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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 8982187

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8982187

ASPECTOS ÉTICOS E BIOÉTICOS NAS PRÁTICAS DE ENSINO NA ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Autores:
Joice Claret Neves1 ; Alexandre de Souza Vieira ; Alcemira Bandeira de Oliveira ; Gilsirene Scantelbury de Almeida2 ; Alessandra Cristina da Silva

Resumo:
**ASPECTOS ÉTICOS E BIOÉTICOS NAS PRÁTICAS DE ENSINO NA ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA** _Alcemira Bandeira de Oliveira_¹ Joice Claret Neves2  Alexandre de Souza Vieira3  Alessandra Cristina da Silva 4  Gilsirene Scantelbury de Almeida5 **Introdução**- O ensino superior em sua formação profissional é um grande catalisador de transformações das políticas sociais da saúde pública no Brasil e incorpora dimensões próprias que refletem mudanças no comportamento ético e moral de seus formandos (1). Os cursos de graduação da área de saúde, têm uma função exponencial de garantir uma reflexão teórica e prática sobre o ensino da ética e bioética (2). Em se tratando do curso de enfermagem,  o cuidado é a sua essência, e a aproximação com o paciente, permite vivenciar dilemas que geram um posicionamento ético do aluno, o qual vai sendo construído ao longo de sua trajetória acadêmica nos espaços de práticas de ensino (3). Não obstante o ensino da ética e bioética no meio científico abordam temas no campo de prática, que ainda não foi acompanhado de um intenso investimento em pesquisas, que focalize sobre esta temática. Dessa forma há uma lacuna na produção científica de estudos que trabalhem a ética e bioética na formação acadêmica de enfermagem, sobretudo os confrontos éticos vivenciados em campo de prática (1). Procurando descrever o que as produções cientificas abordam sobre a ética e bioética nas práticas integrativas no ensino superior da enfermagem elaborou se a seguinte questão norteadora: Quais são as evidências científicas sobre os aspectos éticos e bioéticos nas práticas de ensino no curso de graduação em enfermagem?  **OBJETIVO**: Descrever as produções científicas que abordam ética e bioética nas práticas de ensino na educação superior com estudantes de enfermagem. **METODOLOGIA- **Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva de revisão integrativa de literatura (RIL), com a finalidade de compreender de forma mais abrangente um fenômeno e é defendida como fator importante para a ciência da prática da enfermagem baseada em evidencias  (4). Nesta revisão, estabeleceram-se seis etapas, a  Elaboração da pergunta norteadora, a Estratégia de busca e amostragem da literatura, a Coleta de dados, a Análise crítica dos estudos selecionados; a Discussão dos resultados e, as considerações finais (4). A pesquisa foi realizada de maio a junho de 2017, tendo como fonte de consulta, os artigos publicados na PubMed; Medline; Web of Science e CINAHL. Norteado pela seguinte questão: Quais são as evidências científicas sobre os aspectos éticos e bioéticos nas práticas de ensino no curso de graduação em enfermagem entre os anos de 2012 a 2017? Adotou-se como critérios de inclusão: eleição de artigos primários, com resumos e textos integrais, disponíveis online, com aproximação da temática, no período de 2012 a 2017. Os critérios de exclusão foram: relatos de experiência, anais, revisões integrativas e sistemáticas, dissertações, teses. Para a coleta de dados, foi realizada a consulta aos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS/MeSH), utilizando os seguintes descritores: bioética (bioethics), educação superior (education, higler), ética (ethics), estudantes de enfermagem (students nursing), ligados pelo operador booleano "and". Ressalta-se que na base CINAHL, por ter uma característica de descritores próprios usou-se o descritor students nurses or nursing students. **RESULTADOS - **Nas estratégias de busca foram encontrados 62 artigos, apenas 13 responderam aos critérios de inclusão, após a leitura na íntegra permaneceram nove, excluído um por repetição, prevalecendo a base em que ele foi encontrado primeiro; e um foi excluído, por não ter relação direta com o objeto de estudo, a amostra foi, então composta por sete artigos. Ao se analisar os estudos observou-se que dentro do corte selecionado de 2012 a 2017, os anos de 2013 e 2015 foram os anos com maior publicação na íntegra sobre o objeto de estudo, perfazendo um total de 6 artigos. Em relação ao país de publicação o Brasil foi o maior produtor de artigos sobre o assunto, já em relação à base a maior prevalência foi na MEDILINE, sendo um total de 4 artigos publicados. Dos seis artigos selecionados emanaram três categorias: **A** **_Bioética nos currículos dos cursos de enfermagem:_** o ensino da bioética nas universidades brasileiras, analisadas em uma pesquisa documental, resultou-se em uma análise que retrata a falta de padronização curricular no Brasil, prejudicando, a formação do enfermeiro brasileiro (2). A bioética deve ser incorporada sistematicamente nos cursos de enfermagem durante a prática clínica, o que refletirá, positivamente, na vida profissional dos estudantes de enfermagem (5). O **_Ensino da bioética na enfermagem:_** A bioética surge no ano de 1970 em meio a um contexto de avanços tecnológicos nas diversas áreas, sobretudo biologia e genética, mais a frente passa a integrar de forma marcante na enfermagem e, estudos que testam cenários que simulam situações de cuidados de enfermagem, abordando temas éticos, vem sendo desenvolvido e mostrando que a estratégia de simulação de cenários regados de enfrentamentos de questões éticas, apresentam bons resultados e se mostrou possível de ser realizada, tendo em vista que provoca nos alunos diferentes formas de pensar, aprender e refletir frente aos problemas éticos. Essas descobertas serão importantes na tarefa essencial de ensino de bioética para estudantes de enfermagem, a fim de promover mais decisões éticas e outros comportamentos éticos, partindo da escolha de uma estratégia apropriada. **A** **_Bioética no cenário prático da enfermagem: _**As práticas assistenciais no campo da saúde, sobretudo, quando se envolve os cuidados de enfermagem, os princípios da bioética precisam ser validados pelos profissionais envolvidos. Estudos demostram que o contato direto com a realidade dos serviços de saúde, possibilita a percepção e a compreensão da ética e a moral nas suas tomadas de decisões, favorecendo a formação do estudante. Os cursos de enfermagem devem preparar seus alunos para essa realidade, oportunizando o contato com os cenários de prática para que o aluno de acordo as experiências vivenciadas tenham a concepção de sua formação moral que dê suporte e subsídios para a tomada de decisão frente às questões éticas. **CONCLUSÃO**- Os resultados expostos permitem considerar a necessidade da bioética como uma disciplina ofertada de forma integrada e sistemática nos currículos dos cursos de graduação em enfermagem, tendo em vista a repercussão que os assuntos ditos dilemáticos no dia a dia dos cenários de assistência à saúde.  Outro aspecto importante diz respeito ao modo como a disciplina deve ser abordada nos cursos de enfermagem. As estratégias de ensino utilizadas pelos professores para abordar os temas que envolvem a ética e bioética em sala de aula, devem alcançar os alunos de modo a despertar o interesse pelo assunto e serem capazes de formar uma concepção da moral individual do aluno, preparando assim, para os futuros enfrentamentos éticos. **IMPLICAÇÕES PARA ENFERMAGEM**: Destacamos a importância do enfermeiro em ampliar os espaços de discussão bioética que envolve os conflitos éticos, desde a teoria em sala de aula até o cenário de prática de ensino, como forma de subsidiar os futuros profissionais, em um diálogo aberto, que respeite os preceitos éticos, a cidadania, a autonomia e a individualidade daqueles que estarão, no futuro, sob seus cuidados.


Referências:
1 Brasil. Ministério da Saúde. Portaria nº 400, de 16 de novembro de 2009. Diário Oficial da União. 2009 nov. 16. 2 Mauricio VC, Souza NVDO, Lisboa MTL. O enfermeiro e sua participação no processo de Reabilitação da pessoa com estoma. Esc Anna Nery. 2013; 17(3):416-22. 3 Stumm EMF, Oliveira ERA, Kirschner RM. Perfil de pacientes ostomizados, Scientia Medica. 2008; 18(1): 26-30. 4 Campos MGCA, Sousa ATO, Vasconcelos JMB, Lucena SAP, Gomes SKA. Feridas complexas e estomias: aspectos preventivos e manejo clínico. João Pessoa: Ideia; 2016.