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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 8873419

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8873419

MECANISMOS E CONDIÇÕES DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM EM SIMULAÇÃO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores:
Priscila Carvalho de Souza ; Marcos Gleison Araújo Silva ; Juliana Ramos Gomes

Resumo:
Introdução: A simulação tem a vantagem de trabalhar simultaneamente conhecimento, habilidades e comportamento, sendo um conjunto variado de métodos e funções que reproduzem o comportamento de sistemas reais, provendo o melhor tipo de retroalimentação que é aquele em que o aluno compreende o que esta desenvolvendo. A análise holística através da retroalimentação de uma situação permite com que o estudante possa identificar e discernir quais são as problemáticas e qual é sua prioridade, sabendo como proceder ao enfrentar esta situação em um ambiente real. O uso da simulação durante o processo de aprendizagem do estudante de enfermagem tem se mostrado efetivo, trazendo vantagens com sua execução como: a maior compreensibilidade da aplicação, comparado a outros métodos analíticos; identificação de empecilhos em etapa preliminar; aperfeiçoamento no processo decisório, dentre outros benefícios. A literatura aponta um crescente interesse na efetividade da simulação, porém, faz-se necessário melhorar a compreensão dos mecanismos e condições para sua efetividade dentro do contexto da real da graduação, levando em consideração a importância das variáveis pessoais, estratégias pedagógicas e se atentando para que o estudante seja contemplado com ensinamentos em todos os quatro pilares da educação: Aprender a conhecer; Aprender a fazer; Aprender a conviver e Aprender a ser. iObjetivos: Analisar a literatura de enfermagem para identificar os fatores que influenciam a aprendizagem em simulação, a fim de caracterizá-los considerando as variáveis pessoais e estratégias pedagógicas para revelar a íntima relação entre a simulação e os quatro pilares da educação. Metodologia: Revisão integrativa utilizando-se a aplicação da estratégia WWH - What-Why-How, sendo que as bases de dados escolhidas para realização do estudo foram CINAHl e Scopus, com a utilização dos descritores Simulation training, Students Nursing e Learning. Para uma pesquisa ampliada, a utilização de variantes dos descritores inicialmente selecionados foi necessária para pesquisa, e de acordo com o Medical Subject Headings (MeSH). Os critérios para elegibilidade foram: artigos completos, disponíveis para leitura nos idiomas português, inglês e espanhol. O período de realização da pesquisa foi de julho a outubro do ano de 2017. Resultados: Durante o processo de busca dos artigos nas bases de dados, foram inicialmente encontrados 99 artigos que abordavam todos os descritores e os filtros pré-definidos.  As publicações indexadas na base de dados CINAHl totalizaram 27 itens da amostra enquanto a maioria dos trabalhos foi encontrada na base de dados Scopus, o que totalizou em 72 artigos.  Dos 99 artigos, foi-se excluído um artigo por ser duplicado, sendo ao total 98 artigos rastreados, e após leitura do título e resumo dos mesmos, foram-se eliminados mais 47 artigos, sendo 51 estudos selecionados para leitura na íntegra. Dentro dos critérios de inclusão para formulação deste estudo, 47 artigos preencheram os critérios para análise. Esses artigos totalizaram a participação de 6476 estudantes de enfermagem em todo o mundo, tendo uma média de 138 estudantes de enfermagem por estudo, com mediana de 68 estudantes de enfermagem. As pesquisas qualitativas e quantitativas tiveram maior prevalência (40,4% cada), além do mais, 10,6% eram qualitativo-quantitativo (5 itens), 4,2% estudos experimentais de caso-controle (2 itens); 2,1% para estudos hipotético-dedutivos e estudos observacionais (1 item); e 1 artigo que não foi especificado seu derivante. Dentre os artigos apurados, quando analisamos as variáveis estratégicas pedagógicas dos 47 artigos, 36,1% (17 itens) abordavam o tema pensamento crítico, 21,2% (10 itens) abordavam o tema estresse, 6,3% (3 itens) sobre automotivação, 4,2% (2 itens) sobre a imersão do estudante dentro da simulação, e 2,1% (1 item) sobre auto regulação e experiências vivenciadas anteriormente. Quanto às variáveis estratégicas pedagógicas, cita-se 31,9% (15 itens) que abordam a questão do prebriefing/debriefing, 25,5% (12 itens) que falam da fidelidade do ambiente e equipamento, 12,7% (6 itens) quanto a atitudes do facilitador da aprendizagem, 8,5% (4 itens) sobre repetição da experiência da simulação, 6,3% (3 itens) sobre o papel do observador e participante, 2,1% (1 item) do uso de recursos potencializadores, como por exemplo, o vídeo. Conclusão: As publicações analisadas indicam que há uma demanda dos profissionais em busca de técnicas atuais facilitadoras de aprendizagem, como a simulação. Esse tipo de método pedagógico introduz o aluno de enfermagem em diversos âmbitos da graduação, o que torna extremamente aplicável nas disciplinas. Nos estudos selecionados, os cenários utilizados sugerem uma complexidade peculiar, trabalhando em sua maioria com simulação de alta fidelidade, abordando pouco as simulações de baixa e média complexidade, sendo que todas as variáveis relacionadas nos artigos se mostraram possíveis em todos os níveis de fidelidade dentro da simulação. Visto que a simulação é um processo de multicamadas que dependem intrinsecamente uma das outras para se buscar a eficácia e eficiência, este processo viabiliza com que os alunos tenham a possibilidade de mesclar noções e valores já pré-concebidos com oportunidade de fomentação de novos conceitos para que estimule no aluno o pensamento crítico, a diminuição do estresse, a melhora nas suas habilidades, dentre outros. A simulação é uma estratégia pedagógica que inúmeros autores afirmam efetiva, porque abarca todos os tópicos dos pilares da educação e considera as variáveis pessoais que se difundem e são postos na prática como aplicação real. A simulação vem modificando a concepção sobre estratégias pedagógicas com o passar do tempo, o que lhe permite experimenta-la de formas diferenciadas. Sendo assim, novas tecnologias vêm auxiliando e usufruindo da simulação para que, juntas, possam fazer do ensino do acadêmico de enfermagem um ensino cada vez mais qualificado. Contribuição para enfermagem: O entendimento de como a simulação é efetiva atua como um facilitador à metacognição em simulação, pois permite aos alunos, principalmente da enfermagem, que consigam compreender e assimilar com maior precisão o conteúdo para que aperfeiçoe suas práticas clínicas. O uso da simulação como metodologia de ensino na prática da enfermagem permite que o aluno aprenda a fazer utilizado o pensamento crítico em um cenário controlado o que possibilita uma prática eficaz e manejo adequado em uma situação/problema real.


Referências:
1. Pereira MCSR, Krieger MAL, Mariushi AC, Moreira H. Epidemiological aspects patients with traumatic cataract who sought care in Hospital de Olhos do Paraná. Rev Bras Oftalmol. 2012; 71(4):236-40. 2. Kara-Junior, N. A situação do ensino da facoemulsificação no Brasil. Revista Brasileira de Oftalmologia. [online]; vol.70, n.5, pp. 275-277; 2011. ISSN 0034-7280. 3. Rezende EJC, Melo MCB, Tavares EC, Santos AF, Souza C. Ética e telessaúde: reflexões para uma prática segura. Revista Panamericana de Salud Pública. 2010; 28(1): 58-65. 4. MCCLOSKEY, J.C., BULECHEK, G.M. Nursing Interventions Classification (NIC). 4ª Ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. 5. Pocock SJ. Basic principles of statistical analysis. In: Pocock SJ. Clinical trials: a practical approach. Chinchester: John Wiley & Sons; 1983:187-210. (ISBN 0 471 90155 5)