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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 8596787

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8596787

Quick Response Code: METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DO CUIDADO DE ENFERMAGEM DE FERIDAS CIRÚRGICAS

Autores:
Ana Graziela Alvarez ; Juliana Balbinot Reis Girondi ; Cilene Fernandes Soares ; Amanda de Souza Vieira ; Luciara Fabiane Sebold

Resumo:
**INTRODUÇÃO: **As metodologias ativas aplicadas ao processo de ensinar e aprender tem proporcionado aos docentes e discentes novos aprendizados, visto que possibilitam uma maior aproximação da realidade vivenciada, além de possibilitar novas maneiras de desenvolver o aprendizado. Cada vez mais a Enfermagem busca as melhores formas para promover uma aprendizagem significativa, e assim, um cuidado mais qualificado, seguro e baseado em evidências científicas. Nesse contexto emerge a necessidade de instrumentalização dos discentes para o desenvolvimento de competências relacionadas ao cuidado de enfermagem à pacientes com feridas cirúrgicas. Estas feridas são planejadas e realizadas de modo a reduzir as complicações1. São classificadas como agudas quando possuem tendência à regressão espontânea e completa em um prazo previsto1,2. As feridas operatórias de primeira intenção podem se tornar complexas quando apresentam complicações, o que causa impactos na vida do paciente como um todo e onerando os serviços de saúde. Doravante, a complexidade do cuidado do paciente cirúrgico com ferida requer dos enfermeiros um embasamento teórico robusto, que sustente sua tomada de decisão nas distintas situações que compõe a assistência perioperatória. Dessa forma, no ensino desse cuidado na graduação em Enfermagem pode-se adotar vários tipos de metodologias ativas, dentre elas destaca-se o emprego do _Quick Response Code_ (QR-CODE). O QR-CODE é um tipo de código de barras bidimensional que foi projetado inicialmente para ser utilizado para identificação na indústria automotiva japonesa, depois foi difundido para o resto do mundo3. Atualmente, é utilizado em várias aplicações como identificação de produtos, marketing e rastreamento de informações3. **OBJETIVOS:** Descrever a utilização da metodologia ativa _Quick Response Code_ no ensino do cuidado de enfermagem de pessoas com feridas cirúrgicas em um curso de graduação de enfermagem. **DESCRIÇÃO METODOLÓGICA: **Trata-se de um relato de experiência de atividade educacional com a utilização da metodologia _Quick Response Code_, realizada na Disciplina “O Cuidado no Processo de Viver Humano II: a condição cirúrgica”, no Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. A atividade ocorreu no dia 20 de março de 2018 nesta Universidade e envolveu 35 estudantes da 5ª fase do curso, duas professoras e uma enfermeira estomaterapeuta, que atua na atenção primária no município de Florianópolis. Uma das professoras responsáveis pela aula e a enfermeira especialista se reuniram para seleção e elaboração dos estudos de caso, sendo estes todos pacientes que estas acompanharam e realizaram o cuidado previamente. À partir dos seis casos elaborados estruturou-se o plano de aula, sendo dividido em três momentos distintos porém interligados: 1) 1º momento: Aula expositiva-dialogada de 1 hora sobre os principais conteúdos teóricos relacionados ao cuidado do paciente com ferida cirúrgica (conceituação de pele e suas funções; tipos e processos de cicatrização; conceituação de feridas e classificações; tipos de regeneração de feridas; avaliação da pessoa com ferida; avaliação da ferida: leito, bordos/margens, área perilesional; preparo do leito da ferida e terapias tópicas); 2º momento: divisão dos discentes em 6 grupos de trabalho, cada qual com seu respectivo estudo de caso. Os alunos receberam uma pasta com o resumo do caso, material de apoio com o conteúdo ministrado na aula expositiva-dialogada, a descrição do caso e um código QR Code; 3º momento: apresentação para o grande grupo de cada caso clínico, relatando: aspectos que devem ser considerados na avaliação da pessoa com ferida naquela situação em específico; mensuração da lesão; descrição das características do leito da ferida, bordos/margem e área perilesional; forma de preparo do leito da ferida; terapêutica indicada; periodicidade de avaliação da ferida realizada pelo enfermeiro. Por meio de QR codes lidos pelo _smartphone_ os estudantes puderam visualizar a foto do estudo de caso. Cabe destacar que os mesmos receberam uma semana antes da aula, a orientação para realização de estudo individual baseado em dois artigos científicos selecionados pelos professores disponibilizados no ambiente virtual de aprendizagem da disciplina. Para a estruturação dos subgrupos de trabalho, os estudantes foram convidados a se dividirem espontaneamente em sete grupos, cada qual elencou um relator e foi destinado uma hora para a discussão e realização do estudo proposto. Para finalização da atividade, cada grupo dispôs de 10 minutos para fazer sua apresentação, intermediada pelos professores e pela enfermeira, onde dúvidas foram sanadas e novas discussões realizadas. **RESULTADOS: **O emprego do QR CODE enquanto ferramenta para os objetivos de aprendizagem permitiram que os discentes deixem de apenas conhecer o conteúdo pois facilita que este se incorpore à aplicação de conceitos para resolução de problemas ligados a prática profissional, neste caso, no cuidado da pessoa com ferida cirúrgica. Consoante, o docente se torna um facilitador do trabalho em grupo e cria oportunidades para o envolvimento dos alunos coletivamente no seu processo de apreender. **CONCLUSÃO: **O ensino da enfermagem está voltado, cada vez mais, para os usos das tecnologias, buscando o protagonismo do aluno em seu aprendizado, proporcionando que o mesmo possa tomar as melhores decisões para o cuidado de Enfermagem. Sendo assim, traçar um caminho para uma educação mais coerente é aquele que aposta na aproximação da prática profissional por meio de estratégias de educação a resultado da pró atividade dos alunos. Há que se considerar ainda que, num mundo globalizado cada vez mais torna-se necessário a seleção de recursos tecnológicos nas atividades curriculares, subsidiando aulas dinâmicas e colaborativas. Por conseguinte, o processo de construção do conhecimento torna-se uma proposta compartilhada em um espaço interativo entre docentes e discentes. Nessa perspectiva, o emprego do _Quick Response Code _pode ser uma modalidade efetiva de aprendizagem centrada no aluno, porque parece contribuir na promoção da resolução de problemas clínicos. **CONTRIBUIÇÕES/IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM:** A complexidade do cuidado exige dos enfermeiros embasamento científico e constante atualização, que sustente um cuidado embasado na segurança do paciente e na qualidade assistencial. O QR CODE possui potencial para contribuir no processo formativo de alunos de graduação em Enfermagem no ensino do cuidado perioperatório com feridas aproximando-os com situações da vida real na prática profissional. Acredita-se que o compartilhamento deste relato pode fomentar a propagação desta prática em outras instituições de ensino, especificamente no âmbito da formação em Enfermagem.


Referências:
1 - Conselho Federal de Enfermagem. Resolução nº 358, de 2009. [Dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem em ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem, e dá outras providências]. Brasília. [Internet]. 2009 [cited 2018 Mar 05]. Available from: http://www.cofen.gov.br/resoluo-cofen-3582009_4384.html 2 - Florianópolis. Prefeitura Municipal de Florianópolis. Secretaria Municipal de Saúde. [Portaria nº 79/2015: Institui, no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde, a Comissão Permanente de Sistematização da Assistência de Enfermagem – CSAE]. Florianópolis. [Internet]. 2015 [cited 2018 Mar 05]. Available from: http://www.pmf.sc.gov.br/arquivos/arquivos/pdf/05_08_2015_14.01.47.1db139dd6a2842c9796b6345c54e03e8.pdf 3 - Florianópolis. Prefeitura Municipal de Florianópolis. Secretaria Municipal de Saúde. [Portaria nº 22/2016: Aprova a Poli´tica Municipal de Atenc¸a~o Prima´ria a` Sau´de para organizac¸a~o dos servic¸os e gesta~o e direcionamento das ac¸o~es de educac¸a~o permanente no a^mbito da Atenc¸a~o Prima´ria a` Sau´de no munici´pio de Floriano´polis]. Diário Oficial [Internet]. 2016 [cited 2018 Mar 02]. Available from: http://www.pmf.sc.gov.br/arquivos/arquivos/pdf/29_11_2016_16.17.33.73c009e15b1538cd39469d1b7ec80eb2.pdf 4 - Resende APGL, Barbieri AR. [Hospital admissions for conditions sensitive to primary health care arising from cardiovacular diseases]. Texto contexto - enferm. [Internet]. 2017 [cited 2018 Mar 14];26(3):e6570015. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072017000300310&lng=en. 5 - Nóbrega RV. [Proposal for a terminological subset of the International Classification for Nursing Practice - ICNP® for hypertensive patients in primary care]. [Internet]. 2012 [cited 2018 Mar 12]. [dissertação]. Available from: http://bdtd.biblioteca.ufpb.br/bitstream/tede/5090/1/arquivototal.pdf.