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8641191 | COMUNICAÇÃO E RELAÇÃO INTERPESSOAL ENTRE PROFESSORES E ALUNOS | Autores: Lidiane Dias dos Anjos ; Guilherme da Silva dos Santos |
Resumo: **COMUNICAÇÃO E RELAÇÃO INTERPESSOAL ENTRE PROFESSORES E ALUNOS**
_Lidiane Dias dos Anjos_
Guilherme da Silva dos Santos
**INTRODUÇÃO: E**ntendemos que comunicação é a forma de transferirmos informações para outros através de uma mensagem, podendo ser ela de forma verbal, composta pela palavra escrita ou falada, e não-verbal caracterizada pela troca de sinais: olhar, gestos, postura, etc. A comunicação muito facilita a interação entre professor-aluno, e o diálogo entre esses é a base do processo de aprendizagem, é importante que o professor valorize o bom diálogo, a troca, a própria relação interpessoal, reconhecendo seu papel a ser mantido com seu aluno diante dessa interação, acreditar que é possível passar para seus alunos o “conteúdo” da disciplina através de conversas, discussões sadias, sempre trocando ideias com seus “aprendizes” (Carvalho,Scherer, Scherer, 2006). ** MÉTODO: **Foi realizado um estudo de caráter descritivo e exploratório, de campo, transversal com abordagem quantitativa. O estudo foi realizado no Centro Universitário Módulo campus Martin de Sá, localizado na cidade de Caraguatatuba, no estado de São Paulo. A população foi constituída por 261 alunos e 8 professores do Curso de Graduação em Enfermagem do Centro Universitário Módulo. Antes de iniciar a coleta de dados, o projeto de pesquisa foi apresentado ao Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Cruzeiro do Sul, para análise e obteve parecer favorável sob o número 45_2016. O Termo de Consentimento Livre e Esclarecido foi elaborado respeitando os princípios da Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde, com linguagem clara e acessível aos sujeitos da pesquisa (Brasil, 2013). Para coleta de dados foram utilizados dois questionários, um questionário direcionado ao professor e o outro ao aluno. Cada questionário teve duas partes, na primeira constam dados sócio demográficos como idade, sexo, formação e na segunda parte, dados relacionados a comunicação e relacionamento interpessoal. **RESULTADOS: **Observou-se que os três principais fatores que interferem na comunicação e relação interpessoal entre os professores e seus alunos, segundo os docentes, é a conversa exagerada dentro da sala de aula, que pode ser justificada pelo segundo item que é a falta de respeito mútuo, que também está atrelado ao terceiro fator de interferência comunicativa mais selecionado, a falta de interesse dos alunos. Quanto aos discentes, 69,7% deles também indicaram a conversa exagerada dentro da sala de aula. Segundo uma justificativa dada por um docente, alguns fatores se relacionam e um dos motivos, que pode ser aceito para justificar a origem da conversa exagerada dentro do ambiente de aula, é o não domínio por parte do professor, ou seja, dificuldade do professor em comunicar-se. O professor não deve apenas ensinar, mas fazer com que o aluno aprenda, ou seja, dizer que deu uma boa aula, mas os alunos não aprenderam nada, é algo delicado, pois se os alunos não conseguiram aprender nada, a aula pode não ter sido tão aprazível (Charlot, 2012), conduta que pode gerar outro fator que é o desinteresse no aluno. Sendo assim, é possível que um fator gere o outro, causando um “efeito dominó” de fatores que, de acordo com os resultados desta pesquisa, interferem no processo de ensino-aprendizagem. Contrapondo o terceiro fator indicado pelos professores (falta de interesse dos alunos), 58,6% dos discentes indicam que a vergonha por parte do aluno em falar com seu professor, é uma importante causa de interferência na comunicação e relação interpessoal entre ele e seu professor, podendo gerar a dificuldade por parte dos discentes em comunicar-se, fator este que totalizou 44,4% das indicações por parte dos alunos. Quando perguntados sobre a falta de diálogo, 75% dos docentes e 87,7% dos discentes, responderam que a ausência do diálogo pode ser uma das principais dificuldades na relação entre professores e alunos. É importante entender que a comunicação retrata a transmissão de uma informação para um ou mais indivíduo e o diálogo está relacionado a troca de ideias, muitas vezes ocorre a comunicação, mas o diálogo não. Em todo processo educacional deve ocorrer o diálogo, e não se limitar apenas à comunicação escrita do saber – um estudo fundamentado exclusivamente em provas, atividades escritas e trabalhos (Hack , 2010). Em suas justificativas a maioria dos docentes entende que o diálogo é de suma importância, sendo a base para um bom relacionamento. Relacionando os dois resultados, nota-se que ambos sentem que o diálogo é extremamente importante na relação entre eles, mas analisando os resultados dos discentes, onde a vergonha e dificuldade dos alunos em comunicar-se foram indicados por grande parte dos alunos, são dados que mostram que mesmo acreditando que o diálogo é importante, há uma barreira para a conquista deste. Ao questionar o docente se o mesmo costuma oferecer a atenção ao aluno no momento em que ele quer expor suas ideias, evidenciou-se que todos os professores entrevistados responderam “sim”. Quanto aos alunos 62% responderam, sim, os professores sedem momentos para que eles possam expor suas ideias, corroborando então com as respostas dadas pelos docentes. O professor deve dar espaço ao seu aluno, para que ele possa expor suas ideias, expressar suas dúvidas e questionamentos, com isso o aluno se assegura na relação entre ele e seu professor, disponibilizando confiança e acarretando melhor interesse pela aula e sua aprendizagem, esses momentos são importantes para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, possibilitando a troca de experiências e conhecimentos entre ambos, o professor que ocupa a posição de quem ensina, também aprende com o ponto de vista do aluno, possibilitando ao mesmo a também ensinar, mesmo que intencionalmente (Corrêa, Silva, 2012). Esta conversa pode ser uma contribuinte para a obtenção de um _feedback_, para que o aluno possa retratar sua percepção a respeito das aulas, relatar o que está incomodando-o, assim buscando um acordo com o aluno, o professor pode aperfeiçoar suas metodologias de ensino, trazendo oportunidades para que a relação e comunicação entre o professor e o aluno seja melhor e, assim, favoreça a melhoria no processo de ensino-aprendizagem. **CONCLUSÃO: **Conclui-se que os fatores citados neste estudo, interferem na comunicação e relação entre professores e alunos, e consequentemente influenciam de forma negativa no processo de ensino-aprendizagem. O fator principal do desequilíbrio desta relação e comunicação, é a falta do diálogo entre as partes em questão, uma boa conversa pode atenuar a maioria destes fatores, cabe aos atores envolvidos trocarem ideais e quebrarem todas as barreiras que os impossibilitam em chegar a um ideal que valorize ambas as partes envolvidas, o professor melhorando suas metodologias de ensino e o aluno agregando um conhecimento sólido e aproveitável. **CONTRIBUIÇÕES/IMPLICAÇÕES PARA ENFERMAGEM**: Deve-se manter a preocupação quanto a este processo, principalmente, com os alunos e professores envolvidos neste estudo, alunos que hoje são acadêmicos de enfermagem, futuramente estarão exercendo a profissão almejada, onde vidas estarão contando com o conhecimento bem estruturado, para que não ocorra quaisquer prejuízos a elas. Não podemos vedar os olhos para algo teoricamente simples, mas de suma importância.
Referências: 1. Schimidt S, Bohnenberger MC. Perfil empreendedor e desempenho organizacional. Revista de Administração Contemporânea. 2009;13(3):450-467.
2. Bernardo NRR, Tadeucci MSR, Araujo EAS. A importância da instituição pública de ensino superior tecnológico para o ensino do empreendedorismo: análise do curso superior de tecnologia em gestão empresarial, na cidade de Guaratinguetá. Janus. 2013;10(17):011-040.
3. Dornelas JCA. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro (RJ): Campus, 2005.
4. Charmaz K. A construção da teoria fundamentada: guia prático para análise qualitativa. Porto Alegre (POA): Artmed, 2009. |