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9378995 | CUIDADO À CRIANÇA COM COLOSTOMIA: VIVÊNCIAS DE FAMÍLIAS EM UMA REDE SOCIAL | Autores: Joseph Dimas de Oliveira |
Resumo: **INTRODUÇÃO**
As redes sociais também tem sido utilizadas por profissionais de saúde,
pacientes e suas famílias ou público em geral para obter informações sobre a
saúde. A busca por informações sobre saúde e cuidados em saúde é a terceira
atividade mais comum na internet 1. No caso das pessoas enfrentando um
problema de saúde, especialmente, se for crônico, elas usam as redes sociais
para ter contato com outras pessoas que vivenciam a mesma situação e/ou buscar
informações sobre o seu problema de saúde.
Os familiares de pacientes com algum problema de saúde também usam as redes
sociais na tentativa de melhorar seu entendimento acerca dos cuidados,
encontrar encorajamento e obter feedback das ações que realizam no domicílio
junto ao familiar doente2. Nesse grupo, incluem-se os familiares de crianças
com alguma necessidade especial de saúde.
As pesquisas em ambiente virtual/redes sociais, geralmente, detém-se em
identificar os assuntos discutidos, as informações veiculadas, as inseguranças
apontadas por pacientes, familiares e cuidadores além de questões relativas à
organização do sistema de saúde. Nesse tipo de pesquisa, as narrativas são um
dado importante e que propicia ao pesquisador entender como o fenômeno está se
manifestando no ambiente virtual 2.
Os familiares utilizam as redes sociais para trocar experiências, buscar apoio
e organizarem-se, particularmente, as famílias de crianças que apresentam
necessidade especial de saúde que deparam-se com diferentes desafios quanto à
forma de cuidar da criança. As redes sociais podem atuar no sentido de agregar
as famílias e possibilitar troca de informações. O cuidado à criança com
colostomia representa um desafio para a família devido os diferentes ajustes
que necessita no dia-a-dia.
**OBJETIVO**
Identificar as vivências de famílias de crianças com colostomia que participam
de uma comunidade em uma rede social (Facebook).
**DESCRIÇAO METODOLÓGICA**
Pesquisa qualitativa cujos dados foram coletados em uma comunidade de uma rede
social virtual. A análise de grupo social (_social network analysis_) é
considerada um método importante para avaliar o poder, a centralidade e o
fluxo de informações entre pessoas de um mesmo grupo (no Facebook), assim
como, determinar como os grupos se articulam entre si e quais outras conexões
realizam virtualmente. Na comunidade virtual pesquisada, a dinâmica entre os
membros consiste em postar dúvidas sobre algo relativo ao cuidado à criança e,
em seguida, os demais membros comentam dando dicas, relatando suas
experiências, dando sugestões e oferecendo suporte.
O pesquisador analisou os _posts_ publicados na comunidade, selecionou aqueles
de interesse da pesquisa (os cuidados à criança com colostomia em casa) e
transcreveu-os tendo o cuidado de retirar os nomes das pessoas presentes nas
postagens para preservar a privacidade dos membros da comunidade sem expor a
identidade de nenhum deles.
Nesse estudo, o software Iramuteq foi utilizado na organização dos dados. O
Iramuteq (_Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et
de Questionnaires_) é um _software_ gratuito. O Iramuteq permite cinco tipos
de análises: estatísticas textuais clássicas; pesquisa de especificidades de
grupos; classificação hierárquica descendente; análises de similitude e nuvem
de palavras e cria um desenho representativo disso3. Os aspectos éticos foram
respeitados no tocante à Resolução 466/12 e o projeto foi aprovado pelo CEP da
EEAN/UFRJ.
**RESULTADOS**
As narrativas das famílias de crianças em reversão da colostomia extraídas da
rede social foram organizadas em 27 textos e inseridas no software _Interface
de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires
_(Iramuteq) que analisou 81,06% dos textos e os dividiu em 5 classes e 322
seguimentos de textos (_text segments_) que, por sua vez, continham 1997
palavras (_forms_), que repetiram-se 11.687 vezes (_occurences_) e 605
palavras (5,18%) foram citadas apenas uma vez (hápax). O aproveitamento do
corpus textual pelo Iramuteq constitui um ponto essencial no uso do software
já que o aproveitamento mínimo a ser considerado é de 75% pois menos do que
isso recomenda-se que outro método de análise seja utilizado4.
A análise do método de Classificação Hierárquica Descendente (CHD) do software
deu origem a 5 classes de palavras. Nesse método as palavras/vocábulos
semelhantes e interligados são agrupados em segmentos de texto (ou classes
semânticas) formando as classes. A frequência com que as palavras parecem no
texto podem ser analisadas também pelo teste do qui-quadrado5. A classe 5 é a
mais importante (a leitura correta do gráfico é de baixo para cima e, assim, a
classe 5 foi a primeira criada) e corresponde a 14,6%.
As demais classes derivaram da Classe 5 com a Classe 4 com 18%, a Classe 1 com
23,4%, a Classe 3 com 19,2% e, por fim, a Classe 2 com 24,9%, conforme
observado no figura 3, abaixo. O fato de a classe 5 ter sido desmembrada nas
demais classes sinaliza para uma certa homogeneidade no discurso dos
familiares onde um aspecto do fenômeno estudado (o cuidado familiar à criança
em reversão de colostomia) gira em torno de questões semelhantes.
**CONCLUSÃO**
As famílias vivem um processo intenso de descobertas sobre doenças,
tratamento, cuidados e, paulatinamente, criam estratégias individuais,
familiares e sociais de cuidado à criança. Os cuidados de estimulação (mamar,
ouvir, ver), de manutenção da vida (higiene, eliminação, vestuário) e de
compensação (troca da bolsa, adaptação na alimentação) se sobressaem de forma
a atender as demandas que os familiares identificam na criança. A rede social
atua como um espaço de intensa troca de informações sobre as formas de
enfrentamento dos problemas apresentados pela criança com colostomia (durante
e após o uso desta). A enfermagem poderia utilizar as redes sociais como
instrumento de educação em saúde sobre diferentes tópicos, como, por exemplo,
o cuidado à criança com estomias.
Referências: 1.Brasil. Ministério da Saúde. Direitos sexuais, direitos reprodutivos e métodos anticoncepcionais. – Brasília: Ministério da Saúde, 2009. 52 p.
2. Villalobos A, Castro FD, Rojas R, Allen B. Anticoncepción en adolescentes mexicanos de escuelas del nivel medio superior: uso y necesidades insatisfechas. salud pública de México. 2017;59(5), 566-76.
3.Rasche AS, Santos MDSSD. School nursing and its specialization: a new or old activity. Revista brasileira de enfermagem. 2013;66(4):607-10. |