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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 9104054

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9104054

ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NO ATENDIMENTO NA ATENÇÃO SECUNDÁRIA EM SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Nathália da Silva Pimentel Reis ; Gabrielle Borges da Silva ; Alyne Corrêa de Freitas Reis ; Alessandra Sant Anna Nunes ; Valéria de Oliveira Monteiro

Resumo:
**Introdução**: As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) são as principais causas de mortes no mundo e têm provocado um aumento do número de mortes prematuras, perda de qualidade de vida com alto grau de limitação nas atividades de trabalho e de lazer, assim, gerando impactos econômicos para as famílias, comunidades e a sociedade em geral.  Apesar do rápido crescimento das DCNT, sua repercussão pode ser revertida através de intervenções amplas e de promoção de saúde para redução dos fatores de risco, além de melhoria da atenção à saúde, detecção precoce e tratamento adequado**1**. Em 2012, das 56 milhões de mortes no mundo, 68% (38 milhões) foram causadas pelas DCNT. Dos óbitos causados pelas DCNT, mais de 40% (16 milhões) são mortes em pessoas com menos de 70 anos **2** . No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde **3** em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística 57,4 milhões de pessoas possuem ao menos uma DNCT, aproximadamente 40% de toda a população brasileira. Este estudo também evidencia que essas condições acometem mais o sexo feminino, sendo 34,4 milhões de mulheres (44,5 %) e 23 milhões de homens (33,4%). Atualmente 72% das mortes no Brasil são ocasionadas devido as DCNT, isto é, porcentagem proporcionalmente maior que a média mundial. Neste levantamento foi evidenciado as principais enfermidades que atingem os brasileiros, dentre elas: diabetes mellitus, hipertensão arterial, problema crônico de coluna e dislipidemia. Diante deste panorama o Ministério da saúde lançou as diretrizes e recomendações para o cuidado integral de DCNT **4**, que tem como objetivo gerar uma reflexão sobre o modelo de assistência responsável para atender as necessidades das pessoas com DCNT, tendo em vista que as doenças crônicas constituem um sério problema de saúde pública e é considerado como um dos focos nacional e prioritário de atuação. A proposta desse trabalho surgiu a partir da parceria entre o Serviço de terapia biológica ambulatorial de uma policlínica localizada no Estado do Rio de Janeiro, o curso de graduação de Enfermagem de uma Universidade pública no estado do Rio de Janeiro e dois projetos de pesquisa: sendo o primeiro um projeto de extensão intitulado “Cuidados Inovadores de Enfermagem” e o outro “Assistência, Gestão e Ensino na perspectiva dos cuidados inovadores de enfermagem ao portador de doenças crônicas”.  A referida policlínica possui diferentes espaços de formação profissional, com articulação entre ensino, treinamento e serviço e tem como missão: Oferecer serviços de saúde à população; contribuir na elaboração de modalidades de assistências ambulatoriais diferenciadas e propiciar sua formulação, implementar e avaliar modelos em saúde, na perspectiva da desospitalização. Contudo, torna-se um campo propicio para o aluno de graduação em Enfermagem, permitindo o processo de formação dos acadêmicos na perspectiva dos cuidados inovadores ao paciente crônico. Assim, esse relato de experiência se dá a partir de reflexões acerca das experiências cotidianas proporcionadas pelas ações desenvolvidas pela Enfermagem no Serviço de Terapia Biológica de um Serviço de Atenção Secundária de uma Universidade pública no Estado do Rio de Janeiro.  **Objetivo**: Relatar a experiência das autoras na condução do processo de gestão, assistência e ensino do cuidar de Enfermagem desenvolvido no serviço de terapia biológica integrado de Enfermagem, na Atenção Secundária em saúde, estabelecido a partir de metodologia combinada. **Descrição metodológica**: O primeiro momento metodológico trata-se da pesquisa quantitativa de natureza descritiva exploratória e o segundo a pesquisa participativa, na qual se procurou preservar a identidade dos grupos.  Adotou-se como método de trabalho a formação de grupos, compostos por docentes, preceptores, servidores da área da saúde e administrativos, graduando e especializando, com o objetivo de implantar e consolidar o processo de trabalho integrado de Enfermagem, levando por base as Diretrizes das Doenças Crônicas Não Transmissíveis, bem como responder questões e solucionar problemas relevantes para o cuidar de enfermagem exercido na atenção secundária em saúde, no serviço de terapia biológica, uma das áreas pouco estudadas no SUS, e que vem sendo construída como campo de trabalho da enfermagem.  O grupo consistiu nas seguintes etapas: levantamento do perfil dos pacientes atendidos na UTB; um diagnóstico de como se organiza o processo de trabalho de enfermagem; elaboração de um fluxograma do atendimento nos serviços especializados; avaliação da satisfação dos pacientes com o processo de trabalho de Enfermagem na UTB; acompanhamento da rotina de trabalho dos profissionais do serviço; implementação de estratégias de adesão e manejo do paciente crônico ao tratamento; avaliação do processo de implantação do telemonitoramento no serviço; implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem como instrumento da prática de Enfermagem ao paciente com doença crônica. **Resultados**: Após análise dos resultados quantitativos e dos grupos propusemos intervenções na unidade para superar os problemas encontrados. Foi elaborado um fluxograma para atendimentos aos pacientes em terapia biológica, com base nos principais ruídos no processo de cuidar encontrados pelo grupo; um cronograma de práticas direcionadas aos acadêmicos de enfermagem com a intenção de favorecer as habilidades e competências no cuidado integrado ao paciente crônico; um cronograma de capacitações para equipe de saúde que atua no atendimento aos pacientes em tratamento biológico; produzimos gráficos com os resultados e apresentamos a equipe da UTB; alimentamos os bancos de dados necessários à produção e qualificação da assistência prestada; revisamos protocolos de atendimentos; estimulamos a participação em eventos científicos e elaboração de artigos que busquem descrever as práticas assistenciais desenvolvidas no âmbito da atenção secundária envolvendo o manejo das doenças crônicas e da terapia biológica. **Conclusão:** Partindo do levantamento do perfil dos pacientes, do diagnóstico do processo de trabalho de enfermagem e de sua integração com os demais profissionais incluídos na equipe multiprofissional foi possível intervir de forma a minimizar os ruídos encontrados nesse processo visando elevação do grau de satisfação do usuário e da qualidade da assistência prestada, integrando-a mais efetivamente ao campo de ensino e pesquisa. **Contribuições e implicações para enfermagem:** Assim, para além do compromisso com a pesquisa, o estudo despertou novas formas de conceber a prática de Enfermagem inovadora na Atenção Secundária à Saúde ao paciente com doença crônica, fortalecendo a integração entre serviço, ensino e comunidade. Além de contribuir para construção e fortalecimento do SUS.


Referências:
1. Zanetti ML. Prática Avançada de enfermagem: estratégias para formação e construção do conhecimento [editorial]. Rev Latino-Am Enferm. 2015[citado em 2018 jan. 12];23(5):15-24. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0104-1169.0000.2614. 2. Portaria normativa n° 17, de 28 de dezembro de 2009 (BR). Dispõe sobre o mestrado profissional no âmbito da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Diário Oficial da União [internet]. 2009 dez 29 [citado 2018 jan 13]; Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/PortariaNormativa_17MP.pdf 3. Ferreira, SRS; Périco, LAD; Dias, VRFG (autoras). Atuação do enfermeiro na Atenção Primária à Saúde. Rio de Janeiro: Atheneu, 2017, p.69-85. 4. Freire, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro, Ed. Paz e Terra, 2016. 5. Vilela, RB; Batista, NA. Desafios e práticas para os mestrados profissionais em ensino na saúde. Revista fórum identidades. 2016 [citado em 2018 jan 13] 22 (22), 159-172.