E-Pôster
8457570 | PROJETO INTEGRADOR: UMA ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DO CUIDADO INTEGRAL | Autores: Elieth Lessa Fonseca ; Noely Cibeli dos Santos |
Resumo: **Introdução. **As Diretrizes Curriculares para os Cursos de Enfermagem foram estruturadas a partir das premissas apresentadas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Constituição Federal (1988) e Lei Orgânica do Sistema Único de Saúde (1990), sendo que essas premissas apontavam novas configurações para os padrões curriculares, até então vigentes, indicando a necessidade de uma reestruturação dos cursos de graduação com mudanças paradigmáticas no contexto acadêmico(1). De acordo com(2), nessa crescente abordagem o alvo central é a incorporação de novos paradigmas de saúde que colocam a necessidade emergente de um novo olhar que traga a realidade da Saúde como Projeto de Vida, rompendo com as ações que ainda reproduzem uma visão centrada na doença e uma ação autoritária e vertical. De acordo com(3), a integralidade na atenção à saúde é definida como um princípio do Sistema Único de Saúde que considera a complexidade e as especificidades de diferentes abordagens do processo saúde-doença e nas distintas dimensões do ser humano. Assim, podemos dizer que a integralidade é um conceito que permite uma identificação dos sujeitos como totalidades, ainda que não sejam alcançáveis em sua plenitude, considerando todas as dimensões possíveis que se pode intervir, pelo acesso permitido por eles próprios. O princípio da integralidade como eixo norteador das ações de educação em saúde deve estar articulado à urgência de se corrigir a tendência de um agir em saúde fragmentada e desarticulada através da imposição de um saber científico descontextualizado e inerte dos anseios e desejos da população no tocante a sua saúde e condições de vida(4). Para tanto, a educação precisa ser também integral e interdisciplinar, com base em referenciais críticos reflexivos, permitindo a aquisição de competências e habilidades que assegurem um agir voltado para o ser humano na sua subjetividade(3). **Objetivo:** Realizar um relato de experiência acerca da construção e implantação de um Projeto Pedagógico de Curso tendo como eixo norteador do currículo o cuidado integral e como estratégia metodológica o projeto integrador. **Metodologia. **Trata-se de um relato de experiência acerca da construção e implantação de um Projeto Pedagógico de Curso (PPC) tendo como eixo norteador do currículo o Cuidado Integral e como estratégia metodológica o Projeto Integrador. O processo se iniciou com estabelecimento de um cronograma de reuniões do Núcleo Docente Estruturante, juntamente com a direção acadêmica e coordenação do curso, dando a sequência de leituras do PPC vigente, busca de projetos de outras Instituições, bem como estudo e discussão das bases filosóficas de saúde e educação da Instituição que tem como premissa a Filosofia Adventista de Saúde e Educação e as premissas das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). Neste estudo definiu-se o Cuidado integral como Eixo Integrador do Currículo, uma vez que se encontrou convergências entre a filosofia da Instituição e as DCN’s chegou-se a definição do perfil do egresso que a instituição iria formar. Assim fazia-se necessário encontrar metodologias que pudessem viabilizar uma formação que levassem ao desenvolvimento integral do estudante em suas capacidades cognitivas, afetivas e psicomotoras, com vistas à aprendizagem significativa e contínua, articulada ao seu projeto de vida e de formação. Assim foi possível definir o Projeto Integrador como um caminho para o ensino do Cuidado Integral. O Eixo Integrador para o desenvolvimento curricular do Cuidado Integral no Curso de Enfermagem da FAP está organizado em três Ciclos: Ciclo das Necessidades de Saúde; Ciclo do Cuidado; Ciclo da Prática Profissional. Cada Ciclo está articulado em torno do Projeto Integrador, organizados em períodos compostos por disciplinas, com forte ênfase na relação teoria-prática, possibilitando ao estudante maior integração dos conhecimentos. Além disso, pretende possibilitar o desenvolvimento da autonomia do estudante por meio da elaboração de projetos de ação aplicados à realidade de saúde sob análise. Assim, podemos dizer que a integralidade é um conceito que permite uma identificação dos sujeitos como totalidades, ainda que não sejam alcançáveis em sua plenitude, considerando todas as dimensões possíveis que se pode intervir, pelo acesso permitido por eles próprios. Em cada período as dimensões do cuidar, do assistir, educar, pesquisar e gerenciar são abordadas de modo crescente. **Resultados: **Os alunos relataram que o Projeto Integrador permitiu uma compreensão não apenas do fazer do enfermeiro, mas o foco no cuidado integral que faz parte das concepções filosóficas da Instituição. Na visão do egresso a proposta do currículo realmente foi implementada no decorrer do curso, tanto pelas práticas em campo acontecem desde o primeiro ano como também pela abordagem contínua do Cuidado Integral, levando em consideração todas as dimensões humanas. As avaliações das instituições parceiras, destacaram o diferencial do egresso da nos aspectos atitudinais, por apresentarem capacidade de comunicação, escuta no sentido de compreender aspectos sociais, culturais, espirituais, indo além das patologias. Na avaliação dos professores, os alunos se apresentam nos campos de prática consciência do seu papel enquanto responsável pelo cuidado integral, sendo utilizada as tecnologias leves como estratégias de cuidado. **Considerações**: Como instituição formadora, acreditamos estar atingindo nosso compromisso na sociedade ao presenciarmos os egressos ocupando espaços nas várias áreas da enfermagem, tanto na assistência, gerência ou em residências buscando transformação dos diferentes contextos para a realização de um Cuidado integral. Reconhecemos também após esse primeiro ciclo a necessidade de aprimoramento em algumas áreas, a busca de novas teorias de enfermagem, pois acreditamos que o processo de formação é dinâmico, porém, um currículo com a definição do Cuidado Integral como Eixo Norteador e o Projeto Pedagógico como estratégia metodológica tem contribuído para uma formação crítica e humana. C**ontribuições ****e implicações para a enfermagem:** A busca de metodologias que contribuem para a confirmação do conceito e a prática do Cuidado Integral, favorecerá a formação de profissionais capacitados para atuar com autonomia e discernimento, a fim de assegurar a integralidade da atenção à saúde com qualidade, eficiência e resolutividade.
Referências: 1.Assunção APF, Barbosa CR, Teixeira E, Medeiros HP, Tavares IC, Sabóia VM. Práticas e tecnologias educacionais no cotidiano de enfermeiras da Estratégia Saúde da Família. Rev enferm UFPE on-line. 2013 [citado 2016 maio 20];7(11):632935. Disponível em: http://www.revista.ufpe. br/revistaenfermagem/index.php/revista/issue/ view/77
2.Teixeira E. Tecnologias em enfermagem: produções e tendências para a educação em saúde com a comunidade. Editorial. Rev eletr enferm. 2010;12(4):598.
3.Teixeira E, Siqueira AA, Silva JP, Lavor LC. Cuidados com a saúde da criança e validação de uma tecnologia educativa para famílias ribeirinhas. Rev bras enferm. 2011;64(6):1003-9.Introdução: |