Imprimir Resumo


SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 8979927

E-Pôster


8979927

SIGNIFICADO DO TERMO “CUIDADO” POR CUIDADORES DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS SOB A LUZ DE COLLIÈRE

Autores:
Lidiany Galdino Felix ; Maria Miriam Lima da Nóbrega ; Ana Cláudia Torres de Medeiros ; Fabíola de Araújo Leite Medeiros

Resumo:
A arte de cuidar precisa de conhecimentos adequados multidimensionais e do conjunto de fatores que convertem esse exercício em arte, sem jamais direcioná-la apenas à ciência exata. Cuidar da saúde é um exercício que transcende o marco da biologia e da corporeidade do indivíduo e requer a atenção ao desenvolvimento de outras dimensões constitutivas do ser humano(1). A ciência da enfermagem tem buscado a compreensão do cuidar como uma premissa para aperfeiçoamento técnico e humano, na melhoria, principalmente das condições de saúde das populações. Esse estudo é um recorte de uma pesquisa maior que alberga a análise do processo de cuidar em instituições de longa permanência para idosos(2), buscando através da ciência da enfermagem explicações e reflexões sobre as diversas formas de cuidar da pessoa idosa. O objetivo foi analisar o significado do termo cuidado por um grupo de cuidadores de uma instituição de longa permanência para idosos, sob a luz da obra de Marie-Françoise Collière(1). A autora em destaque agrupa na sua obra, “Cuidar a primeira arte da vida”, uma trajetória etno-histórica, do cuidado na formação em saúde, especificamente na enfermagem, buscando como dilema atual a busca da criatividade ora perdida dentre a formalização do saber técnico- científico da medicina moderna, que influenciou e, ainda, influencia as práticas de cuidado na contemporaneidade. Collière(1) afirma que o cuidado é permeado pela criatividade, e este precisa de uma abordagem que dê conta das grandes interrogações da vida e da morte, da compreensão dos símbolos culturais dos grandes ritos de passagem da vida, podendo também eleger a doença como um acontecimento da vida, e não apenas está pautado na doença e na recuperação da saúde. Essas colocações da autora permitem o diálogo entre os _saberes cotidianos e os saberes escritos_. Dessa maneira, buscou-se a fundamentação teórica da obra de Collière na intenção de sustentar a análise do que significa cuidar por funcionários de uma instituição de longa permanência para idosos, que trabalham de forma rotineira e doméstica prestando cuidados cotidianos a pessoas residentes nessa instituição.  Tratou- se de uma pesquisa descritiva e analítica, de abordagem qualitativa com uso da análise contéudo de Bardin(3). Toda a pesquisa obedeceu aos trâmites do que preza a pesquisa com seres humanos e foi aprovada sob protocolo de nº. 18413413.3.0000.5187. Foi aplicado um questionário que compunha do perfil sociodemográfico, para o reconhecimento social do grupo a ser trabalhado. A amostra foi composta de 15 funcionários que se enquadraram nos critérios de inclusão: ser funcionário formal da instituição e atuar como cuidador de idoso, ter mais de 18 anos. As análises dos dados numéricos determinaram o perfil dos cuidadores e serviram para caracterização dos participantes da pesquisa. Para análise dos resultados, foi utilizada a categorização temática voltada ao entendimento do termo cuidado por cuidadores de idosos. Os resultados mostraram que: segundo a faixa etária (10 dos participantes estavam entre 40-50 anos de idade, e 5 entre os 20-30 anos); em relação ao sexo (11 eram do sexo feminino e 4 masculino); de acordo com o nível de escolaridade (06 – não tinham o ensino fundamental completo, 03 tinham até o ensino fundamental completo e 06, o ensino médio completo); e o tempo de trabalho na instituição (06 tinham mais de 15 anos de trabalho na ILPI; 03 estavam entre 6-10 anos; 06 entre 1-5 anos de carteira assinada). Quando se questionou por meio de oficina o significado da palavra “cuidado”, foi pedido aos cuidadores da ILPI que fizessem uma arte (envolvendo pinturas e recortes de revistas em prol da construção do entendimento do termo). Os cuidadores foram estimulados a apresentar ao grupo toda a sua compreensão sobre a pergunta: o que é cuidado? Nesse momento, foram registradas expressões artísticas e orais que elucidaram a elaboração de categorias temáticas, de acordo com o entendimento dos participantes. Foram elencadas quatro categorias: Categoria I – O cuidado como manutenção da vida; Categoria II – O cuidado como a sensibilidade humana; Categoria III – O cuidado como recuperação da doença; Categoria IV – O cuidado como cultivo ético e moral. Conclui-se que os cuidadores possuem um conhecimento sobre o termo cuidado, numa versão amplificada dos saberes práticos envolvidos na sua rotina diária. Evidenciou-se a necessidade de formação técnica na área gerontológica, porém o conhecimento criativo detalhou a habilidade de lidar com a rotina de cuidados na instituição quando foi identificado que cuidar referenda-se manter a vida, cultivar sensibilidade, ter ética e recuperar as doenças.  Verificou-se que a maiorias dos cuidadores trabalhavam há mais de cinco anos na instituição, e mesmo assim, ao significarem o termo cuidado, expunham que o cuidado refere-se as quatro categorias supracitadas e a manutenção da vida é uma singularidade do processo de cuidar em instituição. Analisando o significado do cuidar, por essas pessoas, ditas cuidadores de idosos, tentou-se resgatar o conhecimento original do termo cuidado através de oficinas de trabalho, que vislumbraram o empoderamento e o aperfeiçoamento do que já era feito e do que poderia melhorar perante as práticas de cuidados já prestados na instituição.


Referências:
1 TANNURE, M. C; PINHEIRO, A. M. SAE: Sistematização da Assistência de Enfermagem: Guia prático. Rio De Janeiro, Guanabara Koogan, 2010. 2 SILVA, R. C; FREITAS, J. T; ROCHA, N. P; SANTOS, R. F. A abordagem do conhecimento da sistematização da assistência de enfermagem (SAE) para equipe de enfermagem da policlínica de um município mineiro. Belo Horizonte: Percurso Acadêmico, v. 1, n. 2,198-211, jul/dez.2011 3 MEDEIROS, A.L; SANTOS, S.R; CABRAL, R.W.L. Sistematização da assistência de enfermagem na perspectiva dos enfermeiros: uma abordagem metodológica na teoria fundamentada. Revista Gaúcha de Enfermagem.174-181. 2012 4 CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM (COFEN). Resolução nº358/2009, de 15 de outubro de 2009. Dispõe sobre a sistematização da assistência de enfermagem e a implementação do processo de enfermagem em ambientes, públicos ou privados em que ocorre o cuidado profissional de enfermagem e dá outras providências. In: Conselho Federal de Enfermagem. 5 BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, LDA, 2009.