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8587756 | A CULTURA DE PAZ NO AMBIENTE ESCOLAR UTILIZANDO CÍRCULOS DE CULTURA: VIVÊNCIAS DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM | Autores: Eliseu da Silva Vieira ; Thais Cristina Flexa Souza ; Maria Suelem dos Santos do Mar ; Paula Monick Silva de Castro |
Resumo: **Introdução:** A escola é um espaço de encontro de adolescentes e jovens, onde ocorrem as mais diversas experiências de convivência entre educadores, alunos, pais e funcionários. A comunidade escolar, em seu contexto sociocultural, vivencia o desenvolvimento das práticas pedagógicas operacionalizadas a partir de políticas públicas. Essas políticas têm sido planejadas no sentido de trabalhar os problemas cotidianos com articulação intersetorial, dentre estes a violência1. Neste sentido, parcerias entre o Ministério da Saúde e o da Educação são realizadas a partir do Programa Saúde na Escola (PSE). O PSE tem como objetivo reforçar a prevenção à saúde dos alunos brasileiros e construir uma cultura de paz nas escolas2. A cultura de paz se constitui por práticas dotadas a comunidade para uma compreensão dos princípios e respeito pela liberdade, justiça, democracia, direitos humanos, tolerância, igualdade e solidariedade e não somente a ausência de guerras e grandes conflitos3. Desta forma, a metodologia freiriana dos círculos de cultura se adequa a construção de novos conhecimentos e ressignificação de conceitos e tem como ideia fundamental o desenvolvimento de uma ação educativa como um ato de recriar para transformação da realidade4. Como a escola é o local na qual os adolescentes passam grande parte do dia, esta deve ser vista como local privilegiado para promoção da saúde, incluindo assim também o aprendizado de uma cultura de paz dentro deste ambiente promove-se a saúde no âmbito biopsicossocial e para a enfermagem é uma excelente proposta para a educação em saúde por viabilizar uma emancipação dos indivíduos, propiciando assim uma responsabilização do indivíduo por suas ações no bem-estar social. **Objetivo: **Relatar uma experiência de acadêmicos de enfermagem utilizando a metodologia do círculo de cultura de Paulo Freire com adolescentes. **Descrição metodológica:** Estudo descritivo tipo relato de experiência, na qual acadêmicos do curso de Licenciatura e Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal do Pará apoiados pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/UFPA) participantes do projeto “Ludicidade como ferramenta para promoção da saúde de crianças e adolescentes no espaço escolar.” elaboraram uma atividade com adolescentes em uma escola municipal sobre cultura de paz utilizando a metodologia do círculo de cultura de Paulo Freire. A faixa etária alcançada foram adolescentes de 13 a 15 anos do 8º ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Belém, Pará, Brasil. Como a metodologia proposta, necessita de elementos da cultura popular, os acadêmicos de enfermagem utilizaram esteiras de palha para este centro onde dispuseram papéis, canetas, lápis de cor, giz de cera, cola e outros. Na primeira etapa da atividade, os alunos foram divididos em duplas e cada um fazia a exposição do conceito de cultura de paz do outro, porém não somente por meio da fala, entretanto utilizando-se de desenhos e colagens. A segunda etapa ocorreu com uso da canção e da dança de cantigas populares para estimular o respeito com o outro por meio do pedido de “licença” para se tocar no corpo do outro, os alunos foram incentivados a se olharem nos olhos no decorrer da dança para sentirem felicidade e simpatia mútuas, a terceira e última etapa ocorreu em um grande abraço coletivo na qual novamente “a licença” e o respeito pelos corpos alheios foram exigidos. Ao fim da atividade abriu-se um espaço para dúvidas sobre saúde. **Resultados: **Alguns alunos não conseguiram definir “cultura de paz”, entretanto todos explanaram sobre violência em suas respectivas apresentações. No momento da dança, alguns não conseguiram expressar o respeito ao corpo do colega, obrigando-os a dançar, porém a maioria foi cordial. A parte da troca de olhares foi a mais difícil para todos, pois vive-se em uma cultura erotizada na qual estimula-se a olhar fixamente para o outro somente quando há interesse de teor sexual, a troca de olhares não se vê como uma forma de respeito ou atenção a fala do outro. Na última parte da atividade, todos já estavam envolvidos com a atividade, empenharam-se em participar e sentiram-se contemplados em terem participado. **Conclusão: **Percebeu-se que os alunos estão acomodados ao modelo de aula tradicional expositiva no qual se centraliza no educador. Realizar a atividade em etapas foi uma maneira eficaz de abordar esta metodologia, aos poucos os alunos aderiram-se ao processo de construção do conhecimento e posicionaram-se nas atividades dentro do círculo. **Contribuições/implicações para a Enfermagem:** O diálogo sobre cultura de paz é pertinente ao trabalho do enfermeiro, pois estimula práticas de respeito, solidariedade, democracia e garante saúde destes adolescentes no aspecto biopsicossocial, por meio de uma visão holística da vida deste indivíduo, de seu cotidiano e de sua realidade e a partir do momento que se trabalha a cultura de paz diminuiu-se o medo, a insegurança que contribuem no processo de saúde-doença.
Referências: 1. Tardif M, Lessard C. O trabalho docente: Elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes; 2011.
2. Nóvoa A.(Org.). Vidas de professores. 2ª ed. Porto: Porto Editora; 1995.
3. Backes VMS, Moyá JLM, Prado ML. The construction process of pedagogical knowledge among nursing professors. Rev. Latino-Am. Enfermagem [Internet]. 2011 Apr [cited 2017 Sept 16] ; 19( 2 ): 421-428. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692011000200026&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692011000200026
4. Rodrigues MTP, Mendes SJAC. Obstáculos didáticos no cotidiano da prática pedagógica do enfermeiro professor. Rev. bras. enferm. [Internet]. 2008 Aug [cited 2017 Oct 01] ; 61( 4 ): 435-440. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672008000400006&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672008000400006
5. Gubert E, Prado ML. Desafios na prática pedagógica na educação profissional em enfermagem. Rev. Eletr. Enf. [Internet]. 2011[cited 2017 jul 11]; 13(2): 285-95. Available from: http://portais.ufg.br/deploy/projetos/fen_revista/v13/n2/pdf/v13n2a15.pdf |