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8873419 | MECANISMOS E CONDIÇÕES DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM EM SIMULAÇÃO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA | Autores: Priscila Carvalho de Souza ; Marcos Gleison Araújo Silva ; Juliana Ramos Gomes |
Resumo: Introdução: A simulação tem a vantagem de trabalhar simultaneamente
conhecimento, habilidades e comportamento, sendo um conjunto variado de
métodos e funções que reproduzem o comportamento de sistemas reais, provendo o
melhor tipo de retroalimentação que é aquele em que o aluno compreende o que
esta desenvolvendo. A análise holística através da retroalimentação de uma
situação permite com que o estudante possa identificar e discernir quais são
as problemáticas e qual é sua prioridade, sabendo como proceder ao enfrentar
esta situação em um ambiente real. O uso da simulação durante o processo de
aprendizagem do estudante de enfermagem tem se mostrado efetivo, trazendo
vantagens com sua execução como: a maior compreensibilidade da aplicação,
comparado a outros métodos analíticos; identificação de empecilhos em etapa
preliminar; aperfeiçoamento no processo decisório, dentre outros benefícios. A
literatura aponta um crescente interesse na efetividade da simulação, porém,
faz-se necessário melhorar a compreensão dos mecanismos e condições para sua
efetividade dentro do contexto da real da graduação, levando em consideração a
importância das variáveis pessoais, estratégias pedagógicas e se atentando
para que o estudante seja contemplado com ensinamentos em todos os quatro
pilares da educação: Aprender a conhecer; Aprender a fazer; Aprender a
conviver e Aprender a ser.
iObjetivos: Analisar a literatura de enfermagem para identificar os fatores
que influenciam a aprendizagem em simulação, a fim de caracterizá-los
considerando as variáveis pessoais e estratégias pedagógicas para revelar a
íntima relação entre a simulação e os quatro pilares da educação.
Metodologia: Revisão integrativa utilizando-se a aplicação da estratégia WWH -
What-Why-How, sendo que as bases de dados escolhidas para realização do estudo
foram CINAHl e Scopus, com a utilização dos descritores Simulation training,
Students Nursing e Learning. Para uma pesquisa ampliada, a utilização de
variantes dos descritores inicialmente selecionados foi necessária para
pesquisa, e de acordo com o Medical Subject Headings (MeSH). Os critérios para
elegibilidade foram: artigos completos, disponíveis para leitura nos idiomas
português, inglês e espanhol. O período de realização da pesquisa foi de julho
a outubro do ano de 2017.
Resultados: Durante o processo de busca dos artigos nas bases de dados, foram
inicialmente encontrados 99 artigos que abordavam todos os descritores e os
filtros pré-definidos. As publicações indexadas na base de dados CINAHl
totalizaram 27 itens da amostra enquanto a maioria dos trabalhos foi
encontrada na base de dados Scopus, o que totalizou em 72 artigos. Dos 99
artigos, foi-se excluído um artigo por ser duplicado, sendo ao total 98
artigos rastreados, e após leitura do título e resumo dos mesmos, foram-se
eliminados mais 47 artigos, sendo 51 estudos selecionados para leitura na
íntegra. Dentro dos critérios de inclusão para formulação deste estudo, 47
artigos preencheram os critérios para análise. Esses artigos totalizaram a
participação de 6476 estudantes de enfermagem em todo o mundo, tendo uma média
de 138 estudantes de enfermagem por estudo, com mediana de 68 estudantes de
enfermagem. As pesquisas qualitativas e quantitativas tiveram maior
prevalência (40,4% cada), além do mais, 10,6% eram qualitativo-quantitativo (5
itens), 4,2% estudos experimentais de caso-controle (2 itens); 2,1% para
estudos hipotético-dedutivos e estudos observacionais (1 item); e 1 artigo que
não foi especificado seu derivante. Dentre os artigos apurados, quando
analisamos as variáveis estratégicas pedagógicas dos 47 artigos, 36,1% (17
itens) abordavam o tema pensamento crítico, 21,2% (10 itens) abordavam o tema
estresse, 6,3% (3 itens) sobre automotivação, 4,2% (2 itens) sobre a imersão
do estudante dentro da simulação, e 2,1% (1 item) sobre auto regulação e
experiências vivenciadas anteriormente. Quanto às variáveis estratégicas
pedagógicas, cita-se 31,9% (15 itens) que abordam a questão do
prebriefing/debriefing, 25,5% (12 itens) que falam da fidelidade do ambiente e
equipamento, 12,7% (6 itens) quanto a atitudes do facilitador da aprendizagem,
8,5% (4 itens) sobre repetição da experiência da simulação, 6,3% (3 itens)
sobre o papel do observador e participante, 2,1% (1 item) do uso de recursos
potencializadores, como por exemplo, o vídeo.
Conclusão: As publicações analisadas indicam que há uma demanda dos
profissionais em busca de técnicas atuais facilitadoras de aprendizagem, como
a simulação. Esse tipo de método pedagógico introduz o aluno de enfermagem em
diversos âmbitos da graduação, o que torna extremamente aplicável nas
disciplinas. Nos estudos selecionados, os cenários utilizados sugerem uma
complexidade peculiar, trabalhando em sua maioria com simulação de alta
fidelidade, abordando pouco as simulações de baixa e média complexidade, sendo
que todas as variáveis relacionadas nos artigos se mostraram possíveis em
todos os níveis de fidelidade dentro da simulação. Visto que a simulação é um
processo de multicamadas que dependem intrinsecamente uma das outras para se
buscar a eficácia e eficiência, este processo viabiliza com que os alunos
tenham a possibilidade de mesclar noções e valores já pré-concebidos com
oportunidade de fomentação de novos conceitos para que estimule no aluno o
pensamento crítico, a diminuição do estresse, a melhora nas suas habilidades,
dentre outros. A simulação é uma estratégia pedagógica que inúmeros autores
afirmam efetiva, porque abarca todos os tópicos dos pilares da educação e
considera as variáveis pessoais que se difundem e são postos na prática como
aplicação real. A simulação vem modificando a concepção sobre estratégias
pedagógicas com o passar do tempo, o que lhe permite experimenta-la de formas
diferenciadas. Sendo assim, novas tecnologias vêm auxiliando e usufruindo da
simulação para que, juntas, possam fazer do ensino do acadêmico de enfermagem
um ensino cada vez mais qualificado.
Contribuição para enfermagem: O entendimento de como a simulação é efetiva
atua como um facilitador à metacognição em simulação, pois permite aos alunos,
principalmente da enfermagem, que consigam compreender e assimilar com maior
precisão o conteúdo para que aperfeiçoe suas práticas clínicas. O uso da
simulação como metodologia de ensino na prática da enfermagem permite que o
aluno aprenda a fazer utilizado o pensamento crítico em um cenário controlado
o que possibilita uma prática eficaz e manejo adequado em uma
situação/problema real.
Referências: 1. Pereira MCSR, Krieger MAL, Mariushi AC, Moreira H. Epidemiological aspects patients with traumatic cataract who sought care in Hospital de Olhos do Paraná. Rev Bras Oftalmol. 2012; 71(4):236-40.
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3. Rezende EJC, Melo MCB, Tavares EC, Santos AF, Souza C. Ética e telessaúde: reflexões para uma prática segura. Revista Panamericana de Salud Pública. 2010; 28(1): 58-65.
4. MCCLOSKEY, J.C., BULECHEK, G.M. Nursing Interventions Classification (NIC). 4ª Ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
5. Pocock SJ. Basic principles of statistical analysis. In: Pocock SJ. Clinical trials: a practical approach. Chinchester: John Wiley & Sons; 1983:187-210. (ISBN 0 471 90155 5) |