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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 8396640

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8396640

PROPOSTA DE FLUXOGRAMA DE ACOLHIMENTO HUMANIZADO NO CUIDADO A PESSOA IDOSA PARA O SETOR AMBULATORIAL DO HULW/EBSERH

Autores:
Maria das Neves da Silva Ancelmo ; Greicy Kelly Gouveia Dias Bittencourt ; Antonia Oliveira Silva ; Patrícia Josefa Fernandes Beserra

Resumo:
**Introdução:** O envelhecimento da população é um fenômeno mundial que, recentemente, vem ganhando uma maior importância nos países em desenvolvimento. O aumento desta população tem provocado efeitos que já são percebidos nas demandas sociais, nas áreas de saúde e na previdência1. O acolhimento à pessoa idosa deve ser compreendido pelos profissionais de saúde, como uma questão do processo de envelhecimento, buscando facilitar o acesso aos diversos níveis de atenção nos serviços de saúde2. Assim, o acolhimento consiste na abertura dos serviços para a demanda, facilitando os processos de trabalho em saúde, de forma a atender a todos, assumindo o serviço uma postura capaz de acolher, escutar e pactuar respostas mais adequadas aos usuários3. **Objetivos: **Identificar os fatores associados ao acolhimento humanizado à pessoa idosa em unidade ambulatorial, a partir da literatura da área; e elaborar um fluxograma de acolhimento humanizado no cuidado a pessoa idosa para o setor Ambulatorial do Hospital Universitário Lauro Wanderley/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares-HULW/EBSERH. **Descrição metodológica: **Trata-se de um estudo metodológico desenvolvido em duas etapas: a primeira foi uma revisão integrativa da literatura sobre o acolhimento humanizado no cuidado a pessoa idosa em unidade ambulatorial e a segunda à elaboração de um Fluxograma de acolhimento humanizado no cuidado a pessoa idosa para o setor Ambulatorial do HULW/EBSERH. A partir das categorias temáticas identificadas na revisão integrativa foi elaborado o fluxograma de atendimento à pessoa idosa para o setor Ambulatorial do HULW/EBSERH, enfatizando o acolhimento humanizado à pessoa idosa. **Resultados:** Foram identificados os fatores associados ao acolhimento humanizado à pessoa idosa, os quais se constituem nas categorias temáticas identificadas no estudo: Diálogo, Escuta, Confiança, Vínculos, Classificação de Risco, Orientação, Encaminhamento, Resolutividade e Melhoria dos Serviços. As categorias temáticas serviram de base para a elaboração do fluxograma de atendimento à pessoa idosa para o setor Ambulatorial do HULW/EBSERH, enfatizando o acolhimento humanizado a pessoa idosa. O início do processo de acolhimento humanizado no cuidado a pessoa idosa se dá quando o usuário chega ao ambulatório do HULW/EBSERH. Nesse momento ele é recepcionado pela equipe do acolhimento, passando pela escuta qualificada, por meio da qual se estabelece um diálogo entre profissional e usuário a fim de identificar a necessidade de saúde. Observa-se se o usuário é regulado (agendado) ou não regulado (não agendado) e se ele se encontra em estado de saúde estável ou não. Os indivíduos que não estão estáveis são encaminhados para a sala de estabilização, onde são atendidos os pacientes que apresentem intercorrências clínicas, durante seu atendimento ambulatorial e/ou pacientes que chegam por demanda espontânea e que necessitem de estabilização, de acordo com o Protocolo de atendimento do HULW. Caso necessitem de internação, o Núcleo Interno de Regulação-NIR é contatado e determinará se o paciente será internado no HULW/ EBSERH ou será solicitada internação em outra instituição da Rede de Atenção à Saúde (RAS). O usuário regulado e com estado de saúde estável é encaminhado para a consulta ambulatorial especializada. Finalizada a consulta ele volta ao setor de acolhimento para receber as orientações necessárias, quanto ao encaminhamento para exames ou outro profissional da regulação municipal e para o retorno a mesma especialidade/mesmo profissional no HULW/EBSERH. O usuário não regulado e com estado de saúde estável poderá ser encaminhado de duas formas: 1) Estando de posse de um encaminhamento, mas, por motivos diversos, não tenha conseguido um agendamento – Será encaminhado ao Setor de Regulação e Atenção à Saúde (SRAS); 2) não estando de posse de um encaminhamento e sua necessidade de saúde não é visível – Será encaminhado para a Estratégia de Saúde da Família do município. Durante todo o processo do acolhimento a equipe deve assegurar a resolutividade da demanda dessa clientela específica que procura os serviços do HULW/ EBSERH, respeitando os fluxos e verdadeiros papéis estabelecidos pelo sistema de saúde, tanto da Atenção Básica quando das instituições de Média e Alta Complexidade. No que se refere às orientações oferecidas pelo acolhimento para gerar confiança e vinculo é imprescindível que a equipe se assegure de que o idoso compreendeu as informações prestadas, convidando-o a repetir corretamente essas informações, para garantir a continuidade de seu atendimento/tratamento. Caso não seja observado esse entendimento por parte do idoso, o profissional responsável deve contatar seus familiares. Com isso acredita-se estimular o sentimento de pertencimento/vínculo/direito nessa clientela. As ações desenvolvidas pela equipe do Acolhimento Ambulatorial do HULW/ EBSERH à pessoa idosa garantem a melhoria no serviço e, dessa forma, recomenda-se suas ampliações para outras clientelas especificas, usuárias dos serviços do referido ambulatório. Recomendam-se também ações voltadas para outras equipes de profissionais dos demais setores, vinculados, direta ou indiretamente, ao acolhimento como: 1-Otimizar a comunicação com a RAS e intra-institucional; 2-Descentralizar o Acolhimento; dentro de cada especialidade no ambulatório é necessário realizar o atendimento especifico dentro da enfermidade de cada paciente, obedecendo as prioridades legais (Estatuto do idoso); 3-Estabelecer as linhas de cuidado no ambulatório e a interação entres os ambulatórios das especialidades; 4-Melhorar a interação entre os ambulatórios de especialidades e os profissionais do serviço e a academia; 5-Realizar educação  permanente com a comunidade do HULW por meio de oficinas, cartilhas de orientação, entre outros; 6-Monitorar e avaliar periodicamente as estratégias adotadas, conjuntamente com as chefias de serviços, SRAS, Divisão de Enfermagem, Divisão de Gestão do Cuidado(DGC), Gerencia de Atenção à Saúde (GAS). Ressalta-se que o Fluxograma de acolhimento humanizado no cuidado a pessoa idosa para o setor Ambulatorial do HULW/EBSERH, produto deste estudo, será apresentado ao Setor de Acolhimento do referido ambulatório, a fim de que o mesmo possa ser apreciado, e discutida a melhor forma de utilização, que pode ser por meio de banner eletrônico, banner impresso, folders e outras formas que a equipe apresente. **Conclusão**: O acolhimento ambulatorial visa contribuir para a integração do atendimento, além do compromisso em escutar as necessidades da pessoa idosa e dar orientações adequadas. Neste sentido, o papel fundamental do enfermeiro do setor de acolhimento é realizar a escuta qualificada, posteriormente encaminhar ao setor competente, que de acordo com a disponibilidade institucional no momento da solicitação realizará novos encaminhamentos e o agendamento do retorno, com a finalidade de dar continuidade ao atendimento/tratamento. Considera-se que os fatores associados ao acolhimento humanizado à pessoa idosa identificados no estudo permitiram a elaboração do Fluxograma de acolhimento humanizado no cuidado a pessoa idosa para o setor Ambulatorial do HULW/EBSERH, e espera-se que possa ser utilizado pelos profissionais do hospital, pelos docentes e discentes durante o processo de ensino e aprendizagem no ambulatório, contribuindo para a assistência de enfermagem qualificada e em futuras pesquisas em enfermagem. **Contribuições/implicações para a Enfermagem: **A construção do fluxograma de acolhimento humanizado no cuidado a pessoa idosa para o setor Ambulatorial é de suma importância, uma vez que, serve como um instrumento que pode ser utilizado pelos profissionais de Enfermagem, pois contém todas as informações necessárias para orientar o atendimento ao usuário sobre os serviços ofertados, contribuindo para um melhor funcionamento do serviço de saúde, por meio de uma assistência qualificada.


Referências:
1. Jesus AF, Ribeiro ER. Educação na área da saúde: importância da atuação do enfermeiro. Caderno Saúde e Desenvolvimento. [Internet] 2013 [citado 13 fev 2017] 3(2):35-49. Disponível em: https://www.uninter.com/revistasaude/index.php/cadernosaudedesenvolvimento/article/view/202/167 2. Mello CCB, Alves RO, Lemos SMA. Metodologias de ensino e formação na área da saúde: revisão de literatura. Rev. CEFAC. [Internet] 2014 [citado 13 fev 2017] 16(6):2015-28. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rcefac/v16n6/1982-0216-rcefac-16-06-02015.pdf 3. World Health Organization. WHO patient safety curriculum guide: multiprofessional edition. Genebra,2011. Available from: http://apps.who.int/iris/bitstream/10665/44641/1/9789241501958_eng.pdf Acesso em: 13 fev 2017. 4. Santos ADB, Oliveira KKD, Rosário SSD, Lira ALBC, Tourinho FSV, Santos VEP. Estratégias de ensino-aprendizagem do processo de enfermagem na graduação e pós-graduação de enfermagem. J. res. fundam. care. Online. [Internet] 2013 [citado 20 fev 2017] 6(3):1212-20. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/10416/1/2014_art_albclira.pdf 5. Carvalho NB, Carvalho ACF. Uso dos recursos tecnológicos atuais e sua contribuição no processo de ensino-aprendizagem na Escola Municipal Érico Veríssimo, Simões-PI. Rev. Psic. [Internet] 2017 [citado 20 fev 2017] 10(33):112-25. Disponível em: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/643/903