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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 8971989

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8971989

ENFERMEIROS DA ALEGRIA: TRABALHANDO A EDUCAÇÃO EM SAÚDE DE FORMA LÚDICA COM CRIANÇAS E ADULTOS.

Autores:
Dalva Moreira da Silva ; Bianca Cavalcante Aglas ; Glenda Caroline Pereira do Nascimento

Resumo:
**INTRODUÇÃO: **Ao longo da formação acadêmica do profissional de enfermagem, existem três vertentes que devem ser trabalhadas concomitantemente como fundamentos metodológicos da construção do conhecimento no nível superior: o ensino, a pesquisa e a extensão, visando o desenvolvimento de um perfil profissional ético e holístico. A extensão universitária ou acadêmica é um método interdisciplinar educativo, cultural, científico e político que promove a interação da faculdade com a sociedade, cuja principal perspectiva é a promoção e desenvolvimento social, emocional e bem-estar físico das pessoas¹. **OBJETIVO: **Relatar experiência vivenciada em um projeto de extensão denominado “Enfermeiros da Alegria”, realizando ações de educação em saúde de forma lúdica para crianças e adultos.  **DESCRIÇÃO METODOLÓGICA: **Trata-se de um relato de experiência que ocorreu entre os meses de agosto a dezembro de 2017, em uma instituição de ensino superior da cidade de Manaus - AM, sob a responsabilidade de docentes da escola superior de saúde do Centro Universitário do Norte - UNINORTE e participação de dez alunos do curso de graduação de enfermagem, desenvolvido com comunidades das zonas centro-sul, sul, leste e oeste da cidade. No primeiro dia, fez-se a apresentação do projeto de extensão com seus objetivos e diretrizes, e ainda forneceu-se aos alunos um cronograma das atividades, o qual foi elaborado pelos docentes com base na verificação da realidade do público que seria atendido, tal verificação se deu a partir de visitas às comunidades, as quais tornaram oportuna a observação dos problemas que mais afetavam a população, sendo assim os temas de educação em saúde: higiene corporal e bucal para crianças e hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, câncer de colo uterino, câncer de próstata e câncer de mama para os adultos. As atividades eram guiadas pelo cronograma, e com o intuito de atingir a população de uma forma lúcida, eram feitas reuniões para decidir o material que seria utilizado em cada ação do projeto, dispondo de elaboração de folders, banners, busca por desenhos infantis, criação de fantoches para realização de teatros, protótipos de mamas para a demonstração do autoexame e peças anatômicas cedidas pela faculdade, o material era preparado de acordo com a ação e seu púbico alvo a fim de tornar aquele momento agradável e proporcionar maior aprendizado. Nas segundas e quintas– feiras, os componentes do grupo disponibilizavam uma hora do dia para realizarem pesquisas atuais dos temas acima citados, curiosidades, buscavam histórias para o teatro de fantoches, produziam as adaptações para a realidade de onde a ação seria aplicada e praticavam os ensaios. Durante o período do projeto de extensão realizou-se nove ações, uma ação para crianças com faixa etária de 07 a 10 anos de idade, e as demais ações desempenhadas com o púbico adulto com faixa etária de 24 a 50 anos de idade. **RESULTADOS:** Durante a ação com o tema: higiene corporal e bucal, a qual teve a participação de 20 crianças vindas da comunidade, sendo possível analisar que por mais que seja um tema debatido em sala de aula e ensinado pela maioria dos pais em suas casas, as mesmas apresentam dificuldades quanto ao cuidado com o corpo e saúde dos dentes, as perguntas mais frequentes eram relacionadas à cárie dentária, limpeza diária dos dentes, higienização das mãos e a importância de uma boa aparência. Nas ações que abordavam hipertensão arterial sistêmica e diabetes Mellitus com um público de aproximadamente 50 pessoas, as principais dúvidas que surgiram sobre a doença eram quanto ao tratamento, prevenção e consequências. As ações que envolviam a educações em saúde sobre os cânceres de próstata, colo uterino e mama, contaram com a participação em massa da população com estimativa de 200 pessoas, após a educação em saúde, sendo  perceptível o interesse e o medo da população atendida visto que o câncer ainda é uma palavra que causa espanto, que ainda leva a pensar que é sinônimo de morte, todavia, havia uma parcela de pessoas que não tinham a mesma preocupação, negligenciavam as consultas e exames de rotina, as mesmas foram encorajadas a buscar atendimento de saúde em unidades de saúde mais próximas de suas casas. As principais dúvidas quanto aos métodos de prevenção, diagnóstico da doença e tratamento, foram sanadas e findou com a população sendo incentivada a realização dos exames periódicos. Educar não é uma tarefa fácil, porém a educação transforma o homem em ser social, e o possibilita formar novas gerações através do conhecimento, valores e crenças, permitindo o desenvolvimento de uma consciência crítica que o torna capaz de transformar a realidade, sendo que a educação deve chegar a todos, pois ela visa garantir a dignidade humana através da promoção em saúde, e para que se alcance um nível adequado de saúde, as pessoas precisam de informação, completa, simples, em uma linguagem que possam compreender, a partir disso buscarão adotar meios para mudança, por todas as comunidades em que o projeto passou, houve participação da mesma, se fazendo presente, buscando o aprendizado e conhecimento e tirando suas dúvidas.   **CONCLUSÃO:** Portanto, o projeto de extensão permite a quebra de barreiras entre a faculdade e comunidade utilizando neste caso a educação em saúde, colocando o acadêmico de frente com uma das funções de um leque que o enfermeiro tem perante a sociedade, a de ser educador, de ser propagador da saúde, utilizando palavras, gestos ou outros instrumentos, tudo que lhe ajude nesta luta coletiva, empoderando a sociedade a fim de torna-los autônomos, visando uma melhoria de saúde para o indivíduo, família e população em geral. **CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: **Promover aos estudantes de enfermagem um projeto que permita enxergar além das fronteiras da faculdade, isto é, posicionando-os a outros cenários, outros conceitos, pontos de vista e dessa forma coloca-os a uma nova realidade, permitindo um aprendizado de forma teórico-prática, observando os problemas de determinada comunidade e através da educação em saúde trabalhando a fim de promover saúde para a população, despertando um olhar crítico em cada pessoa a fim de estimular a mudança de atitude buscando qualidade de vida, assim espera-se que o acadêmico através de sua vivência na prática, se torne mais autônomo, reflexivo, crítico e preparado.


Referências:
1 TANNURE, M. C; PINHEIRO, A. M. SAE: Sistematização da Assistência de Enfermagem: Guia prático. Rio De Janeiro, Guanabara Koogan, 2010. 2 SILVA, R. C; FREITAS, J. T; ROCHA, N. P; SANTOS, R. F. A abordagem do conhecimento da sistematização da assistência de enfermagem (SAE) para equipe de enfermagem da policlínica de um município mineiro. Belo Horizonte: Percurso Acadêmico, v. 1, n. 2,198-211, jul/dez, 2011. 3 MEDEIROS, A.L; SANTOS, S.R; CABRAL, R.W.L. Sistematização da assistência de enfermagem na perspectiva dos enfermeiros: uma abordagem metodológica na teoria fundamentada. Revista Gaúcha de Enfermagem.174-181. 2012 4 CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM (COFEN). Resolução nº358/2009, de 15 de outubro de 2009. Dispõe sobre a sistematização da assistência de enfermagem e a implementação do processo de enfermagem em ambientes, públicos ou privados em que ocorre o cuidado profissional de enfermagem e dá outras providências. In: Conselho Federal de Enfermagem. 5 BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, LDA, 2009.