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8608191 | INFOGRÁFICO COM COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS PELO PRECEPTOR NA RESIDÊNCIA DE ENFERMAGEM EM TERAPIA INTENSIVA | Autores: Fábio Santos Santana ; Simone Teixeira da Luz Costa ; Adriana Antônia de Oliveira ; Murilo Dias da Silva |
Resumo: **INTRODUÇÃO:** A partir da dissertação de mestrado intitulada _O Preceptor na Residência em Terapia Intensiva: Competências na formação do enfermeiro_ emergiu a necessidade de construir um produto que permitisse desenvolver competências inerentes ao preceptor de enfermagem no campo prático, com intuito formativo dos residentes. A preceptoria no processo de aprendizagem precisa desenvolver competências e habilidades para auxiliar no desenvolvimento do residente de enfermagem, buscando qualificação e aprimoramento das atividades assistências do enfermeiro. Baseado nos achados do estudo identificou-se que os preceptores atuantes no campo prático necessitam de preparo didático-pedagógico para qualificação da sua atuação no processo ensino aprendizagem do profissional Residente em Enfermagem, algumas dessas características são construídas a partir da prática diária enquanto agente formador, como a experiência, e a peculiaridade de em sua maioria serem ex residentes deste mesmo programa de residência. As outras características precisam ser desenvolvidas e aplicadas no 7 contexto educativo e no desenvolvimento de habilidades dos residentes no campo prático, tendo em vista o ambiente mediado de gravidade e instabilidade dinâmica dos pacientes. No intuito de buscar respostas para o problema de pesquisa que foi definido a partir da minha dificuldade de atuar no campo da prática enquanto preceptora, na formação dos residentes de enfermagem em Terapia Intensiva. Nesse contexto, identificamos a necessidade de conhecer as técnicas didático – pedagógicas que poderão facilitar a prática da preceptoria de modo a qualificar a formação dos residentes, transformando assim o saber, o agir no cuidado e no cuidar em enfermagem. Quais as competências do preceptor em enfermagem enquanto profissional formador na Residência em Terapia Intensiva? Como ele se reconhece enquanto agente de formação? **OBJETIVO:** Analisar as competências do preceptor para a prática formativa do profissional enfermeiro que atua na Residência em Terapia Intensiva, e como objetivos específicos descrever o perfil sócio-demográfico dos preceptores em enfermagem participantes; descrever e discutir as competências da prática da preceptoria em enfermagem na Terapia Intensiva; analisar a percepção dos preceptores como agentes de formação dos residentes em Terapia Intensiva. **DESCRIÇÃO METODOLÓGICA: ****Trata**-se de um estudo descritivo, como relato de experiência vivenciado por uma preceptora do Programa de Residência Em Terapia Intensiva. Desenvolvida em uma instituição hospitalar privada na Cidade de Salvador – Bahia, e que disponibiliza de uma Unidade de Cuidados Intensivos como campo prático deste programa onde os residentes de Enfermagem em Terapia Intensiva, e a partir deste foi construído um instrumento para subsidiar o planejamento de ações educativas que favoreçam o desenvolvimento de competências a serem atingidas no âmbito do cuidado, da educação e da gestão do trabalho, consequentemente com intuito de qualificar as atividades dos preceptores de enfermagem com fins formativos aos residentes, conhecido como infográfico. Segundo Marcondes [1]“...a infografia é um recurso gráfico que alia imagem ao texto para permitir a compreensão de um fenômeno complexo por públicos específicos. Em geral, é usado para explicar o funcionamento de algo com fins didáticos, por isso os infográficos são comuns em livros escolares, manuais de aparelhos eletrônicos e cartilhas.”Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa, pela Plataforma Brasil, em 20 de abril de 2016, sob o número de Parecer: 1.510.083. **RESULTADOS:** O infográfico foi desenvolvido com base nas competências do Projeto de Competências Coren-SP (2008) que descreve as principais competências do profissional Enfermeiro que são: Liderança, Comunicação, Tomada de decisão, Negociação, Trabalho em equipe, Relacionamento interpessoal, Flexibilidade, Empreendedorismo, Criatividade, Visão Sistêmica e Planejamento e Organização, a partir destes, desenvolvendo o processo de ensino e aprendizagem na formação dos preceptores. O infográfico foi desenvolvido a partir das bases tecnológicas por meio do software de tratamento e construção de imagens, denominado Adobe Photoshop em sua versão CS5. Será disponibilizado no formato JPG, com dimensões 2339x1654 com tamanho 912 KB. Os profissionais responsáveis pela formação dos preceptores poderão, com base no recurso, construído desenvolver estratégias de ensino e aprendizagem no processo formativo dos residentes de enfermagem. Partindo do pressuposto de veiculação do infográfico, o mesmo será apresentado à Coordenação de Enfermagem de Residência e da Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Cidade, localizado na Cidade de Salvador- BA, juntamente com a dissertação na qual são demonstrados os resultados encontrados a partir da pesquisa, o instrumento desenvolvido e os fins de qualificação para os quais o recurso se destina. Será disponibilizado o infográfico em formato imprenso e digital por endereço de correio eletrônico para todos os preceptores, explicando e desenvolvendo a criticidade quanto as informações descritas no instrumento, e também para os residentes e egressos do programa. **CONCLUSÃO:** Acreditamos que o instrumento “ _Infográfico”_ desenvolvido a partir da pesquisa” _O Preceptor na Residência em Terapia Intensiva: Competências na formação do enfermeiro_” permitiu desenvolver competências inerentes ao preceptor de enfermagem no campo prático, com intuito formativo dos residentes. Consequentemente este instrumento irá disponibilizar de estratégias de ensino e aprendizagem no campo, tendo em vista a falta de formação didático-pedagógicas dos preceptores de enfermagem. Os grandes beneficiários deste instrumento serão os preceptores e residentes de enfermagem, pois a partir deste, irão desenvolver habilidades técnica, cientificas e pedagógicas. Declaro por fim, a importância da pesquisa no âmbito do Mestrado Profissional, onde possibilitou e capacitou na construção do Infográfico que contribuirá com a formação dos Preceptores de Enfermagem, além de incentivar os profissionais a refletirem sobre seu perfil e sua prática a fim de transformar realidades e qualificá-las. **IMPLICAÇÕES PARA ENFERMAGEM:** A importância da pesquisa no âmbito do Mestrado, onde possibilitou e capacitou na construção do Infográfico que contribuirá com a formação dos Preceptores de Enfermagem, além de incentivar os profissionais a refletirem sobre seu perfil e sua prática a fim de transformar realidades e qualificá-las.
Referências: 1.BORENSTEIN. M, S. P, M, (ORG) Enfermagem em Santa Catarina: recortes de uma história (1900-2000) Florianópolis-SC: Editora Secco, 20111- 272 p
2.BORENSTEIN, M, S. (ORG) Hospitais da Grande Florianópolis: Fragmentos de Memórias Coletivas (1940- 1960). Assembleia Legislativa, 2004
3.PADILHA, M, I, BORENSTEIN, M, S, SANTOS, I. Enfermagem História de uma profissão. São Paulo Difusão Editora 2011.
4.MAIA, A, R. Enfermagem em Santa Catarina em tempos de tuberculose: Padrões de conhecimento de cuidado de uma época (1943-1960)
1.BORENSTEIN. M, S. P, M, (ORG) Enfermagem em Santa Catarina: recortes de uma história (1900-2000) Florianópolis-SC: Editora Secco, 20111- 272 p
2.BORENSTEIN, M, S. (ORG) Hospitais da Grande Florianópolis: Fragmentos de Memórias Coletivas (1940- 1960). Assembleia Legislativa, 2004
3.PADILHA, M, I, BORENSTEIN, M, S, SANTOS, I. Enfermagem História de uma profissão. São Paulo Difusão Editora 2011.
4.MAIA, A, R. Enfermagem em Santa Catarina em tempos de tuberculose: Padrões de conhecimento de cuidado de uma época (1943-1960)
1.BORENSTEIN. M, S. P, M, (ORG) Enfermagem em Santa Catarina: recortes de uma história (1900-2000) Florianópolis-SC: Editora Secco, 20111- 272 p
2.BORENSTEIN, M, S. (ORG) Hospitais da Grande Florianópolis: Fragmentos de Memórias Coletivas (1940- 1960). Assembleia Legislativa, 2004
3.PADILHA, M, I, BORENSTEIN, M, S, SANTOS, I. Enfermagem História de uma profissão. São Paulo Difusão Editora 2011.
4.MAIA, A, R. Enfermagem em Santa Catarina em tempos de tuberculose: Padrões de conhecimento de cuidado de uma época (1943-1960)
DO DIÁLOGO Á PROBLEMATIZAÇÃO DO SABER HISTÓRICO: UMA HISTÓRIA SOBRE OS HOSPITAIS ESPECIALIZADOS DE SANTA CATARINA
Ana Rosete Maia1
Gabriela Beims Gapski2
INTRODUÇÃO: Trata-se se de um relato de experiência do desenvolvimento de projeto de extensão que objetiva a educação/formação histórica alicerçada no do Laboratório de Estudos do Conhecimento da História da Enfermagem e Saúde –GEHCES da Universidade Federal de Santa Catarina, que durante mais de 20 anos realiza pesquisa, ensino e extensão relacionada a História das práticas de cuidado, História das Doenças, História das Instituições/Hospitais e História das profissões de saúde sempre realizando uma interlocução com os profissionais da pratica. Estas produções podem ser visualizadas através de livros, artigos, dissertações e teses que buscam reconstruir a História da Enfermagem e da Saúde em Florianópolis e Santa Catarina. O contexto do desenvolvimento deste projeto de extensão é a Região da Grande Florianópolis, São José e São Pedro de Alcântara onde serão realizadas oficinas e visitas ao Hospital Nereu Ramos, Hospital Maternidade Carmela Dutra, Hospital “Colônia Santana’ – atualmente IPQ, Hospital de Dermatologia Sanitária Santa Tereza. Estas instituições já foram tema de dissertações e teses. Desta forma visualizamos o desenvolvimento de um projeto de extensão e de educação histórica como caminho para o estabelecimento de diálogo e de socialização do saber histórico construído que necessitava ser compartilhado, com a troca de saberes e de práticas com a comunidade e as Instituições3. Buscamos uma formação mais crítica e reflexiva dos profissionais de saúde e acadêmicos relacionadas ao conhecimento histórico cultural e social que transversalmente perpassa as políticas de saúde e assistência em cada momento histórico. Trazer e compartilhar esta história dos Hospitais Especializados ou de exclusão é abrir as porta dos hospitais e dar ‘voz “ aos que lá viveram e/ou trabalharam, que o texto se transforma ,adquire vida , convidando a todos a se envolver, refletir, questionar, criticar e posicionar-se. Assim sendo é impossível não se indagar o que passou na mente e no coração de centenas ou até milhares de pessoas que foram afastadas de seus familiares, da vida comunitária, muitos para sempre destituídos de sua identidade e de seus direitos individuais , sociais e políticos passando a integrar o grupo de excluídos e estigmatizados como “loucos” “leprosos” 1,4 As relações humanas no interior dos muros hospitalares e das colônias desvela um bastidor com a presença de conflitos, submissão, imposição, competição, negociação e proibições que permeavam as interações com sinais claros da presença do poder –saber.2 Desta forma faz-se importante retornar a estas Instituições e problematizar sua função e papel em determinado período histórico e as políticas de saúde e de Estado que as criaram. História, tempo e memória são processos interligados. OBJETIVO: Problematizar a história e o acervo destes hospitais especializados (doenças infecciosas, doenças psiquiátricas, doença hanseníase e maternidade, etc.) e estabelecer um diálogo com as políticas públicas de saúde da época. METODOLOGIA: Este projeto está sendo desenvolvido em quatro fases em espaços presenciais que acontece na sala do Laboratório de Estudos do Conhecimento da História da Enfermagem e Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina; A fase um vista como de instrumentalização com a realização de oficinas com os participantes e apresentado o conteúdo histórico de cada Instituição problematizando o saber histórico e estabelecendo uma síntese. A fase dois onde foram realizadas visitas aos Hospitais sendo realizadas mensalmente com grupos de dez participantes. A terceira fase é de problematização sobre as experiências e vivências do projeto na prática. A quarta fase é de síntese e iluminação onde os participantes buscam os sentidos e significados desta experiência e vivências na perspectiva de uma nova visão sobre a história das doenças e da saúde e o cuidado, a função e o papel destes hospitais em determinado momento histórico e a interlocução com saúde e seus desafios contemporâneos a volta de muitas das epidemias do passado que exigem um novo comprometimento profissional e político.
RESULTADOS: Os resultados demonstram a importância de estudar a história dos hospitais especializados e a busca de compreender as razões e sentidos de sua criação e como se desenvolviam as práticas de saúde e cuidado e as tecnologias utilizadas e suas políticas. Os resultados também demonstram, o fortalecimento e a sensibilização sobre a preservação da história e todo seu acervo, o fortalecimento de parcerias Institucionais e Profissionais, para uma formação mais crítica e reflexiva problematizando a história da saúde e suas práticas , oportunidade de empoderamento para uma postura mais participativa na atualidade em seu fazer profissional e social., produção de material didático sobre história dos Hospitais e de publicação/participação em eventos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Consideramos a importância do desenvolvimento deste projeto pela necessidade de formação de profissionais de saúde e acadêmicos críticos e reflexivos como também de oportunidade de compartilhar e sociabilizar resultados de pesquisa sobre a História dos Hospitais Santa Catarina realizadas pelo Laboratório de Estudos do Conhecimento da História da Enfermagem e Saúde.
Entendemos com fundamental para a compreensão da saúde e suas práticas de cuidado termos o conhecimento do contexto político, social, econômico, cultural e histórico, e também as influências destes em cada época, bem como a participação e atuação dos profissionais de saúde. Portanto, a realização de trabalhos de formação histórica com o uso de metodologias de ensino problematizadora, em que o diálogo é o caminho para o surgimento de sínteses e um novo saber e práticas sobre o saber histórico em saúde e cuidado. Conhecer a história da saúde e do cuidado no interior das Instituições é fazer uma viagem no tempo desmitificando preconceitos, discriminação, medos sociais e estigmas. Reconhecer o valor e significado destas Instituições proporciona uma visão de preservação da história como perspectiva para compreensão do presente e possibilidades para o futuro.
DESCRITORES: SAÚDE, EDUCAÇÃO, HISTÓRIA HOSPITAIS
REFERÊNCIAS:
1.BORENSTEIN. M, S. P, M, (ORG) Enfermagem em Santa Catarina: recortes de uma história (1900-2000) Florianópolis-SC: Editora Secco, 20111- 272 p
2.BORENSTEIN, M, S. (ORG) Hospitais da Grande Florianópolis: Fragmentos de Memórias Coletivas (1940- 1960). Assembleia Legislativa, 2004
3.PADILHA, M, I, BORENSTEIN, M, S, SANTOS, I. Enfermagem História de uma profissão. São Paulo Difusão Editora 2011.
4.MAIA, A, R. Enfermagem em Santa Catarina em tempos de tuberculose: Padrões de conhecimento de cuidado de uma época (1943-1960) |