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9412650 | CARACTERÍSTICAS DAS PRÁTICAS CLÍNICAS EM SERVIÇOS DE SAÚDE COMO MEIO DE PREPARAÇÃO DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM PARA A REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO. | Autores: Isabel Cristina Kowal Olm Cunha ; Elena Bohomol ; Larissa Sapucaia Ferreira Esteves |
Resumo: **Introdução:** As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) sugerem que a formação do profissional enfermeiro deverá atender às necessidades sociais de saúde, garantindo a atenção integral, com qualidade e humanização no atendimento propondo que a aproximação do estudante à prática profissional deve ser realizada por meio de aulas práticas, tanto clínicas quanto simuladas e Estágio Curricular Supervisionado (ECS)1. As práticas clínicas são reconhecidas em todo o mundo como um momento altamente significativo realizado durante o processo educativo de enfermeiros, haja vista a complexidade de procedimentos e decisões que um enfermeiro precisa tomar no seu dia a dia de trabalho2. O Conselho Federal de Enfermagem conceitua atividade prática como sendo “toda e qualquer atividade desenvolvida pelo ou com o estudante no percurso de sua formação, sob a responsabilidade da instituição formadora, cujo objetivo seja o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes compatíveis com o exercício profissional da Enfermagem, nos níveis médio e/ou superior de formação, desenvolvidas em laboratórios específicos e instituições de saúde”3. Segundo as DCN para os cursos de graduação em enfermagem, as aulas teóricas e práticas devem estar presentes durante toda formação e possuem a função de fomentar conhecimentos, habilidades e atitudes que possam desenvolver no estudante competências para a execução da Ciência da Enfermagem1. As atividades práticas, tanto clínicas quanto simuladas, devem preceder ao ECS que tem a finalidade de proporcionar ao acadêmico, durante os dois últimos semestres do curso, a visão de sua profissão de forma ampla e concreta e permitir ao estudante desenvolver competências de questionar, investigar, divergir, argumentar, analisar, experimentar e avaliar1. Entretanto, observa-se por meio de documentos oficiais de entidades de classe que há divergência na compreensão dos conceitos relacionados a prática simulada, prática clínica e ECS4. Sendo assim, a carga horária total destinada ao desenvolvimento das práticas clínicas em serviços de saúde, bem como os cenários em que elas ocorrem são fundamentais para a formação de profissionais enfermeiros capazes de atuar no complexo sistema de saúde brasileiro. **Objetivos:** descrever a carga horária total destinada às atividades de prática clínica em serviços de saúde e os locais onde os cursos de enfermagem do estado de São Paulo operacionalizam tal processo. **Métodos:** estudo quantitativo, descritivo e exploratório, realizado no período de julho de 2015 a julho de 2017. O universo de pesquisa se constituiu dos cursos de graduação bacharelado em Enfermagem cadastrados no Ministério da Educação (MEC) na modalidade presencial alocados no estado de São Paulo, Brasil. O método de amostragem foi não probabilístico por conveniência, sendo a população composta pelos coordenadores dos 163 cursos de bacharelado em Enfermagem. O instrumento de coleta de dados foi elaborado pelos pesquisadores dispondo das DCN1 como referencial teórico. O procedimento de coleta de dados se deu por meio virtual, em que os endereços eletrônicos dos coordenadores de curso foram obtidos por meio do sistema eletrônico do MEC. Cada coordenador recebeu, via e-mail, a carta de apresentação das pesquisadoras com a apresentação da proposta do estudo e o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, que após assinado, dava acesso ao _site_ da pesquisa onde se encontrava o questionário. Os resultados foram organizados, tabulados e analisados no software SPSS versão 23.0. Foi utilizada a estatística descritiva para sistematizar e resumir as informações fornecidas pelos dados, incluindo: frequências, medidas de tendência central e variabilidade. Pesquisa* aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) por meio do cadastro do projeto na Plataforma Brasil (CAAE 43875415.1.0000.5505) **Resultados:** Dos 163 cursos de Enfermagem que receberam o questionário de coleta de dados, 38(23,31%) compuseram a amostra, sendo que 32 (84,21%) cursos pertencem à iniciativa provada e seis (15,79%) são públicos. Nestes cursos, a carga horária destinada para o desenvolvimento da prática clínica em serviços de saúde variou entre 50 a 1.500 horas, com média de 508,1 horas (dp de 381,2). Houve diferença de carga horária de prática clínica quando comparado escolas públicas e privadas, sendo que os cursos de graduação públicos possuem maior quantidade de carga horária de prática clínica em relação aos cursos privados, uma vez que a variabilidade dos dados os cursos públicos esteve entre 300 a 1.500 horas e entre os cursos privados a variabilidade da carga horária esteve entre 50 a 700 horas. Houve dois cursos de graduação privados que oferecem cerca de 1.000 horas de prática clínica antes que o estudante adentre o ECS. No que tange os cenários utilizados para o desenvolvimento de práticas clínicas, 24 (63,2%) cursos utilizam tanto ambientes hospitalares quanto na atenção primária à saúde. Dos 38 cursos, 18 (47,4) utilizam ambulatórios e 13 (34,2%) afirmaram que os estudantes desenvolvem essas atividades em Instituições de Longa Permanência para Idosos. Entretanto, 10 (26,3%) não responderam onde desenvolvem suas práticas clínicas. **Conclusão:** Os programas de educação de enfermeiros no Brasil devem estar inclinados a desenvolver competências, habilidades e atitudes nos estudantes para que estes possam no futuro desenvolver atividades complexas nos serviços de saúde e que estas estejam em consonância com as necessidades de saúde encontradas nos territórios. Observou-se que a quantidade de carga horária destina às práticas clínicas nas Instituições de Ensino Superior privadas alocadas no estado de São Paulo, corresponde a no máximo 12,5% da carga horária total dos cursos e que poucos são os cenários utilizados. **Contribuições para a Enfermagem:** Conhecer como vem sendo desenvolvido as Práticas Clínicas em serviços de saúde, bem como os cenários onde são realizadas e a carga horária de prática simulada a partir do aumento dos cursos de Enfermagem no país é relevante a fim de discutir-se novas proposições que objetivem melhorias nesta fase do ensino que é essencial para a formação de enfermeiros.
Referências: 1. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Cadernos de Atenção Básica: Diretrizes do NASF Núcleo de Apoio a Saúde da Família. Brasília: Editora MS; 2009.
2. Martins SG, Pereira CCF, Souza ACI. A visita domiciliar como instrumento para humanização: revisando a literatura. Carpe Diem, Rev. Cult. Cient. UNIFACEX. 2013; 20 (11): 01-11. |