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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 9378995

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9378995

CUIDADO À CRIANÇA COM COLOSTOMIA: VIVÊNCIAS DE FAMÍLIAS EM UMA REDE SOCIAL

Autores:
Joseph Dimas de Oliveira

Resumo:
**INTRODUÇÃO** As redes sociais também tem sido utilizadas por profissionais de saúde, pacientes e suas famílias ou público em geral para obter informações sobre a saúde. A busca por informações sobre saúde e cuidados em saúde é a terceira atividade mais comum na internet 1. No caso das pessoas enfrentando um problema de saúde, especialmente, se for crônico, elas usam as redes sociais para ter contato com outras pessoas que vivenciam a mesma situação e/ou buscar informações sobre o seu problema de saúde. Os familiares de pacientes com algum problema de saúde também usam as redes sociais na tentativa de melhorar seu entendimento acerca dos cuidados, encontrar encorajamento e obter feedback das ações que realizam no domicílio junto ao familiar doente2. Nesse grupo, incluem-se os familiares de crianças com alguma necessidade especial de saúde. As pesquisas em ambiente virtual/redes sociais, geralmente, detém-se em identificar os assuntos discutidos, as informações veiculadas, as inseguranças apontadas por pacientes, familiares e cuidadores além de questões relativas à organização do sistema de saúde. Nesse tipo de pesquisa, as narrativas são um dado importante e que propicia ao pesquisador entender como o fenômeno está se manifestando no ambiente virtual 2. Os familiares utilizam as redes sociais para trocar experiências, buscar apoio e organizarem-se, particularmente, as famílias de crianças que apresentam necessidade especial de saúde que deparam-se com diferentes desafios quanto à forma de cuidar da criança. As redes sociais podem atuar no sentido de agregar as famílias e possibilitar troca de informações. O cuidado à criança com colostomia representa um desafio para a família devido os diferentes ajustes que necessita no dia-a-dia. **OBJETIVO** Identificar as vivências de famílias de crianças com colostomia que participam de uma comunidade em uma rede social (Facebook). **DESCRIÇAO METODOLÓGICA** Pesquisa qualitativa cujos dados foram coletados em uma comunidade de uma rede social virtual. A análise de grupo social (_social network analysis_) é considerada um método importante para avaliar o poder, a centralidade e o fluxo de informações entre pessoas de um mesmo grupo (no Facebook), assim como, determinar como os grupos se articulam entre si e quais outras conexões realizam virtualmente. Na comunidade virtual pesquisada, a dinâmica entre os membros consiste em postar dúvidas sobre algo relativo ao cuidado à criança e, em seguida, os demais membros comentam dando dicas, relatando suas experiências, dando sugestões e oferecendo suporte. O pesquisador analisou os _posts_ publicados na comunidade, selecionou aqueles de interesse da pesquisa (os cuidados à criança com colostomia em casa) e transcreveu-os tendo o cuidado de retirar os nomes das pessoas presentes nas postagens para preservar a privacidade dos membros da comunidade sem expor a identidade de nenhum deles. Nesse estudo, o software Iramuteq foi utilizado na organização dos dados. O Iramuteq (_Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires_) é um _software_ gratuito. O Iramuteq permite cinco tipos de análises: estatísticas textuais clássicas; pesquisa de especificidades de grupos; classificação hierárquica descendente; análises de similitude e nuvem de palavras e cria um desenho representativo disso3. Os aspectos éticos foram respeitados no tocante à Resolução 466/12 e o projeto foi aprovado pelo CEP da EEAN/UFRJ. **RESULTADOS** As narrativas das famílias de crianças em reversão da colostomia extraídas da rede social foram organizadas em 27 textos e inseridas no software _Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires _(Iramuteq) que analisou 81,06% dos textos e os dividiu em 5 classes e 322 seguimentos de textos (_text segments_) que, por sua vez, continham 1997 palavras (_forms_), que repetiram-se 11.687 vezes (_occurences_) e 605 palavras (5,18%) foram citadas apenas uma vez (hápax). O aproveitamento do corpus textual pelo Iramuteq constitui um ponto essencial no uso do software já que o aproveitamento mínimo a ser considerado é de 75% pois menos do que isso recomenda-se que outro método de análise seja utilizado4. A análise do método de Classificação Hierárquica Descendente (CHD) do software deu origem a 5 classes de palavras. Nesse método as palavras/vocábulos semelhantes e interligados são agrupados em segmentos de texto (ou classes semânticas) formando as classes. A frequência com que as palavras parecem no texto podem ser analisadas também pelo teste do qui-quadrado5. A classe 5 é a mais importante (a leitura correta do gráfico é de baixo para cima e, assim, a classe 5 foi a primeira criada) e corresponde a 14,6%. As demais classes derivaram da Classe 5 com a Classe 4 com 18%, a Classe 1 com 23,4%, a Classe 3 com 19,2% e, por fim, a Classe 2 com 24,9%, conforme observado no figura 3, abaixo. O fato de a classe 5 ter sido desmembrada nas demais classes sinaliza para uma certa homogeneidade no discurso dos familiares onde um aspecto do fenômeno estudado (o cuidado familiar à criança em reversão de colostomia) gira em torno de questões semelhantes. **CONCLUSÃO** As famílias vivem um processo intenso de descobertas sobre doenças, tratamento, cuidados e, paulatinamente, criam estratégias individuais, familiares e sociais de cuidado à criança. Os cuidados de estimulação (mamar, ouvir, ver), de manutenção da vida (higiene, eliminação, vestuário) e de compensação (troca da bolsa, adaptação na alimentação) se sobressaem de forma a atender as demandas que os familiares identificam na criança. A rede social atua como um espaço de intensa troca de informações sobre as formas de enfrentamento dos problemas apresentados pela criança com colostomia (durante e após o uso desta). A enfermagem poderia utilizar as redes sociais como instrumento de educação em saúde sobre diferentes tópicos, como, por exemplo, o cuidado à criança com estomias.


Referências:
1.Brasil. Ministério da Saúde. Direitos sexuais, direitos reprodutivos e métodos anticoncepcionais. – Brasília: Ministério da Saúde, 2009. 52 p. 2. Villalobos A, Castro FD, Rojas R, Allen B. Anticoncepción en adolescentes mexicanos de escuelas del nivel medio superior: uso y necesidades insatisfechas. salud pública de México. 2017;59(5), 566-76. 3.Rasche AS, Santos MDSSD. School nursing and its specialization: a new or old activity. Revista brasileira de enfermagem. 2013;66(4):607-10.