo como pano de fundo o manejo do Diabetes Mellitus. CONCLUSÃO: A metodologia da problematização se constitui enquanto um importante instrumento para o ensino dos diversos saberes relacionados à Enfermagem, inclusive os relacionados à Vigilância em Saúde, que exige um profissional sensível às situações apresentadas no cotidiano da comunidade e dos serviços de saúde. A partir do momento em que o estudante se insere em um campo, faz o reconhecimento, colhe informações, as sistematiza, propõe intervenções e as realiza, tem a oportunidade de passar por um processo formativo permeado por significados que transcendem a especificidade da Vigilância em Saúde e os despertam para um olhar mais amplo acerca do processo saúde-doença e da importância da ação do Enfermeiro nesse contexto. Destaca-se, além disso, a articulação ensino- serviço-comunidade que é promovida e fortalecida a partir dessas atividades, visto que no final de cada semestre os estudantes dão um retorno à unidade de saúde e à população, contribuindo assim para uma permanente ação de retroalimentação entre as instituições, por meio do compartilhamento de saberes e práticas. CONTRIBUIÇÕES PARA A ÁREA DA ENFERMAGEM: Sendo a Vigilância em Saúde uma ação que permeia os diferentes níveis de atenção à saúde, e tem o profissional enfermeiro como seu articulador e protagonista, promover uma atividade embasada na metodologia da problematização promove um aprendizado significativo, que contribui efetivamente para a formação do enfermeiro generalista, imbuído de diferentes conhecimentos para exercer a Enfermagem de modo alinhado à realidade social e às políticas de saúde vigentes.


Referências:
1. Prehospital Trauma Life Support (PHTLS) atendimento pré-hospitalar ao traumatizado, 8ª edição. NAEMT & ACS. 2016, Editora Elsevier. 2. Dorigatti Alcir Escocia, Jimenez Laísa Simakawa, Redondano Barbara Ribeiro, Carvalho Rodrigo Barros de, Calderan Thiago Rodrigues Araujo, Fraga Gustavo Pereira. Importância de programa multiprofissional de prevenção de trauma para jovens. Rev. Col. Bras. Cir. [Internet]. 2014 Aug [cited 2018 Mar 23] ; 41( 4 ): 245-250. 3. Dorigatti Alcir Escocia, Jimenez Laísa Simakawa, Redondano Barbara Ribeiro, Carvalho Rodrigo Barros de, Calderan Thiago Rodrigues Araujo, Fraga Gustavo Pereira. Importância de programa multiprofissional de prevenção de trauma para jovens. Rev. Col. Bras. Cir. [Internet]. 2014 Aug [cited 2018 Mar 23] ; 41( 4 ): 245-250. 4. Pinheiro Ana Karina Bezerra. Enfermagem e Práticas de Educação em Saúde Editorial. Ver Rene [Internet]. 2011. [cited 2018 Mar 23]