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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 9246823

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9246823

CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO UNIVERSITÁRIA PARA ENFERMEIROS DOCENTES

Autores:
José Luís Guedes dos Santos ; Alacoque Lorenzini Erdmann ; Kamylla Santos da Cunha ; Maria Eduarda Grams Salum ; Carolina Kahl

Resumo:
**Introdução:** O cotidiano das universidades é demarcado por avanços tecnológicos, processos, desafios e exigências, além do contexto imensamente competitivo e repleto de expectativas no que diz respeito à qualidade do ensino dos cursos superiores(1). Para que a eficiência seja alcançada nos âmbitos que existem dentro do complexo sistema de organização das universidades é indispensável que haja uma gestão universitária efetiva. Os responsáveis pela gestão universitária majoritariamente são docentes que dividem em sua trajetória acadêmica, responsabilidades de administrar sistemas universitários(2). Apesar da seriedade das atribuições de responsabilidade dos gestores universitários, muitos docentes assumem cargos administrativos, geralmente, sem preparo para gerenciar relações adequadas entre estrutura universitária, pessoas e objetivos da organização(3), aprendendo com a prática, trazendo implicações para si e para os que fazem parte do processo. **Objetivo:** O presente estudo tem como objetivo compreender como a gestão universitária contribui na atuação de enfermeiros docentes gestores de uma universidade pública. **Descrição Metodológica: **Pesquisa de natureza qualitativa ancorada na Teoria Fundamentada nos Dados. Método desenvolvido pelos sociólogos Barney Glaser e Anselm Strauss para buscar a compreensão de uma determinada realidade a partir dos processos e significados das relações, interações, comportamentos que certo contexto social, cultural ou objeto tem para a pessoa, gerando conhecimento, compreensão e proporcionando um guia significativo para a ação(4). Este conteúdo tem origem da dissertação de mestrado intitulada “Gestão universitária: significado para enfermeiros docentes do curso de graduação em Enfermagem de uma universidade pública", tratando-se de um recorte do componente “Consequência”(4), do modelo paradigmático(4) que expressa os desfechos e resultados previstos ou reais das contribuições da gestão universitária realizada pelo docente. Considerando a importância e relevância deste componente para a compreensão do fenômeno “Articulando coletivos complexos por meio da gestão universitária para formação qualificada de novos enfermeiros”. O desenvolvimento desta pesquisa respeitou os princípios éticos preconizados pela Resolução nº 466/2012 e 512/2016 do Conselho Nacional de Saúde, que visa assegurar os direitos e deveres de participantes de pesquisas, comunidade cientifica e Estado, garantindo a autonomia, justiça, equidade, não maleficência e beneficência dos referenciais bioéticos, sendo aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal de Santa Catarina (CEPSH/UFSC) sob o número de parecer 1.468.660. Os participantes do estudo foram esclarecidos quanto ao objetivo do estudo e assinaram uma cópia do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Com a finalidade de garantir a confidencialidade dos dados e a privacidade dos participantes utilizou-se a identificação numérica, sem qualquer relação ou associação do participante à pesquisa. O cenário de coleta de dados foi o departamento de Enfermagem de uma universidade pública do sul do Brasil. A amostra foi composta por 19 participantes, todos enfermeiros docentes gestores universitários, divididos em dois grupos amostrais. Optou-se para o primeiro grupo amostral a seleção de profissionais que ocuparam atividades de chefia de departamento, contabilizando nove no total. O segundo grupo amostral foi composto por dez docentes, destes, dois docentes estavam conduzindo cargos de gestão em outros ambientes da universidade e oito exerceram cargos de coordenadores e subcoordenadores do curso. A coleta de dados ocorreu entre maio e setembro de 2016 por meio de entrevistas abertas e individuais. **Resultados: **O componente Consequência tem como título “Aperfeiçoando o trabalho docente e responsabilizando-se com a formação universitária”, onde duas subcategorias foram ressaltadas, esclarecendo os subsídios que a gestão universitária fornece para o docente gestor e para os envolvidos no processo. A primeira subcategoria intitulada “Obtendo uma visão ampliada da universidade” trás destacada pelos participantes que a gestão universitária realizada por enfermeiros docentes traz como foco as pessoas; docentes, discentes, técnicos administrativos e comunidade. Seguindo essa concepção faz-se necessário ampliar a visão da universidade, buscando compreender as necessidades dos atores envolvidos no processo de formação universitária, para que então os servidores técnicos administrativos possam desenvolver seu trabalho, os docentes e discentes consigam potencializar o ensino, pesquisa e extensão, e por fim a sociedade, que recebe o efeito destas relações e interações. Além disso, dialogar e articular o trabalho entre as estruturas da gestão universitária (gestão departamental, gestão do ensino e gestão institucional) são apontados como essenciais, refletindo diretamente na formação de Enfermeiros. Como formas de oportunizar diálogo, compartilhamento de experiências, contribuições e informações sobre as repercussões da gestão universitária, os participantes propõem espaços para discussões sobre gestão universitária nos laboratórios e grupos de pesquisa da universidade, propiciando construções coletivas, em especial no departamento de Enfermagem. Na segunda categoria, “Compreendendo que a gestão universitária aperfeiçoa o processo de trabalho docente”, experiências em cargos de gestão universitária foram percebidas como positivas pelos participantes, apesar das exigências e atribuições assumidas. Além disso, o reconhecimento profissional pode ser obtido através da inserção em espaços de discussão, dando visibilidade ao docente gestor. Troca de experiências, saberes e opiniões se tornam possíveis a partir do momento em que o docente gestor exerce as atividades da gestão universitária, sendo considerado um processo transformador, com contribuições para o desenvolvimento intelectual, profissional e pessoal, oportunizando um olhar ampliado sobre o contexto em que está inserido. Por fim, os participantes citam sentimentos de satisfação em exercer cargos de gestão universitária, principalmente pela oportunidade de contribuição para a formação profissional sublime de Enfermeiros. **Conclusão:** Ainda que haja adversidades e exigências durante a atuação em cargos de gestão universitária, enfermeiros docentes caracterizam as experiências vivenciadas como satisfatórias, pois através delas torna-se possível contribuir para a expansão de condições necessárias ao desenvolvimento do ensino superior. **Contribuições para a Enfermagem:** Através das ações de gestão universitária enfermeiros docentes tem a possibilidade de produzir e disseminar conhecimentos e experiências vivenciadas, atividades vinculadas à progressão de competências docentes e que refletem positivamente na formação e desenvolvimento de habilidades, aptidões cognitivas e técnicas e conhecimento durante a formação de Enfermeiros.


Referências:
1. Ministério da Educação e Cultura. Análise sobre a Expansão das Universidades Federais - 2003 a 2012. Relatório da Comissão Constituída pela Portaria nº 126/2012. [internet]. 2012 [citado 2018 fev. 26]. Disponível em: