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9070428 | A IMPORTÂNCIA DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DA MONITORIA ACADÊMICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Bruna Damasceno Marques ; Stelacelly Coelho Toscano de Brito ; Daiane de Souza Fernandes ; Karina Barros Lopes ; Emilly Melo Amoras |
Resumo: **Introdução:** Atualmente grande tem sido a discussão sobre a formação profissional na área da Enfermagem, os desafios enfrentados e a qualidade dessa formação têm sido alguns dos pontos de grande relevância nessas discussões. Mediante isso, destacamos a monitoria acadêmica como uma das ferramentas importantes nesse processo de formação universitária, ela poder ser significativa para todos os envolvidos, seja docente ou discente, sendo este último, o protagonista do seu processo de ensino-aprendizagem. A monitoria possibilita vivencias únicas no período de graduação, uma vez que possibilita ao acadêmico-monitor estar mais próximo da docência, bem como realizar atividades de cunho científico, entre outras, a fim de proporcionar maior proveito desta ferramenta, lança-se mão das metodologias ativas que surgem como propostas para otimização dos conteúdos ministrados, fazendo com que o acadêmico da atividade curricular e o acadêmico-monitor aprofunde seu conhecimento de forma atípica. As metodologias ativas são pontos de partida para avançar para processos mais elevados de reflexão, de integração cognitiva, de generalização, de reelaboração de novas práticas, utilizando a problematização como estratégia de ensino-aprendizagem, com o objetivo de alcançar e motivar o discente, pois diante do problema, ele se detém, examina, reflete, relaciona a sua história e passa a ressignificar suas descobertas(1,2).**Objetivos:** Demonstrar a importância das metodologias ativas no processo de formação de futuros enfermeiros,através de atividades da monitoria acadêmica. **Descrição metodológica:** Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado pela equipe da monitoria (docentes e discentes) da atividade curricular Atenção Integral à Saúde do Adulto e do Idoso (AISAI), da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Pará. O presente estudo foi realizado durante as aulas teórico-práticas da AISAI, no período de setembro de 2017 a janeiro de 2018. Utilizou-se para embasamento científico do mesmo, bases de dados Scielo entre outras fontes. Resultados: Durante o semestre passamos por várias etapas de construção e desconstrução, onde há necessidade de buscar novas formas de aprendizagem, por mais que queiramos nos manter em nossas habituais zonas de conforto, o ser enfermeiro nos coloca em uma posição de constante transformação, atualização e qualificação, nos levando a novos métodos que proporcionam maior qualidade e potencialização de conhecimento e tempo. Cada semestre é necessário que se renove os métodos de ensino, para que até mesmos os conteúdos mais densos tornem-se de mais fácil assimilação e as metodologias tem justamente esse papel, de facilitar a compreensão dos alunos. Além disso a Enfermagem é conhecida por sua visão holística, fato esse que deve iniciar-se desde a graduação entre professores e alunos. Sabendo disto a equipe da monitoria AISAI faz seu planejamento focando nas especificidades de cada turma, traçando um diagnóstico situacional da mesma, fazendo com que seja possível criar estratégias específicas a referida a turma, juntamente a isso com cada aluno, neste momento coloca-se em prática as metodologias ativas, destacamos três metodologias ativas entre as várias aplicadas, de grande relevância neste cenário. A primeira e diria que a mais importante metodologia é denominada "O canto do conto", onde um canto é prepara para os alunos sentarem e em posse de um objeto de cunho sentimental, eles contam o porque eles não se imaginam sem esse objeto na velhice, não necessariamente esse objeto deve ser palpável, durante esse momento os alunos acabam por desabafar seus mais profundos medos e alegrias sobre a velhice, reagindo de diversos formas, indo do choro à gargalhadas de maneira frenética. Através dessa metodologia, podemos perceber as fortalezas e fraquezas de cada um, como se comportam individualmente e em grupo, a partir disso é traçado o perfil da turma, e as outras atividades propostas vão sendo moldadas levando em consideração esse perfil. A segunda metodologia proposta é chamada de "Viver é uma caminhada", comumente conhecida como "Aula do bosque", nesta aula os alunos são levados ao Jardim Botânico, chamado de bosque, que é uma área de preservação ambiental no meio da capital paraense. A proposta dessa aula é fazer com que os alunos caminhem por várias fazes da vida como a infância, onde eles podem brincar do que quiserem que remeta a infância; passamos pela fase da adolescência onde trabalhamos com músicas por perceber a turma muito musical e por a adolescência ser um momento marcado por várias músicas, os alunos escolhem músicas que marcaram sua adolescência e de forma objetiva, externam o motivos pelo qual cada música é importante; a próxima fase é a adulta, onde palavras que definem a vida adulta são protagonizadas por meio de encenação pelos alunos que são divididos em grupos;então vamos para parte do lanche onde eles são avisados previamente a levar lanches "saudáveis e não saudáveis", focando nisso fazemos uma discussão sobre como esses alimentos podem refletir em nossa saúde; por fim a última fase é fase do idoso, onde cada grupo de alunos fica responsável por demonstrar através de tecnologias o envelhecimento fisiológico de sistemas do corpo humano e as patologias mais comuns que acometem cada sistema. A terceira metodologia é chamada de "Talking Show", trata-se de uma reprodução de um programa de auditório, comandada por um apresentador (aluno da turma) onde os alunos são divididos em equipes e respondem a perguntas referentes ao Sistema Único de Saúde (SUS), além de serem avaliados pela quantidade de respostas corretas, outros pontos também são avaliados como: assiduidade, pontualidade, trabalho em equipe, comprometimento, animação e caracterização. Proporcionando aos alunos trabalhar a competitividade, aprendendo o conteúdo de forma diferente e até divertida. **Conclusão:** Diante dessas três metodologias ativas, podemos perceber através das falas dos alunos o quão importante é o trabalhar de maneira diferenciada por meio das metodologias ativas. A variedade de cenários propostos auxiliam na absorção do conteúdo e de certa forma ameniza um semestre extremamente exigente e cansativo, isso é refletido nas avaliações e é o resultado de um trabalho contínuo da equipe de monitoria com os professores, pois trabalhar dessa forma exige esforço mas também traz grande satisfação, pessoal, acadêmica (para os monitores) e profissional (para os professores). Soma-se a experiência e direcionamento das docentes à visão de quem que foi aluno da atividade curricular no caso dos monitores, e sabe o que pode melhorar. **Contribuições /implicações para a Enfermagem:** Trabalhos como este além de trazer experiências que mostram a realidade da formação acadêmica de uma visão diferenciada, também ressaltam a importância de trabalhar um novo modelo de ensino, trazendo resultados positivos, mas ao mesmo tempo, exige comprometimento por todas as partes envolvidas, pois fazer com que os alunos abram mão do modelo tradicional de aprendizagem não é fácil, pois alguns rejeitam as novas metodologias introduzidas. Por meio disso podemos destacar que para o sucesso da implantação dessas metodologias é necessário todo um planejamento que englobe todos os envolvidos nesse processo. Desse modo, concluímos que são necessários estudos que demonstrem estratégias que auxiliam nesse contexto.
Referências: 1 - ALFARO-LEFEVRE, R. Aplicação do Processo de Enfermagem: Fundamentos para o Raciocínio Clínico. Tradução: Regina Machado Garcez. 8.ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
2 – Benedet SA, Gelbcke FL, Amante LN, Padilha MIS, Pires DP. Processo de Enfermagem: Instrumento da Sistematização da Assistência de Enfermagem na Percepção dos Enfermeiros. Journal of Research: Fundamental Care [Internet]. 2016 [acesso em 2018 jan 22]; 8 (3): 4780-4788. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/article/view/4237/pdf_1
3 – Ferreira AM, Rocha EM, Lopes CT, Bachion MM, Lopes JL, Barros ALBL. Diagnósticos de Enfermagem em Terapia Intensiva: Mapeamento Cruzado e Taxonomia da NANDA-I. Revista Brasileira de Enfermagem [Internet]. 2016 Brasília [acesso em 2018 jan 15], 69 (2). Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672016000200307 |