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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 8802581

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8802581

CLUBE DO ARTIGO: EXPERIÊNCIA DO GRUPO DE ESTUDO EM SEDE PERIOPERATÓRIA

Autores:
Aline Korki Arrabal Garcia ; Thammy Gonçalves Nakaya ; Isadora Pierotti ; Leonel Alves do Nascimento

Resumo:
**Introdução**: O Grupo de Estudo e Pesquisa da Sede Perioperatória (GPS) foi criado em 2012 e estuda o sintoma sede na experiência do paciente cirúrgico. Os membros do grupo são alunos de graduação, residência em enfermagem perioperatória, mestrado e doutorado em enfermagem da Universidade Estadual de Londrina. O Clube do Artigo foi inaugurado pelo GPS no início de 2017 e desde então contribuiu para agregar informações e aprofundar discussões na temática sede. É uma atividade semanal, que busca o aprimoramento de conhecimentos referentes à sede, onde são discutidos artigos, seguindo os níveis de complexidade de cada estudo. Estratégias como o clube da leitura foram sugeridas desde 1875, sendo indicada por ser uma técnica que auxilia na comunicação, educação e desempenho interdisciplinar, com atualização dos pesquisadores1. O Clube da leitura auxilia na produção da ciência, formando novas investigações e produzindo ciência1. Este espaço destacou-se por atrair alunos de graduação e profissionais enfermeiros de outras instituições com interesse em conhecer sobre o tema. **O****bjetivos**: Descrever a experiência do Clube do Artigo como uma estratégia de aquisição de conhecimento sobre a sede no GPS, assim como as estratégias utilizadas para tal atividade. **Método**: Relato de experiência, modalidade de investigação científica de demonstração de experiências práticas para maior compreensão e fundamentação de um fato. Esse desenho de pesquisa, fornece uma estrutura para o estudo de padrões, estilos de vida e experiências de um grupo cultural específico2-3. As reuniões são semanais, no horário do almoço e duração de cerca de uma hora. O artigo a ser lido é selecionado pelo próprio grupo, de acordo com as necessidades, indagações e novidades na temática e são disponibilizados com antecedência para o grupo, para leitura. Os pontos relevantes do artigo são discutidos e posteriormente é realizada uma síntese sobre o estudo realizado. O GPS conta com a ferramenta Google Drive® para acervo de seus arquivos. Este é um serviço de armazenamento e sincronização de arquivos. Baseia-se no conceito de computação em nuvem, por meio da qual é possível armazenar arquivos e acessá-los por qualquer computador ou por outros dispositivos compatíveis, desde que estejam conectados à Internet (4). **Resultados**: Diversos artigos foram selecionados para a discussão no clube do artigo. O grupo iniciou as discussões com artigos básicos sobre o tema e atualmente tem discutido níveis complexos de estudos. Os artigos são distribuídos em grandes áreas como fisiologia, anatomia, farmacologia, cuidados de enfermagem e pesquisa em enfermagem. Esta discussão permite que os alunos tanto da graduação como do doutorado, que se encontra em diferentes níveis de especialização, possam contribuir para a formação de um conhecimento mútuo, fortalecendo as pesquisas realizadas dentro do grupo e instigando questionamentos para o surgimento de novos estudos. A análise de cada artigo permite subsidiar o conhecimento sobre a sede, bem como, a metodologia de pesquisa de cada estudo e a prática realizada na assistência em enfermagem. O grupo discute o desenho utilizado no estudo, suas limitações, potencialidades, testes estatísticos selecionados e níveis de evidência. Algumas estratégias de síntese e compartilhamento surgiram a partir das discussões realizadas no Clube do Artigo. Dentre elas, por exemplo, a “Wiki”, uma construção eletrônica colaborativa online, que visa a síntese e estruturação dos artigos estudados, com o objetivo de facilitar a busca dos artigos por temas, organizando os conteúdos e contribuindo para a leitura dos membros do grupo e para a seleção dos estudos quando relacionados aos temas de pesquisa que cada aluno deve desenvolver. Com as crescentes discussões relacionadas ao tema, após a implantação do Sistema de manejo da sede no pós-operatório imediato (POI), também houve a necessidade da criação do Projeto Farol, que semanalmente observa, acompanha e discute as atividades dos funcionários da Sala de Recuperação Anestésica (SRA) no manejo da sede no pós-operatório imediato, contribuindo para a melhoria da assistência de enfermagem perioperatória e revisão de protocolos importantes para o manejo da sede perioperatória com segurança. Além disso, o Clube do Artigo permitiu a interação entre os alunos dos diferentes níveis de especialização, tornando o GPS um grupo reconhecido na universidade, com procura pelos estudantes e profissionais enfermeiros de outras instituições para participação do Clube do Artigo.  **Conclusão**: O Clube do Artigo é uma estratégia efetiva para a discussão da sede perioperatória com o objetivo de compartilhar o conhecimento, aprimorar os estudos na temática sede, integrar estudantes de diferentes níveis de formação, estimular a leitura crítica de publicações nacionais e internacionais e praticar os achados de pesquisas desenvolvidas em diversos cenários. Outras estratégias foram criadas, a partir do Clube do Artigo, com a finalidade de fortalecer e dar continuidade aquilo que é levantado no grupo, com atuação na prática do dia a dia.  Dentre elas estão a “Wikki”, o Projeto Farol e a oportunidade de discussão de questões polêmicas dos projetos de pesquisa em andamento no grupo. **Contribuições/implicações para a Enfermagem**: O Clube do Artigo é uma estratégia que permite aos seus integrantes, maior capacidade crítica e reflexiva, favorece o desenvolvimento de habilidades como síntese, comunicação e comprometimento dos alunos, uma vez que o conhecimento é construído a partir da participação de cada membro. Participar de um grupo de leitura possibilita que o profissional saiba a fonte adequada de buscar informações e estudos com níveis de evidência que podem ser levados para a prática, melhorando a assistência prestada ao paciente e realizando uma Enfermagem baseada em Evidências. Desta forma, acredita-se que a articulação da teoria com a prática é um fator que deve ser estimulado e estar presente na formação e vivência dos enfermeiros.


Referências:
1. Álvarez-Nieto C, Richardson J, Parra-Anguita G, Linares-Abad M, Huss N, Grande-Gascón ML, et al. Developing digital educational materials for nursing and sustainability: The results of an observational study. Nurse Educ Today. 2018;60: 139-46. 2. Bloomfield JG, Jones A. Using e-learning to support clinical skills acquisition: exploring the experiences and perceptions of graduate first-year pre-registration nursing students - a mixed method study. Nurse Educ Today. 2013;33(12): 1605-11. 3. Button D, Harrington A, Belan I. E-learning & information communication technology (ICT) in nursing education: a review of the literature. Nurse Educ Today. 2014;34(10): 1311-23. 4. Góes FSN, Fonseca LMM, Camargo RAA, Oliveira GF, Felipe HR. Educational technology “Anatomy and Vital Signs”: Evaluation study of content, appearance and usability. International Journal of Medical Informatics. 2015;84: 982-7. 5. Speroni KS, Vizzotti JK. Recursos midiáticos na educação a distância em enfermagem: uma revisão narrativa da literatura. Vidya. 2015;35(1): 41-56.