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9363919 | DIMENSÃO DIALÓGICA EM PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS DE RESIDÊNCIA DE ENFERMAGEM NA SAÚDE DA PESSOA IDOSA | Autores: Florêncio Anton Reverendo Neto ; Ângela Tamiko Sato Tahara ; Jorgas Marques Rodrigues ; Lucivalda Barbosa Santos ; Tânia Maria de Oliva Menezes |
Resumo: **Introdução:** As práticas educativas e, consequentemente, a aprendizagem realizam-se a partir de encontros interpessoais, dentro de um processo dialógico que se utiliza das habilidades comunicativas. O diálogo como instrumento educacional é fenômeno bastante discutido por Paulo Freire. Todo desenvolvimento de ações para fomento de aprendizagem deve estar pautado numa política pedagógica que estimule uma relação aberta entre docente e discente, onde ambos tenham a liberdade de ensinar/aprender(1) Projetos Políticos Pedagógicos norteiam os Programas de Residência Multiprofissional, direcionando objetivos e caminhos que deverão ser compromissos coletivos entre todos os sujeitos envolvidos: instituições, docentes e discentes. No Brasil, os Programas de Residência em Enfermagem foram legitimados através da Portaria Interministerial nº 2.117, que instituiu no âmbito dos Ministérios da Saúde e da Educação, a Residência Multiprofissional em Saúde. O Programa de Residências, como modalidade de ensino em saúde, teve seu pioneirismo na área da Medicina, seguido pelos Programas de Residência Multiprofissional e em Áreas Profissionais de Saúde(2). Programas de Residência apresentam em seus objetivos educacionais a finalidade de melhorar a qualidade dos serviços e da assistência à saúde, pois promovem impactos positivos nos cenários de prática(3). **Objetivos:** Geral: Analisar a dimensão de aprendizagem dialógica da perspectiva Freiriana nos Projetos Políticos Pedagógicos dos programas de residência de Enfermagem em atenção à saúde da pessoa idosa. Específicos: 1. Identificar Programas de Residência de Enfermagem na atenção à saúde da pessoa idosa, oficialmente registrados na plataforma do Cadastro Nacional de Residências do Ministério da Educação e Cultura e Ministério da Saúde; 2. Descrever a dimensão dialógica dos Projetos Político Pedagógicos das Residências de Enfermagem em saúde da pessoa idosa na perspectiva Freiriana. **Metodologia: **Pesquisa documental, descritiva, de abordagem qualitativa. As fontes de acesso aos documentos eletrônicos foram identificadas após a busca na plataforma “on-line”, no site google, utilizando o descritor residência em enfermagem no Brasil. Após identificadas as IES que ofertaram vagas em Programas de Residência de Enfermagem em atenção à saúde da pessoa idosa, a busca foi direcionada dentro destes links, para os conteúdos referentes aos Projetos Políticos Pedagógicos das respectivas Instituições de Ensino Superior. A coleta de dados ocorreu entre março e maio de 2017. O resultado destas buscas eletrônicas/virtual, em sites disponíveis resultaram em documentos disponibilizados, Editais Públicos, Manual do Candidato, Matriz Curricular e Projetos Políticos Pedagógicos. Alguns projetos que não estavam disponibilizados no site foram solicitados por email e/ou contato telefônico com os programas. A análise foi feita seguindo os marcadores analíticos elaborados
conforme a dimensão dialógica Freiriana: articulação de saberes entre docentes
e discentes; diálogo; saber ouvir; comunicação; avaliação por competências;
dialética-integração; envolvimento do aluno nas discussões; autonomia do
educando. Para manutenção do anonimato e sigilo das instituições os projetos
foram distribuídos aleatoriamente por letras de A a L. **Resultados:** Dos 19
Programas de Residência em Enfermagem na atenção a saúde do idoso, doze
programas enviaram os projetos e 07 programas não responderam aos chamados
para participarem deste estudo. Destes, foram enviados quatro e-mails e feito
cinco contatos telefônicos, destacando a importância da pesquisa e a
necessidade dos referidos projetos, sem êxito. A dimensão dialógica esteve
presente nos projetos A, B, C, D, H, I, J e K, e os projetos E, F, G e L não
contemplaram esta dimensão. Apesar de poucos projetos abordarem essa dimensão,
os Programas de Residência de Enfermagem são espaços propícios para o
exercício pedagógico do diálogo, considerando a extensa carga horária prática
e a oportunidade quase obrigatória do diálogo permear este processo formativo.
Mesmo com estas características operacionais, percebe-se a fragilidade desta
dimensão nos projetos avaliados. **Discussão:** O diálogo é fundamental em
qualquer processo educativo, principalmente na educação de residentes,
inseridos no contexto da prática, isto porque a mecanização de saberes e
práticas não dá conta da complexidade dos cenários reais. Mais do que acumular
informação, o residente precisa desenvolver a capacidade de crítica, análise e
reflexão, para uma intervenção adequada. Os projetos analisados, no entanto,
não apresentaram a dimensão dialógica de forma clara. O diálogo permite uma
relação afetiva, e o processo formativo dialógico não pode ser puramente
técnico. O diálogo é um fenômeno humano constituído, essencialmente, pela
palavra, que possui duas dimensões intimamente relacionadas: ação e reflexão.
Ação e reflexão não são dimensões que podem ser compreendidas de modo isolado,
ou, priorizando uma em detrimento da outra, de modo que o diálogo só pode ser
estabelecido quando ação e reflexão se colocam juntas e articuladas(4).
Através do diálogo, docentes transmitem orientações específicas sobre
determinado procedimento a ser realizado pelo estudante na prática, criticam o
cuidado prestado e propõem sugestões em relação a como ele pode aperfeiçoar
seus conhecimentos. A relação dialógica entre educador e educando fundamenta e
possibilita a reflexão, tanto no contexto teórico como no campo prático. As
atividades desenvolvidas no cotidiano dos serviços tornam-se mais desafiadoras
para a relação pedagógica, ao passo que as demandas nascem de necessidades
reais e concretas(5). **Conclusão: **A identificação dos programas
oficialmente registrados na plataforma do Cadastro Nacional de Residências do
Ministério da Educação e Cultura e Ministério da Saúde demonstrou a
fragilidade na oferta de Programas de Residência de Enfermagem com ênfase na
atenção à saúde da pessoa idosa, estando, ainda, reduzida a oferta de vagas
para esta categoria profissional, com apenas 45 vagas de enfermagem destinadas
a estes programas, representando 2,79% das vagas de residência de enfermagem
ofertadas no Brasil, na contramão das estatísticas epidemiológicas para a
necessidade de atendimento à população de idosos, possibilitando uma cobertura
mínima para este seguimento populacional. A dimensão dialógica possibilita a
libertação sem opressão dos sujeitos envolvidos, sem a supremacia do
conhecimento avassalador, que inibe e destrói qualquer possibilidade
emancipatória em aprender. **Contribuições para enfermagem: **A dimensão
dialógica é necessária em todo Projeto Político Pedagógico de Residência em
Enfermagem com ênfase na saúde da pessoa idosa, fortalecendo o processo de
ensino-aprendizagem, através da troca de saberes construído no processo
formativo.
Referências: 1 JESUS BH et al. Inserção no mercado de trabalho: trajetória de egressos de um curso de graduação em enfermagem. Esc. Anna Nery. 2013; 17 (2):336 – 345.
2 Meira MDD, Kurcgant P. Avaliação da formação de enfermeiros segundo a percepção de egressos. Acta Paul Enferm. 2008; 21(4):556-61.
3 Cambiriba, T. F. C, Ferronato, AF, Fontes, KB. Percepções de egressos de Enfermagem frente a inserção no mercado de trabalho. Arq. Ciênc. Saúde UNIPAR. 2014, 18(1):27-32.
4 Colenci R, Berti HW. Formação profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de egressos de graduação em enfermagem. Rev Esc Enferm USP. 2012; 46(1):158-66.
5 Canever BP, Gomes DC, Jesus BH, Spillere LB, Prado ML, Backes VMS. Processo de formação e inserção no mercado de trabalho: uma visão dos egressos de enfermagem. Rev Gaúcha Enferm. 2014, 35(1):87-93. |