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8999717 | COMISSÃO MISTA DE SISTEMATIZAÇÃO DA PRÁTICA DE ENFERMAGEM: UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA | Autores: Maria Goretti David Lopes ; Denise Faucz Kletemberg ; Simone Aparecida Peruzzo ; Otília Beatriz Maciel da Silva ; Carmen Cristina Moura dos Santos |
Resumo: O estímulo aos profissionais da Enfermagem, principalmente aos enfermeiros a
realizarem o Processo de Enfermagem de forma sistematizada, é um desafio que
vem sendo explorado há muitos anos, destacando-se eventos científicos como
Congresso Brasileiro de Enfermagem e Simpósio Nacional de Diagnósticos de
Enfermagem, para o desenvolvimento de ferramentas que facilitem a aplicação do
Processo de Enfermagem, como por exemplo o Sistema de Apoio à Sistematização
da Assistência de Enfermagem SI-ABEn e inúmeras pesquisas relacionadas à
visibilidade e autonomia do Enfermeiro com a aplicação sistemática do seu
processo de trabalho. Entretanto ainda permanecem barreiras elencadas pelos
profissionais que impedem a aplicação do Processo de Enfermagem, dentre estas
destacam-se: o despreparo dos profissionais, o dimensionamento inadequado da
equipe de enfermagem, a desvalorização da equipe multiprofissional e da gestão
quanto à realização dessa prática e a falta de ferramentas eletrônicas que
possam otimizar esta atividade 1, 2. Mesmo com as dificuldades evidenciadas
não há dúvidas de que a efetivação do Processo de Enfermagem, de maneira
sistematizada, proporciona visibilidade ao Enfermeiro e sua equipe, segurança
e qualidade assistencial, autonomia para a gestão do cuidado, entre outros3.
Ciente que a realização do Processo de Enfermagem é a chave para a autonomia,
gestão do cuidado e visibilidade do Enfermeiro, o Conselho Regional de
Enfermagem do Paraná (gestão 2015 – 2017) e a Associação Brasileira de
Enfermagem - Seção Paraná constituíram, por meio da Portaria Coren/PR nº 201,
de 06 de julho de 2016, a Comissão Mista ABEn/PR e Coren/PR de Sistematização
da Prática de Enfermagem, como órgão de assessoramento, tendo como competência
o delineamento de estratégias para implantação e implementação sistemática do
Processo de Enfermagem como eixo estruturante da prática profissional nos
campos do ensino, assistência, gerência / gestão e pesquisa de enfermagem.
Esta parceria contou com representantes da Autarquia e da ABEn-PR,
representantes da academia (professoras da graduação e pós-graduação em
enfermagem) e da prática (enfermeiros do Hospital de Clínicas da UFPR, da
Secretaria de Estado da Saúde do Paraná e da Secretaria Municipal de Saúde de
Curitiba). OBJETIVO: Descrever a implantação da Comissão Mista ABEn/PR e
Coren/PR de Sistematização da Prática de Enfermagem, no estado do Paraná.
DESCRIÇÃO METODOLÓGICA: Relato de experiência das atividades realizadas para a
criação e implementação de Comissão para o fomento e capacitação de
enfermeiros para a implementação do Processo de Enfermagem nas instituições de
ensino e saúde do estado do Paraná. Foram realizadas reuniões para a criação
do Regimento e planejamento anual da Comissão. Para capacitação dos
multiplicadores regionais e profissionais foram realizadas oficinas, com
delineamento de conceitos, descrição do método científico e exercícios de
raciocínio clínico. RESULTADOS: Destacam-se entre as atividades realizadas
a elaboração do regimento interno; realização de oficinas com os fiscais do
Conselho Regional de Enfermagem do Paraná, com o intuito de atualizar e
nivelar os conhecimentos, principalmente em relação à conceitualização dos
termos Processo de Enfermagem e Sistematização da Assistência de Enfermagem
(SAE), bem como a elaboração de instrumentos que facilitem a avaliação quanto
a realização do Processo de Enfermagem nas instituições; realização de
oficinas sobre raciocínio clínico no âmbito das subseções do Coren/PR;
participação nos Fóruns de Gestão e Liderança de Enfermagem e em eventos, com
a finalidade de demonstrar para os gestores de enfermagem e para os
enfermeiros assistenciais que a prática do Processo de Enfermagem é factível e
necessária. A Comissão Mista também participou na elaboração da proposta do
Mestrado Profissional em Enfermagem da UFPR, para concorrer ao Edital do
Cofen/CAPES relacionado ao Programa Nacional de Mestrado Profissional em
Enfermagem, com foco na Sistematização da Assistência de Enfermagem e na
implementação do Processo de Enfermagem, sendo aprovadas 10 vagas para este
mestrado profissional. A experiência em fomentar a discussão sobre a aplicação
do Processo de Enfermagem estimulou outros grupos a dar continuidade nesta
estratégia, como da equipe de Enfermagem do Hospital Regional dos Campos
Gerais, que estabeleceu um cronograma anual de encontros com representantes de
diversos hospitais da região e conseguiram reunir cerca de 60 participantes
por encontro. A vivência da Comissão Mista conseguiu mobilizar a discussão em
prol da realização do Processo de Enfermagem em várias regiões do Paraná,
reunindo mais de 700 profissionais que foram estimulados a dar continuidade
nesta discussão em seus ambientes de trabalho, efetivando o processo de
trabalho do Enfermeiro e sua equipe. CONCLUSÃO: O Coren/PR, autarquia que tem
como principal objetivo a fiscalização do exercício profissional, com a
ABEn/PR, entidade científica que estimula a capacitação desses profissionais,
somaram forças para elevar a profissão, tornando-a cada vez autônoma. Os
desafios da Comissão não se findaram nestas ações iniciais, pois está
programado para este novo ano a capacitação de mais de 100 professores de
Enfermagem do curso de nível médio da Secretaria Estadual de Educação, que
serão atualizados e incentivados a discutir a aplicação do Processo de
Enfermagem na formação dos Técnicos de Enfermagem, e outros fóruns de
discussão estão sendo planejados entre as instituições de saúde e de ensino.
Resta-nos, portanto, assumir o desafio de implementar o processo de cuidar em
Enfermagem, subsidiar as instituições de ensino e de assistência nas ações
voltadas para o desenvolvimento, implantação e/ou implementação e utilização
efetiva de uma linguagem padronizada de Enfermagem nos sistemas de
documentação e informação da prática profissional4. CONTRIBUIÇÃO PARA A
ENFERMAGEM: Esta proposta agrega a discussão da implementação do Processo de
Enfermagem de forma factível, contribuindo com estes profissionais,
fortalecendo a prática profissional e tornando suas ações efetivas.
Referências: 1. Velloso MP, Guimarães MBL, Cruz CRR, Neves TCC. Interdisciplinaridade e formação na área de saúde coletiva. Trab Educ Saúde. 2016. [acesso em: 25 fev 2018]; 10(14). Disponível em:< http://www.scielo.br/pdf/tes/v14n1/1981-7746-tes-14-01-0257.pdf>
2. Souza, KMJ de et al . Contribuições da Saúde Coletiva para o trabalho de enfermeiros. Rev. Bras. Enferm. 2017. [acesso em 26 fev 2018.]. 70(3). Disponível em:.
3. Veiga IPA. Projeto politico-pedagógico da escola: uma construção coletiva.. In: Veiga, IPA. (Org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 29ed.Campinas - SP: Papirus; 2012, p. 11-52.
4. Brasil. Lei nº. 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União 23 dez 1996. |