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9321754 | VIVÊNCIAS DE DISCENTES DO PET GRADUASUS: INTERAÇÃO ENSINO-COMUNIDADE | Autores: Camila Cristina Neves Romanato Ribeiro ; Julia Cristina Molina Silveira ; Ryanne Agnes S. S. Oliveira ; Fernanda Lemos Lazarini ; Leila Aparecida Kauchakje Pedrosa |
Resumo: INTRODUÇÃO: Desde o final do século passado, o governo do Brasil vem
solicitando que o preparo dos profissionais de saúde seja pautado nas
competências técnico-humanísticas com a finalidade de atender às necessidades
do Sistema Único de Saúde (SUS)¹. A interação entre o ensino e o serviço de
saúde inserida desde o inicio do curso, possibilita superar a fragmentação
entre aprendizagem teórica e vivência prática². Nesta perspectiva, o
“aprender-fazendo”, tem implicações no processo de ensino-aprendizagem, para
uma prática reflexiva que fomenta o mundo do trabalho com a instituição de
ensino, aproximando a formação dos enfermeiros das reais necessidades do
serviço de saúde³. O PET GraduaSUS é um programa que viabiliza discussões,
imersões e aperfeiçoamento nas práticas que priorizam as necessidades do SUS e
a interação com a Atenção Primária do município de Uberaba. O projeto é
integrado por docentes, discentes e profissionais de saúde em atuação na rede
de saúde. A proposta do PET visa instigar mudanças curriculares a partir das
lacunas encontradas no Projeto Político Pedagógico do curso de Enfermagem,
procurando adequa-lo a realidade do SUS4. A articulação entre o ensino e saúde
tem por objetivo a formação dos futuros profissionais e ganhou reforço com a
Resolução CNE/CES de 07/11/2001 onde foi definido as Diretrizes Curriculares
Nacionais para o Curso de Graduação em Enfermagem, evidenciando a necessidade
dessa articulação que ainda constitui um dos maiores desafios das Instituições
de Educação Superior5. São diversas as tentativas para que o processo teoria e
prática sejam implementados afim de compor um cenário mais real na formação
dos profissionais atuantes na área da saúde, apresentando às necessidades da
realidade social e contribuir para a consolidação do SUS ². Tanto a diretriz
curricular, quanto os princípios norteadores do SUS, buscam a substituição do
modelo biomédico, individual e focado na doença por um modelo de atenção
integral a saúde, de forma coletiva com participação ativa da população e dos
profissionais neles envolvidos, visando um atendimento integral e eficaz 5.
OBJETIVO: Descrever a percepção dos acadêmicos de enfermagem da Universidade
Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), participantes do PET GraduaSUS, em
relação as atividades realizadas nas unidade de saúde pelo profissional
enfermeiro durante os anos de 2016 e 2017. MÉTODO: Trata-se de um estudo do
tipo relato de experiência, realizado a partir de vivências dos discente
integrante do PET GraduaSUS Enfermagem da UFTM. As visitas técnicas e reuniões
aconteceram semanalmente afim de discutir a problemática evidenciadas bem como
sugestões de melhorias. Para este relato de experiência buscou-se referências
nas bases de dados PubMed Central, SCOPUS Elserver, WEB OF SCIENCE, Scientific
Electronic Library Online (ScIELO). Para tal, foram usados os descritores:
Educação; Diretrizes Curriculares; Sistema Único de Saúde; Enfermagem; Ensino.
RESULTADO: Baseado nas vivências dos discentes junto as atividades práticas do
PET GraduaSUS, pôde-se perceber a importância da imersão dos graduandos de
enfermagem na rede e do aumento do vinculo discente-comunidade, de modo a
intensificar seu conhecimento acerca da realidade vigente do SUS. Assim, o
discente pôde analisar de forma crítica –reflexiva sobre suas habilidades e
atribuições enquanto futuros profissionais de saúde. Durante o período de
imersão na rede também foi possível identificar a importância da formação
humanística na enfermagem, sendo reafirmada pelas relações e laços que
precisam ser desenvolvidos junto a comunidade, para que se possam ser traçadas
estratégias condizentes a realidade e necessidade dessa população. Mediante o
que foi observado e proposto, realizou-se uma mostra para a comunidade
acadêmica nos anos de 2016 e 2017 na cidade de Uberaba, Minas Gerais. Esse
vínculo com a comunidade também influência diretamente na adesão dos usuários
aos tratamentos e campanhas desenvolvidas pelo profissional de enfermagem.
Sendo assim, é imprescindível que o enfermeiro tenha um olhar holístico para
toda sua área de atuação, visando à o estreitamento desse vínculo. CONCLUSÃO:
Com os períodos de análise curricular, imersão na rede e discussão sobre
intervenções, pôde-se notar que o Projeto Político Pedagógico apresenta
algumas lacunas que perpassam a real necessidade do SUS, limitando o
aproveitamento da prática do aluno inserido na rede de saúde, que chega com
uma certa deficiência de prática profissional, não conseguindo, princípio
atender aos objetivos inerentes a profissão. As dificuldade evidenciadas podem
se relacionar com a divergência existente entre o é ensinado em sala de aula e
o que realmente foi vivenciado no dia a dia dos serviços de saúde ³. Esse
problema se agrava com o despreparo dos discentes devido à carga prática
estritamente limitada aos últimos períodos do curso. Faz-se notória a eficácia
do PET em inserir o discente na rede e propiciar uma experiência de
excelência, interligando a teoria com a prática de forma que o aluno se sinta
motivado a aprender e a atuar no SUS, desconstruindo a formação baseada no
modelo biomédico e contribuindo para as mudanças necessárias no currículo
pedagógico, preparando os futuros profissionais com mais qualidade pautado na
ética e no respeito ao próximo. Desta forma o alunos se torna capaz de
enfrentar a realidade a ser vivenciada enquanto profissional, de forma mais
eficiente prestando um serviço de qualidade a população. A possibilidade de
participação desse programa nos proporcionou habilidades e competências
inerentes à prática profissional do enfermeiro, além de assegurar a
integralidade da assistência exigida individualmente para cada caso permeando
todos os níveis de assistência do sistema. CONTRIBUIÇÕES PARA ENFERMAGEM: O
profissional de enfermagem exerce grande contribuição na assistência,
gerenciamento e também como preceptores em campos de estágio, tornando sua
atuação relevante e imprescindível junto a sua equipe nas unidade de saúde.
Ao profissional enfermeiro preceptor compete compartilhar experiências e
técnicas satisfatórias e de qualidade que ajudem o graduando a se adaptar a
sua futura realidade na prática profissional. Cabe ao docente instruir,
aconselhar, ensinar e propiciar um ambiente de confiança para os graduandos em
suas atividades profissionais. Para tal deve possuir uma boa comunicação a fim
de construir sentimos empoderamento por parte dos discentes. Mediante essas
vivencia no PET GraduaSUS, despertou-se o desejos de exercer o oficio de
enfermagem na saúde pública e sobretudo na (re) construção na maneira de
entender a saúde, fortalecendo assim o olhar integrado e biopsicossocial-
espiritual do atendimento, caracterizando então o perfil esperado dos
discentes e profissionais da área de enfermagem. Conhecer as estratégias
traçadas entre as áreas de ensino e prática trazem à tona a reflexão dos
avanços a serem alcançados com o intuito de superar os fatores limitadores do
processo ensino-aprendizagem e práticas2. Sendo assim, o discente passa a ser
protagonista no processo ensino-aprendizado podendo desempenhar as atividades
práticas vivenciadas durante sua formação acadêmica.
Referências: SILVA, LG.; JODAS, DA.; BAGGIO, SC.; VITURI, DW; MATSUDA, LM. Prescrição de enfermagem e qualidade do cuidado: um estudo documental. Revista de enfermagem da UFSM. Santa Maria, v. 2, n.1, p. 97-107, jan/abr. 2012.
DOENGES, ME; MOORHOUSE, MF; MURR, AC. Diagnósticos de enfermagem: intervenções, prioridade, fundamentos. Rio de Janeiro: Guanabarra Koogan, 2015.
RIBEIRO, JP; CARDOSO, LS; PEREIRA, CMS; SILVA, BT; BUBOLZ, BK; CASTRO, CK. Assistência de enfermagem ao paciente oncológico hospitalizado: diagnósticos e intervenções relacionadas às necessidades psicossociais e psicoespirituais. Revista Online de Pesquisa: Cuidado é fundamental, Rio de Janeiro, v. 8, n. 4, p.5136-5142, out. 2016. |