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9404765 | PERFIL DO ENFERMEIRO EGRESSO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA | Autores: Amanda Conrado Silva Barbosa ; Camila Ribeiro Araújo ; Camila Fernandes de Paula ; Anna Stephany Pereira dos Santos |
Resumo: INTRODUÇÃO
As atuais exigências no perfil de enfermeiros demanda uma formação generalista
que embase e proporcione uma atuação em enfermagem resolutiva às demandas em
saúde em diferentes contextos, voltados para o cuidado integral, humanista e
transdisciplinar, possibilitando impactar efetivamente nos indicadores de
saúde das populações1,2.
As Intuições de Ensino de Enfermagem, visando adequação do perfil do
enfermeiro que atenda ao mundo do trabalho, vem apresentando novas propostas
curriculares em seus Projetos Político-Pedagógicos, permitindo uma formação
inovadora e que prepare os futuros enfermeiros a lidarem com os imprevistos,
desafios e exigências do exercício profissional no âmbito do Sistema Único de
Saúde1,2.
Diante do exposto, entende-se que o perfil do enfermeiro, expresso nas
Diretrizes Curriculares do Curso de Graduação em Enfermagem, diz respeito a um
profissional crítico, reflexivo e resiliente a diferentes realidades sociais.
Contudo, o profissional com estas características tendem a questionar o mundo
do trabalho, cada vez mais competitivo, bem como as iniquidades dos serviços
de saúde em todos os níveis de atenção2,3.
Tendo em vistas essas considerações, e visando à reorganização da matriz
curricular do curso, a Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz
de Fora (UFJF), no ano de 2014, construiu coletivamente através de sua
comunidade acadêmica e com a participação de especialistas em educação da
Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN), seu atual Projeto Pedagógico de
Curso4.
OBJETIVO
Traçar o perfil dos egressos da Faculdade de Enfermagem da Universidade
Federal de Juiz de Fora (UFJF) no período de 2007 a 2017 de acordo com o
expresso no Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem.
DESCRIÇÃO METODOLÓGICA
Trata-se de um estudo exploratório e descritivo de natureza quantitativa. A
população do estudo foi constituída por 177 egressos do Curso de Graduação em
Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora, formados entre os anos de
2007 a 2017. Na coleta de dados, foi utilizado questionário validado pelo
estudo de Vieira e Lopes5, intitulado “Construção e validação de instrumento
para a avaliação de egressos de cursos de graduação em enfermagem”, contendo
questões sobre as características sócio demográficas dos egressos enfermeiros.
A coleta de dados foi realizada por meio de aplicação do questionário online e
enviado aos e-mails dos egressos. Os dados obtidos foram transcritos para uma
planilha do Excel - Microsoft Office 2007, em seguida foi realizada a análise
através do Programa SPSS (_Statistical Package For The Social Science _versão
24 para _Windows_) e apresentadas às frequências absolutas e relativas. Os
dados foram coletados após a aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa e
concordância da Instituição de Ensino envolvida, sendo aprovado em 01 de
setembro de 2017, sob o parecer nº 2.253.442.
RESULTADOS
Em relação ao sexo dos participantes, observa-se a predominância do sexo
feminino (86,4%) e o grupo etário com maior frequência encontra-se entre 26 a
30 anos (43,5%). Com relação à cor autodeclarada pelos participantes, houve o
predomínio da cor branca (66,1%). Quanto ao local de moradia, 102 (57,6%)
residem na cidade mineira de Juiz de Fora e 41 (23,1%) em outros estados
brasileiros, predominando o estado do Rio de Janeiro (16,9%). A maioria dos
respondentes graduou-se nos anos de 2007 (16,4%) e 2008 (11,8%). Com relação
às atividades acadêmicas realizadas no período da graduação, 31 egressos
(17,5%) participaram de projetos ou programas de extensão, Ligas acadêmicas,
estágio extra curricular e monitoria de forma concomitante ao longo do curso.
Observa-se que 6 egressos (3,4%) declararam não ter participado de nenhuma
atividade acadêmica. Quanto à caracterização da trajetória acadêmica, após a
graduação, observou-se que a maioria dos egressos optou em realizar a
especialização lato-sensu (32,8%), seguidas pelo mestrado acadêmico em
andamento (19,2%) e mestrado acadêmico concluído (14,1%).
CONCLUSÃO
Conforme o perfil dos egressos, observa-se a predominância feminina na
enfermagem que, desde os primórdios da profissão, o cuidado é visto como algo
inerente às mulheres, sendo exercido por muito tempo, por irmãs de caridade
ligadas a ordens religiosas. Verifica-se dessa forma, a baixa inserção
masculina na enfermagem. O estudo mostrou o expressivo quantitativo da força
de enfermagem inserida no sudeste do país e em regiões mais desenvolvidas do
estado de Minas gerais, como a região centro, sul e sudeste. Houve expressiva
parcela de participantes qualificados ou em processo de qualificação na
modalidade de pós graduação _Stricto Sensu _no Programa de Mestrado Acadêmico.
Acredita-se que tal fato, esteja relacionado à Faculdade possuir o Programa de
Mestrado Acadêmico em Enfermagem, absorvendo os alunos graduados. Pode-se
concluir, portanto, que o perfil expresso no Projeto Pedagógico do Curso de
Graduação em Enfermagem encontra-se fundamentado nos princípio do Sistema
Único de Saúde (SUS) e das Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de
Graduação em Enfermagem (DCN/ENF), propiciando a formação do enfermeiro que
atenda à grande demanda do município e região.
CONTRIBUIÇÕES/IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM
O estudo contribui para a formação do enfermeiro, ao reafirmar a importância
das instituições de ensino articular o perfil almejado pelo seu Projeto
Pedagógico do Curso com as competências e habilidades expressas nas Diretrizes
Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Enfermagem (DCN/ENF). Em
meio a esses processos de mudanças e visando atender às novas demandas de
saúde da população, o atual Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de graduação da
Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora (FACENF-UFJF)
foi reestruturado e sua implantação vem ocorrendo gradualmente desde 2014.
Cabe ressaltar que o PPC da FACENF-UFJF foi elaborado baseando-se nos
preceitos da Lei de Diretrizes e Bases de Educação Nacional – LDB - n. 9.394,
de 20/02/1996 e nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação
em Enfermagem - Resolução do CNE/CES n.3/20014.
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