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8441371 | REFLEXÃO SOBRE A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE ONCOLÓGICO DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO I. | Autores: Bianca Cavalcante Áglas ; Glenda Caroline Pereira do Nascimento ; Dalva Moreira da Silva |
Resumo: **INTRODUÇÃO: **O estágio Supervisionado I, cuja conclusão é pré-requisito para formação acadêmica e profissional dos discentes, é instituído na resolução das Diretrizes Curriculares Nacionais para Curso de Graduação em Enfermagem, a serem observadas na organização curricular das Instituições do Sistema de Educação Superior¹. A base das diretrizes tem como definição: os princípios, fundamentos, condições e procedimentos da formação de enfermeiros, cuja finalidade é evidenciar a complementação, o ensino e aprendizagem social, profissional e cultural, em conformidade com a proposta didático-pedagógica. A esta modelo pedagógica de integração de ensino e pesquisas faz-se necessário buscar evidencias na disciplina de oncologia sobre as ações de enfermagem ao paciente oncológico, conhecendo, pesquisando e refletindo sobre a assistência de enfermagem o paciente com câncer, que abrange desde a prática dos cuidados clínicos ao emocional e psicossocial do paciente acometido por esta neoplasia. O câncer é uma doença crônica caracterizada pelo crescimento celular desordenado que atinge órgãos e tecidos e se dissemina através de metástases pelo corpo, considerada uma das doenças mais temidas no mundo inteiro e problema de saúde pública, em nível mundial. O cliente com câncer deve contar com uma ampla estrutura de apoio para enfrentar as diferentes etapas do processo, pois necessita de intensos cuidados. Exigindo do enfermeiro conhecimentos científicos e habilidades no tocante ao reconhecimento de sinais e/ou sintomas e ainda subjetivos particulares do próprio paciente, assim os cuidados clínicos prestados pela equipe em enfermagem serão muito mais eficazes e eficientes para o tratamento da patologia. **OBJETIVO: **Relatar as experiências vivenciadas junto ao paciente oncológico, bem como as ações de enfermagem demandadas para cada tipo de ocorrência. **DESCRIÇÃO MÉTODOLOGICA: **Trata-se de um relato de experiência, o qual consiste em analisar e compreender variáveis importantes ao desenvolvimento profissional e a conduta aplicada aos indivíduos-famílias-comunidade em situações problemáticas que requerem soluções plausíveis. Esta prática possui abordagem descritiva, ou seja, o pesquisador assume a postura de observador passivo ou ativo que narra de forma clara e objetiva suas observações. Nesse contexto, há diversos ângulos, para permitir ao acadêmico ou pesquisador reconhecer e extrair as adversidades presentes. O estágio supervisionado I do curso de Enfermagem do Centro Universitário do Norte – UNINORTE teve como tema norteador a assistência de enfermagem na oncologia e foi realizado no turno da tarde no horário de 13h às 17h, no período de 20 de setembro a 14 de outubro de 2017 em uma Unidade de referência no controle de Oncologia na cidade de Manaus, localizada no Estado do Amazonas. A instituição é de média e alta complexidade nos serviços de saúde referentes à cancerologia tendo como objetivo promover a prevenção, o diagnóstico e o tratamento do câncer através da prestação de assistência médico-social especializada de efetiva capacidade resolutiva a pacientes, assim como o ensino e a pesquisa no que se diz respeito ao campo da oncologia. Com relação à infraestrutura, o setor de internação, cuja extensão está tracejada do 4º ao 9º pavimento, conta com 172 leitos para adultos e crianças, divididos nas diversas especialidades, a saber: enfermaria, radioterapia e isolamento. Vale ressaltar que a instituição oferece serviços de assistência médico-hospitalar e técnico-científico desenvolvido por equipes multidisciplinares. A partir dessa percepção, nota-se a importância da adequada preparação da equipe de enfermagem tanto na assistência como no bom relacionamento da tríade: paciente, família e profissionais de saúde. Estes quando trabalhados com sinergia beneficiam o procedimento ofertado aos pacientes oncológicos. No que tange a execução das práticas de enfermagem, realizava-se com base em um sistema personalizado de cuidados assistenciais, visto que cada pessoa possui características peculiares, sendo indispensável ao enfermeiro observar e prescrever a técnica compatível com as necessidades de cada paciente. As ações iniciavam com uma visita exploratória aos pacientes, a fim de possibilitar a visão geral do ambiente hospitalar, no horário de 13h às 14hs, acompanhadas pela Enfermeira docente responsável, isto é, a preceptora dos discentes no estágio supervisionado. Em seguida, havia a prática assistencial, propriamente dita: primeiro, a designação de um número x de pacientes para cada um dos estagiários; segundo, leitura do prontuário de cada cliente e analise do quadro clinico; terceiro anamnese e exame físico detalhado, para conhecer, entender o estado do paciente e definir os respectivos cuidados e; por fim, montava-se um plano de intervenções, isto é, as prescrições de enfermagem, levando em consideração as emoções, valores, crenças e os sintomas relatados pelos pacientes. Posto isto, foram realizadas as assistências de enfermagem individualmente, ou seja, aplicação da sistematização da assistência de enfermagem (SAE) por cada acadêmico a seus clientes. **RESULTADO:** As ações realizadas pelos discentes durante o estágio supervisionado I, possibilitou a implementação da assistência de enfermagem aos pacientes de forma individual e especifica, no momento da visita técnica, ação essa que era realizada em primeiro mão os pacientes estabeleciam uma cominação com os discentes, relatando seus medos, ansiedade, preocupações, frustações e dores. Quanto ao método da assistência foi possível estabelecer um plano de cuidados que foi primordial para o tratamento, os pacientes contribuíram para o plano de cuidados, aderiram as orientações realizadas pelos discentes e se participaram ativamente do dos meios de cuidados levando a um seguimento de participação para alcançar os resultados eficazes. A atenção oncológica apresenta grandes desafios no que diz respeito ao enfrentamento do problema de forma integral. É imprescindível cada vez mais qualificação e aperfeiçoamento dos profissionais de saúde para lidar com as novas demandas do exercício profissional. As vantagens desse método visualizam-se na criação de laços afetivos entre o discente e o paciente, tornando a identificação das necessidades mais eficaz e consequentemente uma assistência qualificada, humanizada e fidedigna. **CONCLUSÃO: **Portanto, o estágio supervisionado foi imprescindível para aquisição de novos conhecimentos, além de proporcionar o desenvolvimento e aprimoramento do pensamento crítico e reflexivo das interfaces do conhecimento teórico-prático. Nesse sentido, este relato prioriza a relevância da metodologia com aplicação prática no cotidiano hospitalar como ferramenta para o processo-aprendizagem da assistência domiciliar realizada pelos discentes. Estas medidas buscam lapidar o futuro profissional de enfermagem para o mercado de trabalho e enquanto alunos adquirir independência e confiança na área em questão, mediante um conjunto de valores (liderança, comunicação, tomada de decisão, empatia, respeito, iniciativa), princípios éticos, habilidades e competências indispensáveis ao exercício de sua profissão. Vale lembrar que o enfermeiro tem papel crucial na recuperação do paciente, pois esta assistência previne complicações e reduz o risco de óbito, sendo assim é vital o tratamento para a redução de agravamento de doenças. **CONTRIBUIÇÃO PARA A ENFERMAGEM:** A aplicação da assistência de enfermagem individualizada e implementação da assistência durante o estágio supervisionado I, possibilitaram aos acadêmicos o desenvolvimento das competências gerais, tais como trabalho em equipe, trato com os pacientes e familiares e aptidões especificas (proatividade, participação, responsabilidade, comprometimento, liderança, criatividade, entre outras) exigidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). Os resultados obtidos viabilizaram algumas reflexões relacionadas ao estágio, imprescindíveis no desenvolvimento da competência e da habilidade técnica, social, profissional e cultural dos discentes, futuros enfermeiros.
Referências: Gemignani EYMY. Formação de Professores e Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem: Ensinar Para a Compreensão. Revista Fronteira das Educação [online], Recife, v. 1, n. 2, p.1-27, 2012.
Freire P. Educação e Mudança. 36.ed.rev. e atual. São Paulo: Paz e Terra, 2014.
Prado ML, Reibinitz KS. Dialogando acerca de novas possibilidades de ensinar e aprender: operacionalizando as ideias de Freire. In: Paulo Freire a boniteza de ensinar e aprender na saúde. Florianópolis: NFR/UFSC, 2016. P.171-192. |