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8787056 | UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA SISTEMATIZAÇÃO DAS AÇÕES DE GERÊNCIA DO CUIDADO DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Maycon de Oliveira Theobald ; Bárbara Pompeu Christovam |
Resumo: INTRODUÇÃO: A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é uma
metodologia científica que objetiva a aplicação do processo de enfermagem de
forma racional e planejada, baseando-se em evidências científicas e etapas bem
definidas para a implementação da assistência, incrementando a qualidade do
cuidado e promovendo a segurança do paciente. No contexto organizacional, a
Sistematização da Assistência de Enfermagem permite aos profissionais
enfermeiros desenvolverem o gerenciamento do cuidado e a gestão da clínica de
maneira eficaz e eficiente já que tal tecnologia se baseia em etapas bem
organizadas para o diagnóstico preciso sobre sua clientela, prestação de
cuidados de enfermagem e o funcionamento dos serviços de saúde, de maneira que
possibilitem ao enfermeiro gerente a qualificação de sua tomada de decisão
para organizar as unidades em que atuam.¹ A Estratégia de Saúde da Família
(ESF) no contexto da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) tem como uma
de suas atribuições fundamentais, a responsabilidade sanitária sobre
territórios e populações adstritas de forma que possa garantir o máximo de
capilaridade da gestão em saúde. Desta feita, a instalação de equipes que
atuam sob o modelo de ESF dentro das comunidades que são alvo de sua atuação
permite melhor acesso às informações locais sobre situação demográfica,
epidemiológica, socioeconômicas, culturais e outras que interferem sobre o
processo saúde-doença, o que garante o potencial de promover ações de saúde
com impactos mais robustos e precisos sobre macrodeterminantes e
microdeterminates de saúde, sejam de indivíduos ou coletividades.² No entanto,
para que tais ações de saúde alcancem seu máximo potencial faz-se necessário
um processo de trabalho bem organizado capaz de coletar dados de maneira
eficiente e analisar de maneira criteriosa para que possam gerar diagnósticos
precisos sobre a situação de saúde da população-alvo e servir como uma base
segura para o planejamento das ações de cuidado realizadas pelas equipes de
saúde da família². Neste sentido, Christovam3 ressalta a importância na adoção
de um modelo gerencial que norteie a organização e produção das ações
administrativas, do processo de trabalho dos profissionais e das ações de
cuidado nos serviços de saúde. Ainda neste contexto, destaca-se o papel
executado pelo enfermeiro na Estratégia de Saúde da Família de coordenador das
ações de gerência do cuidado em saúde e de enfermagem, que no uso de suas
atribuições e competências para organizar as ações de cuidado utiliza a
Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) como uma ferramenta da
gerência do cuidado em saúde e de enfermagem. Com vistas a implementação de
ações de gerência do cuidado a determinados grupos de pacientes, em Petrópolis
a Secretaria Municipal de Saúde exige das unidades de Saúde da Família que
mantenham livros de acompanhamento. É mantido, por exemplo, livro de registro
e acompanhamento das coletas de material para exame citopatológico do colo
uterino feitas na unidade de forma que os profissionais possam registrar os
dados pessoais das pacientes submetidas ao procedimento assim como os dados do
exame e seu resultado. A cada vez que a paciente passa pela coleta do exame
preventivo, um novo registro é criado para aquela mesma paciente, o que
dificulta a implementação de ações sistematizadas de cuidado no que tange ao
seu planejamento, execução e avaliação. Não obstante, apesar desse tipo de
ferramenta contribuir para sistematização das ações de gerência do cuidado nas
unidades de saúde da família, o processo manual e linear também torna o
trabalho gerencial burocrático e repetitivo para o profissional por conta do
tempo gasto com a alimentação manuscrita e constante dos livros e, com a
procura dos dados item a item. OBJETIVOS: Desenvolver ferramenta baseada em
Microsoft Excel@ para sistematizar a coleta de dados de saúde da comunidade;
Aplicar a ferramenta em uma Unidade de Saúde da Família do município de
Petrópolis. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência realizado em uma
unidade de Saúde da Família localizado no município de Petrópolis cogerida
pela Secretaria Municipal de Petrópolis e a Faculdade de Medicina de
Petrópolis/Faculdade Arthur Sá Earp Neto. A unidade é responsável por uma
população adscrita de 3.900 pessoas no momento da pesquisa. Durante a primeira
etapa da experiência foi realizada reunião entre os enfermeiros gestores de
cinco equipes cogeridas pela Secretaria de Saúde e a Faculdade para levantar
as barreiras a um processo de gerência do cuidado sistematizada à população,
havendo concordância entre os profissionais sobre a dificuldade de coletar
dados de forma sistemática e transformá-los em informações úteis ao processo
de tomada de decisão. Na segunda etapa foram levantados os indicadores de
saúde utilizados pelo Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ)
para monitoramento da qualidade da assistência a saúde na Atenção Básica. A
terceira etapa consistiu na programação da ferramenta Microsoft Excel@ para
captação e consolidação automática dos dados de acordo com as fórmulas
apontadas para o cálculo dos indicadores levantados na etapa anterior. Na
quarta e última etapa a planilha foi implantada em uma das equipes no período
de Janeiro a Dezembro de 2017. DISCUSSÃO: A experiência permitiu a verificação
de que as ferramentas de tecnologias da informação contribuem com a gerência
do cuidado, já que permite agrupar e organizar dados de maneira mais ágil e
flexível e, o mais importante, transformam os dados em informações precisas e
concretas sobre a população e sobrea qualidade do serviço subsidiando a tomada
de decisão do enfermeiro gerente para responder de maneira adequada as reais
demandas de saúde da população e tornar a equipe mais eficaz e eficiente. No
entanto, constatou-se que a ferramenta Microsoft Excel@ apesar de ser de fácil
acesso e baixo custo não é intuitiva o suficiente para usuários leigos e
possui limitações quanto à integração de informações. Portanto, sugere-se o
desenvolvimento de estudos mais consistentes referentes ao impacto da
utilização da Tecnologia da Informação para sistematizar as ações de
enfermagem no âmbito da Atenção Primária e o desenvolvimento de ferramentas
mais eficientes e que possam ser integradas ao sistema oficial de informação
em saúde, o E-SUS. CONTRIBUIÇÕES: O desenvolvimento e estudo de ferramentas
inteligentes respondem à crescente demanda de evolução da profissão de
enfermagem que precisa responder com eficácia e eficiência aos problemas de
saúde da população em uma sociedade cada vez mais exigente de resultados e
dependentes de tecnologias que tornem os processos mais rápidos. A tecnologia
da informação, portanto, contribui para sistematizar a assistência de
enfermagem ao tornar eficiente o diagnóstico situacional e subsidiar o
planejamento das ações de enfermagem
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