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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 8539765

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8539765

TEORIAS DE ENFERMAGEM COMO UM MECANISMO ÍMPAR NA ASSISTÊNCIA À CRIANÇA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores:
Emmely Camile Amaral da Silva ; Oberto César dos Santos <2015106010@app.asces.edu.br> ; Tarciany Roberta Campos Melo <2014106036@app.asces.edu.br>

Resumo:
**Introdução: **A enfermagem busca proporcionar serviços capacitados, a fim de entender as principais necessidades dos seus clientes, sendo hábeis a gerar uma assistência contínua e integral, atuando em todos os parâmetros de saúde promovendo bem-estar em todas as fases da vida, sobretudo na infância,  garantindo o desenvolvimento pessoal e assistência qualificada.(1) Essas particularidades da enfermagem vêm evoluindo gradativamente com o passar das décadas, preferencialmente após a segunda metade do século XX, com o advento das teorias de enfermagem e modelos conceituais que inspirados pelo pioneirismo de Florence Nightingale, estabeleceu um entendimento em torno dos fenômenos estudados e emergentes, com uma associação direta e sistematizada com a prática.(2) **Objetivo:** Compreender a influência das teorias de Enfermagem como diferencial na assistência prestada à saúde da criança. **Descrição metodológica**: O presente estudo trata-se de uma revisão literária de caráter integrativo. Os artigos analisados foram captados através da análise da base de dado LILACS. Os descritores utilizados para tal foram: Teoria de Enfermagem OR Processo de Enfermagem AND Saúde da Criança e Nursing Theory OR Nursing Process AND Child Health. A coleta das publicações ocorreu em meados de fevereiro, tendo a análise destas sido realizada no mês Março de 2018, utilizando os seguintes critérios de inclusão: artigos publicados em português e inglês, indexados no banco de dados supracitados, sendo excluídos todos os artigos que não possuíam relevância com o tema em questão e não publicados a partir do ano de 2010. Através dos critérios definidos foram encontradas 7 artigos, dos quais foram excluídos 3 através da leitura dos títulos, e 1 por leitura do resumo, restando 3 para leitura na íntegra, sendo os 3 que irão favorecer a revisão. O estudo é guiado através da pergunta condutora: Como as teorias de enfermagem se mostram um diferencial na assistência à criança? **Resultados:** De acordo com Gurgel, Tourinho e Monteiro (2014), no processo de enfermagem ao cuidado à criança, a teoria de Peplau, expressa as questões das relações interpessoais entre profissionais e clientes, e a partir disto, o indivíduo passa a ser visto em sua totalidade, além de permitir o cuidado de forma integral, favorecendo o desenvolvimento de estratégias e procedimentos necessários para suprir as suas necessidades. A implementação desta teoria, possibilita ao enfermeiro na relação interpessoal, o empoderamento para resolução dos problemas em questão, além de propiciar aos familiares e cuidadores das crianças, a compreensão de como ocorre o crescimento e o desenvolvimento das criança, assim, tornando-os indivíduos capacitados para promover o bem-estar dessas crianças, através da identificação de suas demandas, dessa forma, podendo adquirir habilidades para a realização de ações que visem minimizar os riscos existentes a estas.  Segundo Padoin _et al _(2005), a teoria humanística de Paterson e Zderad nesse processo do cuidado, apresenta suas características humanísticas, promovendo através do diálogo proposto entre o ser cuidador e o ser cuidado, o reconhecimento da enfermagem como papel essencial que envolve a ciência e à arte. Aplicada a enfermagem pediátrica**, **possibilita uma visão de maneira integral sobre a criança e sua família, visto que não só a criança apresentará necessidades do cuidado, oportunizando ao profissional de enfermagem a facilitação de enxergar o outro nos seus mais diferentes aspectos, e assim, estabelecer uma prática que viabilize o cuidado não só para a criança, mas também para a sua família, cessando as principais necessidades encontradas. Para Santos _et al _(2011), a teoria de Abdellah, ao ser implementada no processo de enfermagem, irá aperfeiçoar de forma excepcional a prática dos seus profissionais, referindo-se ao desenvolvimento de melhores técnicas e intervenções prestadas à criança e sua família, visto que principalmente entre os seus aspectos, há uma visão holística sobre os indivíduos, contribuindo assim em todo decorrer da assistência. **Conclusão: **A partir da observação dos aspectos que foram analisados, conclui-se que as teorias de enfermagem ao serem implementadas no sentido do cuidado, têm total relevância no processo de enfermagem, pois, implicam diretamente na forma de como será planejada e realizada a assistência prestada à criança e sua família por parte dos profissionais desta área, visto que elas influenciam diretamente no sentido de proporcionar ao enfermeiro a visão ampla sobre o cliente, e aqueles que o cercam, o que auxiliará na consolidação de melhorias nas práticas do enfermeiro para com a criança e sua família.** Contribuições para a Enfermagem: **Conforme Schaurich _et al_ (2005), a teoria humanística viabiliza enxergar os indivíduos de maneira ampla, avaliando-os em todos os seus aspectos possíveis. Ao ser desenvolvida na prática de enfermagem, agirá contribuindo no processo do cuidado à criança, em relação a compreensão do outro em sua totalidade através do processo dialógico entre profissional e cliente/família, culminando em uma perspectiva de oportunização para uma melhor assistência e cuidado, contribuindo tanto para alcançar melhorias na prática de enfermagem, quanto para possibilidade de promover uma melhor qualidade de vida para a criança, através da intervenção elaborada pelo enfermeiro de acordo com as necessidades existentes. Nota-se que a teoria supracitada está em concordância com o que Gurgel, Tourinho e Monteiro (2014) retratam ao falar da teoria desenvolvida por Peplau, na qual há também a necessidade de propor a interação entre profissionais e familiares da criança, para que obtenha-se por parte dos indivíduos a compreensão ao que se refere o desenvolvimento e crescimento da criança, dessa forma, ocorrendo o processo da potencialização da autonomia desses contribuintes, favorecendo o cuidado à criança, e assim, possibilitando junto a enfermagem a assistência à criança de maneira integral. Segundo Santos _et al_ (2011), a teoria de Abdellah assemelha-se a essas duas outras teorias, na qual aplicada a enfermagem tem pretensão da visão holística sobre criança e família, visto que a análise das necessidades por eles apresentadas, irá contribuir para o enfermeiro idealizar e implementar sua intervenção e assistência de maneira adequada, tendo por finalidade, a colaboração da enfermagem na melhoria do bem-estar da criança e família. Assim, percebe-se a total influência que há com a implantação das teorias no processo de enfermagem, visto que com elas há melhorias imprescindíveis no que se refere aos cuidados da profissão**, **seja em qual for o nível assistencial prestado à criança.


Referências:
1- ITO, Emi Elaine, TAKAHASHI, Regina Toshie Publicações sobre ensino de enfermagem na revista da Escola de Enfermagem da USP. Revista Esc. Enferm. USP, v.39, n.4, p.409-416, Dez. 2005. 2- HADDAD, Verônica Cristin do Nascimento. Debates na Universidade da criação do currículo: novas metodologias para o ensino de graduação em enfermagem ao deslanchar do seu processo de avaliação (1976-1987). Dissertação (Mestrado em Enfermagem). 126 f. 2014. Escola de Enfermagem Anna Nery, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. 3- FERREIRA, Amélia; CANASTRA, Albertina e ESTEVES, Alexandra. Investigação em história de enfermagem: um contributo do passado para o futuro. Rev. Enf. Ref. [Internet]. 2013, vol.ser III, n.11, pp.153-158. ISSN 0874-0283. http://dx.doi.org/10.12707/RIII1306. 4- ROCHA, Dulce Neves da. A enfermagem e a criança. Rev. Bras. Enferm. [Internet]. 1979 [citado 2018 15 de março]; 32(3):245-250. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71671979000300245&lng=pt. http://dx.doi.org/10.1590/0034-716719790003000002.