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8930779 | A ABORDAGEM DO PROCESSO DE ENFERMAGEM E DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM DISCIPLINAS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM | Autores: Maria Lúcia do Carmo Cruz Robazzi ; Fernanda Ludmilla Rossi Rocha ; Silvia Matumoto |
Resumo: **Introdução**: O Processo de Enfermagem (PE) constitui uma ferramenta metodológica fundamental para o trabalho do enfermeiro, auxiliando-o na realização do cuidado de enfermagem integral, individualizado e de qualidade aos indivíduos, famílias e coletividades(1). Como método de trabalho, organiza e sistematiza o trabalho do enfermeiro e da equipe de enfermagem. Sua implementação nos serviços de saúde encontra, dentre seus dificultadores, fragilidade no conhecimento dos enfermeiros sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e do PE(2). Desta forma, destaca-se a importância do ensino do PE e da SAE nos cursos de graduação em enfermagem(3). O fato alertou para a importância de analisar como este conteúdo é abordado nos cursos de graduação em enfermagem. **Objetivo**: Identificar as disciplinas que abordam conteúdos relacionados à SAE em cursos de graduação em Enfermagem. **Método**: Análise documental dos programas das disciplinas obrigatórias que compõem a estrutura curricular de dois cursos de graduação em Enfermagem de uma universidade pública do Estado de São Paulo. Os documentos estão disponibilizados ao acesso público no site da instituição de ensino, analisados no mês de fevereiro de 2018. Após a leitura exploratória, foram selecionadas as disciplinas que abordavam conteúdo relacionado ao PE e SAE. **Resultados**: Na instituição estudada existem dois cursos de graduação: Bacharelado em Enfermagem (realizado em período integral, com duração de quatro anos ou oito semestres) e Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem (realizado nos períodos vespertino e noturno, com duração de cinco anos ou dez semestres). A partir da análise dos programas das disciplinas do curso de Bacharelado em Enfermagem, foram identificadas 48 disciplinas obrigatórias, totalizando 4080 horas. Destas, 16 eram oferecidas no primeiro ano do curso; 15 eram oferecidas no segundo ano; 11 disciplinas eram oferecidas no terceiro ano; 6 eram oferecidas no quarto ano. No primeiro ano do curso, foram evidenciados conteúdos relacionados à SAE em apenas 1 disciplina (6,25%); no segundo ano, 4 (26,7%) disciplinas abordavam SAE; no terceiro ano, 5 (45,5%) disciplinas apresentavam abordagem a conteúdos relacionados à SAE; e, no último ano do curso, 4 (66,7%) disciplinas contemplavam a SAE como conteúdo programático. O curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem possui 64 disciplinas obrigatórias, totalizando 4575 horas, sendo 47 disciplinas da área da saúde e 17 da área da educação. No primeiro ano são oferecidas 18 disciplinas, 3 da educação e 15 da saúde, sendo que 1 (6,7%) delas oferta conteúdos relacionados à SAE. No segundo ano, em um total de 16 disciplinas, 4 são da educação e 12 da saúde, e destas, 4 (33,3%) abordam o conteúdo de Processo de Enfermagem e SAE. No terceiro ano, há um total de 13 disciplinas, 3 da educação e 10 da saúde, sendo que destas, 3 (30,0%) ofertam conteúdo relacionados ao PE e SAE. No quarto ano do curso, do total de 10 disciplinas, 5 da educação e 5 da saúde, sendo que destas, 4 (80%) enfocam o tema SAE. E, no quinto ano, das 7 disciplinas, 2 são da educação e 5 da saúde, sendo que dentre elas, 3 (60,0%) abordam o conteúdo de PE e SAE. No conjunto do curso, das 47 disciplinas da área da saúde, 15 (31,9%) abordam o tema da SAE e PE. Nos dois cursos, o ensino do PE e SAE ocorre de modo distribuído desde o primeiro ano, com aproximações nas disciplinas iniciais aos conteúdos relacionados à coleta de dados por meio de observação, escuta, reconhecimento de problemas e necessidades de saúde e elaboração de proposta de intervenção aplicada a indivíduo e/ou família. Nos anos subsequentes, o conteúdo está presente de modo significativo entre as disciplinas oferecidas. No último ano, a aplicação dos conhecimentos acontece nos serviços de saúde como parte das disciplinas de estágio supervisionado. Observa-se diferenças entre os dois cursos que merecem análise mais aprofundada. Com relação ao curso bacharelado e licenciatura, sua estrutura curricular articula, ao longo dos anos, disciplinas da área da saúde e da educação, levando a uma organização curricular distinta. Há diferenças entre as disciplinas constitutivas de cada curso, bem como nas cargas horárias entre aquelas que guardam correspondência de conteúdo. E, da mesma forma, o corpo docente responsável pelas disciplinas não é o mesmo nos dois cursos. Com relação ao referencial teórico do PE, observa-se predominância nas disciplinas da teoria das necessidades humanas básicas do modelo de Horta, sem haver, no entanto, explicitação de uma opção teórica adotada pelos cursos, ou mesmo, explicitação da diversidade de possibilidades de opções teóricas que podem ser adotadas nos diferentes contextos de trabalho dos enfermeiros(1,3-4). O estudo não analisou as estratégias pedagógicas adotadas pelas disciplinas. **Conclusão**: O estudo possibilitou identificar as disciplinas que abordam a SAE e o PE, bem como aquelas que abordam temas relacionados. Assim, os cursos demonstram dedicar-se a este conteúdo estruturante do trabalho do enfermeiro, instrumentalizando os profissionais para o exercício profissional. **Contribuições/implicações para a enfermagem**: O conhecimento acerca da abordagem dos temas SAE e PE nos cursos de graduação em enfermagem coloca em debate além do processo de formação profissional, o problema da aplicabilidade desse instrumento de trabalho do enfermeiro e as boas práticas de enfermagem. Destaca a responsabilidade das instituições de ensino superior em enfermagem e dos órgãos regulamentadores da profissão de trabalhar pela melhor compreensão dos conhecimentos teóricos e práticos envolvidos no PE e na SAE.
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Bittencourt D, Fonseca V, Segundo M. Acesso da população LGBT moradora de favelas aos serviços públicos de saúde: entraves, silêncios e perspectivas. Rev Conexões Psi. 2014; 2(2):60-85. Available from: https://promundo.org.br/recursos/acesso-da-populacao-lgbt-moradora-de-favelas-aos-servicos-publicos-de-saude-entraves-silencios-e-perspectivas/
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