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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 9143089

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9143089

DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM EM PEDIATRIA À LUZ DAS NECESSIDADES ESSENCIAIS DAS CRIANÇAS.

Autores:
Samara Macedo Cordeiro ; Juliana Martins de Souza. ; Nádia Proença de Melo

Resumo:
**Introdução**: A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é essencial para a organização das atividades do enfermeiro, tanto administrativas quanto assistenciais1. Contudo, ainda há muitas elaborações necessárias para sua efetiva implantação, tais como a padronização da linguagem e a utilização de referenciais congruentes com os focos da enfermagem. No que tange à aplicação da SAE em pediatria, esta tem como meta prestar atendimento integral e humanizado, livre de injúria ,mediante ações de enfermagem adequadas às necessidades de saúde das crianças e suas famílias, na perspectiva da integralidade1.A adoção de um referencial em conformidade com as especificidades do sujeito criança é uma das medidas para alcançar tal adequação. O referencial teórico das Necessidades Essenciais das Crianças, proposto por Brazelton e Greenspan2 foi considerado congruente com tais especificidades3, dada sua capacidade de embasar o olhar ampliado para a criança e estar assentado no desenvolvimento infantil. As necessidades essenciais das crianças são: relacionamentos sustentadores contínuos; proteção física e segurança; experiências que respeitem as diferenças individuais; experiências adequadas ao desenvolvimento; estabelecimento de limites, organização e expectativas; comunidades estáveis, amparadoras e de continuidade cultural2. A partir desse conhecimento, levantou-se a questão: os diagnósticos de enfermagem voltados à criança e já validados contemplam as necessidades essenciais das crianças? A justificativa do estudo foi que ele poderia prover um mapeamento dos diagnósticos já estudados e, portanto, potencialmente aplicáveis, bem como sua correspondência com o amplo espectro das necessidades infantis, ou seja, um panorama do estado da arte desse tema. **Objetivo**: identificar os diagnósticos de enfermagem em pediatria submetidos a estudos analíticos e verificar sua correspondência com as Necessidades Essenciais das Crianças. **Descrição Metodológica**: Estudo em duas etapas, a primeira de revisão integrativa da literatura4 e a segunda de análise cruzada com o referencial teórico. Partindo da pergunta “quais diagnósticos de enfermagem em pediatria já foram submetidos a estudos analíticos, ou de validação?” realizou-se a coleta nas bases Cinahl, Embase, Bdenf, e no portal Pubmed ,utilizando os descritores nursing diagnosis, child, e pediatric nursing. Foram incluídos estudos publicados nos últimos 10 anos, visando ampliar os dados. Foram levantados estudos de validação ou testes de acurácia diagnóstica de diagnósticos de enfermagem em crianças acima de 29 dias, e estudos que tiveram como foco algum tipo de análise do diagnóstico de enfermagem, como estudos de validação, ou de elaboração de diagnósticos, nos idiomas inglês, português ou espanhol. Foram excluídos estudos que traziam apenas o julgamento clínico de diagnósticos e intervenções de enfermagem em unidades pediátricas, estudos sobre o perfil de diagnósticos ou frequência do uso de diagnósticos, e os que não estavam disponíveis _online_. Os estudos foram caracterizados quanto aos objetivos, idioma, ano, país de publicação, tipo de estudo;todos os diagnósticos de enfermagem foram cruzados com as Necessidades Essenciais das Crianças. Para isso, foram considerados os títulos dos diagnósticos, suas definições e demais componentes, e identificadas as correspondências com as definições das necessidades essenciais. **Resultados: **Foram encontrados 52estudos e selecionados 18 em conformidade com os critérios. Quanto ao idioma, 10 (58,8%) eram da língua estrangeira (inglês e espanhol) e 08 (44,4%) da língua portuguesa. Quanto ao tipo de estudo: eram 15 (83,3%) transversais, um de revisão sistemática da literatura (5,8%), umde revisão integrativa (5,8%) e um experimental (5,8%). Identificaram-se diagnósticos de enfermagem correspondentes a todas as necessidades. A necessidade de proteção física e segurança concentrou o maior número de diagnósticos (9, 52,9%): Desobstrução ineficaz das vias aéreas; Padrão respiratório ineficaz; Troca de gases prejudicada; Ventilação espontânea prejudicada; Nutrição desequilibrada: menos que as necessidades corporais; Eliminação urinária prejudicada, Dor aguda e Risco de Atraso no Desenvolvimento Infantil e Atraso no Desenvolvimento Infantil. As necessidades de experiências adequadas ao desenvolvimento foram contempladas por dois diagnósticos (11,8%): Disposição para o Desenvolvimento Melhorado do Lactente e Disposição para o Desenvolvimento Infantil Melhorado. As demais necessidades foram contempladas por um único diagnóstico: Disposição para o Desenvolvimento Infantil Melhorado5.Este foi considerado como passível de responder a várias necessidades por abranger aspectos amplos, tais como cuidados de saúde, ambiente de segurança, estimulação e apoio ao desenvolvimento, educação, e relações estáveis no cuidado à criança. **Conclusão**: Houve predomínio de diagnósticos relacionados à Necessidade de Proteção Física e Segurança, o que corresponde a agravos físicos ou fisiológicos. As demais necessidades foram contempladas em dois diagnósticos de promoção, cujo foco é o desenvolvimento infantil. **Contribuições para a enfermagem: **Por meio desta revisão integrativa, foi possível evidenciar os diagnósticos de enfermagem em pediatria já submetidos a testes de validação e quais necessidades essenciais das crianças podem ser contempladas nestes diagnósticos. Observou-se a lacuna de estudos voltados a diagnósticos que abranjam o espectro mais amplo das possíveis demandas de cuidado das crianças e suas famílias. A utilização de um referencial de necessidades específico para a criança pode estimular estudos nessa direção.


Referências:
1. Brasil. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Princípios e diretrizes para a gestão do trabalho no SUS (NOB/RH/SUS). 3. Ed. ver. Atual. Brasília: 2005 [acesso 12 fev 2018]. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/biblioteca/livros/nob_rh_2005.pdf. 2. Brasil. Decreto Brasil. Conselho Nacional de educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE.CES no 3, de 7 de novembro de 2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação. Brasília: 2001. [online] [acesso 12 fev 2018]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES03.pdf.