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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 8960660

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8960660

PROGRAMA INTERDISCIPLINAR COMUNITÁRIO: ATENDENDO AS NECESSIDADES DE SAÚDE DE ADOLESCENTES DE FORMA INTERDISCIPLINAR

Autores:
Glenda Caroline Pereira do Nascimento ; Bianca Cavalcante Aglas ; Dalva Moreira da Silva

Resumo:
**INTRODUÇÃO:** O Programa Interdisciplinar Comunitário (PIC) é uma disciplina voltada para a integração dos diversos cursos da área da saúde, promovendo ao acadêmico a experiência da atenção interdisciplinar, a fim de gerar uma ação que produza o bem-estar da comunidade estudada, além disso, torna possível conhecer, compreender, diagnosticar e saber atuar de modo interprofissional, diante das necessidades da população alvo do projeto. Deste modo, o presente relato refere-se à experiência de um grupo constituído por acadêmicos do Centro Universitário do Norte – UNINORTE, de diferentes cursos da área da saúde, os quais tiveram a oportunidade de desenvolver um plano de educação em saúde com base na interdisciplinaridade. **OBJETIVO: **Relatar experiência obtida através de um projeto do programa interdisciplinar comunitário (PIC). **DESCRIÇÃO METODOLÓICA:** Trata-se de um relato de experiência que ocorreu nos períodos de 14 de setembro a 09 de novembro de 2016, em uma escola da rede pública de ensino, localizada na região centro-sul da cidade de Manaus-AM. O projeto foi desenvolvido sob supervisão da docente responsável pela disciplina de PIC, por uma equipe interdisciplinar, composta por 16 discentes dos cursos de: enfermagem, fisioterapia, nutrição, psicologia, estética e cosmética, medicina veterinária, farmácia e biomedicina. O publico alvo do estudo consiste em adolescentes com faixa etária entre 12 e 17 anos, alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental.  Inicialmente, fez-se uma visita à escola, na qual os discentes tiveram a oportunidade de observar a realidade, estabelecer um diálogo com professores e alunos e pontuar a problemática a ser trabalhada no dado projeto. Nesta visita, a equipe foi dividida em duplas, as quais se dirigiram às salas de aula, onde estabeleceram uma conversa informal com os professores e alunos e expuseram-lhes o objetivo do projeto, após, foi solicitado que cada um escrevesse em um papel, um tema relacionado à saúde, que fosse de seu interesse obter mais conhecimento. Os temas mais descritos foram os seguintes: saúde mental, doenças sexualmente transmissíveis e alimentação na adolescência, sendo este último, o que prevaleceu entre os demais. Diante disto, e tendo em vista que, a adolescência é um período de transformações biológicas e psicossociais, em que as alterações corporais ocorrem paralelamente à constituição da personalidade e que as mudanças do corpo e do peso devido às alterações hormonais transformam a visão que o adolescente tem sobre si, podendo leva-lo a sentir-se estranho, desproporcional e a criar uma insatisfação com a sua imagem corporal, o que pode vir a desencadear comportamentos de risco para transtornos alimentes, como o uso de dietas restritivas e métodos falhos para controle de peso (como vômitos auto induzidos, uso indiscriminado de laxantes e diuréticos e prática excessiva de atividades físicas)¹. Foi então estabelecido em discussão entre a equipe, que o tema a ser trabalhado seria Distúrbios Alimentares, dando enfoque para: anorexia, bulimia e compulsão alimentar, além disso, ficou acordado que seria relevante abordar sobre boas práticas alimentares. Com o tema já definido, durante o período de 26 a 30 de setembro, o grupo seguiu em busca de artigos nas bases de dados LILACS, SciELO e MEDLINE, nos idiomas português e inglês, utilizando os seguintes descritores: distúrbios alimentares na adolescência, anorexia, bulimia e compulsão alimentar. Utilizou-se como critério para inclusão, os artigos que datassem dos anos de 2000 a 2014, tratassem de pelo menos um dos descritores utilizados e que a pesquisa fosse voltada para a adolescência, e como critério para exclusão, os artigos publicados antes do ano 2000 e que estivessem incompletos, ao final foram selecionados 15 artigos, os quais foram utilizados como base para o desenvolvimento do projeto. A etapa seguinte se deu pela elaboração de estratégias de intervenção e conteúdo para a educação em saúde, confecção de folders e banners e organização de materiais para as atividades integrativas. No dia 26 de outubro foi realizada uma nova visita à escola, para a aplicação da educação em saúde, onde os alunos foram abordados com uma palestra a respeito do tema já citado, foram orientados com relação a boas práticas alimentares, receberam fôlderes explicativos, tiveram suas medidas antropométricas verificadas e participaram de atividades integrativas, tais como, montagem da pirâmide alimentar, montagem da refeição considerada ideal e leitura dos rótulos dos alimentos industrializados, tais atividades objetivaram avaliar o nível de compreensão que os mesmos tiveram sobre o tema abordado. Ao fim desta etapa, o projeto foi concluído e apresentado à orientadora responsável pela disciplina de PIC. **RESULTADOS: **O público alvo do projeto demonstrou interesse pela ação desde a primeira visita, sendo participativo e acolhedor para com a equipe. Na visita em que foi aplicada a intervenção planejada, os alunos participaram de todas as atividades propostas. Durante a palestra, que foi dirigida de forma dinâmica, ocasionalmente foram levantadas questões aos alunos, para que os mesmos refletissem e tentassem responde-las, esta estratégia forneceu um feedback positivo para a equipe, demonstrando que os alunos tiveram uma compreensão considerável acerca dos temas abordados. Além disso, os alunos expuseram suas dúvidas, sendo feito o possível para saná-las, e mostraram-se aplicados nas atividades integrativas.  Apesar do pouco conhecimento que os alunos possuíam sobre o tema proposto, foi notável o seu interesse para com o mesmo, demonstrando a importância da educação em saúde para este público. **CONCLUSÃO: **Mediante o relato, é possível notar que a inserção da disciplina Programa Interdisciplinar Comunitário na grade curricular dos cursos da área da saúde, confere aos universitários uma experiência inovadora, capaz de prepara-los para o trabalho em equipe multiprofissional e o mais importante, concedê-los a habilidade de atuar na sua especialidade, mas com interdisciplinaridade. **CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: **O projeto desenvolvido na disciplina PIC, nesse contexto, possibilita aos futuros profissionais de enfermagem, desenvolverem um olhar crítico voltado para as diversas e distintas necessidades de saúde da comunidade.  Considerando-se que o profissional enfermeiro atua ativamente na promoção da saúde, e que está se dá principalmente por meio de educação em saúde, espera-se que diante da experiência vivenciada no projeto, os acadêmicos da área, tornem-se capazes de identificar, assimilar, diagnosticar e intervir de forma interprofissional sobre estas necessidades, frente a sua realidade social, cultural e ambiental.


Referências:
1. ROSA KR, LOURES MC. Qualidade de vida de idosos em hemodiálise: Enfermagem e o Lúdico. Estudos, 2013, 40 (4): 419-446. 2. HAMMERSCHMIDT KSA, LENARDT MH. Tecnologia educacional inovadora para o empoderamento junto a idosos com diabetes mellitus. Texto & Contexto - Enfermagem, 2010, 19(2):358-365. 3. QUINTANA JM, HAMMERSCHMIDT KSA, SANTOS SSC. Percepções de idosos que vivenciam o cuidado de enfermagem durante a hemodiálise. Revista Eletrõnica de Enfermagem, 2014, 3(16): 662-670. 4. ARAÚJO JB et al. Cotidiano de pacientes renais crônicos submetidos à hemodialise: expectativas, modificações e relações sociais Chronic renal patientseverydayonhemodialysis. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online, 2016, 8(4): 4996-5001. 5. XAVIER BLS et al. Características individuais e clínicas de clientes com doença renal crônica em terapia renal substitutiva. RevEnferm Uerj, 2014, 3(22): 314-320.