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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 9363919

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9363919

DIMENSÃO DIALÓGICA EM PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS DE RESIDÊNCIA DE ENFERMAGEM NA SAÚDE DA PESSOA IDOSA

Autores:
Florêncio Anton Reverendo Neto ; Ângela Tamiko Sato Tahara ; Jorgas Marques Rodrigues ; Lucivalda Barbosa Santos ; Tânia Maria de Oliva Menezes

Resumo:
**Introdução:** As práticas educativas e, consequentemente, a aprendizagem realizam-se a partir de encontros interpessoais, dentro de um processo dialógico que se utiliza das habilidades comunicativas. O diálogo como instrumento educacional é fenômeno bastante discutido por Paulo Freire. Todo desenvolvimento de ações para fomento de aprendizagem deve estar pautado numa política pedagógica que estimule uma relação aberta entre docente e discente, onde ambos tenham a liberdade de ensinar/aprender(1) Projetos Políticos Pedagógicos norteiam os Programas de Residência Multiprofissional, direcionando objetivos e caminhos que deverão ser compromissos coletivos entre todos os sujeitos envolvidos: instituições, docentes e discentes. No Brasil, os Programas de Residência em Enfermagem foram legitimados através da Portaria Interministerial nº 2.117, que instituiu no âmbito dos Ministérios da Saúde e da Educação, a Residência Multiprofissional em Saúde. O Programa de Residências, como modalidade de ensino em saúde, teve seu pioneirismo na área da Medicina, seguido pelos Programas de Residência Multiprofissional e em Áreas Profissionais de Saúde(2). Programas de Residência apresentam em seus objetivos educacionais a finalidade de melhorar a qualidade dos serviços e da assistência à saúde, pois promovem impactos positivos nos cenários de prática(3). **Objetivos:** Geral: Analisar a dimensão de aprendizagem dialógica da perspectiva Freiriana nos Projetos Políticos Pedagógicos dos programas de residência de Enfermagem em atenção à saúde da pessoa idosa. Específicos: 1. Identificar Programas de Residência de Enfermagem na atenção à saúde da pessoa idosa, oficialmente registrados na plataforma do Cadastro Nacional de Residências do Ministério da Educação e Cultura e Ministério da Saúde; 2. Descrever a dimensão dialógica dos Projetos Político Pedagógicos das Residências de Enfermagem em saúde da pessoa idosa na perspectiva Freiriana. **Metodologia: **Pesquisa documental, descritiva, de abordagem qualitativa. As fontes de acesso aos documentos eletrônicos foram identificadas após a busca na plataforma “on-line”, no site google, utilizando o descritor residência em enfermagem no Brasil. Após identificadas as IES que ofertaram vagas em Programas de Residência de Enfermagem em atenção à saúde da pessoa idosa, a busca foi direcionada dentro destes links, para os conteúdos referentes aos Projetos Políticos Pedagógicos das respectivas Instituições de Ensino Superior. A coleta de dados ocorreu entre março e maio de 2017. O resultado destas buscas eletrônicas/virtual, em sites disponíveis resultaram em documentos disponibilizados, Editais Públicos, Manual do Candidato, Matriz Curricular e Projetos Políticos Pedagógicos. Alguns projetos que não estavam disponibilizados no site foram solicitados por email e/ou contato telefônico com os programas. A análise foi feita seguindo os marcadores analíticos elaborados conforme a dimensão dialógica Freiriana: articulação de saberes entre docentes e discentes; diálogo; saber ouvir; comunicação; avaliação por competências; dialética-integração; envolvimento do aluno nas discussões; autonomia do educando. Para manutenção do anonimato e sigilo das instituições os projetos foram distribuídos aleatoriamente por letras de A a L. **Resultados:** Dos 19 Programas de Residência em Enfermagem na atenção a saúde do idoso, doze programas enviaram os projetos e 07 programas não responderam aos chamados para participarem deste estudo. Destes, foram enviados quatro e-mails e feito cinco contatos telefônicos, destacando a importância da pesquisa e a necessidade dos referidos projetos, sem êxito. A dimensão dialógica esteve presente nos projetos A, B, C, D, H, I, J e K, e os projetos E, F, G e L não contemplaram esta dimensão. Apesar de poucos projetos abordarem essa dimensão, os Programas de Residência de Enfermagem são espaços propícios para o exercício pedagógico do diálogo, considerando a extensa carga horária prática e a oportunidade quase obrigatória do diálogo permear este processo formativo. Mesmo com estas características operacionais, percebe-se a fragilidade desta dimensão nos projetos avaliados. **Discussão:** O diálogo é fundamental em qualquer processo educativo, principalmente na educação de residentes, inseridos no contexto da prática, isto porque a mecanização de saberes e práticas não dá conta da complexidade dos cenários reais. Mais do que acumular informação, o residente precisa desenvolver a capacidade de crítica, análise e reflexão, para uma intervenção adequada. Os projetos analisados, no entanto, não apresentaram a dimensão dialógica de forma clara. O diálogo permite uma relação afetiva, e o processo formativo dialógico não pode ser puramente técnico. O diálogo é um fenômeno humano constituído, essencialmente, pela palavra, que possui duas dimensões intimamente relacionadas: ação e reflexão. Ação e reflexão não são dimensões que podem ser compreendidas de modo isolado, ou, priorizando uma em detrimento da outra, de modo que o diálogo só pode ser estabelecido quando ação e reflexão se colocam juntas e articuladas(4). Através do diálogo, docentes transmitem orientações específicas sobre determinado procedimento a ser realizado pelo estudante na prática, criticam o cuidado prestado e propõem sugestões em relação a como ele pode aperfeiçoar seus conhecimentos. A relação dialógica entre educador e educando fundamenta e possibilita a reflexão, tanto no contexto teórico como no campo prático. As atividades desenvolvidas no cotidiano dos serviços tornam-se mais desafiadoras para a relação pedagógica, ao passo que as demandas nascem de necessidades reais e concretas(5). **Conclusão: **A identificação dos programas oficialmente registrados na plataforma do Cadastro Nacional de Residências do Ministério da Educação e Cultura e Ministério da Saúde demonstrou a fragilidade na oferta de Programas de Residência de Enfermagem com ênfase na atenção à saúde da pessoa idosa, estando, ainda, reduzida a oferta de vagas para esta categoria profissional, com apenas 45 vagas de enfermagem destinadas a estes programas, representando 2,79% das vagas de residência de enfermagem ofertadas no Brasil, na contramão das estatísticas epidemiológicas para a necessidade de atendimento à população de idosos, possibilitando uma cobertura mínima para este seguimento populacional. A dimensão dialógica possibilita a libertação sem opressão dos sujeitos envolvidos, sem a supremacia do conhecimento avassalador, que inibe e destrói qualquer possibilidade emancipatória em aprender. **Contribuições para enfermagem: **A dimensão dialógica é necessária em todo Projeto Político Pedagógico de Residência em Enfermagem com ênfase na saúde da pessoa idosa, fortalecendo o processo de ensino-aprendizagem, através da troca de saberes construído no processo formativo.


Referências:
1 JESUS BH et al. Inserção no mercado de trabalho: trajetória de egressos de um curso de graduação em enfermagem. Esc. Anna Nery. 2013; 17 (2):336 – 345. 2 Meira MDD, Kurcgant P. Avaliação da formação de enfermeiros segundo a percepção de egressos. Acta Paul Enferm. 2008; 21(4):556-61. 3 Cambiriba, T. F. C, Ferronato, AF, Fontes, KB. Percepções de egressos de Enfermagem frente a inserção no mercado de trabalho. Arq. Ciênc. Saúde UNIPAR. 2014, 18(1):27-32. 4 Colenci R, Berti HW. Formação profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de egressos de graduação em enfermagem. Rev Esc Enferm USP. 2012; 46(1):158-66. 5 Canever BP, Gomes DC, Jesus BH, Spillere LB, Prado ML, Backes VMS. Processo de formação e inserção no mercado de trabalho: uma visão dos egressos de enfermagem. Rev Gaúcha Enferm. 2014, 35(1):87-93.