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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 9064699

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9064699

O ESTUDO DE CASO EM SAÚDE COMO METODOLOGIA ATIVA PARA DESENVOLVIMENTO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Daniele Marcellos Pereira ; Maria Carolina de Góes Ulrich ; Greyce Natana Veber ; Janaina Souza de Liz ; Maria Denise Mesadri Giorgi

Resumo:
**Introdução:** Trata-se de um relato de experiência elaborado com base na vivência de quatro acadêmicas do Curso de Enfermagem da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) durante a realização do Estágio Curricular Supervisionado, referente ao nono período do curso, numa Unidade Básica de Saúde (UBS). Foi utilizada a Técnica de Estudo de Caso para planejar e realizar a assistência de uma pessoa residente do município de Itajaí, SC. A usuária é assistida na Unidade Básica de Saúde localizada no bairro Cordeiros, que conta com a cobertura de duas equipes de Estratégia de Saúde da Família, sendo que uma delas era responsável pela usuária. O Estudo de Caso (EC), pode ser compreendido como uma pesquisa em torno de uma situação, seja ela real ou não, que é desenvolvido a partir de determinada problemática ou ideia que gere impactos para os atores da situação, sejam pessoas de forma isolada, grupos familiares ou para sociedade como um todo1. Uma importante característica do EC é a natureza das informações que o compõe. Para possibilitar uma visão ampliada da situação a ser estudada, é preciso que sejam coletados dados físicos, psicológicos, sociais, culturais e ambientais da situação em questão1. O EC é um instrumento de ensino que estimula a reflexão na pesquisa, seja ela realizada _in loco_ ou por meio de relatos, textos didáticos ou reportagens e artigos publicados. Ele possibilita a análise complexa das situações apresentadas e possibilita a colaboração entre pessoas com um mesmo objetivo, porém não define conclusões fechadas com verdades absolutas, muito ao contrário o EC pode ser utilizado para reflexão com diversas pessoas chegando a vários resultados possíveis e relevantes, mesmo que divergentes. Inserido dentro da metodologia, o EC buscou aqui auxiliar as pesquisadoras a compreenderem a situação de vida dos atores envolvidos (usuária, família equipe da ESF), com foco principal em sugerir e realizar ações que auxiliem na melhora da sua condição de saúde1. **Objetivos: **Esse relato de experiência tem como objetivo geral discorrer sobre o desenvolvimento de um estudo de caso com abordagem integral dentro da Atenção Básica com base na Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE). **Metodologia:** A escolha da pessoa para realização do EC não foi programada, ocorreu de forma espontânea, por meio de conversa com as Agentes Comunitárias de Saúde (ACS). Foi solicitado a elas que sugerissem usuários com os quais haviam maiores dificuldade de estabelecer uma terapêutica eficaz, houveram diversas sugestões, porém estas sugestões não puderam ser acompanhadas devido a desencontros nos momentos das visitas domiciliares. Foi então escolhida uma usuária da Unidade Básica de Saúde do bairro Cordeiros com diversas patologias e outros problemas de saúde, que poderia receber as pesquisadoras para visita domiciliar. Ao todo foram realizadas quatro visitas ao longo de dois meses, setembro e outubro de 2017, de contato com a usuária, duas visitas como forma de reconhecer as Necessidades Humanas Básicas afetadas e duas visitas após a realização da SAE com avaliação, levantamento de diagnósticos de Enfermagem e planejamento de Enfermagem para que fosse possível implementar as ações planejadas. Para auxiliar no desenvolvimento da SAE foram utilizados os Diagnósticos de Enfermagem da NANDA 2015-20172. **Resultados:** Os resultados apresentados são a representação da junção da entrevista, análise do prontuário e exame físico, juntamente com raciocínio clínico da pesquisadora acerca das condições de saúde da paciente. Foram encontrados 28 diagnósticos de enfermagem para a paciente, sendo que eles se diversificaram por vários domínios: promoção da saúde, nutrição, atividade e repouso, autopercepção, papéis e relacionamento, enfrentamento e tolerância ao estresse, princípios de vida, segurança e proteção e conforto. Foram escolhidos então 4 diagnósticos de enfermagem prioritários para serem trabalhos, visto que não haveria tempo para trabalhar todos os 28. Foram eles: Atividade de recreação deficiente relacionada a atividade de recreação insuficiente caracterizada por tédio; Mobilidade física prejudicada relacionada a alterações na integridade de estruturas ósseas, caracterizado por desconforto, instabilidade postural, redução da amplitude dos movimentos, redução nas habilidades motoras grossas; Risco de perfusão tissular cardíaca diminuída relacionado a hipertensão arterial, diabetes melito e proteína C-reativa elevada; Risco de religiosidade prejudicada relacionado a enfermidade e transporte insuficiente. Para cada diagnóstico de enfermagem foram desenvolvidas ao menos quatro intervenções diferentes que puderam ser aplicadas durante as duas visitas posteriores2,3. Durante a realização da coleta de dados e da busca por diagnósticos de enfermagem as pesquisadoras se questionaram continuamente sobre como poderiam intervir no caso da paciente. A dúvida levou a reflexão e a reflexão levou a busca por mais informações para compreender melhor a situação e isso culminou em mais reflexões3. Em todos os momentos foram consideradas as condições sociais, econômicas, culturais e religiosas da paciente, justamente para proporcionar intervenções válidas, com embasamento teórico e prático, que pudessem ser realizadas no período de Estágio Curricular Supervisionado e continuadas após o término do mesmo. Os objetivos colocados logo no início dessa pesquisa foram alcançados. A utilização de instrumentos para coleta de dados e a organização do material coletado em conjunto com o raciocínio clínico e orientação pedagógica (vinda da professora supervisora e da enfermeira preceptora) foram os pilares essenciais para a concretização dessa pesquisa. **Conclusão:**  A assistência desenvolvida para a usuária foi adequada e percebeu-se melhoras no quadro geral. O caso EC foi apresentado na ESF e na sala de aula, possibilitando a troca de saberes e a interdisciplinaridade. A participação da equipe da ESF na realização desse EC foi fundamental para os resultados positivos alcançados. O Estudo de Caso é uma ferramenta útil, mas também engenhosa, de difícil aplicação, quando empregada em sua totalidade, afinal é simples explanar uma situação e elencar pontos a serem melhorados, o desafio é implementar as mudanças, possibilitar a transformação e continuar a atuação. **Contribuição para a Enfermagem:** Durante a Graduação é imprescindível que o acadêmico tenha a oportunidade de desenvolver atividades que lhe proporcionem a visão do ser humano de forma integral, com perspectiva da resolutividade e da equidade para recuperação e promoção da saúde por meio de diversas estratégias. Portanto ficou claro para as pesquisadoras que uma boa forma de oportunizar esse tipo de aprendizado e integração com o serviço e a comunidade é por meio do Estudo de Caso, sendo que este não só agrega conhecimentos, habilidades e atitudes, mas também empodera o acadêmico para se tornar um Enfermeiro com pensamento crítico-reflexivo sobre a sua atuação.


Referências:
1 – Ferreira AM, Rocha EM, Lopes CT, Bachion MM, Lopes JL, Barros ALBL. Diagnósticos de enfermagem em terapia intensiva: mapeamento cruzado e Taxonomia da NANDA-I. Revista Brasileira de Enfermagem [Internet]. 2016. [acesso em 2018 fev 26]; 69 (2). Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-71672016000200307&script=sci_arttext&tlng=p 2 – Pires AF, Santos BN, Santos PN, Brasil VR, Luna AF. Prevalência dos Diagnósticos de Enfermagem Segundo Nanda em Pacientes Internados em Unidade De Terapia Intensiva: um Relato de Experiência. Revista rede de cuidados em saúde [Internet]. 2016. [acesso em 2018 fev 22]; 10 (1). Disponível em: http://publicacoes.unigranrio.br/index.php/rcs/article/view/2626/1507 3 – Silva RS, Lima MOM, Bandeira WCO, Pereira AT, Sampaio AAC, Paixão GPN. DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM PREVALENTES EM PACIENTES INTERNADOS NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: REVISÃO INTEGRATIVA. Revista enfermagem contemporânea. [Internet]. 2016. [acesso em 2018 fev 22]; 5 (2): 242-252. Disponível em: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/1023