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8979927 | SIGNIFICADO DO TERMO “CUIDADO” POR CUIDADORES DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS SOB A LUZ DE COLLIÈRE | Autores: Lidiany Galdino Felix ; Maria Miriam Lima da Nóbrega ; Ana Cláudia Torres de Medeiros ; Fabíola de Araújo Leite Medeiros |
Resumo: A arte de cuidar precisa de conhecimentos adequados multidimensionais e do
conjunto de fatores que convertem esse exercício em arte, sem jamais
direcioná-la apenas à ciência exata. Cuidar da saúde é um exercício que
transcende o marco da biologia e da corporeidade do indivíduo e requer a
atenção ao desenvolvimento de outras dimensões constitutivas do ser humano(1).
A ciência da enfermagem tem buscado a compreensão do cuidar como uma premissa
para aperfeiçoamento técnico e humano, na melhoria, principalmente das
condições de saúde das populações. Esse estudo é um recorte de uma pesquisa
maior que alberga a análise do processo de cuidar em instituições de longa
permanência para idosos(2), buscando através da ciência da enfermagem
explicações e reflexões sobre as diversas formas de cuidar da pessoa idosa. O
objetivo foi analisar o significado do termo cuidado por um grupo de
cuidadores de uma instituição de longa permanência para idosos, sob a luz da
obra de Marie-Françoise Collière(1). A autora em destaque agrupa na sua obra,
“Cuidar a primeira arte da vida”, uma trajetória etno-histórica, do cuidado na
formação em saúde, especificamente na enfermagem, buscando como dilema atual a
busca da criatividade ora perdida dentre a formalização do saber técnico-
científico da medicina moderna, que influenciou e, ainda, influencia as
práticas de cuidado na contemporaneidade. Collière(1) afirma que o cuidado é
permeado pela criatividade, e este precisa de uma abordagem que dê conta das
grandes interrogações da vida e da morte, da compreensão dos símbolos
culturais dos grandes ritos de passagem da vida, podendo também eleger a
doença como um acontecimento da vida, e não apenas está pautado na doença e na
recuperação da saúde. Essas colocações da autora permitem o diálogo entre os
_saberes cotidianos e os saberes escritos_. Dessa maneira, buscou-se a
fundamentação teórica da obra de Collière na intenção de sustentar a análise
do que significa cuidar por funcionários de uma instituição de longa
permanência para idosos, que trabalham de forma rotineira e doméstica
prestando cuidados cotidianos a pessoas residentes nessa instituição. Tratou-
se de uma pesquisa descritiva e analítica, de abordagem qualitativa com uso da
análise contéudo de Bardin(3). Toda a pesquisa obedeceu aos trâmites do que
preza a pesquisa com seres humanos e foi aprovada sob protocolo de nº.
18413413.3.0000.5187. Foi aplicado um questionário que compunha do perfil
sociodemográfico, para o reconhecimento social do grupo a ser trabalhado. A
amostra foi composta de 15 funcionários que se enquadraram nos critérios de
inclusão: ser funcionário formal da instituição e atuar como cuidador de
idoso, ter mais de 18 anos. As análises dos dados numéricos determinaram o
perfil dos cuidadores e serviram para caracterização dos participantes da
pesquisa. Para análise dos resultados, foi utilizada a categorização temática
voltada ao entendimento do termo cuidado por cuidadores de idosos. Os
resultados mostraram que: segundo a faixa etária (10 dos participantes estavam
entre 40-50 anos de idade, e 5 entre os 20-30 anos); em relação ao sexo (11
eram do sexo feminino e 4 masculino); de acordo com o nível de escolaridade
(06 – não tinham o ensino fundamental completo, 03 tinham até o ensino
fundamental completo e 06, o ensino médio completo); e o tempo de trabalho na
instituição (06 tinham mais de 15 anos de trabalho na ILPI; 03 estavam entre
6-10 anos; 06 entre 1-5 anos de carteira assinada). Quando se questionou por
meio de oficina o significado da palavra “cuidado”, foi pedido aos cuidadores
da ILPI que fizessem uma arte (envolvendo pinturas e recortes de revistas em
prol da construção do entendimento do termo). Os cuidadores foram estimulados
a apresentar ao grupo toda a sua compreensão sobre a pergunta: o que é
cuidado? Nesse momento, foram registradas expressões artísticas e orais que
elucidaram a elaboração de categorias temáticas, de acordo com o entendimento
dos participantes. Foram elencadas quatro categorias: Categoria I – O cuidado
como manutenção da vida; Categoria II – O cuidado como a sensibilidade humana;
Categoria III – O cuidado como recuperação da doença; Categoria IV – O cuidado
como cultivo ético e moral. Conclui-se que os cuidadores possuem um
conhecimento sobre o termo cuidado, numa versão amplificada dos saberes
práticos envolvidos na sua rotina diária. Evidenciou-se a necessidade de
formação técnica na área gerontológica, porém o conhecimento criativo detalhou
a habilidade de lidar com a rotina de cuidados na instituição quando foi
identificado que cuidar referenda-se manter a vida, cultivar sensibilidade,
ter ética e recuperar as doenças. Verificou-se que a maiorias dos cuidadores
trabalhavam há mais de cinco anos na instituição, e mesmo assim, ao
significarem o termo cuidado, expunham que o cuidado refere-se as quatro
categorias supracitadas e a manutenção da vida é uma singularidade do processo
de cuidar em instituição. Analisando o significado do cuidar, por essas
pessoas, ditas cuidadores de idosos, tentou-se resgatar o conhecimento
original do termo cuidado através de oficinas de trabalho, que vislumbraram o
empoderamento e o aperfeiçoamento do que já era feito e do que poderia
melhorar perante as práticas de cuidados já prestados na instituição.
Referências: 1 TANNURE, M. C; PINHEIRO, A. M. SAE: Sistematização da Assistência de Enfermagem: Guia prático. Rio De Janeiro, Guanabara Koogan, 2010.
2 SILVA, R. C; FREITAS, J. T; ROCHA, N. P; SANTOS, R. F. A abordagem do conhecimento da sistematização da assistência de enfermagem (SAE) para equipe de enfermagem da policlínica de um município mineiro. Belo Horizonte: Percurso Acadêmico, v. 1, n. 2,198-211, jul/dez.2011
3 MEDEIROS, A.L; SANTOS, S.R; CABRAL, R.W.L. Sistematização da assistência de enfermagem na perspectiva dos enfermeiros: uma abordagem metodológica na teoria fundamentada. Revista Gaúcha de Enfermagem.174-181. 2012
4 CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM (COFEN). Resolução nº358/2009, de 15 de outubro de 2009. Dispõe sobre a sistematização da assistência de enfermagem e a implementação do processo de enfermagem em ambientes, públicos ou privados em que ocorre o cuidado profissional de enfermagem e dá outras providências. In: Conselho Federal de Enfermagem.
5 BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, LDA, 2009. |