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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 9391375

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9391375

ENVELHECIMENTO ATIVO PARA IDOSOS DE ANANINDEUA-PA

Autores:
Nadia Pinheiro da Costa ; Ana Lisboa Nunes ; Cyris de Nazaré Pereira ; Maria do Perpétuo Socorro Dionízio Carvalho da Silva ; Karollyne Quaresma Mourão

Resumo:
**Introdução: **O envelhecimento populacional vem ocorrendo tanto em países desenvolvidos como nos países em desenvolvimento, como o Brasil. Estima-se que em 2025, o Brasil se torne a sexta maior população de idosos no mundo. Esse fenômeno de envelhecimento populacional se deve à continua transformação dos indicadores demográficos, em especial a diminuição da fecundidade e da mortalidade, em paralelo com o aumento da expectativa de vida.1 Porém, é importante ressaltar que nem todos podem ter a oportunidade de envelhecer com saúde e qualidade de vida. Dessa forma, verifica-se a importância de trabalhar cada vez mais com temática envelhecimento.Com base nessa realidade O projeto “Envelhecimento ativo: educação em saúde e qualidade de vida” foi idealizado em 2017 por três docentes do Curso de Bacharelado em Enfermagem com o intuito de juntamente aos acadêmicos do Curso de Bacharelado em Enfermagem prestar assistência e promover atividades de educação em saúde aos idosos participantes do Grupo de Convivência do Instituto de Desenvolvimento da Educação e Ação Social (IDEAS) da Escola Superior Madre Celeste (ESMAC), e também aos idosos da comunidade no entorno dessa instituição de ensino. O projeto foi homologado em março de 2017 e teve suas atividades planejadas para início de execução a partir do segundo semestre de 2017, em Ananindeua, Pará. O envelhecimento ativo2 é definido como o processo de otimização das oportunidades de saúde, participação e segurança à medida que as pessoas envelhecem. É importante que os indivíduos percebam seu potencial para bem-estar físico, social e mental ao longo de seu viver e que essas pessoas participem da sociedade conforme suas necessidades, desejos e capacidades. Dessa forma, é muito importante a promoção de atividades de educação em saúde que promovam a construção de uma imagem positiva do envelhecer que pode também estender-se às instituições de ensino, por meio de grupos dialógicos e espaços intergeracionais entre idosos e destes com a comunidade. Devem ser valorizadas as capacidades, habilidades e, principalmente, as experiências vivenciadas pelos idosos.2 3** Objetivo: **Realizar atividades de educação em saúde e possibilitar aos acadêmicos e idosos o debate e a reflexão sobre temas relevantes no âmbito da saúde mental, do idoso e da família, em busca da promoção da saúde e qualidade de vida. **Descrição metodológica**: Relato de experiência das atividades de educação em saúde do projeto “Envelhecimento ativo: educação em saúde e qualidade de vida” desenvolvido a partir de atividades de educação em saúde aos idosos do IDEAS dos Polos do Icuí e da Cidade Nova VIII da Escola Superior Madre Celeste (ESMAC) em Ananindeua-PA, realizadas no segundo semestre de 2017, com a participação de 100 idosos. As atividades educativas foram realizadas em três momentos; nos dias 15 de setembro, 31 de outubro e 14 de novembro, todos antecedidos de reuniões e planejamento para a realização das atividades educativas junto aos discentes do Curso de Graduação em Bacharelado em Enfermagem da ESMAC. Sendo assim, em setembro e outubro foram realizadas duas atividades de educação em saúde para os idosos do IDEAS do Icuí e para os idosos do IDEAS da Cidade Nova VIII, em ambos os meses a temática foi “O Autocuidado: a higiene pessoal e o vestuário”, e em novembro foi realizada atividade educativa cuja temática voltou-se às “Demências: tratamento e prevenção”, também foi abordada a temática de “Prevenção ao câncer de próstata referente ao Novembro Azul”. Após as atividades educacionais foram realizadas dinâmicas e atividade lúdicas, referentes às temáticas e logo após foi servido um lanche saudável aos envolvidos, propiciando momentos de confraternização. **Resultados**: Percebeu-se a partir das atividades desenvolvidas a relevância em abordar temáticas específicas aos idosos, além disso, houve momentos excelentes de diálogo e compartilhamento de saberes entre a equipe do projeto, discentes e idosos, que compartilharam e refletiram a partir de suas experiências de vida, assim como debateram sobre os temas em questão. **Conclusão**: Os idosos sentiram-se satisfeitos com o trabalho da equipe do projeto e participaram de maneira ativa durante todas as atividades educativas realizadas, e mesmo com as experiências adquiridas durante seus anos de vida, eles ainda possuem dúvidas a serem esclarecidas sobre situações cotidianas, como doenças e sua prevenção, cuidados básicos que influenciam em sua saúde, sua alimentação e outros hábitos de vida. É de grande relevância esta aproximação entre academia e a população idosa, pois se observa o ganho de conhecimento para ambos, que poderão contribuir na busca de uma vida mais saudável. **Contribuições/ implicações para enfermagem: **Este relato de experiência pode propiciar novos conhecimentos no que tange a formação profissional mais enriquecida e atualizada aos acadêmicos, visando o maior engajamento e compromisso social. Além disso, foi possível estimular a melhora e a manutenção da qualidade de vida dos idosos, através da promoção do envelhecimento ativo, com estímulo ao autocuidado e à adoção de hábitos de vida saudáveis.


Referências:
1. Theme Filha MM, Ayers S, da Gama SG, Leal Mdo C. Factors associated with postpartum depressive symptomatology in Brazil: The Birth in Brazil National Research Study, 2011/2012. J Affect Disord. 2016 [cited 2018 Feb 18];194:159-67. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26826865. 2. Strauss A, Corbin J. Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada. (Tradução Luciane de Oliveira da Rocha). 2. ed., Porto Alegre: Artmed; 2008. 3. Ministério da Saúde (BR). Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº. 466 de 12 de dezembro de 2012. Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos. Brasília, 2012.